Youth@Funchal
x = independently organized TED event

This event occurred on
February 24, 2024
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório Padre Mário Casagrande, Escola da APEL
Caminho dos Saltos nº 6
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9050-219
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Tavares

Empresário
Nascido a 01 de maio de 1981 Nasceu numa família muito humilde Desde muito cedo teve de começar a trabalhar e teve de conciliar o trabalho e os estudos. Licenciou-se em gestão Aos 19 anos já era coordenador de loja de uma das maiores empresas do país na área das telecomunicações. Aos 24 anos teve a sua primeira empresa, ligada ao ramo automóvel. Depois ingressou no mundo da banca e foi bancário durante 15 anos, tendo se especializado no crédito hipotecário. Ao dia de hoje é empresário, possui 3 empresas, 2 ligadas ao sector imobiliário e outra ligada ao sector financeiro. Desde 2021 que tem um programa de rádio semanal, onde aborda questões financeiras do país. Também algumas vezes é comentador e participa em debates televisivos relacionados com questões econômicas. Durante muitos anos teve como hobbie o culturismo e chegou a participar em provas a nível regional e nacional, nomeadamente no campeonato nacional e na taça de portugal. Atualmente tem por hábito acordar às 04:27 da manhã.

Élia A.

Musician
Élia Leonor Henriques Aguiar é uma aluna de 17 anos da Escola Secundária Francisco Franco. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos ao ingressar no conservatório - Escola profissional das artes da Madeira. Posteriormente, também se tornou membro da Orquestra de Bandolins da Madeira, com quem realiza atualmente concertos semanais. Apesar de pretender seguir medicina no seu percurso profissional, o bandolim continua a ser uma grande parte da sua vida o que já a levou a participar no Estágio Nacional da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa.

João Pedro Trindade

Terapeuta e Formador
João Pedro Trindade é um Terapeuta, Formador e Orador de Consciência Emocional. Ajuda pessoas a viver em maior harmonia, leveza e simplicidade nos seus relacionamentos e nas suas vidas. Licenciou-se na área de Engenharia Civil aos 21 anos. Contudo, desde criança tinha o sonho de dar o seu contributo para ajudar as pessoas a serem felizes. Mal sabia ele que seria o primeiro a requerer ajuda, devido a diversos eventos marcantes que transformaram a sua vida. Como tal, decidiu abandonar o mestrado em Engenharia para aventurar-se no mundo do Desenvolvimento Pessoal. Frequentou diversas formações ligadas a Coaching, Educação Emocional, Psicologia Transpessoal, entre diversas outras. Fundou o projeto Ki Madeira, uma escola de desenvolvimento pessoal

Juliana Anjo

Singer and Composer
Juliana Anjo, nasceu na Madeira e embarcou para Lisboa à procura daquilo que a música lhe traz. Aos 11 anos começou a estudar música e aos 15 a fazer concertos em seu nome. Estuda teatro e reconhece-se nas duas áreas como intérprete. Com variadas referências na música, mas com um espacinho especial no coração reservados à música portuguesa e música popular brasileira, leva a vida, o que a inspira e aquilo em que acredita e defende, na voz e nas palavras.

Manuel Biscoito

Researcher
Manuel Biscoito é Biólogo especializado em ambiente. Iniciou no Museu de História Natural do Funchal em 1981, sendo Diretor. Também liderou o Departamento de Ciência e Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens e o Parque Natural da Madeira. Fundou a Estação de Biologia Marinha do Funchal e é atualmente Chefe da Divisão de Ciência da Câmara Municipal, vogal da direção nacional do IMAR e membro de órgãos consultivos sobre conservação. É conservador-chefe do Museu de História Natural, especialista em peixes de águas profundas e autor de várias publicações científicas. Além disso, é membro de diversas sociedades científicas internacionais e editor-chefe de duas revistas científicas.

Matilde Rodrigues

Dancer
Matilde Abreu Rodrigues, bailarina de 17 anos. Frequenta atualamente a Escola Secundária Francisco Franco e a Escola de Dança do Funchal. Iniciou o seu percurso na dança com apenas 4 anos a praticar a técnica de dança clássica e com 10 anos começou a dança contemporânea. Participou de intérprete em peças da companhia jovem ANIMAballet da Escola de Dança do Funchal, como “Ritual de Sombras” de Miguel Ramalho, “Again(st) certain • again(st) even” de Inês Pedruco e “Nocturno a 11 corpos” de Felipe Narciso, entre muitas outras. Apresenta também experiência em outras artes performativas, tais como o canto e o teatro, tendo realizado espetáculos musicais como personagem principal, entre estes “Encanto”, “Rei Leão”, “Frozen” e “Vaiana”. Ao longo do seu percurso, frequentou vários intercâmbios por diversas escolas em Portugal Continental, como Conservatório Nacional de Lisboa e Annarella, bem como na Scuola del Balletto di Toscana, em Florença.

Mónica D.

Musician
Mónica Denise Fernandes Dias, aos 17 anos, está matriculada na Escola Secundária de Francisco Franco. O seu encontro inicial com o bandolim ocorreu com apenas 6 anos, sob orientação do maestro Eurico Martins. Desde então, trilhou um percurso musical, tornando-se membro da Orquestra de Bandolins da Madeira e integrando o Conservatório – escola profissional das artes da Madeira. Atualmente, encontra-se mais focada nos seus estudos para prosseguir medicina, no entanto, a paixão pela música permanece profundamente enraizada na sua essência, tendo mais recentemente participado no Estágio Nacional da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa.

Paulo Freitas

Empresário
Empresário desde os 22 anos, desde 1999 com uma pequena Loja de Informatica, projecto que cresceu e se manteve por 12 anos até ao seu fecho em finais de 2011. Criou o seu próprio espaço com a chancela PVF para exercer a actividade de técnico de informática e desenvolver e adaptar novas valências na reparação de equipamentos. Desde 2012 especializou-se na reparação de equipamentos Apple, sendo hoje Tecnico certificado pela marca e registado no Independent Repair Program da marca. A exigência dos resultados e a capacidade de resposta imediata têm sido a base do meu sucesso neste desafio já com 13 anos de existência Aos clientes que no seu trabalho têm confiado é sempre garantida a satisfação e resultados. É parte da equipa das manhãs da Antena 3 Madeira com a rubrica semanal de tecnologia, presença assídua nos programas de primetime da RTP Madeira (Madeira Viva e Verão cá Dentro) e ainda cronista do JM Madeira na secção de Economia: Inovação.

Tiago Sena Silva

Singer and Composer
Tiago Sena Silva é um músico madeirense. Diz que a música sempre esteve presente, mas que começou a desenhar o seu percurso no 10º ano de escolaridade, quando se juntou à banda da escola. Já participou no The Voice Portugal e, atualmente, criou um grupo intitulado SENA Collective, do qual também faz parte Francisco Aguilar, saxofonista.

Tiago Valente

Dancer
Tiago Rodrigues Valente, com 17 anos, destaca-se como bailarino e ator no mundo artístico. Atualmente a frequentar o 12° ano na Escola Secundária Francisco Franco, iniciou a sua jornada na dança aos 6 anos. Participou em diversos espetáculos de dança, musicais, teatro e cinema, destacando-se em produções notáveis como o filme “Posso olhar por ti” e espetáculos como "Unbox" e "Echo". Em 2020, concluiu o curso básico de dança na Escola de Dança do Funchal, consolidando as suas habilidades. Atualmente, prossegue a desenvolver as suas aptidões na Escola "Casey’s Dance Studio", prosseguindo os estudos no âmbito das artes.

Tomás Lacerda

Atleta
Tomás Vasconcelos de Lacerda, conhecido como Tomás Lacerda ou Lacerda, nasceu em 24 de abril de 2002, na Ilha da Madeira. Desde tenra idade, a sua paixão por desportos radicais foi inspirada pelo seu pai. Iniciou a sua jornada no surf aos 6 anos, competindo e representando Portugal até os 18. Aos 15, descobriu a sua afinidade com o Stand Up Paddle, onde se destacou, conquistando o título de campeão nacional por mais de 20 vezes. Em 2023, alcançou o auge ao tornar-se Campeão Europeu de Sprints, consolidando o seu nome no cenário desportivo.

Tomás Soares

Dancer
Tomás Gonçalves Rebolo da Cunha Soares, bailarino e estudante de 17 anos. Atualmente frequenta o 12°ano na Escola Liceu Jaime Moniz, iniciando o seu percurso na dança aos 4 anos a praticar danças de salão e posteriormente, com 11 anos, dança contemporânea nos cursos livres. Enquanto praticava danças de salão, participou em inúmeros campeonatos, tendo sido campeão nacional no ano de 2017. Na dança contemporânea, envolveu-se em diversos espetáculos como “cEGOS SURDOS MUnDOS”, “O Canto dos Pássaros”, “Saltos Altos”, entre muitos outros. Na atualidade, está a terminar o ensino secundário em ciências e tecnologias, continuando a dançar nos cursos livres e a trabalhar, como bailarino, no Casino da Madeira.

Valentina Ferreira

Técnica Superior de Educação
Técnica Superior de Educação no Projeto ART’THEMIS+ (UMAR). Autora de cinco romances, sendo o último – Vertigens – editado pela Aurora, chancela da Infinito Particular, em 2022, semifinalista do Prémio Oceanos de Literatura 2023. Coautora em dezenas de antologias portuguesas e brasileiras. Vencedora de prémios literários nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro lugar no Prémio Literário Pedro da Fonseca (Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 2020), no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso (Feira do Livro de Santa Rosa – Brasil, 2014) e no Concurso Internacional de Contos Nélson Rodrigues (UNESCO – Paris, 2013). Foi distinguida pelo Madeira Novos Talentos + Futuro, um projeto do JM, em parceria com a Assembleia Legislativa da Madeira e como Personalidade do Ano da área da Cultura, pelo JM, em 2023. Ativista feminista, LGBTI+ e vegana

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Alexandre
Moniz

Co-organizer
  • Diogo Franco
    Partnerships/Sponsorship
  • Eva Xavier
    Curation
  • João Oliveira
    Curation
  • Leonor Jesus
    Curation
  • Lucia Barbosa
    Post production
  • Madalena Barbeito
    Curation
  • Marisa Lucas
    Post production
  • Maya Handa
    Curation
  • Vieira Torneiro
    Marketing/Communications