Youth@Funchal
x = independently organized TED event

This event occurred on
February 11, 2023
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Discoteca Vespas
Av. Sá Carneiro 7, Funchal
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9000
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alícia Freitas

Psicóloga
Alícia Freitas nasceu em 1975, nas Antilhas Holandesas e em criança veio viver para a Madeira. Desde que se lembra de existir que gosta de interagir com pessoas e compreender os seus mundos internos por isso, encontrou no Psicologia a melhor forma de seguir o seu caminho profissional, potenciando também o seu EU. Num mundo de aparências, acredita que olhar o “interior” e encontrar a nossa essência. Apesar de ter abraçado a sua profissão com determinação ser mãe é o maior e mais gratificante desafio da sua vida. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2000), pós-Graduada em Consulta Psicológica e Psicoterapia (2002). Em todos estes contextos, o seu percurso é fortemente marcado pelo gosto e pelo desenvolvimento de intervenções com adolescentes na área da promoção da saúde e prevenção dos comportamentos de risco.

Casey's Dance Studio

Dança
A Casey’s Dance Studio é uma escola de Dança que conta com cerca de 150 alunos. Apresenta-se como mais do que um simples local de ensino e aprendizagem, pretendendo ser um espaço onde a arte da dança possa ser vivida e explorada em toda a sua plenitude. Oferece um leque de modalidades, desde o Ballet, Dança Contemporânea, Dança Criativa, Preparação Física, Alongamento e Flexibilidade. A esta demanda pedagógica, desde 2018 que a Casey’s Dance Studio se tem multiplicado, procurando complementar a Oferta Educativa com a Dinamização Cultural, enquadrando-se como promotora de projetos culturais, que permitem levar à cena espetáculos que contribuam para uma maior oferta e acrescentem qualidade às artes performáticas madeirenses. Potencia a relação que o ensino artístico tem com o meio profissional.

Eva Xavier

Estudante
Eva, estudante de 10º ano na Escola Secundária Francisco Franco, sempre teve um pequeno amor pela participação jovem, ou seja, garantir que todos tem uma voz e participam, onde quer que seja. No sétimo ano, prometeu a si mesma que participaria em tudo o que conseguisse, e assim o fez. Entre projetos a nível regional, como o Parlamento Jovem Regional, até conferências de foro internacional, como o lançamento da Estratégia dos Direitos da Criança 2022-2027, tem garantido que todas as conversas e situações em que se encontra são tidas em conta nas suas sugestões e intervenções. Considera-se uma pessoa empática, embora teimosa, mas uma coisa tem a certeza: o seu trabalho não está acabado. Como a própria afirma, todos têm uma voz, basta apenas serem ouvidos.

Magda Dias

Estudante
Magda Dias, uma estudante de 16 anos do 11º ano da Escola Secundária Francisco Franco, considera-se uma pessoa dedicada e com muita paixão por aquilo que faz. Gosta de criar e lutar pelos seus objetivos, quer na escola, quer em atividades extracurriculares, como o desporto, através do triatlo, e a música, através do bandolim, instrumento que já conhece desde os seus 6 anos, já tendo sido parte integrante da Orquestra de Bandolins da Madeira. No início do mês de abril, recebeu uma notícia que fez a sua vida mudar drasticamente. Após inúmeras idas ao hospital, foi-lhe diagnosticado cancro, já numa fase algo avançada. Foi imediatamente transportada para o IPO de Lisboa onde ficou 5 meses longe de família e amigos, em tratamentos. Considera-se bastante otimista e determinada para lutar contra tudo o que possa aparecer no seu caminho.

Miguel Campos

Empreendedor
Aos 39 anos, Miguel Campos lidera a empresa tecnológica madeirense WOWSystems, desenvolvendo projetos inovadores um pouco por todo o mundo, coordenando, atualmente, o consórcio “eGamesLab”, o qual constitui o maior projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico na Madeira. Pai de dois filhos, autor publicado, trabalhou no setor da aviação e exerceu advocacia antes de dedicar-se exclusivamente ao mundo empresarial. Desenvolveu vários projetos de investigação científica relacionada com a produtividade, que culminaram no projeto SENSE-SEAT. Apaixonado por tópicos como o design e criatividade, acredita que cada pessoa deve sempre ser ela mesma mas nunca ser sempre a mesma.

Nélio Teles

Professor
Nélio José Teles nasceu na cidade do Funchal a 13 de abril de 1981. Fez a licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade da Madeira e o Mestrado em Treino de Alto Rendimento na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa. É treinador de andebol desde os seus 16 anos e conta com um currículo preenchido de vários títulos. Já passou por diversas experiências profissionais desde a coordenação de um clube, coordenação de um serviço social da Fundação Real Madrid, em parceria com a Fundação Salesianos, professor de educação física, treinador de futsal e formador. Atualmente, é professor na EBS Padre Manuel Álvares e tem o cargo de orientador vocacional dos alunos do ensino secundário. A experiência de ter trabalhado no serviço social vem ao encontro do que desenvolve há 25 anos: tirar 12 dias das suas férias para fazer voluntariado, algo que o levou até Cabo Verde. Considera que a vida ganha sabor quando cada momento é vivido como se fosse o primeiro, o único e o último momento.

Ricardo Gonçalves

Communiity Manager
Ricardo Gonçalves, tem 25 anos, é natural da África do Sul e vive na Calheta. Nunca foi o tipo de pessoa que soubesse o que queria estudar ou o que queria ser no futuro. Acabou por concluir a licenciatura em Ciências Psicológicas e a sua trajetória e interesse pela área do desenvolvimento e capacitação do indivíduo levou-o a escolher o Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Foi no início da faculdade que conheceu o mundo do associativismo juvenil, tendo feito parte de diversos projetos ao longo do seu percurso. Fundou, em 2021, a AJMC, que tem como principal objetivo a capacitação e o desenvolvimento dos jovens madeirenses. É apaixonado pela capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Enquanto formador, tem-se dedicado às áreas do desenvolvimento pessoal, soft skills e gestão de carreira. Nos tempos livres, gosta de um bom livro ou uma boa série. Acredita que o mundo será sempre um lugar melhor se todos nós cooperarmos para nos desenvolvermos uns aos outros.

Sofia Vasconcelos

Cientista
Sofia Vasconcelos tem 23 anos e é natural do Funchal. Desde nova que se fascina pelo mundo ao seu redor, particularmente por temáticas políticas e sociais. Este interesse em perceber o contexto global em que está inserida levou-a a completar o ensino secundário na China, ao abrigo de uma bolsa atribuída pela organização United World Colleges. No entanto, é à ciência que se dedica por acreditar que é através dela que muitos dos problemas que a humanidade enfrenta poderão ser resolvidos. Interessa-lhe particularmente a área da investigação da genética do cancro, e por isso completou uma licenciatura em Ciências Biomédicas na Queen Mary University of London. Obteve o Mestrado em Medicina Genética na Imperial College London, durante o qual desenvolveu a tese no Institute of Cancer Research. Atualmente integra um grupo de investigação na Universidade de Oxford, focado em desvendar o poder da genética para diagnosticar e tratar os raros e agressivos cancros conhecidos como sarcomas.

Tiago Sena Silva

Músico
Tiago Sena Silva é um músico madeirense. Diz que a música sempre esteve presente, mas que começou a desenhar o seu percurso no 10º ano de escolaridade, quando se juntou à banda da escola. Já participou no The Voice Portugal e, atualmente, criou um grupo intitulado SENA Collective, do qual também faz parte Francisco Aguilar, saxofonista.

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Martim
Moniz

Co-organizer