UniversidadedeCoimbra
x = independently organized TED event

Theme: Fragmentos

This event occurred on
April 1, 2023
Coimbra, Coimbra
Portugal

Pedaços. No fundo, toda a matéria é isso mesmo, porção de uma coisa, parte de um todo. Também nós o somos. Chamemos-lhe, poeticamente, “um grão de areia na praia”, “uma gota no oceano”. Somos os pedaços de cada pessoa que por nós passou, de cada experiência que vivemos, de cada palavra que escutámos. Uma obra inacabada em constante edificação. E somos, também, um pedaço de mundo, parte de um universo, cuja existência permite que contribuamos para a sua construção.
O TEDxUniverdadedeCoimbra é o palco de fragmentos que inspiram. Onde palavras, por si só frações, são ditas por quem é excerto do Mundo, partilhando ideias que são parte de si. Vozes que prometem inspirar e acrescentar a quem as ouve mais um pedaço. Pretendemos, assim, materializar um evento que permita aos participantes desafiarem a sua visão do mundo, inspirados por aqueles que procuram ver mais além e compreender de onde viemos e para onde caminhamos.

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Av. Dr. Dias da Silva 165, 3004-512 Coimbra
Coimbra, Coimbra, 3004-512 Coimbra
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Marta Gonçalves

Professora universitária e investigadora
Ana Gonçalves é investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. A sua investigação desenvolve-se na área da biotecnologia marinha e valorização dos recursos marinhos com aplicação no setor industrial. Na área alimentar, tem desenvolvido produtos alimentares sustentáveis e saudáveis a partir de macroalgas marinhas. Durante a sua carreira de investigadora obteve vários projetos e bolsas, incluindo o prémio MARS e em 2021 foi premiada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com uma menção honrosa pelo Impacto das Publicações Científicas, segundo o Web of Science.

Hélder Sebastião

Professor universitário e investigador
Hélder Sebastião licenciou-se em Economia e tirou o Mestrado em Economia Financeira na FEUC, obtendo o grau de Doutoramento em Finanças e Mercados Financeiros na Universidade de Lancaster. Desempenha docência e investigação na FEUC, tendo em 2016 emergido o seu interesse na Blockchain e criptomoeadas, temática sobre a qual se de debruça em várias palestras nacionais e internacionais, assim como no âmbito da investigação.

Pedro Freitas

Poeta, artista e dizedor de poesia
Pedro Freitas, mais conhecido por Poeta da Cidade, firmou o seu percurso artístico em 2014, com apenas 16 anos, ao participar no concurso da Fundação Calouste Gulbenkian "Dá voz à Letra". "Dizedor" nato de poesia, este nosso sexto orador pauta-se pela sua eloquência e oratória, elevando a poesia à pura essência da paixão. Independentemente de Pedro ter editado o seu próprio livro - Metafisicamente d'outro Mundo -, isso não impediu o facto desse se tornar o livro de poesia portuguesa mais vendido em 2022. Além disso, o poeta trabalha também como produtor cultural na Associação "A Palavra", onde desenvolve o concurso "Voz - O poder da Palavra", a suceder-se ainda este ano.

Raimundo Mendes da Silva

Engenheiro civil e professor universitário
E começamos a semana com mais revelações. O nosso quarto orador, licenciado e doutorado em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, Raimundo Mendes da Silva vai presentear-nos com a arte da edificação do mundo, fragmento a fragmento, deixando a arte falar por si. É especialmente dedicado à reabilitação e preservação dos edifícios e monumentos portugueses e coordenador e dinamizador de diversas iniciativas na área.

Ricardo Esteves

Fotógrafo
Apresentamos então o próximo orador- Ricardo Esteves, português de alma apaixonada pela fotografia e por toda a arte que esta envolve, cativado pela fotografia editorial e do ramo da moda e também com uma veia musical que adora combinar com a arte da câmara. É a sua inspiração, a forma de ver o mundo de vários ângulos e a procura da beleza nos pequenos fragmentos do dia que trará, para te inspirar a ti também neste TEDxUniversidadeCoimbra 2023.

Ricardo 'Tarantini' Monteiro

Ex-futebolista
Ricardo Monteiro, carinhosamente apelidado de Tarantini. A palavra "sonho" facilmente surge nas suas conversas, não fosse ele a prova de que sonhar nunca é demais. Este homem, entre derrotas, empates e vitórias, viveu o seu sonho durante 20 anos, triunfando como jogador profissional do futebol português. Além disso, Tarantini destacou-se enquanto profissional ao licenciar-se em Ciências do Desporto e em Educação Física, prosseguindo com o mestrado em futebol e, recentemente, com o doutoramento na área do desenvolvimento e transições de carreira dos futebolistas. Entretanto, em 2016, com a sua ambição de revolucionar consciências, criou o projeto "Minha Causa".

Rita Sotero

Estudante de Neuropsicologia
Rita Meireles Sotero, estudante de Mestrado em Neuropsicologia na Universidade de Lisboa, foi diagnosticada com perturbação do espectro do autismo aos 20 anos. Até ao momento, Rita vivia manifestamente uma constante sensação de fragmento, o que levou ao seu afastamento de uma sociedade que dificilmente aceita a diferença e, que eventualmente perpetua essa ideia de "diferença". É exatamente nessa ótica que Rita desenvolve o seu diálogo. Rita reitera a necessidade de promover a aceitação e a inclusão das diversas diferenças, nomeadamente do autismo.

Vânia Couto

Artista, cantora, multi-instrumentista e ativista
Mulher, artista, cantora, multi-instrumentista e ativista toma por base a Cultura Tradicional Portuguesa no que toca à sua atividade profissional e aos vários projetos em que se encontra envolvida. Desde o Fado, à tradição oral, passando pelo Projeto Pensão Flor e pela Associação CATRAPUM, foi inspirando pessoas, pedaço a pedaço, e também o fará no palco do TEDxUniversidadedeCoimbra.

Organizing team

Maria Elisa
de Carvalho

Coimbra, Portugal
Organizer

Duarte
Santos

Portugal
Co-organizer
  • Isabel Rodrigues
    Team member