Aveiro
x = independently organized TED event

Theme: Hominem vs Machina

This event occurred on
June 24, 2023
Aveiro, Aveiro
Portugal

Quando o homem se sentiu inseguro ergueu paredes.
Quando se sentiu isolado fortaleceu relações e articulou a sua linguagem.
Quando quis estender o dia domou o fogo.
Quando quis companhia domesticou o lobo.
Quando se quis domesticar a ele próprio criou as leis.
Quando necessitou de as fazer chegar às cidades riscou pedaços de argila e inventou a escrita.
Quando quis subjugar o seu igual abençoou o ferro e empunhou as armas.
Quando já não lhe bastava o que tinha, construiu impérios e lançou velas aos mares.
Quando não se achou suficiente concebeu a máquina.
Quando não a achou suficiente deu-lhe inteligência.
Quando se impacientou com o futuro usou a tecnologia e trouxe-o para mais próximo.
Agora esse futuro está na ponta dos nossos dedos.
A tecnologia oferece benefícios imperiosos.
E o homem avança. Avança sempre, porque o homem sonha!
E a máquina avança com ele.
Serão as máquinas a determinar o futuro?
Como é que nos queremos relacionar com elas?
Quem controla o quê?
Ou será, o “quê” controla quem?

Parque da Cidade
R. Homem Cristo Filho 4, 3810-100 Aveiro
Aveiro, Aveiro, 3810-100
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carla Rocha

Consultora na área de Comunicação
Carla Rocha é apresentadora de rádio, na Renascença e consultora na área de comunicação. Na sua experiência de quase 30 anos de rádio já esteve à frente de programas líderes de audiência em Portugal, como As 3 da Manhã na Renascença, o Café da Manhã ou o talk show “Rocha no Ar” na RFM. É também consultora na área de comunicação, colaborando com empresas nacionais e internacionais onde implementa programas de formação e treino nesta área. Fundou a empresa Carla Rocha Comunicação, a Academia Fale Menos Comunique Mais e a Academia Fale Menos Influencie Mais, com o objetivo de partilhar técnicas e estratégias de comunicação mais eficaz e influente. É coordenadora do programa Atletas Speakers, desenvolvido pelo Comité Olímpico de Portugal, e docente em várias instituições de ensino superior.

Gerson Batista

Musician
Gerson Batista (1988) is a composer, illustrator, multi-instrumentalist, poet, and writer from Aveiro, Portugal,

João Ribeiro

jornalista
Jornalista e designer, co-fundador e diretor do Shifter.pt. Movido a curiosidade e criado na internet, autodidata por natureza, foi-se habituando a explorar os mais diversos temas - desde a tecnologia à filosofia - e a encontrar relações relevantes entre eles. Dedica-se sobretudo a investigar e escrever sobre tecnologia e a sua relação com a sociedade, trabalhando temas como Inteligência Artificial, Novos Media, Blockchain. Licenciou-se em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social.

Jorge Cardoso

Professor Associado no King’s College London
Jorge Cardoso é um Reader em Inteligência Médica Artificial, no King's College London, onde lidera a equipa AMIGO (Artificial Medical Intelligence Group) e um portfólio de pesquisa em análise de big data, IA avançada em saúde, radiologia quantitativa e saúde baseada em valor. Jorge é também o Chief Technology Officer (CTO) do London AI Centre for Value-based Healthcare, um consórcio de 10 hospitais e 4 universidades que fornece soluções de IA para 20 milhões de pacientes em Inglaterra. Foi Professor na University College London, lead técnico da Iniciativa de Radiologia Quantitativa e lead de engenharia do programa principal de neuro-oncologia da UCL, Institute of Healthcare Engineering. Com mais de 15 anos de experiência em análise avançada de imagens e inteligência artificial, co-lidera o desenvolvimento do MONAI, a maior estrutura de aprendizagem profunda para IA na área da saúde.

Nuno Teixeira

Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
Nuno Teixeira é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Tem um doutoramento em Psicologia Experimental pela Universidade de Coimbra e foi investigador no Instituto de Psicologia Cognitiva, na Universidade de Coimbra, no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, na Alemanha, e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma 'Tor Vergata', em Itália. Foi ainda investigador visitante no Laboratório de Controlo Motor e Percepção, da Universidade Paris-Sud XI, em França, e no Laboratório Homem-Veículo do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT, nos Estados Unidos. Os seus interesses de investigação englobam a percepção visual do movimento, do espaço e do tempo, com particular foco sobre o papel de modelos internos da Gravidade.

Paula Delgado

Brand Consultant
Ao longo dos anos, aguçou as suas competências e experiência para criar estratégias de comunicação com impacto significativo na mudança. Nos últimos anos, tem dedicado o seu tempo e esforços a trabalhar com iniciativas de impacto. Utilizando o seu vasto conhecimento e a experiência adquirida ao liderar um projeto de dois anos e meio na NOVA School of Business and Economics, Paula foi fundamental no desenvolvimento da nova marca da instituição e na estratégia da campanha de angariação de fundos. É orgulhosa Associated Partner na pur’ple - purple by People, onde trabalha para promover a emergente Economia de Propósito - ajuda pessoas, empresas e organizações a criar histórias envolventes e de impacto, estando empenhada em levar o mundo a uma transformação positiva. A Paula desenvolve ainda, e de forma regular, vários projetos de mentoria e consultoria, trabalhando com várias instituições, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Teresa Anjinho

Jurista
Teresa Anjinho é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Pádua, e doutoranda e investigadora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Comité de Supervisão do Organismo de Luta Antifraude Europeu (OLAF) e tem dedicado a sua vida académica e profissional ao estudo, ensino e advocacia dos direitos humanos, com destaque para o direito da igualdade e da não discriminação. Até há pouco tempo, Teresa Anjinho foi Provedora-Adjunta de Justiça, tendo desempenhado os cargos de deputada da Assembleia da República, Secretária de Estado da Justiça do XX Governo Constitucional, deputada da Assembleia Municipal de Coimbra e Membro da Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Além disso, foi recentemente nomeada Embaixadora Aliança ODS Portugal – ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes (2023- 2026).

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Fernando
Santos

Aveiro, Portugal
Co-organizer
  • Natasa Golosin
    Curation