Lages
x = independently organized TED event

This event occurred on
March 23, 2024
Lages, Santa Catarina
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

SESC DOM Pedro
Avenida Dom Pedro II, 1693
Lages, Santa Catarina, 88509-001
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Lages events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ariane Basquerote

lawyer
Ariane é advogada, especialista em direito processual civil, pela universidade Estácio de sá, e em direito previdenciário pela instituição verbo jurídico. Jamille é servidora pública, graduada em direito e especialista em direito constitucional e investigação criminal e gestão em segurança pública. Juntas, criaram o Projeto Semear, que em 2015, iniciou com a proposta de arrecadação de doações de dinheiro e alimentos para famílias carentes de Lages. Percebendo que um dos agravantes dessa situação era a falta de qualificação profissional, o projeto se reestruturou e hoje, tem um olhar voltado para a educação, capacitando as famílias, melhorando o desempenho escolar das crianças, e qualificando jovens para o primeiro emprego.

Fernando Vecchi Martins

Doctor
Atleta, marido, pai, co-autor de um livro, presidente da sociedade brasileira de mastologia – regional Santa Catarina, médico, especialista em mastologia. Quando entrou na faculdade, já sabia que sua especialização seria na área da saúde da mulher, tudo por causa da certeza de sua mãe. Essa certeza guiou seu caminho, e além de toda a dedicação no seu trabalho, resultou em um livro comovente, que retrata o processo frente ao câncer por um olhar muito mais significativo sobre a relação médico/paciente.

Jamille Ghislandi

Lawyer
Ariane é advogada, especialista em direito processual civil, pela universidade Estácio de sá, e em direito previdenciário pela instituição verbo jurídico. Jamille é servidora pública, graduada em direito e especialista em direito constitucional e investigação criminal e gestão em segurança pública. Juntas, criaram o Projeto Semear, que em 2015, iniciou com a proposta de arrecadação de doações de dinheiro e alimentos para famílias carentes de Lages. Percebendo que um dos agravantes dessa situação era a falta de qualificação profissional, o projeto se reestruturou e hoje, tem um olhar voltado para a educação, capacitando as famílias, melhorando o desempenho escolar das crianças, e qualificando jovens para o primeiro emprego.

Jefferson Lima

Educator, Trainer, Speaker
Educador, Formador, Palestrante e Pai do Ravi. Cria da periferia da cidade de São Paulo - Salve Cachoeira e Jova Rural. Fundou o Prototipando a Quebrada depois das vivências como professor de tecnologia, levando a ideia de hackear a desigualdade social, conectando a quebrada com centros de inovação e tecnologia, trazendo o “Borogodó de Quebrada” Técnico em tecnologia da informação também é Licenciado em História pela UNESPAR e Mestre pela FAED/UDESC e ao longo de sua trajetória tem se tornado um agente de transformação disruptivo dentro dos centros de inovação. Com o Prototipando a Quebrada desenvolve programas em mais de 20 comunidades em todo o Brasil e já impactou milhares de pessoas desde 2018. __

Leticia Scopel

doctor in ecology
Bióloga (UNIPLAC), Mestre em Ciência do Solo, Doutora em Ciência do Solo (UDESC), Doutora em Ecologia (Universidade de Coimbra, Portugal), MBA em Agronegócio. Listada entre as 100 mulheres doutoras do agro na revista FORBES (2023). Atualmente, Especialista em Ecotoxicologia e Análise de risco ambiental de pesticidas para a América Latina na BASF SA Consultora da ABNT no GT-Solos, faz parte do Board de diretores da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (SBE) e também é membro do comitê científico da SETAC LA. Trabalha ainda na orientação de projetos acadêmicos de mestrado e doutorado em diversas universidades e também com comunicação em ciência. Com 10 anos de experiência na linha de trabalho de risco ambiental, foi consultora do IBAMA, esteve um período na agência ambiental alemã (UBA) e também atuou como pesquisadora sênior em empresa Europeia (CloverStrategy)

Ludymila Pimenta

Futurist
Lud é uma psicóloga com vasta experiência em diversas áreas, incluindo empreendedorismo digital, futuro do trabalho e aprendizagem. Com 16 anos de carreira, é especialista em inovação em Gestão de Pessoas e mentora de diversos tipos de negócios. Possui mestrado em Aprendizagem, Processos Psicossociais e Mudança nas Organizações, além de especializações em Design de Experiência do Usuário e em Pensamento Futurista. Lidera o RHlab, um laboratório dedicado ao futuro do trabalho, e tem forte ligação com empreendedorismo social. Atualmente, é Diretora de Comunidades e Novos Projetos do Teach the Future Brasil e Diretora da Comunidade Futuros Plurais, promovendo discussões sobre o futuro.

Maíra Rodrigues

entrepreneur
Maíra Rodrigues é internacionalista pela UFSC, com pós-graduação em Direitos Humanos e especializações em Ciências Políticas e Gestão de Projetos Sociais. Ela promove inovação e empreendedorismo como caminhos para dignidade e qualidade de vida, desenvolvendo metodologias para estruturar negócios em diversos contextos. Iniciou sua carreira no Instituto Federal de SC, depois gerenciou comunidades no ecossistema de tecnologia de Florianópolis e trabalhou em estratégias de inovação social, cocriando programas como Salto Aceleradora e Accelerate 2030 Brazil. Engajada em organizações como Startup Weekend Palhoça e TEDx Floripa, é Fellow do Social Good Brasil e mentora em diversas iniciativas. Em 2022, cofundou a Ousaria Negócios, consultoria focada em metodologias colaborativas para impacto e inovação, com cases como a Trampow para empregabilidade jovem e a coordenação do Polo Referência em Startups do Sebrae.

Ornella Di Lullo

Placemaker
Placemaker da Cidade Criativa Pedra Branca. Estrategista de Comunicação e Marketing focada em comunidades. Por meio do seu estúdio criativo, o Studio Viva, ajuda a conectar as pessoas que estão atrás das telas atuando em duas principais frentes: comunicação estratégica e gestão de comunidades. É gestora de comunidades do Impact Hub Floripa e é entusiasta de educação, apaixonada por criar experiências e mãe da Fiorella. Adora movimentar os ecossistemas locais onde está inserida e acredita muito na cocriação e colaboração como meio para transformar o mundo. Sua ODS norteadora é a 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Ricardo Bergha

Musician
Ricardo Bergha é músico, compositor e produtor com 14 anos de experiência no cenário musical do sul do Brasil. Iniciou sua carreira em festivais escolares e nativistas, consolidando-se ao lado de artistas renomados. Participou de festivais internacionais na Argentina e Uruguai. Integrante do Quarteto Coração de Potro por oito anos, lançou seu álbum solo "Quando Saio a Cavalo" em 2021 e "Compondo Rumo" em 2023, disponíveis em plataformas de streaming. Reconhecido no cenário nativista, conquista cada vez mais admiradores por sua talentosa performance.

Silvia Luz

Executive Director of Social Good Brasil
Silvia, psicóloga especializada em atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, é empreendedora social e consultora em processos colaborativos desde 2010. Como Diretora Executiva do Social Good Brasil, promove a democratização da educação em dados e lidera a Rede Mulheres B do Sistema B Brasil, visando uma nova economia sustentável. Como desenvolvedora de programas como Cidadãos de Dados e Fellows SGB, capacitou centenas de lideranças em diversas áreas. Além disso, é coordenadora voluntária do Green Drinks Floripa, facilitadora de grupos, palestrante, mestre de cerimônias e co-autora do livro "Conectados Transformamos".

Valter Wolf

President Director of ABRIA
Valter Wolf é Diretor Presidente da ABRIA - Associação brasileira de Inteligência Artificial. Recentemente atuou como Head de Novas Receitas da Vertical PMEs da OI SA e Gerente Sênior de Marketing responsável pelo portfólio de aplicações moveis da Oi Soluções. Valter é conselheiro do Pool de IA da Bossa Ventures, conselheiro de Administração da Startup Agenzi.IA e também conselheiro consultivo da startup Energia das Coisas. Atua como professor convidado de Transformação Digital da FGV, do MBA de Inteligência Artificial da Exame e do programa IA Global da Startse. Sua experiência inclui ainda passagens pela Suécia e Alemanha em cargos de liderança em empresas como Ericsson, Siemens e Nokia. Valter é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Certificação de Conselheiro Digital pela HSM.

Organizing team

Pedro
Ceron

Lages, Santa Catarina, Brazil
Organizer