Porto
x = independently organized TED event

Theme: Legado

This event occurred on
April 27, 2024
Porto, Porto
Portugal

Vivemos num mundo em evolução rápida, focado em soluções imediatas com resultados imediatos. Muitas vezes sem noção do impacto negativo das nossas ações a curto- e longo-prazo, escolhemos cenários simplistas e esgotamos recursos a uma velocidade vertiginosa. Em suma, pomos em causa o nosso futuro e o dos nossos.

Pelo contrário, acreditamos que devemos preocupar-nos com o impacto das nossas ações não só no presente – nos problemas que claramente necessitam de soluções – mas também no futuro e no estado em que deixamos o mundo.

Vamos mergulhar nas profundezas do pensamento a longo prazo e das soluções sustentáveis e inspirar os outros a imaginar um futuro em que as ações de hoje criam a base para um impacto duradouro e positivo. Vamos promover uma compreensão coletiva da nossa responsabilidade para com o planeta, a sociedade e as gerações futuras.

Na edição de 2024 do TEDxPorto vamos mergulhar nas profundezas do pensamento a longo prazo e das soluções sustentáveis e inspirar os outros a imaginar um futuro em que as ações de hoje criam a base para um impacto positivo e duradouro. Vamos promover uma compreensão coletiva da nossa responsabilidade para com o planeta, a sociedade e as gerações futuras.

Convidamos por isso oradores de diversas áreas, tal como a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo social, a conservação ambiental, agricultura regenerativa, as energias renováveis, economia circular, a reforma da educação e a liderança ética, entre muitas outras, para partilharem as suas ideias e projetos.

Este não é um sonho distante; é um apelo à ação. Acreditamos que cada indivíduo tem o poder de contribuir para o legado que deixamos para um futuro melhor, independentemente da sua origem ou esfera de influência. Ao fomentar um sentido de capacitação e responsabilidade, o nosso objetivo é desencadear um movimento global em direção a um futuro sustentável e inclusivo.

Centro de Congressos da Alfândega
Rua Nova da Alfândega
Porto, Porto
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Porto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alfredo Cunha

Fotojornalista
Alfredo Cunha iniciou em 1970 a carreira profissional em publicidade. Em 1972, estreou-se como fotojornalista no jornal de Notícias da Amadora. Trabalhou e colaborou, entre outros, nos jornais O Século, Jornal de Notícias, RTP, revista Focus, agência Lusa, tendo sido ainda editor fotográfico no Público. Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, tendo recebido a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Do seu percurso, fazem parte fotografias icónicas do 25 de Abril de 1974, da descolonização portuguesa em vários países, do PREC (Processo Revolucionário em Curso, 1974-1975), da queda de Nicolae Ceausescu na Roménia (1989) e da Guerra do Iraque (2003). Publicou diversos livros de fotografia: Raízes da Nossa Força (1972), Cidade das Pontes (2001), Os Rapazes dos Tanques (2014), Retratos 1970-2018 (2018), O Tempo das Mulheres (2019), Leica Years (2020), entre muitos outros.

Ana Tostões

Arquiteta e Historiadora de Arte
Ana Tostões é arquiteta, historiadora de arte, professora catedrática no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e atualmente exerce funções como presidente da AICA Portugal e do Docomomo Portugal. O seu campo de pesquisa é a história da arquitetura e do urbanismo modernos. Sobre estes temas publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições, participou em comités científicos, realizou palestras e coordenou projetos de investigação, destacando-se a edição dos livros Key Papers in Modern Architectural Heritage Conservation (com Liu Kecheng, 2012) e Modern Heritage. Reuse, Renovation, Restoration (Birkhäuser), para além do comissariado da exposição “Arquitectura do Século XX em Portugal”, (Prestel). Em 2006 foi distinguida pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu trabalho em prol da arquitetura portuguesa e da sua divulgação em Portugal e no estrangeiro.

Andreas Noe

"Artivist" and Biologist
Andreas Noe é biólogo e veio para Portugal para seguir a sua carreira na área biomédica. Em 2019 deixou o seu emprego para sensibilizar a população para questões ambientais, criando campanhas comunitárias criativas complementadas com arte. Em 2020 percorreu a totalidade da costa portuguesa em dois meses para alertar sobre o problema dos plásticos nos oceanos. Em 2021 convidou a comunidade a recolher um milhão de beatas de cigarros. Em 2022, reutilizou peças de bicicleta em segunda mão para construir uma “nova” bicicleta e sensibilizar para uma economia circular numa viagem de 2370 km por Portugal. O mais recente projeto comunitário, “The Trash Art Awards”, acabou de terminar. Um desafio anual à escala mundial que instiga os cidadãos a recolherem lixo que se transforma depois numa obra de arte, marcando o ato com uma fotografia. Até agora 83 obras de arte foram feitas em todo o mundo, com o objetivo de fazer ouvir as vozes em prol da proteção dos oceanos.

António Raminhos

Humorista
Da televisão à rádio, dos livros aos podcasts, das redes sociais aos grandes palcos em nome próprio, António Raminhos surpreende ano após ano reinventando-se. Criou projetos como “Missão: 100% Português”, “Esta Mensagem é Para Ti”, Os grandes mistérios da Desumanidade” e “Faz-te à vida". Criou ainda os espetáculos “As Marias”, “O melhor do pior”, “O sentido das coisas… e isso” e “Não Sou Eu… É a Minha Cabeça”. No início da pandemia escreveu “Somos Todos Estranhos Até Percebermos Que Isso é Normal”, com o propósito de desmistificar a saúde mental e alertar para importância deste tema. Em 2021 criou o podcast “Somos Todos Malucos”, com conversas sobre saúde mental. Começa agora um novo desafio, “Não Prometemos para Mais Ninguém”, um espetáculo com Catarina Raminhos. Uma conversa verdadeira, animada, satírica, sarcástica, mas também emocional sobre casamentos e sobre duas pessoas que se conhecem profundamente e não têm medo, nem vergonha de abordar qualquer tema.

Catarina Oliveira

Consultora e Criadora de Conteúdos
Catarina Oliveira é formada em ciências da nutrição e, a par da sua atuação como nutricionista, é consultora e formadora para a diversidade, equidade e inclusão, colaborando com inúmeras empresas, organizações, escolas, universidades e marcas nacionais e internacionais. Apaixonada pela comunicação, criou um projeto no Instagram: Espécie Rara Sobre Rodas, que já reúne uma comunidade de mais de 48 mil pessoas. O principal objetivo é aproximar a sociedade da temática da deficiência, mudar mentalidades capacitistas, refletir sobre preconceitos e criar um espaço de diálogo que possa promover a inclusão da pessoa com deficiência. Considera-se uma realista otimista que acredita imensamente no poder do diálogo construtivo e da educação. Sendo uma pessoa com deficiência motora, pretende expor os problemas, mas principalmente apresentar soluções para a criação de acessibilidade, inclusão e espaços de representatividade da pessoa com deficiência em diversas áreas da nossa sociedade.

Joana Guerra Tadeu

Ativista pela Justiça Climática
Joana Guerra Tadeu é formada em ciências da comunicação e dedica-se ao ambientalismo desde 2015. Ativista pela justiça climática, escreve, produz e apresenta conteúdos e ações de sensibilização sobre clima, sustentabilidade e direitos humanos para diversos meios e em diversos formatos. Esteve em 12 rádios locais com temas climáticos, num total de 38 horas e 62 entrevistas, com o projeto “Ocupa Rádio”, em parceria com Formiga Atómica. Criou os conteúdos e apresentou 13 episódios do programa intergeracional “Verdes Anos” da RTP3. Adicionalmente, escreveu e deu voz a 133 episódios da rubrica e podcast “Ambientalista Imperfeita” da Antena 3. É também cofundadora do projeto de combate à pobreza menstrual #TodasMerecemos.

José Pacheco

Designer Educacional
José Pacheco é educador, antropólogo e pedagogo. Com quase 50 anos de carreira, é grande dinamizador da gestão democrática na Educação. Foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para a área de ensino, onde foi professor primário e universitário. É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. É o fundador da Escola da Ponte, uma instituição com práticas educativas alternativas que se afastam do modelo tradicional e cujo método de ensino se baseia nas chamadas escolas democráticas e numa educação inclusiva. Recebeu diversos prémios, entre os quais, o “Primeiro Prémio do Concurso Experiências Inovadoras no Ensino” (Ministério da Educação) e a “Comenda da Ordem da Instrução Pública” pela Presidência da República.

José Manuel Mendonça

Professor Universitário
José Manuel Mendonça é Engenheiro Electrotécnico, Presidente do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto. Começou a trabalhar em energia eólica na Dinamarca, em 1978, área em que se doutorou no Imperial College, Londres, em 1986. Trabalhou na indústria na Suíça e fez investigação no Instituto Fraunhofer, na Alemanha. Ao longo de três décadas, participou no lançamento de mais de uma dezena de empresas de base tecnológica. Foi administrador da Agência de Inovação, da Fundação Ilídio Pinho e de três startups académicas. Tem participação na liderança dos Programas de Parceria Internacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Plataforma Tecnológica Europeia Manufuture e do Programa Eureka Eurostars. Nos últimos anos, liderou a equipa que lançou o Laboratório Colaborativo ForestWISE, preside o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e faz parte da equipa da ANTARR.

Pilar del Río

Jornalista e Tradutora
Nascida em Sevilha, em 1950, e formada em jornalismo, Pilar del Río iniciou a sua carreira profissional na rádio pública, tendo trabalhado em meios como TVE, Canal Sur, Cadena Ser e El País. Em 1986 conheceu o escritor José Saramago, com quem se casou dois anos depois em Lisboa, onde fixou residência. Em 2010, após a morte do marido, Pilar adotou a nacionalidade portuguesa e volta a morar em Lisboa para presidir a Fundação José Saramago. Recebeu a Medalha da Andalucía e o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. É autora do livro “A Intuição da ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote”, publicado em 2022. Desde 2013 está pessoalmente envolvida na elaboração da Declaração Universal dos Deveres Humanos, proposta que parte de uma ideia de José Saramago e conta com a colaboração de diversas instituições.

Ricardo Conde

Líder Espacial
Ricardo Conde, pai de duas filhas, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade Técnica de Lisboa, com formação em Telecomunicações, Radiofrequência e Sistemas Espaciais e Terrestres. Iniciou a sua carreira profissional em 1991, tendo estado ligado ao sector da Aeronáutica e do Espaço desde 1993, com participações em diversos programas espaciais nacionais e internacionais. Desde 2019 é membro do conselho de administração da Agência Espacial Portuguesa e, em 2020, foi nomeado seu presidente. Em 2022, foi presidente da Rede Eureka, a maior rede internacional de promoção da Ciência e Inovação para as PME. Atualmente, é o representante português e chefe de delegação no Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA), no Observatório Europeu do Sul (ESO) e no Conselho do Square Kilometre Array Observatory (SKAO).

Stefan Sagmeister

Designer
Stefan Sagmeister é austríaco e conta já com 40 anos de carreira nas áreas do design gráfico, storytelling e topografia. Com os seus trabalhos disruptivos ajudou a redefinir o design gráfico no mundo, tendo sido responsável pelo desenho de capas de álbuns de nomes históricos na área da música como Lou Reed, David Byrne e Rolling Stones. De entre outros dos seus clientes na área do entretenimento contam-se marcas como o Museu Guggenheim, a HBO e a Time Warner. Ganhou três prémios Grammy e praticamente todas as mais importantes distinções na área do design. Foi cinco vezes orador no TED oficial, o que faz dele um dos três oradores TED mais frequentes. Enquanto autor, conta também com milhares de livros vendidos e as suas exposições foram montadas em museus de todo o mundo. A sua exposição “The Happy Show” atraiu mais de meio milhão de visitantes em todo o mundo e tornou-se a exposição de design gráfico mais visitada da história.

Teresa Paiva

Especialista do Sono
Teresa Paiva é Neurologista, Neurofisiologista com competência em Medicina do Sono e Somnologista Europeia. Adicionalmente, é Directora Clínica do Centro de Medicina do Sono e investigadora do Comprehensive Health Research Centre e do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da UL. É ainda colaboradora das Pós-graduações em Psicologia do Sono da Universidade Católica Portuguesa e Sono da Infância e Adolescência da Escola de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Vasco Gargalo

Cartoonista
Vasco Gargalo é cartoonista editorial, tendo colaborado com meios nacionais e internacionais como a Revista Sábado, Revista de Domingo (Correio da Manhã), Jornal Público, Jornal Expresso, Courrier Internacional, entre várias outras. É cartoonista residente do The Cartoon Movement e, membro da Associação Cartooning for Peace e The United Sketches desde 2015. Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções. Foi considerado pelo Cartoon Home Network International como o melhor Cartoonista Europeu, e foi recentemente o vencedor do concurso internacional “Cartoon Competition Against Forced Labour”. Elaborou cartoons que tiveram fortes repercussões mundiais, desafiando poderes estabelecidos e expondo verdades, por vezes, inconvenientes. No entanto, essa coragem teve represálias, tendo sofrido ameaças, processos judiciais e pressões que questionam os limites da liberdade de expressão e da arte.

Zelda La Grange

Autora e Ativista
Zelda la Grange nasceu na África do Sul, durante o período do Apartheid. Em 1994, com 24 anos, entrou para o gabinete do primeiro Presidente da África do Sul democraticamente eleito, Nelson Mandela. Durante os 19 anos que se seguiram, passou por uma experiência que mudou a sua vida, trabalhando ao lado de um dos maiores estadistas do nosso tempo. Desafiando sentimentos e pensamentos, os dois desenvolveram uma estreita amizade e Mandela fez de Zelda sua neta honorária. A oradora serviu o falecido estadista em várias funções, até à sua morte em 2013. Em 2014, publicou o best-seller internacional Good Morning, Mr Mandela, que terá uma adaptação ao cinema. Atualmente, Zelda vive numa pequena cidade costeira na África do Sul com os seus dois buldogues franceses Che e Eva (em homenagem a Che Guevara e Eva Perón) e está a trabalhar no seu segundo livro.

Organizing team

Norberto
Amaral

Porto, Portugal
Organizer

pedro
geraldes santos

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Fernandes Martins
    Marketing/Communications
  • Anabela Rebelo
    Operations
  • Antero Almeida
    Operations
  • Bruno Pereira
    Marketing/Communications
  • Carolina Enes
    Marketing/Communications
  • Cristóvão Silva
    Marketing/Communications
  • Daniela Teixeira
    Partnerships/Sponsorship
  • Ivo Alexandre Santos
    Operations
  • Joana Morgado
    Marketing/Communications
  • Jorge Martinho
    Marketing/Communications
  • Luis Pinto de Sousa
    Operations
  • Maria Inês Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Mariana Santos
    Marketing/Communications
  • Marta Ferreira
    Operations
  • Miguel Ferreira
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Miranda
    Operations
  • Pedro Assunção
    Curation
  • Pedro Almeida
    Operations
  • Sílvia Vilas
    Curation
  • Sónia Costa
    Curation
  • Sónia Araújo Pereira
    Partnerships/Sponsorship
  • Teresa Carvalho
    Operations