SãoJoséDosCampos
x = independently organized TED event

Theme: O futuro já chegou!

This event occurred on
July 18, 2023
São José dos Campos, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Teatro Colinas
Av. São João, 2200 - Jardim das Colinas
São José dos Campos, São Paulo, 12242-000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­São­José­Dos­Campos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ari Pereira

Músico e Produtor Cultural
Ari Pereira, Artista popular, músico multi-instrumentista, arte educador, pesquisador e amante das tradições brasileiras, Iniciou sua carreira artística a 23 anos atuando em projetos de música e arte educação em comunidades, voltados para a conscientização ambiental e desenvolvimento sociocultural.

Brunielly Lemos

Ativista e militante pelos corpos trans e direitos humanos
Bruniely Lemos, presidenta e idealizadora da associação Transbordamos, Embaixadora Trans do Instituto Avon e Conselheira estadual LGBTQIAPN+ do estado de São Paulo, ativista e militante pelos corpos trans e direitos humanos.

Claudinei Vespa

Artista visual, muralista, produtor cultural e grafiteiro
Artista visual, muralista, produtor cultural e grafiteiro, atuante na cultura Hip Hop desde 1993. Premiado como destaque no Graffiti em 2005 e com indicações em 2006 no prêmio Hip Hop Vale. E em 2008, ele também foi premiado como destaque nacional no Prêmio Hutúz, no RJ, organizado pela CUFA. É possível encontrar seus trabalhos pelas ruas de mais de 90 cidades do Brasil, e em países como: Chile, Peru Argentina, Emirados Árabes, Portugal, Itália, Colômbia, Equador, Marrocos.

Daniela Oliveira

Capitã do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Formada em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Exerce atualmente a função de Chefe da Seção de Operações e Instrução do Comando de Bombeiros Metropolitano. Participou dos atendimentos aos desastres de Brumadinho (2019), deslizamentos no Guarujá (2020), enchentes na Bahia (2021), deslizamentos em Franco da Rocha (2022) e terremoto na Turquia (2023).

Fabiano Porto

Jornalista, especialista em Gestão de Comunicação em Mídias Digitais e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Fabiano é Jornalista, mestrando em Conservação de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, e especialista nas áreas de Gestão de Comunicação em Mídias Digitais e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, além de mentor de startups de impacto pela Founder Institute.

Flavia Ciaccia

VP Customer Experience e Market Intelligence
Engenheira mecatrônica, doutorado em engenharia de produção 20 anos atuando no ramo da mobilidade, trazendo a visão do design centrado nas pessoas para o desenvolvimento de produtos Atualmente está repensando a forma de deslocamento nos grandes centros urbanos pelos ares.

Ivan Guilhon

Professor e pesquisador
Engenheiro eletrônico, formado no ITA; Concluiu seu doutorado em física atômica e molecular, também no ITA, aos 25 anos. Professor no departamento de física do ITA. Três livros publicados: um sobre estudos e dois relacionados a olimpíadas de física. Adora dar aulas e compartilhar ideias, por isso compartilha suas aulas nas redes sociais. Casado e pai de duas filhas.

Jean Ometto

Pesquisador
Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (INPE), professor de pós-graduação no CCST / INPE e Professor colaborador do PPG do NEPAM (UNICAMP). Vice-Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA). Membro do comitê científico do Global Carbon Project.

Marcos Limão

Jornalista e advogado
Jornalista e advogado, com vivência profissional nas duas carreiras.‌ Curioso e obstinado, tem predileção por investigar fatos e aprofundar-se em histórias de maneira independente‌ Escreveu dois livros: o primeiro, sobre a prisão do prefeito de Taubaté pela Polícia Federal, o segundo, acerca do "inédito uso, no processo eleitoral brasileiro, de táticas militares empregadas em guerra psicológica e dos novos paradigmas para as campanhas políticas".‌ Em confiança e amor no processo de obter autoconhecimento, consciência corporal e expansão da consciência pelo estudo e prática das artes taoista

Preta Ary

Rapper, pedagoga e empreendedora
MC há 19 anos; Fundou em 2014 a Negrita Arteira, unindo sua formação de pedagogia a sua paixão, o hip hop. Seu propósito é produzir bonecas e bonecos negres de pano, que cultivem o respeito às diferenças e a representatividade. Acredita muito que para mudarmos as feiuras do mundo temos que começar mostrando às crianças que podemos fazer dessa bolinha chamada Terra, um lugar mais bonito ainda. Sua avó foi quem a ensinou a rimar como uma brincadeira entre as duas.

Talita Reis

Jornalista e Modelo
Foi a primeira nordestina eleita Miss Plus Size Nacional (2018/2019); Conhecer pessoas e suas histórias são sua inspiração na vida

Organizing team

Estevão
Teixeira

São José dos Campos, Brazil
Organizer

Renata
Fraga

São José dos Campos, Brazil
Co-organizer
  • Ana Carolyna Fonsêca Almeida
    Marketing/Communications
  • Caetano Tona
    Curation
  • Gabriela Leite
    Team member
  • Ghuerda Mayr
    Team member
  • Hellen Almeida
    Team member
  • Krishna Santos
    Team member
  • Leandro Almeida
    Team member
  • Lucas Cassimiro
    Team member
  • Manuela Sampaio
    Team member
  • Rylene Sabadini
    Team member