ESMPU
x = independently organized TED event

Theme: Light up our tomorrow

This event occurred on
August 30, 2023
Brasilia, Distrito Federal
Brazil

The conference will seek to discuss how our actions impact social and urban life, biomes, fauna, and flora. Environment, sustainability, and ecosystem regeneration will be the focus of this edition, with the purpose of shedding light on tomorrow and seeking a fairer and more abundant future for the next generations. It is an opportunity to rethink how we've been living the present and how it could enlighten us or not in the near future.

ESMPU
SGAS 603, lote 22 | CEP | Brasília - DF
Brasilia, Distrito Federal, 70200-630
Brazil
Event type:
Countdown (What is this?)
See more ­T­E­Dx­E­S­M­P­U events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Carolina Rosignoli

Empreendedora da economia circular e colaborativa
Acredita que negócios femininos, sustentáveis e de impacto são os principais veículos da transformação social e ecológica do planeta.

Ana Euler

Engenheira Florestal
Engenheira florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora da Embrapa e atualmente diretora-executiva de Negócios. Região histórica de atuação: Amazônia. PhD em Ciências Ambientais e Florestais pela Yokohama National University, Japão. Pós-doutora em Populações Tradicionais, Governança da Biodiversidade e Sistemas Agrícolas Tradicionais pelo IRD e Cirad, França. Experiência em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Estadual de Florestas do Amapá e no Terceiro Setor pela WWF-Brasil.

Andreia Coutinho Louback

Jornalista, Escritora e Ativista Climática
Carioca, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Palestra, escreve e lidera projetos centrados no combate às desigualdades sociais e raciais em diferentes organizações da sociedade civil brasileira. Mestra em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Fulbright Alumni na University of California, Davis. Especialista em Justiça Climática e reconhecida como uma das vozes expoentes no debate de raça, gênero e classe na agenda climática no Brasil.

Conrado Pera

Músico
Cantor e musicista, Pera é influenciado pelos ritmos culturais do interior do Brasil e usa a sua música para fazer uma tradução de tradições da nossa cultura popular. O artista já se apresentou em quase todos os estados brasileiros e em países como México, Camboja, Etiópia, Peru e EUA.

Emília Monteiro

Artista
Emília é cantora, compositora, e trabalha com ritmos amazônico-caribenhos.

Erick Ricardo

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), atualmente no Município de São Geraldo do Araguaia. Atua em diversas áreas no MPPA, sobretudo na defesa do meio ambiente. Especialista em Direito Agrário. Bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá.

Flavia Maia

Cocriadora do Instituto Filha do Sol
Cocriadora da @nasceafilhadosol, organização sem fins lucrativos cuja missão é regenerar a natureza tropical com mulheres. Descendente de migrantes climáticos do Nordeste brasileiro, recebeu inúmeros reconhecimentos por seu trabalho na linha de frente da crise climática, incluindo o Obama Scholar e o Dalai Lama Fellow. Doutora em Urbanismo e especialista em Resiliência Climática.

Francisco Nilson Moreira

Empresário, Designer de serviços sustentáveis
Empresário, designer de serviços sustentáveis e especialista em criar soluções inovadoras de impacto para as pessoas, a sociedade e o planeta. Ao longo de 20 anos de experiência, foi head de Sustentabilidade da Conferência Rio+20 e consultor da ONU, além de liderar diferentes projetos de grande porte na área socioambiental. Atualmente, dedica-se a desenvolver mais de 70 organizações nas áreas de moda, tecnologia, gastronomia, educação, saúde e cultura. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Relações Internacionais. Especialista em Design de Serviços. Graduado em Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gabriela Di Giulio

Professora da Universidade de São Paulo
Professora da Universidade de São Paulo (USP). Integra a coordenação do Programa Biota/Fapesp, do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Grupo de pesquisa CIRIS – Governança, Risco e Comunicação. Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Gilberto Lima Junior

Futurista e Humanista digital
Futurista e humanista digital dedicado a apoiar pessoas e organizações nos desafios da transição tecnológica e da regeneração ambiental.

Leo Lanna

Pesquisador, fotógrafo, poeta
Pesquisador, fotógrafo, poeta, explorador da National Geographic e TED Speaker (2022, Vancouver, Canadá). Fundador do @ProjetoMantis, seu trabalho é guiado pela busca de louva-a-deus nas noites das florestas tropicais, produzindo uma ciência contemporânea que estuda aspectos da evolução, riqueza de espécies e história natural além dos dados.

Lorena Carvalho

Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás
Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). Foi assistente de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Atua na Defesa do Meio Ambiente no Município de Santa Helena de Goiás-GO e desde 2019 articula a campanha educativa interinstitucional “Fumaça Zero”, que tem como objetivo evitar as queimadas provocadas pela ação humana. Também integra o Núcleo de Gênero do MPGO, atuando na área de proteção à mulher, com a rede "Mulheres Fortes". Pós-graduada pela Universidade da Amazônia (Unama). Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Lvcas Fiat

Designer naturalista, fotógrafo, artista visual
Designer naturalista, fotógrafo, artista visual, explorador da National Geographic e TED Speaker (2022, Vancouver, Canadá). Diretor de Arte e Comunicação do @ProjetoMantis, busca inspiração na interseção entre ciência, conservação e design. Seu trabalho expressa a biodiversidade vibrante que encontra nas expedições em florestas tropicais.

Sandra Benites

Professora
Professora. Atualmente é diretora colegiada de Artes Visuais na Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mestra em Antropologia Social e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. Foi curadora da exposição “Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena” pelo Museu de Arte do Rio (MAR). Foi curadora adjunta de Arte Brasileira no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Foi supervisora de Programação Cultural e Exposição no Museu das Culturas Indígenas de São Paulo.

Valéria Bittar

Flautista
Valéria Bittar, é flautista, professora, pesquisadora e fundadora do grupo @musica.anima.

Organizing team

Caetano
Tona

Guarulhos/SP, Brazil
Co-organizer