Carioba
x = independently organized TED event

April 13, 2024
7:00am - 9:00pm -03
(UTC -3hrs)
Americana, São Paulo
Brazil
This event is open to the public.

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Colégio Dom Bosco
R. Dom Bosco, 100 - Vila Santa Catarina
Americana, São Paulo, 13466-327
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Carioba events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Andrea Avancini

Atriz, Diretora e Produtora de Atores
Andréa Avancini é atriz, diretora e mentora de atuação brasileira. Em 2020, seu curta-metragem “Conte sua História ou entregue sua Alma” ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popular no FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil. No teatro, entre várias produções, dirigiu a montagem brasileira da peça “Closer, bem perto”, com Rafael Sardão e Luciano Szafir no elenco. Reconhecida como uma das maiores especialistas na formação e mentoria de atores, Andrea lançou, em 2021, seu método de atuação “O Salto do Ator”, um curso para atores totalmente online na plataforma digital Hotmart para todo o Brasil.

Andrea Mendes

Artista Visual
Andrea Mendes é baiana de Itaberaba, baseada em Campinas, interior de São Paulo, há 25 anos. Mestranda em Relações Étnico Raciais CEFET/RJ, graduada em Artes Visuais pela PUC-Campinas, artista visual, curadora, educadora e fundadora da produtora Pretação Arte empreendedorismo social com objetivo central, potencializar as produções, pesquisas e processos criativos de artistas emergentes, especialmente afroindígenas e periféricos afim de democratizar o acesso às artes visuais.

Harri Lorenzi

Engenheiro Agrônomo
Harri Lorenzi é fundador e atual diretor do ‘Instituto Plantarum de Estudos da Flora’ e do ‘Jardim Botânico Plantarum’ -empresa sem fins econômicos– considerado o maior jardim botânico da América Latina em número de espécies, ambos situados em Nova Odessa – SP; Sempre dedicou-se ao estudo das plantas, realizando expedições botânicas por todo o território brasileiro desde 1975, tendo já publicado dezenas de trabalhos científicos, livros e aplicativos. Harri foi apontado como ‘Pesquisador Associado Honorário’ do Jardim Botânico de Nova York; apontado como Board of Directors da International Aroid Society; e agraciado com a Veitch Memorial Medal da Sociedade Real de Jardinagem do Reino Unido, a mais antiga condecoração desta sociedade (desde 1870) e considerada a mais alta honraria internacional sobre jardinagem e paisagismo.

Hugo Farias

Empresário e Atleta
Hugo Farias é empresário, escritor, palestrante e atleta. Marido da Daniela e pai do Vinicius e da Alice. Acredita que pessoas comuns são capazes de realizar coisas incríveis. Questionando-se sobre o uso do seu tempo e sobre seu propósito na vida, deixou sua carreira corporativa de 22 anos para trás com o objetivo de escrever uma nova história. Idealizou o Projeto Propósito, que consistiu em correr 365 maratonas em 365 dias. O palco desse feito foi a cidade de Americana, interior de São Paulo, onde Hugo reside com sua família há 12 anos. Coragem, superação, confiança, fé, ousadia, disciplina e resiliência são alguns dos aprendizados dessa jornada. Ao longo de 365 dias, Hugo enfrentou alguns obstáculos, como três quadros de diarreia, fascite plantar e pubalgia, sendo que o último o fez caminhar por 5 dias consecutivos. Mas nada disso foi suficiente para pará-lo. Tornou-se a primeira pessoa nas Américas a realizar esse feito e inspirou milhares de pessoas.

João Galdino

Engenheiro
CEO & Founder da Genesis e Professor de Inteligência Artificial na Unicamp.Professor de Inteligência Artificial e Machine Learning na Unisal. Especialista emInteligência Artificial (Machine Learning e Deep Learning), Especialista em Engenharia Clinica pela Unicamp, Especialista em Gerenciamento de Tecnologia de Informação em Saúde pela UNIFEI e Graduado em Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica). Atualmente atua no desenvolvimento de Tecnologias e Sistemas para a Area Hospitalar / Industrial e é Responsável implantação e integração de Sistemas de Engenharia Produção, Sistemas Clínicos, Sistemas Cognitivos (Inteligência Artificial), apoiando na Sustentabilidade Econômica de Instituições Publicas e Privadas efetuando suporte no desenvolvimento de boas práticas que garantam a confiabilidade e segurança no uso de tecnologias.

Laysa Peixoto Sena Lage

Astronauta em treinamento e Piloto
Reconhecida pela Forbes, premiada com a rara medalha de Honra ao Mérito conferida pelo República Federativa do Brasil, e considerada pela GOSS Magazine uma das 101 mulheres em Ciência mais influentes do mundo, Laysa Peixoto Sena Lage é uma jovem inventora, cientista e piloto brasileira, sendo a mente por trás do revolucionário MADSS (Mars Adaptive Decision Support System) e da inovadora tecnologia AquaMoon, destinada à extração de água da subsuperfície da Lua, em apoio ao Programa Artemis da NASA. Aos 19 anos, Laysa tornou-se a primeira brasileira e a mais jovem pioneira a ter suas invenções selecionadas pela NASA em sua história e será a primeira brasileira a conduzir um experimento científico em gravidade zero. Laysa está atualmente em um rigoroso treinamento, preparando-se para alcançar o espaço e fazer história como a primeira mulher brasileira a viajar além da atmosfera terrestre.

Paola Moscatelli

Estudante
Paola Moscatelli é uma estudante do último ano do Ensino Médio, residente na cidade de Americana. Há quatro anos adquiriu o hábito da leitura, virou amante dessa prática e acredita no grande benefício que isso traz para as pessoas. Apresentou uma palestra em sua escola, e a partir dela, se interessou em escrever e falar sobre assuntos que possam iluminar o mundo.

Sheylli Caleffi

Criadora de Conteúdo Digital
Adianta chegar em Marte e continuar violentando as pessoas? Sheylli acredita que não! Se somos capazes de construir tantas coisas geniais podemos nos focar em um mundo mais ético pra todos! Educadora há mais de 20 anos, ela treina quem precisa falar em público e em frente às câmeras e usa suas habilidades de comunicação para desenvolver um trabalho intenso pela erradicação da violência sexual e online. Com conteúdos nas redes e palestras por todo país, também coordena o grupo de apoio à vitimas “As incriveis mulheres que vão morrer duas vezes”.

Taryana Rocha

Psicanalista
Taryana Rocha é amazonense de Manaus, tem 40 anos, é casada e tem 7 gatos. Ela atua como psicanalista e educadora de assuntos relacionados ao narcisismo patológico. Filha de um sistema familiar narcisista, ela trocou as profissões de comissária de bordo e professora de dança pelo empreendedorismo digital. A Tary é criadora do Workshop Entre No Seu Poder, um programa para filhos de narcisistas que querem desenvolver independência psicológica dos pais. Também criou o Projeto de Individuação, um treinamento para terapeutas que tratam pessoas no espectro do narcisismo e indivíduos que lidam com elas, tudo de forma não-estigmatizada. A Tary acredita que a vida pode ser melhor depois da descoberta do narcisismo, e o caminho de melhoria envolve tratamento e a autorresponsabilidade. Em 2024 ela está fazendo uma pós em Terapia do Esquema e outra em Criminal Profiling.

Val Justo

Empresária
Val Justo, nascida em Americana, imigrante nos Estados Unidos desde 2020, casada com 2 filhos e 6 netos, formada em direito e psicologia, atua como empreendedora e palestrante internacional. Apaixonada por conectar pessoas e inspirá-las a encontrar o melhor em cada uma delas. Em um mundo que está em constante evolução, seu foco é transformar a vida de mulheres as quais desempenham um papel crucial no desenvolvimento familiar para que tenham prosperidade em todas as áreas da vida, fazendo assim um mundo melhor. “O Sucesso começa dentro de Casa.”

Organizing team

Flavia
Rodrigues

AMERICANA, Brazil
Organizer