Lisboa
x = independently organized TED event

Theme: Poder

This event occurred on
November 1, 2023
Lisboa, Lisboa
Portugal

Nesta edição do TEDxLisboa vamos explorar o tema do poder. Não apenas o poder tradicionalmente atribuído à autoridade ou à hierarquia, mas sim o poder que provém de outra fontes, porventura surpreendentes, como o poder da criatividade, da colaboração, da resiliência ou da paixão.
Vamos olhar para essas forças que movem e moldam o mundo, como o poder da ciência, o poder da palavra, da vontade, das ideias, o poder da arte, o poder do dinheiro, dos símbolos, da música, da natureza e da liberdade.

Culturgest
R. Arco do Cego 50
Lisboa, Lisboa, 1000-300 Lisboa
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Lisboa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Amélia Amil

Intérprete de lingua gestual
A sua Lingua materna é a Lingua Gestual Portuguesa, foi a primeira intérprete de lingua gestual formal, pintou a comunicação com as suas mãos, que junto com a expressão facial são a expressão viva da comunicadora visual emocional. De intérprete a atriz, de humilde escritora da sua própria autobiografia a poetiza, tem contagiado um sem numero de Pessoas. Intérprete de Lingua Gestual no Porto Canal, no FCP e através deste na UEFA . Presença em grandes entrevistas televisivas, falando da sua vida que tem tudo menos de fácil, como se lê no prefácio de Mónica Franco, da sua auto-biografia “Rasgar Silêncios” : “Há um pouco de nós na Amélia, mas há poucas Amélias no meio de nós.” Fala com o rosto e as mãos, defende a acessibilidade como ninguém, cativa no seu discurso incisivo, pausado e intenso , a sua fala vem da Alma. Empresária na área das auto-caravanas, onde a simpatia e a paixão pela liberdade de ação, são seu apanágio para os merecidos descansos.

Bárbara Barroso

Especialista em Educação Financeira | Fundadora e CEO do MoneyLab
Fundadora do laboratório de literacia financeira MoneyLab, especialista em finanças pessoais, foi eleita pelo Canal História como a maior referência da área das Finanças Pessoais, em Portugal. Bárbara é formadora, membro da Financial Planning Association e professora convidada em Universidades de Gestão e Negócios. Com formação na área da banca e mercados financeiros, e frequência na certificação em consultoria financeira pessoal, na Universidade de Boston. Conta com várias distinções a nível nacional e internacional, pelo trabalho desenvolvido na educação e literacia financeira, e é também consultora e mentora de vários negócios e personalidades mundialmente reconhecidas. É presença habitual em vários programas de televisão e, como jornalista de economia e mercados financeiros, passou por vários órgãos de comunicação social. É a escritora do “Ponha o seu Dinheiro a Trabalhar para si” e é autora de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal: MoneyBar.

Barbara Veiga

Multimedia Artist & Storyteller
Artist and author of the book "Seven Years in Seven Seas", Barbara Veiga crossed the ocean on her journey around the world in defence of the environment and for humanity. She sailed to more than 80 countries on missions with international organisations and also on her own sailing boat. She has been a reporter for TV Globo, has worked undercover in the Faroe Islands to save whales, and is the idealizer and co-founder of the "Women's League for the Ocean" in Brazil. Rooted in Portugal since 2020, Barbara believes in art and impact communication, where it inspires paths to a transformed society.

Christian Rôças

Creative Strategist | Marketing & Branding
Com passagens pela Meta e, mais recentemente, pelo Porta dos Fundos, onde ocupou o cargo de CEO do Grupo durante três anos, Christian Rôças, conhecido como Crocas, é consultor para projetos de marca, conteúdo e branded content. Liderou a estratégia do fenómeno Porta dos Fundos, tendo sido responsável por catapultar a inovação dos conteúdos desenvolvidos para todos os tipos de telas, plataformas e hábitos, e por reforçar a expansão internacional do Grupo. Esteve seis anos no Instagram e Facebook para a América Latina e liderou projetos para as Olimpíadas, Campeonato do Mundo de Futebol, Carnaval e Rock in Rio. Na agência Gruda, geriu a carreira no ambiente digital de artistas como Gilberto Gil, Marisa Monte, entre outros. Entre os prêmios conquistados está o Prémio Caboré – Melhor Produtor de Conteúdo – Veículo de Comunicação na liderança do Porta dos Fundos. Crocas tem 20 anos de experiência no mercado de conteúdo, marketing e branded content, estando sempre na vanguarda da inovação.

Daniele dell’Erba

Musician, executive coach
Daniele dell'Erba, a management consultant and instructor at the Leadership Laboratory at the Portuguese Catholic University, taught himself to play the saxophone in an unorthodox method during his spare time. His musical style privileges improvisation and jamming to a wide variety of musical flowy genres. Daniele dell'Erba is an executive coach, author, and trainer who specialises in change management. He has been assisting people and organisations in dealing with change since 1998 first in the London office of Accenture and then as head of his own consulting firm working across Europe and beyond for large multinational organisations. He holds a Master's degree in Organisational Psychology and Management from the London School of Economics and has been a Leadership Laboratory instructor at the Catholic University of Portugal since 2013. Daniele is jamming with three talented musicians and friends: Sebastien Heintz, Luís Breatho and Gergely Szabados a.k.a GregwithPeace.

Emílio Rui Vilar

Jurista, gestor e administrador de empresas
Fez um pouco de tudo ao serviço da economia, da causa pública, da cultura. Jurista de formação, esteve na guerra colonial, em Angola. Movido pelo desejo de mudança, fez parte do grupo que fundou a SEDES, uma das mais antigas associações cívicas portuguesas. Foi deputado, secretário de Estado, ministro, vice-governador do Banco de Portugal, diretor-geral da Comissão das Comunidades Europeias em Bruxelas. Liderou a Caixa Geral de Depósitos, a GalpEnergia, a REN. Presidiu a Fundação Calouste Gulbenkian durante uma década e Idealizou a Culturgest. Muitos “ofícios” fazem parte da vida de um homem que esteve no centro de decisão das maiores instituições culturais portuguesas. Destaca-se o pioneirismo enquanto comissário-geral da Europália em 1991. No presente, é presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, Senior Adviser da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente da Comissão de Ética do Banco de Portugal.

Huba Mateus

Slam Poet
Nascido em Luanda, Huba Mateus aka DJ HUBA é um verdadeiro Mestre das Artes Cénicas, no palco, e no papel pela Universidade Nova de Lisboa. DJ, ator, slam poet e videógrafo, iniciou o seu percurso académico com uma improvável licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Campeão Nacional de Poetry Slam 2022 e Bicampeão Todo Mundo Slam 2020 e 2022. Vencedor dos Slam Tundawala e Luanda Slam em 2018. Fundou o Festival Slam Trafaria. Desenvolveu vários trabalhos artísticos na sua cidade natal, combinando sempre a música, a poesia, o teatro, o cinema, outras formas de arte. A palavra Slam refere-se hoje em dia a uma poesia autoral, escrita para ser dita. Impõe-se cada vez mais a nível internacional como um meio de expressão artístico e popular. Poetry Slam é uma forma de poesia sonora considerada como um movimento de expressão poética, social e cultural, que revitaliza a prática da oralidade, da troca e partilha de ideias e mensagens.

Hugo Madeira

Médico Dentista | CEO da Clínica Hugo Madeira
Médico dentista e CEO da Clínica Hugo Madeira. O seu largo sorriso é mais do que um convite a querer conhecê-lo melhor. Representa o alinhamento perfeito com a sua escolha pela medicina dentária enquanto forma de devolver harmonia à curva mais importante das nossas vidas: o sorriso. Desde cedo soube que seria esta a sua vocação e abriu a primeira clínica aos 25 anos. Rapidamente se tornou referência na área da reabilitação oral, mantendo a motivação inicial de capacitar pessoas para um sorriso que reflita alegria, confiança e bem-estar. Disruptivo e eterno aprendiz, foi pioneiro nos conteúdos digitais associados à medicina dentária. Adepto da inovação tecnológica associada à prática clínica, fundou a Lisbon Dentistry Academy. Presença assídua em espaços televisivos de informação e entretenimento. Anfitrião do podcast School of Unicorns.

Jéssica Silva

Futebolista
O ano de 2023 marca um capítulo notável no percurso de Jéssica Silva: a estreia da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino no Campeonato do Mundo da modalidade. Desde a sua primeira internacionalização em 2010 que Jéssica nāo passa despercebida nos palcos europeus e globais. A passagem por clubes como o Olympique Lyonnais, Levante e, mais recentemente, o Kansas City evidenciam a sua habilidade, técnica e compromisso com o desporto. Aos 28 anos já conquistou feitos memoráveis, incluindo vencer a Champions League pelo clube francês. Nascida em Vila Nova de Milfontes e forjada nas competições de Águeda, a número 10 da Seleção joga atualmente pelo Sport Lisboa e Benfica. Representando marcas de peso como a Nike e fazendo parte da família MEO, exemplifica como a excelência pode transcender o desporto e tornar-se uma plataforma para mudanças significativas.

João Carlos Melo

Psiquiatra
Médico psiquiatra, psicoterapeuta e grupanalista de origens açorianas, actualmente em Lisboa. Desde a sua juventude, nutre um fascínio profundo pelo funcionamento da mente humana, uma paixão que o levou a uma carreira notável no campo da psiquiatria. Actualmente, é Assistente Graduado no Hospital Fernando Fonseca, onde coordena o Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria, e trabalha também em consultório privado. Mais do que títulos e credenciais, João Carlos é uma manifestação viva da sua própria filosofia de compaixão e dedicação ao sofrimento humano. As palavras de Albert Solnit, referidas a Ralph Grenson, que foi psicanalista de Marilyn Monroe, capturam a essência da sua abordagem: uma preocupação incansável pelos que enfrentam dificuldades, fracassos e sofrimentos na vida.

Logan Ryan Golema

CEO of SophiaVerse
The CEO of Sophiaverse AI is an innovator who is redefining the limits of what is possible in the universe of artificial intelligence (AI). Originally from New York and now calling Lisbon “home,” Logan brings with him more than a decade of pioneering experience in the blockchain sector. Its multidisciplinary approach, which crosses sectors as diverse as commodities and aerospace, has been the cornerstone of multiple disruptive projects. Under his tutelage, Sophiaverse AI grew significantly and gained recognition for its invaluable contribution to technological advancement. What distinguishes Logan is its unwavering commitment to excellence and a strategic vision that has already led Sophiaverse AI to consolidate as a beacon on the global AI stage. It is this mix of passion, experience, and strategic vision that makes Logan an inspiring leader.

Malcolm Ché

Creative Technologist | World Metaverse Council
Malcolm Ché, aka the.malchemist, studies and writes about the intersection of technology and humanity. He is a father and technologist, and jokes that he is "at the cutting edge of his echo-chamber”. As a Master’s student, he studies the relationship between advances in science and technology, and the impact it has on the questions we ask ourselves about what it means to be human. He collects insights from his metacast interviews with technologists, futurists, and fellow humans, where he questions polarising views in a search of meaning. With a career in television and emerging technology spanning two decades, his research takes a philosophical look at design, mapping out a methodology for Posthuman-centered Design practice.

MARO

Cantora, multi-instrumentista, compositora e produtora
Formada pelo Berklee College of Music (Boston) em 2017, a artista portuguesa iniciou oficialmente a sua carreira em 2018. lançando uma impressionante coleção de cinco álbuns e um EP num curto espaço de tempo. A sua colaboração com o prodígio musical Jacob Collier na digressão mundial DJESSE de 2019 solidificou a sua reputação como uma das artistas mais inovadoras da sua geração. Em 2020, nasceu “ITSA ME, MARO!”, um projeto dedicado a promover a colaboração musical à distância; 100 episódios com diversos artistas de todo o mundo. Venceu o Festival da Canção e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2022 com “saudade, saudade”, garantindo um lugar no top 10. A artista também lançou “can you see me?” (2022), um álbum com influências de pop, trap, world e folk, juntamente com várias outras colaborações, como “Better Now” com Odesza. O ano de 2023 trouxe o seu álbum mais recente, “hortelã”, gravado em Barcelona: três guitarras, uma voz e toda a sua alma portuguesa.

Paul Conroy

Photojournalist
Paul Conroy is an award-winning photographer with over 25 years of experience in conflict photography. In 2012, while on assignment for The Sunday Times, Paul and legendary war correspondent Marie Colvin were attacked by the Syrian regime whilst covering the siege of Homs. Marie was killed, but Paul, critically wounded, survived. His memoir of the events in Syria (Under the Wire) has been made into a Hollywood movie, 'A Private War' and an EMMY nominated documentary of the same name 'Under the Wire'. In 2019, Paul received a Society of Editors award and the May Chidiac Impact Award for his photography in war zones. Paul has covered conflicts in Libya, Syria, Iraq, DRC, Egypt, Afghanistan, and the Balkans. Paul currently sits on the boards of the Frontline Club and Reporters San Frontieres. Paul continues to photograph conflicts around the world.

Pedro Hossi

Ator
Aos 19 anos percebeu que é possível desistir-se de um sonho para viver outro ainda maior e desde então, pouco parou entre projetos em Portugal e em Angola, onde nasceu e regressa sempre que pode. E também noutros pontos do globo. Movido pelo desejo de aprendizagem, Pedro partiu para Nova Iorque para se formar no Lee Strasberg Theatre Institute. Mudou-se para Paris, continuando a aperfeiçoar a arte da representação, e viveu dez anos em Los Angeles. O seu percurso no cinema começou em 2009 com o filme ‘Borderline’, filmado entre o México e os EUA. Participou no ‘O Grande Kilapy’ de Zezé Gamboa, que estreou no Festival de Cinema de Toronto, e no filme ‘Phantom’, atuando ao lado de Ed Harris, David Duchovny e William Fichtner. Foi Xanana Gusmão no aclamado filme ‘Sérgio’ da Netflix, partilhando o ecrã com Wagner Moura e Ana de Armas. Nos últimos anos, tem participado em diversos projetos de televisão e de cinema em Portugal, arrecadando vários prémios de Ator do Ano em Angola.

Rita Nabeiro

CEO da Adega Mayor
Rita Nabeiro, Administradora Executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor, licenciou-se em Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Iniciou a sua atividade no negócio familiar em 2006, no marketing da Delta Cafés e, posteriormente, na construção e desenvolvimento da marca Adega Mayor. Enquanto Administradora Executiva do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, é também responsável pelas áreas de Recursos Humanos e Sustentabilidade. A sua dedicação à criação de um impacto positivo tem sido notada pela sociedade, tendo sido convidada para integrar a Direção da BCSD Portugal, a Direção da PWN Lisbon assim como o Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa, e ainda o Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém, entre outras.

Rodolfo Ramos

CEO e Fundador da Anubz Innovative Solutions | Forest Watch
Com mais de 20 anos de experiência no sector da Tecnologia e Inovação, Rodolfo Ramos é o fundador e CEO da Anubz Innovative Solutions. Vencedora de prémios nas COPs 21 e 23, a empresa é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento do Forest Watch, uma solução inovadora que protege e valoriza investimentos em preservação e plantação de florestas realizados por empresas, governos e organizações. Rodolfo lidera a discussão e a elaboração de planos de acção voltados para a conservação e recuperação do meio ambiente, mercado de carbono, aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Formado pela NOVA School Business & Economics em Portugal, em XBA Exponential Business Administration, Rodolfo também detém certificações no Mercado Internacional de Crédito de Carbono (PUC-Campinas), Gestão Estratégica de Carbono (FGV) e Relato de Sustentabilidade ESG (GRI).

Sandra Maximiano

Economista comportamental
Economista, Sandra Maximiano faz investigação em economia experimental e comportamental, economia organizacional e do trabalho, políticas públicas e gestão da informação. Explora questões relacionadas com preferências sociais e morais, diferenças de género em decisões económicas. Doutorada em Economia pela Universidade de Amesterdão, Sandra é professora associada de Economia no ISEG, Universidade de Lisboa, onde é coordenadora do Mestrado de Economia e do XLab – Behavioural Research Lab. Antes de colaborar com o ISEG, foi Professora na Faculdade de Purdue e Investigadora na Universidade de Chicago. É autora, desde 2015, da coluna “A Economia somos Nós” no jornal Expresso, Vice-presidente da Data Science Portuguese Association e vogal do Conselho Fiscal da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. O seu trabalho está publicado em revistas como Review of Economic Studies, Economic Journal, Experimental Economics e Games and Economic Behavior.

Wako Kungo

Plataforma comunitária de música independente
Wako Kungo é uma plataforma dedicada a artistas independentes em todas as disciplinas tendo a música como principal elemento. Fruto da evolução das Wako Kungo Sessions, este conceito inovador foi criado por Mistah Isaac que assume a responsabilidade pela curadoria de artistas em todas as sessões. Sob a direção de operações de Diaza este é um espaço de liberdade criativa, totalmente seguro e livre de preconceitos, caracterizado pela sua natureza inclusiva e representado por diversas culturas, independentemente da cor, género, religião, idade, orientação sexual. Aos artistas que não fazem parte do line-up dos eventos é dada a oportunidade de participar na Jam Session que acontece após os concertos principais, promovendo a partilha e a descoberta de novos talentos.

Organizing team

Marta
Gonzaga

Lisboa, Portugal
Organizer

Dirk
Niepoort

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Beatriz Cabrita
    Marketing/Communications
  • Dina D'Amico
    Production
  • Francisco Carmona
    Operations
  • Inês Costa Pereira
    Marketing/Communications
  • Mark Lovett
    Production
  • Patricia Barros Francisco
    Marketing/Communications
  • Sónia Silva
    Curation