Funchal
x = independently organized TED event

Theme: AGORA É QUE É!

This event occurred on
November 11, 2023
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

Perdendo-nos frequentemente no passado ou preocupando-nos com o futuro, negligenciamos as possibilidades que estão diante de nós. "Agora é que é!" é um apelo para vivermos o presente e aproveitarmos as oportunidades e desafios que temos pela frente. Devemos compreender que o presente é tudo o que temos e aproveitar cada momento para fazer algo significativo e impactante.

"Agora é que é!" também nos recorda que frequentemente esperamos pelo momento perfeito para agir ou para fazer algo que verdadeiramente importa para nós. No entanto, esse momento pode nunca chegar e perdemos oportunidades valiosas. Este tema motiva-nos a agir agora, sem esperar por condições ideais, e a começar a criar a mudança que desejamos ver no mundo.

Ao adotarmos uma abordagem proativa e confiante para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades, podemos ser a mudança que queremos. "Agora é que é!" é um convite para sairmos da nossa zona de conforto e enfrentarmos as coisas com coragem e determinação. Ao fazê-lo, podemos trazer a diferença real e duradoura às nossas próprias vidas e à vida das pessoas à nossa volta. Juntos, podemos tornar o mundo um lugar melhor e mais justo para todos.

Centro Cultural e de Investigação do Funchal
Rua do Matadouro
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9050-100
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alícia Teixeira

Happiness Manager
Alícia Teixeira é filha do meio, daí o seu desespero por encontrar o win-win em tudo. Foi clarinetista na Banda Paroquial de São Lourenço, e o que mais gostava de fazer era acolher novos membros e fazê-los querer ficar. Enquanto trabalhadora-estudante, cedo percebeu que as pessoas são o ativo mais valioso de um organismo público ou de uma empresa. Formou-se em Serviço Social, fez Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos. Durante 10 anos foi animadora do Polo de Emprego da Casa do Povo da Camacha, acumulava funções com a gestão de pessoal e coordenação da Academia Sénior. Afortunadamente, em 2020 foi atingida pelo fenómeno Great Resignation. Hoje é Happiness Manager e fundou a “Joy On Job”. É cronista no JM e tem o seu Podcast “A culpa é do Patrão (só que não)” com João Gouveia, animador de Rádio. Formadora nas áreas de desenvolvimento pessoal, comunicação, liderança e gestão de equipas. Tem uma certeza: É melhor estar bem do que estar mal.

Carla Cabral

Artista Plástica
Nasceu no Funchal em 1971 Licenciada em pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Participa desde 1990 em diversas exposições coletivas e individuais (pintura, ilustração, desenho, gravura, fotografia, instalação), em diversas cidades do país e no estrangeiro. Integrou em 1999 a equipa de restauro e recuperação dos azulejos da coleção da Casa Frederico Freitas / Funchal. Está representada em coleções particulares e na coleção do Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Museu Universos de Memórias Funchal, Centro Cultural Quinta Magnólia. https://www.facebook.com/carlacabralgallery Autora e curadora do Projeto Bluette 2015/23

Catarina Claro

Mediadora Cultural e Artística
Nasceu no ano de 1986 em Lisboa. É Licenciada em Animação Sociocultural e Mestre em Artes Visuais e Educação. Mediadora Cultural e Artística, desenvolve a sua atividade no âmbito da Educação pela Arte como autora e coautora de projetos, tendo colaborado com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP e a Fundació Antoní Tàpies. Colabora com diversas autarquias, bibliotecas, museus e teatros do país. Formadora certificada, deu aulas no Ensino Superior e Profissional. Os seus projetos cruzam uma vasta área disciplinar, interessando-se por explorar relações entre criatividade e pensamento crítico, artes visuais, teatro e leitura. Em 2016 fundou a Casa Invisível – Associação Cultural – e rumou à ilha da Madeira onde colabora com os Projetos Educativos da Porta33 e da Câmara Municipal do Funchal. Em 2022 concebeu e Implementou no Estabelecimento Prisional do Funchal o Projeto Trégua – Práticas Artísticas para a Reinserção Social, do qual é Diretora Executiva.

Cristina Teixeira

Engenheira Química
Cristina Teixeira tem 27 anos, é natural da Camacha e Doutorada em Engenharia Química (UPorto). Atualmente é investigadora na área da energia solar na Universidade Nova de Lisboa. Fez o seu Doutoramento na Polónia, local onde permaneceu por 3 anos, também como investigadora na empresa pioneira na comercialização de uma tecnologia fotovoltaica inovadora: Perovskita. Esta tecnologia, altamente eficiente, e simples, pode ser fabricada por processos também eles simples, como a impressão. Os painéis são extremamente finos, flexíveis, com diferentes cores, transparências e designs. Em 2023, decidiu voltar para Portugal e continuar a sua carreira na Universidade Nova de Lisboa, sempre com vista à aplicação de soluções de energia sustentável em larga escala, de modo a amplificar o seu impacto no ambiente e na sociedade. É co-inventora de uma patente, e a sua investigação engloba também soluções ‘verdes’ para armazentamento de energia, como os solar-fuels. Ela é super fixe, tens de conhecê-la.

Eliano Marques

Executive Product and AI
Executivo de Produtos e Inteligência artificial (IA) com experiência na criação de capacidades inovadoras em empresas, de diferentes áreas e geografias. É Chief Product & AI Officer na Tracer, uma empresa líder global em Proteção de Marcas, Sucesso e Insights. É responsável pelo desenvolvimento e implementação da Organização de Produtos, Estratégia e Roteiro, e no desenho da liderança das equipas de IA e Dados. Ingressou na Tracer vindo da Protegrity, onde foi Chief Data & AI e anteriormente ocupou cargos no Emirates Group, onde teve a função de VP de Ciência de Dados. No seu percurso tem trabalhado na visão, estratégia e execução para diferentes equipas de IA, transformando-as em estruturas inovadoras e líderes mundiais. O seu empenho e dinamismo permite que as mudanças e consolidação das equipas seja rápida e eficaz, imprimindo às empresas uma inovação e saber, que as distingue no mapa empresarial, independentemente da indústria ou da geografia.

Gustavo Carona

Médico
41 anos médico Anestesista e Intensivista do Porto, dedicado a missões humanitárias desde 2009. Já representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo, em zonas de carência humanitária extrema: Moçambique, RDCongo, Paquistão, Afeganistão, Síria, Rep. Centro-Africana, Iraque, Burundi, Iémen, Gaza e Sudão do Sul. Faz parte do grupo para a reflexão do futuro de Portugal liderado pelo Presidente da República. Padrinho das associações de estudantes de medicina: Porta Nova (U.Minho) e Entre Mundos (U. Beira Interior). Formador na Pós-Graduação de Direitos Humanos da U. Católica. Palestrante em vários eventos, nomeadamente em Universidades sobre Medicina Humanitária Escolhido como European Young Leader de 2022, pela União Europeia. Cronista no jornal “Público”. Comunicador pela ciência, na televisão SIC durante a Pandemia de Covid19. Formador dos médicos internos de Medicina Intensiva de Angola. Fundador dos Prémios Coração e o Mundo.

João Rodrigues

Velejador
João Rodrigues é madeirense de gema, apesar de várias costelas açorianas, tendo nascido em 1971, na freguesia do Monte. Consta que não deu muito trabalho aos seus diversos professores, desde a primária até finalizar o secundário. Ingressou na faculdade, mais concretamente no Instituto Superior Técnico em 1989, de onde saiu Engenheiro Mecânico. Trabalhou nesse ramo em diversos organismos privados e públicos, mas não deve ter gostado muito porque em 2006, fez-se ao mundo, só regressando definitivamente à Pérola do Atlântico para beber o elixir da juventude, sendo desde 2020 Diretor Regional de Juventude. Dedicou-se também a uma paixão pelo windsurf, que o levou a outros tantos mares. Olhando para o currículo desportivo, participou nos Jogos Olímpicos, onde fez questão de estar presente 7 mais uma vezes. 7 como velejador e 1 como adido Olímpico, desde Barcelona 92 até Tóquio 2020. Vive no Funchal, onde continua a ir ao mar diariamente, faça sol ou faça chuva.

Maurília Cró

Psicomotricista
Licenciada em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Maurília Serrão Cró é uma profissional dedicada e inovadora que desempenha um papel fundamental na área da educação. Atualmente, Maurília ocupa o cargo de Psicomotricista na Divisão de Apoios Técnicos Especializados da Direção Regional de Educação. Neste papel, ela lidera o projeto "Recreio Vivo" em diversas escolas da Região, que se destaca por promover não apenas a melhoria do tempo dedicado ao recreio, mas também a qualidade dos espaços de brincadeira nas escolas. O coração da paixão da Maurília Cró reside na promoção do Brincar Livre e na defesa de uma Infância Ativa. Além disso, Maurília compartilha seu conhecimento valioso com a comunidade educativa através de ações de formação e sensibilização, inspirando outros a abraçar a importância do brincar na infância.

Ricardo Oliveira Mendes

Psicólogo
Ricardo Oliveira Mendes é psicólogo clinico e da saúde, formador e palestrante em temas sobre envelhecimento, comunicação, luto e morte. Actualmente exerce a sua actividade profissional tanto no sector público como no sector privado intervindo em todo o ciclo vital (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Face à sua necessidade constante de desafios e avidez de conhecimentos e desenvolvimento pessoal, realizou várias formações pós graduadas, em diferentes áreas do conhecimento, onde se destaca o luto, cuidados paliativos, crise/catástrofe e morte. Da sua experiência de vida/profissional, em diversos contextos nomeadamente cuidados paliativos, emergiu um tema que o cativou a MORTE. Actualmente os seus projectos passam pela tanatologia e estudo da questão da morte no processo de desenvolvimento do ser humano. Lidar com a morte é um desafio, pois apesar de ser algo inevitável é algo que requer autoconhecimento especialmente quando se lida com a finitude humana.

Seis po' Meia Dúzia

Cantoras
Em 2004 é criado o grupo “Seis po’ Meia Dúzia”. O nome surge de uma expressão regional e reflete a harmonia perfeita que encontraram ao unir as suas vozes. Conquistaram audiências não apenas localmente, mas também além-fronteiras, com concertos memoráveis na Venezuela, Espanha e Áustria, unindo culturas através da música. Em 2011, o grupo deu um passo notável na sua carreira ao lançar o seu primeiro álbum “De Pés Descalços”. A busca incessante por explorar a riqueza musical portuguesa, levou o grupo a mergulhar na literatura oral, com a criação de melodias para lengalengas e trava-línguas e mais recentemente, nas trovas do cancioneiro medieval galaico-português. À medida que o grupo Seis po’ Meia Dúzia se prepara para celebrar o seu 20º aniversário, estão a trabalhar arduamente na criação de canções inéditas. Inspiradas em contos e lendas populares da Ilha da Madeira, estas novas composições prometem mergulhar o público numa viagem mágica através da imaginação e da tradição da ilha.

Thiago Gomes

Empreendedor
Thiago Gomes é o atual CEO da BioReboot, uma startup madeirense que transforma resíduos agrícolas em produtos alternativos ao plástico descartável. É cozinheiro profissional, formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, com experiência há 20 anos nesta área, onde ainda atua, em Portugal e no Brasil. Recentemente, formou-se em Agricultura Biológica pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira e é um dos coordenadores do projeto Mãos na Terra-UMa, onde é responsável pela manutenção de uma horta comunitária académica. Considera-se um empreendedor eternamente curioso e adora uma boa conversa, onde possa transmitir o que sabe e aprender, simultaneamente.

Tiago Sena Silva

Cantor
Tiago Sena é um dos nomes mais conhecidos do panorama musical regional, destacando-se pela sua voz doce mas muito versátil. É apaixonado pela música em geral e ao longo dos últimos anos tem vindo a percorrer toda a ilha com diversos projetos, desde o roteiro de bares e hotéis aos grandes palcos, onde de destacam os projetos Sena Collective, Jamie & The Marx e o duo com a Elisa Silva, vencedora do Festival da Canção, em 2020. Ao longo do tempo tem-se vindo a focar cada vez mais na criação e está a trabalhar nos seus temas originais que hão-de ver a luz do dia muito em breve.

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Luís
Gomes

Funchal, Portugal
Co-organizer