KaMaxakeniWomen
x = independently organized TED event

Theme: Dois passos à frente

This event occurred on
November 2, 2023
Maputo, Maputo
Mozambique

A equipa do TEDxKaMaxakeniWomen está entusiasmada com a preparação e já está a trabalhar com seis mulheres e três homens altamente motivados e inspiradores que prometem estar no palco para partilhar as suas experiências, tais oradores incluem activistas sociais, intérpretes de língua de sinais, comunicadores, estudantes universitários, especialistas em género e defensores dos direitos humanos.Cada orador (a) do TEDxKaMaxakeniWomen traz experiências, ideias e abordagens específicas que irão criar um conteúdo multidisciplinar. Assim, espera-se que as elocuções fornecidas por oradores de várias áreas do conhecimento, inspirem e levem o público a pensar e a tomar medidas positivas sobre questões de género, contribuindo para um futuro melhor para todas e todos.

Porto de Maputo
2GQW+V5M, Maputo
0
Maputo, Maputo, 0000
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ka­Maxakeni­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Delfim Gatoma

Estudante Universitário
Estudante Universitário, cursa licenciatura em Teatro na UEM -ECA . Delfim é natural de Chimoio, Manica.

Denardina Amisse Manuel Mussa António

Activista Social e membro fundadora da Associação Amor a Vida (Associação das Pessoas Com Albinismo)
Denardina Amisse Manuel Mussa António, nascida na província de Nampula, tem 29 anos de idade. Licenciada em Direito pela UCM- Nampula. É membro fundadora da Associação Amor a Vida (Associação das Pessoas Com Albinismo). Actualmente trabalha como activista e colaboradora da OPHENTA, Associação Moçambicana de Mulheres e Apoio a Raparigas. Faz também parte da plataforma de jovens denominada por Geração Igualdade da ONU Mulheres. Em suas actividades como defensora dos direitos humanos das Mulheres tem realizado formações em matéria de direitos humanos das Mulheres, género e normas sociais nocivas aos direitos humanos. Tem trabalhado com a FAMOD – Nampula (Foram das Associações Moçambicanas de pessoas com Deficiência ) para promoção dos direitos das pessoas com deficiência e pelo respeito dos direitos humanos das Mulheres com deficiência em particular.

Elisa Rozinho Gordo

Estudante e Activista Social
Elisa Rozinho Gordo, nasceu na capital Moçambicana, iniciou a sua carreira como ativista social no parlamento infantil no ano de 2015, eleita na escola primária “A luta continua”. Participou de várias actividades e projetos envolvendo a criança, mulheres e jovens em parceria com várias organizações nacionais e internacionais. Hoje a Elisa para além de ter formação técnica na área de recursos humanos, ela é estudante do curso de licenciatura em direito e continua advogando e implementando projetos ligados a mudança de comportamento, pois o seu maior objetivo é trazer melhorias relacionadas com a igualdade de género, inclusão social, violência e participação efectiva da mulher (com deficiência) na tomada de decisão, visto que estas são uma das causas que escolheu defender como forma de exercer a sua cidadania para o bem-estar das crianças e raparigas em especial.

Ivandro Sigaval

Especialista em Comunicação, Activista Social e Poeta
Ivandro Sigaval, é cofundador da Associação Observatório da Juventude de Moçambique, onde exerce a função de Coordenador Provincial tendo antes sido Presidente da Assembleia Constituinte, fundou e coordena a nível nacional o Movimento Sociocultural e Literário Educar Com Arte, tendo passado pela AMODEFA na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes e jovens, tornando-se num comprometido defensor e activista social para agendas ligadas a prevenção do HIV SIDA, Uniões Prematuras, Violência Baseada no Género e apologista dos Direitos Humanos com destaque para os direitos das Crianças e Raparigas. Natural de Quelimane, província da Zambézia, é especialista em comunicação, formado em jornalismo, tendo passado pela média audiovisual e impressa e integrado a CECAP , onde fez parte do processo das discussões até a aprovação da Lei de Prevenção e Combate as Uniões Prematuras. Sigaval é poeta, “slammer” e declamador virado para a defesa dos interesses sociais.

Mireia da Cruz

Entusiasta Social e Profissional de Recursos Humanos
Mireia da cruz é uma jovem moçambicana nascida na cidade de Quelimane, formada pelo Instituto Superior de Relações Internacionais em Maputo e que actua como profissional de Recursos Humanos numa Organização Não Governamental Moçambicana. Mireia carrega um enorme entusiasmo por questões sociais relacionadas a igualidade de género, deficiência e autoafirmação, fruto dos trabalhos voluntários e dos workshops realizados na adolencência no hâmbito do Projecto Power Moçambique que visava alavancar a imagem das pessoas com deficiência. Actualmente, conjuga a sua carreira com a escrita de textos líricos e narrativos de conteúdos motivacionais com o objectivo de num futuro breve tornar-los em vídeos publicados nas plataformas digitais para ajudar em especial mulheres que enfrentam situações de baixa autoestima, desmotivação e descrença pessoal.

Mirrely Emanuela Timbane

Modelo, Actriz, Intérprete de língua de Sinais e Activista social
Mirrely Emanuela Timbane é Modelo, Actriz, Intérprete de língua de sinais e Activista social, e actualmente foi posta um novo cargo, de assistente administrativa, na associação omde faz parte. Mirrely é membro da Associação Moçambicana das Mulheres Surdas (AMAMUS) e também faz parte da Cooperativa, Incluarte onde é coordenadora. Na sua profissão como Intérprete consigue conciliar tudo; cantar em língua de sinais, actuar, declamar poesias, e muito mais.

Naima Cassambai

Professora de Língua Inglesa, Jornalista, Tradutora e Intérprete Oficial Ajuramentada
Naima é natural de Maputo, muçulmana, caucasiana, de descendência asiática, casada, mãe e licenciada em Ensino de Inglês. Foi Professora numa escola de Currículo Cambridge, COSTA. Nesse percurso foi selecionada para um Workshop do Instituto Growing Educators, nos Estados Unidos, em Los Angeles, participou como mentora de uma Delegação de Jovens que representou Moçambique numa conferência de OIC (Organization of Islamic Cooperation), na Turquia. Exerceu como Jornalista, um sonho de infância, e geriu um jornal online. Foi Directora-Geral da Escola da Comunidade Mahometana, um ponto de viragem, pois ao mesmo tempo que esteve sob uma ‘umbrella’ machista também teve espaço para inspirar muitas raparigas a serem resilientes em relação à sociedade onde elas estivessem inseridas que ditavam normas que contradiziam as suas aspirações. Decidiu reerguer suas asas para voar, tornou-se freelancer, exercendo uma profissão à qual já vinha a se dedicar a tempo parcial, como tradutora e intérprete.

Neidy Valéria Sitóe

Empreendedora e Activista social
Neidy concluiu seus estudos básicos em 2016 e, em 2019, frequentou o curso de Acção Social no Instituto Mwana, onde se destacou por sua paixão em ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Actualmente, está cursando o 4º ano de formação superior na área de Educação e Assistência Social lecionada pela Universidade Pedagógica de Maputo. Com uma vasta experiência na área de gestão de casos sociais, tem se envolvido em projetos que visam solucionar os problemas que assolam as comunidades mais vulneráveis. Ela é empreendedora e habilido da mestre de cerimônias, além de ser uma embaixadora do Orange Corners Maputo que é uma iniciativa que visa apoiar jovens empreendedores a iniciar e expandir seus negócios. Em Abril de 2022 passado, ela ganhou o prêmio Mulher Inovadora, um concurso que visava trazer soluções inovadoras para os problemas que têm assolado as mulheres em suas comunidades. Neidy tem uma paixão pela comunicação e por ajudar o próximo.

Tino Daniel

Activista
Tino é defensor comunitário dos direitos humanos, produtor de rádio e comunicador. É Licenciado em ensino de português e formador em Direitos Humanos, Lobbying e Advocacy e HIV e TB pela ARASA ALLIANCE. Apaixonado por igualdade de género, usa a comunicação e activismo para promover masculinidades positivas, treinando rapazes e liderando projetos em comunidades rurais. Tino tem mais de 13 anos de experiência em Comunicação, ingressou na Rádio Moçambique ainda muito jovem, e tem usado a sua voz através da rádio para dar voz aos que não têm voz, mobilizando a comunidade e alcançando actores influentes para mudar comportamentos que violam os Direitos Humanos de grupos vulneráveis. Nas recentes crises humanitárias no norte do país, apoia pessoas deslocadas internamente, por meio de iniciativas para prevenir a VBG e proteção de crianças e meninas nos centros de reassentamento. Recentemente, foi nomeado pela ONU como jovem embaixador da conferência mundial UN LDC5 realizada em Qatar.

Organizing team

Farida
Ustá

Maputo, Mozambique
Organizer

Graca
Jonas

Maputo, Mozambique
Co-organizer
  • Cornélio Mwitu
    Operations
  • Énia Lipanga
    Team member
  • Etelvina De Almeida
    Marketing/Communications
  • Evito Andrade
    Post production
  • Isabel Jorge
    Production
  • Sally Griffin
    Curation
  • Sénia Edna Vilanculo
    Post production
  • Sheynise Shádia
    Team member