VilaNovadeGaia
x = independently organized TED event

Theme: EQUINÓCIO - tempo de equilíbrios, tempo para mudança

This event occurred on
October 12, 2019
Vila Nova de Gaia, Porto
Portugal

Celebrado por várias culturas e povos desde tempos ancestrais, o Equinócio encerra em si mesmo um momento de equilíbrio universal em que o dia iguala a noite em todas as latitudes do planeta.

Mais do que um efémero instante de dual equilíbrio, o Equinócio é um tempo que nos anuncia novos ciclos e mudanças, impondo-nos reflexões. É, em simultâneo, um tempo que clama por mobilização e que nos exorta a preparar hoje o amanhã.

Numa época em que vivenciamos uma realidade plena de voláteis conjunturas sociais, políticas, económicas, culturais e ambientais, urge refletir sobre as respostas que daremos a estas mudanças, não apenas como indivíduos, mas também como comunidade.

O Equinócio será aqui celebrado pela necessidade de enfrentarmos a mudança, de encontrarmos formas de partilhar ideias geradoras de equilíbrios, de construirmos resiliência, acalentando a esperança de novos equinócios num perpetuar virtuoso de equilíbrios e mudanças.

Baron's Hall and Gallery
Rua Azevedo Magalhães, 314.
Vila Nova de Gaia, Porto, 4430-999
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Vila­Novade­Gaia events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alaa Abi Haidar

Artist-Scientist
Artista (pintor, cineasta e fotógrafo) e cientista (Doutorado em sistemas complexos, cientista de dados e especialista em inteligência artificial) está entre os pioneiros da arte gerada por inteligência artificial. Alaa, Al ou ALAgrApHY usa algoritmos para ensinar os computadores a gerar mosaicos compostos por milhares de faces únicas (de pessoas fictícias) de todas as origens, idades e géneros, inspiradas no seu projeto humanitário 1001faces.org. A sua obra "D'ame (s) Souriante (s)" ganhou o prémio de arte digital no Salon d'Automne e foi exibida no Grand Palais em 2018 e 2019. A sua obra coletiva / interativa "Collective Brain X" esteve em exposição na Fundação Gulbenkian este ano enquanto artista residente no Instituto Gulbenkian de Ciencia. Quando a ciência sozinha não consegue responder às suas perguntas, o ALAgrApHY recorre à arte e usa a arte e a ciência de mãos dadas para interagir e expressar as maravilhas do mundo.

Alex Pereira

Educator
Dono de um atribulado percurso académico, que vai desde a Medicina à Psicologia, das Artes Cénicas à Educação, entrega-se à busca do seu Equinócio Pessoal elegendo a vida como escola. Brasileiro, descobre em Portugal novos mundos como voluntário na Escola da Ponte de José Pacheco. Mas é o documentário "La Educacion Prohibida" que o inspira a mergulhar de cabeça mundo afora viajando/vivendo em 12 países (7 na América Latina e 5 na Europa) e mais do que conhecer projetos pedagógicos alternativos, descobre culturas e suas gentes e a solidariedade do Ser Humano! Sente que a melhor maneira de fazer algo pela humanidade é ser feliz! Vive atualmente num pequeno povoado na Catalunha próximo a Barcelona, onde compartilha ondas e ventos no Mediterrâneo, canta Medicina em fogueiras e semeia sonhos e sorrisos como palhaço.

Beatriz Machado

Wine Director
Mestre em Viticultura e Enologia pela conceituada Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, viu o seu mérito reconhecido por atribuição de vários prémios internacionais entre os quais uma bolsa da Wine Spectator. Consultora nas regiões do Douro e Alentejo, aceitou o desafio de se tornar a primeira Diretora de Vinhos de um hotel vínico de 5 estrelas em Portugal, o The Yeatman. Desde junho de 2010, Beatriz é responsável por uma cave com 30.000 garrafas, que encerra uma coleçao excecional de vinhos de mesa e vinhos do Porto. Actualmente, lidera o desenvolvimento do Wine Experience (museu do vinho de mesa português, com 3.000 metros quadrados), a escola de vinho e a garrafeira, parte de um complexo cultural altamente sofisticado que inaugura em 2020 em Vila Nova de Gaia para contar a história do vinho português, fazer pontes com o mundo e prolongar a estadia dos turistas. Beatriz é uma foodie, gosta de viajar, e é uma verdadeira entusiasta de fotografia.

Dani Diéguez

Social Entrepreneur
Empreendedor social que acompanha entidades e empresas a colocarem os desafios dos seus proprietários, empregados, clientes, fornecedores e outros colaboradores no centro das suas decisões, para assim conseguir superar as dificuldades da atual situação económica. Grande defensor da Economia Social, a cocriação e a busca de sinergias, participa em vários programas de apoio ao empreendedorismo, à geração de novas cooperativas e à criação de ligações fortes entre a Galiza e o Norte de Portugal. Facilita sessões de aprendizagem com um estilo marcadamente dinâmico, misturando atividades ao ar livre, com sessões de Lego Serious Play e ações de gamificação. Nos últimos anos, tem colaborado em várias organizações de eventos TEDx nos dois lados do Minho, até chegar a liderar um na cidade de Ourense no próximo mês de novembro: TEDxXardindoPosio.

Ensemble Portingaloise

Dance
Dedica-se à divulgação da Dança Antiga (dança europeia dos séculos XV a XVIII) pelas vias criativa, performativa, formativa e de investigação científica. É constituída por artistas de formação versátil – dança, música, teatro, história da arte – que baseiam o seu trabalho no contacto direto com documentos coreológicos escritos que orientam uma interpretação historicamente informada. Para além disto, o grupo pretende refletir os conteúdos antigos no espaço e tempo presentes, pesquisando profundamente a reação do corpo contemporâneo às definições de movimento e gesto de outros contextos históricos. Em 2016 desenvolveu a criação original contemporânea KinskI com apresentação no Teatro Helena Sá e Costa, no Armazém22, no Convento dos Capuchos, e no ciclo Danses Abritées em Paris. Em co-produção com o grupo Il Dolcimelo apresentou o Auto do Labirinto no XX Encontro de Música Antiga de Loulé (2018) e no V Festival Portingaloise (2019), espetáculo de teatro, dança e música quinhentista.

Jing She

Martial Arts School
A Jing-She é uma escola multifacetada que combina a vertente desportiva com uma sólida consistência educativa vocacionada para respeitar a unicidade de cada aluno procurando um desenvolvimento equilibrado. A psicologia, o desporto e as artes marciais chinesas, são ferramentas fundamentais para encorajar os alunos na procura da excelência potenciando todas as suas capacidades. O serviço Educativo da Jing-She, cria em 2010 - um espaço que pretende aproximar a comunidade, da cultura chinesa – dos seus rituais e práticas marciais milenares – e assim contribuir para uma sociedade multicultural, mais rica e tolerante. A escola desenvolve também extensa actividade na vertente de integração social de jovens desfavorecidos e promove um projecto pioneiro na area do autismo. O Wushu kungfu ajuda pessoas no Espectro do Autismo a ter mais foco, menos propensão à frustração e mais participação nas atividades com outros, bem como ao desenvolvimento global das capacidades motoras e cognitivas.

Judite Nascimento

Rector of Cape Verde University
Doutorada em Geografia - Ordenamento do Território e urbanismo-Univ. Rouen-França (2009). Mestre em Geografia - Planeamento Regional e Local-Univ. Lisboa (2004). Licenciada em Geografia - Univ. Kharkov-Ucrânia (1995). Presidente do Conselho Diretivo do Dept. Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. Dedica as suas atividades de investigação e ensino às áreas científicas: planeamento espacial, planeamento e gestão urbanos, governança urbana, mobilidade, população e o espaço urbano, migrações, geografia urbana e crescimento e desenvolvimento urbano. Dirigiu o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde. Reitora da Univ. de Cabo Verde desde 2014. É Presidente do Conselho de Administração da Univ. Virtual Africana (UVA), Vice-Presidente da Associação das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), Vice-Presidente da Associação de Univ. de Língua Portuguesa para a Formação a Distância e membro da União Académica de Oxford.

Luis Matos

Robotics Entrepreneur
Natural da Covilhã, funda em 2012 a Follow Inspiration, Startup tecnológica na área da robótica, inteligência artificial e visão por computador sediada no Fundão. Desenvolveu a tecnologia wiiGO capaz de fazer seguimento inequívoco de pessoas e de tornar qualquer carro ou equipamento num veículo autónomo adaptado às especificidades dos seus utilizadores e à indústria. Com wiiGO, conseguiu já importantes prémios nacionais e internacionais, atribuídos pela Microsoft, Fundação Altran e Intel com registo de várias patentes com concessão nos EUA e com a aplicação da tecnologia em França, Espanha, Alemanha e Portugal. Participou no Movimento Independente Acreditar Covilhã onde desempenhou as funções de Mandatário de Empreendedorismo e apoiou nas áreas do empreendedorismo e investimento. É membro do conselho consultivo do IPDAL (Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas) e membro de um grupo consultivo do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Manuel de Sousa

Historian - Storyteller
Licenciado em Ciências Históricas, Mestre e Doutorando em Turismo respectivamente pelas Universidades do Porto e de Aveiro, possui uma extensa formação pós–graduada nas áreas da gestão, marketing, comunicação e relações públicas. Apesar de mais de duas décadas de forte ligação ao mundo empresarial, nunca esqueceu a paixão pela História e pelo Património da cidade do Porto. Foi essa mesma predileção que o levou a criar no facebook a página Porto Desaparecido, que conta hoje com mais de 100 mil seguidores. O reconhecimento da importância desta ideia para a nossa memória colectiva surge em 2013 com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito pela Câmara Municipal do Porto. Autor do livro Porto d’Honra (Esfera dos Livros), é formador e conferencista, colaborando em diversos jornais e revistas. Sócio da empresa de animação turística Gbliss, promove felicidade como chief storyteller em visitas guiadas pela cidade que proporcionam autênticas viagens no tempo.

Maria Sá Silva

Harpist
Aos sete anos de idade mergulhou no mundo da música, tendo iniciado os estudos no Conservatório de Música do Porto, na classe de harpa da professora Áurea Guerner. Em Julho de 2019 concluiu a licenciatura em harpa, na Civica Scuola de Musica Claudio Abbado (Milão), na classe da professora Irina Zingg. Em todo o mundo tem obtido reconhecimento, com prémios em Espanha (o Concurso Arpa Plus), em França (Concours Français de La Harpa de Limoges) e México (Mexico International Harp Competition), e a colaboração com orquestras em Portugal, Londres, Brasil e Itália. Apaixonada pela música, demonstra-o sempre que se apresenta em palco, em concertos e recitais a solo na Casa da Música, Pinacoteca di Brera (Milão), Auditorium Latuada (Milão), Guidhall School of Music (Londres) e, em Outubro de 2018, no Museo Teatrale La Scala (Milão). Atualmente harpista principal da orquestra de Cascais e Oeiras, a música é a sua linguagem, o veículo privilegiado de transmissão de emoções, ideias e histórias.

Maria Joao Leão

Scientist- Fundraiser
Fundadora e Diretora executiva da Maratona da Saúde, uma associação sem fins lucrativos que está a lançar em Portugal, em estreita parceria com a RTP, um formato internacional que tem como principais objetivos sensibilização da sociedade na área da saúde e da ciência e a angariação de fundos para a investigação biomédica em Portugal. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra e tem mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Leicester, no reino Unido. Frequentou o Programa de Doutoramento em Biologia e Medicina do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e fez investigação nas áreas da virologia e do cancro da mama no Imperial College e no Breakthrough Breast Cancer, no Reino Unido. Foi coordenadora, desde 2007 até 2012 de projetos de angariação de fundos e de comunicação de ciência no IGC, onde desenvolveu parcerias inéditas com a Everything is New no festival de música NOS Alive e com a Vista Alegre.

Michael Lemmel

Otillo Founder
Director de Corrida e Co-fundador da ÖTILLÖ- The Swimrun World Series. Em 2005, Michael Lemmel e Mats Skott usam a idéia de uma aposta, entre 4 suecos bem bebidos, sobre quem atravessaria mais rapidamente, a nadar e a correr, o arquipélago de Estocolmo , para criarem uma corrida que se tornou a génese de um novo desporto - o Swimrun. O Swimrun está a tornar-se um fenómeno global, sendo o desporto de endurance com maior crescimento nos últimos anos. O swimrun não é apenas um desafio físico e mental extremo com corridas consideradas das mais duras do mundo, mas é também um desporto baseado em valores muito fortes de colaboração e sustentabilidade. Michael e sua equipa veem a ÖTILLÖ como um veículo de mudança onde querem crescer de forma sustentável e querem ser uma voz forte para criar mudança nas nossas vidas diárias.

Mike Weber

Marine Biologist
Nasceu na Alemanha e vive há 40 anos em Portugal onde casou e é pai de dois filhos. Foi o mentor da ideia da Estação Litoral da Aguda ELA, na Praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, e é o diretor desde a sua criação em 1999. Também é professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto onde começou a lecionar Ecologia Aquática em 1982. No âmbito da sua atividade científica viajou para muitos países fora e dentro da Europa. Vários livros da sua autoria e coautoria foram publicados pelas Edições Afrontamento do Porto nos últimos 27 anos. As suas obras incidem sobre a história da Praia da Aguda, a fauna e flora do litoral, o mar, os recursos aquáticos em geral, as pescas, os achados da praia, o vidro-do-mar e a história e etnografia do anzol.e.

Susana Fernando

Designer
Vive no Porto e concilia a prática do Design Gráfico com a docência desde 1998. Tem atelier próprio com colaborações pontuais com outros designers e fotógrafos. Trabalhou em projetos para Museu dos Transportes e Comunicações, Instituto Politécnico do Porto, FEUP Museu, INESC Porto, ISPUP, FCUP, entre outros. É docente na ESAD, Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos. No âmbito do doutoramento em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes do Porto, explora, neste momento, o papel potenciador das imagens e a participação do designer no processo da investigação científica.

Tiago Costa

Photographer
É o fascínio pela natureza - muito em particular, pela montanha - que lhe abre caminho para o universo das viagens. Numa primeira visita aos Himalaias, a sua sede de Mundo revela-se. Deixou-se impressionar pelo contacto com as gentes, a cultura, a religião e todas essas camadas intangíveis que compõem um lugar. A sua curiosidade ganhou novos horizontes. É precisamente através da fotografia e da reportagem de viagem que cumpre este desígnio: publica reportagens de viagem no jornal Público e na revista Visão, com passagens pela Rotas do Mundo, Blue Travel e Volta ao Mundo. Em 2007, em conjunto com Pedro Gonçalves, cria a Nomad. Entretanto, continua a desenvolver o seu trabalho como produtor de projectos documentais com colaborações que incluem a National Geographic Society, National Geographic Adventure, o Museu da Fundação Oriente, Museu de História Natural e da Ciência e o World Wildlife Fund.

Organizing team

Filipe
Silva

Vila Nova de Gaia, Portugal
Organizer