Porto
x = independently organized TED event

Theme: PONTES- BRIDGES

This event occurred on
March 4, 2023
Porto, Porto
Portugal

At no other time in the history of Humanity have we had such a volume and variety of information at our disposal: the internet, books, media, and other contents reach unprecedented volumes, and their growth continues, apparently, without limitation. As a result of this, and contrary to expectations, there is an increasing cleavage between people, based on a lack of empathy and understanding that hinder the positive development of our society.
We need to abandon beliefs and values that prevent us from accepting change. By tearing down walls and building bridges, societies become more open and sophisticated. If we open our arms to the diversity of ideas and people, together we can create prosperity and abundance for all, with a greater sense of justice and well-being, with less inequality, and with greater empathy.
BRIDGES is the theme of the next edition of TEDxPorto, on March 4, 2023. We will hear ideas that will allow help us discover the importance of creating and nurturing these vital links for our development. Come to be amazed and feel the wonder, reviving the hope of a good future shared among all. Come to change the world, one idea and one person at a time, starting with you!

Centro de Congressos da Alfândega
Rua Nova da Alfândega
Porto, Porto
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Porto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Benedita Sampaio Maia

Microbiologist and Researching Professor
Benedita Sampaio Maia é professora de microbiologia na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e investigadora do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Até ao momento, recebeu mais de 15 prémios científicos, participou em 19 projetos financiados (8 como Investigadora Principal), orientou mais de 40 alunos (doutoramento e mestrado) e apresentou cerca de 200 comunicações em congressos nacionais e internacionais. É autora de mais de 70 artigos em revistas internacionais e de 8 capítulos de livros. Atualmente, a sua investigação foca-se na exploração do papel do microbioma humano na saúde e na doença, estando envolvida em projetos com equipas internacionais sobre a transmissão dos microrganismos entre a mãe e a descendência, a relação dos mesmos com a nossa personalidade e com doenças do neurodesenvolvimento.

Carolina Deslandes

Composer and Singer
Carolina Deslandes é uma cantora e compositora portuguesa. Com um percurso profissional de mais de uma década, afirma-se como uma das maiores referências não apenas no universo digital, mas na música nacional contemporânea, onde enche salas por todo o país. Autora de sucessos inconfundíveis, a oradora é uma artista de causas. Na sua carreira conta com vários prémios, entre os quais “Personalidade na área da Música” e Globos de Ouro nas categorias de “Melhor Música” e “Melhor Actuação”. Está nomeada para um Grammy Latino na Categoria de Melhor Vídeo de Longa Duração pela curta-metragem Mulher, onde se assiste à ficção escrita, narrada e protagonizada por Carolina Deslandes, e que representa várias gerações de mulheres vítimas de violência doméstica.

Catarina Pestana

Marketeer e Comunicadora
Catarina Pestana é especialista em comunicação de marketing, contando com mais de 20 anos de experiência de gestão em indústrias criativas. É fundadora e Chief Creative Officer da Bang Bang Agency. É também professora convidada em cursos executivos e pós-graduações nas áreas do Marketing e Comunicação, na Católica Lisboa, Católica Porto e no IADE. Licenciada em Design de Comunicação (University of the Arts — Chelsea College of the Arts & Design), possui também um Executive Masters em Gestão, com especialização em Marketing Estratégico, pela Católica Lisbon School of Business & Economics. Palestrante assídua em múltiplos eventos, tem sido jurada de diferentes prémios nacionais e internacionais nas áreas do Marketing, Comunicação, Design e Criatividade. Nos últimos anos, angariou mais de 80 prémios que incluem IF Design Awards, German Design Awards, Clube Criativos de Portugal, Meios e Publicidade e International Design Awards.

Celmira Macedo

Teacher and Entrepreneur
Celmira Macedo é investigadora e professora doutorada em educação inclusiva. Forma professores e terapeutas há mais de 25 anos, criou escolas para pais e escreveu um livro para os ajudar, enquanto cuidadores informais, a lidar emocionalmente com a diversidade dos filhos. Fundou várias iniciativas de inovação e emprendedorismo social, disruptivas e inovadoras, sendo por isso uma referência nesta área. Com dezenas de reconhecimentos nacionais e internacionais, é ASHOKA Fellow desde 2021.

Estrela Gomes

Artista Musical
Cantora e compositora de Soure mas residente no Porto. Iniciou em 2022 o seu projeto de canções originais, embora já seja artista de rua há 10 anos. Viaja pela europa para promover o seu EP - "Volta ao Mundo" e fazendo também das ruas europeias palco. Neste EP podemos ouvir melodias jazz com influências de música portuguesa e alguns ritmos de música popular brasileira.

Greg Gage

Neuroscientist
Greg Gage is an inventor, neuroscientist and entrepreneur with the goal of bringing knowledge about neuroscience to more people. If on the one hand neuroscience seems like a seven-headed monster, Greg has found ways to demystify this science and make it more accessible. Greg Gage is co-founder and CEO of Backyard Brains, an organization that develops open source tools that allow anyone, including students, to participate in brain-related discoveries. His curriculum already includes several distinctions, such as the Barack Obama Award - White House Champion of Change, for his work in the scientific field, nine TED talks with millions of views, and he has been involved in dozens of publications. He has also developed several learning tools in neuroscience: "The Neuron SpikerBox", an open source DIY tool that can be used from any device to monitor brain activity in real time, and "The Human to Human Interface", a tool that allows one person to control the free will of another.

Grupo de Dança Kajal Ratanji

Grupo de Dança
O grupo de dança Kajal Ratanji existe desde 2011, tendo sido criado no Porto pela coreógrafa, bailarina e professora Kajal Ratanji, de raízes indianas. Tem como objetivo a partilha da multiculturalidade e tradições da Índia através da dança e música, tendo no seu repertório, em destaque, as vertentes de dança indiana semi-clássica, Bollywood, Indian folk, Indian fusion e danças indianas medievais (Rudra). Têm trabalhos realizados em variados eventos e meios, destacando a estreia nacional do sua produção original no Imaginarius 2021 - As Bailias da Guerreira Rani. Participam ainda em espectáculos, casamentos, programas de televisão, feiras, festivais, concertos, feiras históricas, eventos municipais, festas temáticas e animação, em Portugal e vários outros países como Espanha e Inglaterra.

Henrique Cymerman

International Journalist and Correspondant
Henrique Cymerman é um premiado jornalista internacional correspondente no Médio Oriente da SIC, Expresso e de outros meios de comunicação internacionais. Ao longo dos últimos 30 anos, tem coberto regularmente o Médio Oriente, de Marrocos à Síria, passando por Israel, Palestina e o Golfo Pérsico. Publicou cinco livros e entrevistou os principais líderes e protagonistas do Médio Oriente e do mundo. É o jornalista mais premiado do mundo da atualidade, com 24 prémios internacionais, tendo sido ainda nomeado “Anjo da Paz” pelo Papa Francisco, com quem colabora há 10 anos, e candidato ao Prémio Nobel da Paz em 2015. Foi designado Grande Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique por Jorge Sampaio, e recebeu a máxima “Ordem do Mérito Civil” pelo Rei de Espanha. Nos últimos anos participou em contatos discretos entre Israel e vários governos árabes, contribuindo assim para os históricos Acordos de Abraão assinados entre Israel, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Marrocos e o Sudão.

Henrique Gouveia e Melo

Admiral and Navy Chief
Henrique Gouveia e Melo foi promovido ao posto de Almirante e Chefe do Estado-Maior da Armada em dezembro de 2021. Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021 foi o coordenador da Task Force para a elaboração do plano de vacinação contra a pandemia COVID-19 em Portugal, um dos episódios mais exigentes da história contemporânea do nosso país. O Almirante Gouveia e Melo ingressou na Escola Naval em 1979, tendo sido promovido a guarda-marinha com 23 anos, depois de ter terminado o curso da Classe de Marinha. Exerceu diversas funções operacionais e de chefia ao longo dos anos, entre eles Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada e Comandante da Força Naval EUROMARFOR, que integra meios portugueses, espanhóis, franceses e italianos.

Lara Seixo Rodrigues

Curadora e Programadora Cultural
Lara Seixo Rodrigues estudou arquitetura em Lisboa e Barcelona e, sendo uma amante das artes, tornou-se curadora e programadora cultural. Revela que o facto de ter crescido entre duas culturas e costumes, só por si, justifica a constante curiosidade que a conduz e que despertou o seu interesse por outras áreas artísticas, incluíndo a Arte Urbana. O associar desta paixão ao orgulho em ser serrana, fez surgir o WOOL - Covilhã Arte Urbana, em 2011 e a toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos, criado em 2012. Em Abril de 2020, em resposta à crise pandémica Covid-19, lançou a Sebenta da Quarentena - 40 ideias para aproveitar o tempo. Um compêndio de ilustrações construída com contributos de 40 autores, que propõe atividades com mensagens encorajadoras e dinâmicas para maiores de 65.

Mariana van Zeller

Investigative Journalist
Mariana van Zeller é uma premiada correspondente e jornalista de investigação e co-fundadora da Muck Media. É apresentadora e produtora executiva da série indicada ao Emmy da National Geographic, Trafficked with Mariana van Zeller (Na Rota do Tráfico). Este programa, agora na sua quarta temporada, mostra um olhar sem precedentes e com nuances sobre os mercados negros globais e as redes de tráfico. A sua reportagem rendeu-lhe um Peabody, um duPont, um Television Academy Honor e o Livingston Award for Young Journalists.

Nuno Gaspar de Oliveira

Ecólogo e Empreendedor
Nuno Gaspar de Oliveira é ecólogo e empreendedor e CEO da Natural Business Intelligence desde 2020. Influenciado pelos documentários de David Attenborough, decidiu ser biólogo. Após o curso de biologia, a academia parecia promissora e seguiu a vertigem académica, tendo quase completado o doutoramento em ecologia e programas doutorais de geografia e planeamento territorial e gestão estratégica. O verdadeiro ‘doutoramento’ acabou por ser o projeto de transição ecológica do Esporão, que começou ainda como estagiário e onde acabou por criar o primeiro cargo conhecido de gestor de ecossistemas. Em 2005, esteve na origem da primeira consultora focada na gestão de biodiversidade e ecossistemas. Em 2010 criou a área de sustentabilidade numa business school. Dá aulas de Economia Natural (ISEG-IDEFE). Passa todo o tempo que consegue com a família e apoia os dois filhos ativistas pelo clima, a Sofia e o André, no caso #Youth4ClimateJustice.

Pedro Gaspar

Specialist in Climate Technologies
Pedro Gaspar é especialista em inovação e responsável pela criação de produtos e serviços disruptivos, assentes em modelos de negócio revolucionários. Atualmente é Future Business Technology Director do CEiiA e co-founder de vários projetos na área da sustentabilidade climática. O futuro das cidades e o combate às alterações climáticas são o seu foco principal.

Pedro Pacheco

Professor de Pontes
Pedro Pacheco é professor da disciplina de Pontes na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Responsável por projetos nos cinco continentes, é presidente e CEO da BERD, empresa sediada em Portugal e que fundou em 2006. A BERD é uma empresa especializada em soluções de engenharia de pontes, atualmente líder mundial no segmento do negócio de equipamentos e soluções. Em 2015 a BERD forneceu o maior cimbre para múltiplos vãos in situ feito até hoje à escala mundial. Em 2016 foi responsável pela criação da MBS, Unidade de Pontes Modulares da BERD, que já forneceu cerca de 200 pontes em 3 continentes, com um novo conceito de engenharia de pontes modulares.

Pedro Saleiro

Investigador IA
Pedro Saleiro é Director of AI Research na Feedzai, onde lidera um novo grupo de investigação que trabalha em FATE (Fairness, Accountability, Transparency and Ethics in AI). Anteriormente trabalhou com Rayid Ghani na Universidade de Chicago, onde participou em projetos de data science de grande impacto social. É também um dos criadores da ferramenta open source Aequitas, um toolkit que permite auditar modelos de machine learning e detetar potenciais discriminações em relação a grupos definidos por género, etnia, idade ou outros atributos sensíveis. Está ativamente empenhado na adoção generalizada de auditorias públicas a sistemas inteligentes como forma de promover inteligência artificial responsável, que contribua para promover igualdade.

Rosário Costa

Design Director
Rosário Costa é Global Design Director da LEGO DUPLO. Com uma carreira de 25 anos no The LEGO Group, desempenhou funções de liderança em equipas de design diversas, de linhas clássicas e novas da LEGO, com o objetivo de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã. Rosário faz isso transformando a sua profunda compreensão da natureza e do poder do brincar em experiências envolventes e práticas para crianças e adultos. Foi uma força motriz no desenvolvimento e lançamento da LEGO Friends, uma inovação revolucionária que conseguiu envolver muito mais crianças no mundo no LEGO Brick Play.

Sheryl Winarick

Immigration Lawyer
Sheryl Winarick is an immigration layer, helping people from around the world navigate the legal system to live and work in the USA. Sheryl's highest purpose is to inspire joy and curiosity by helping to model the possibility that we can live harmoniously in community. She enjoys traveling, where she finds the opportunity to connect people, exploring culture and identity. At work, she seeks to facilitate the healthy integration of immigrants and refugees and to encourage communities to value and celebrate uniqueness. Following her TED talk in 2016, Sheryl incubated a migration-related project at the TED office, leading her to collaborate with TEDx organisers and other community leaders around the world, building bridges and deepening relationships in communities. In 2018, she engaged with communities from 20 countries in Eastern Europe and Central Asia on an epic journey of 10,000 kilometres from Germany to Mongolia in a car decorated with graffiti written by artists along the way.

Zimbre Brass

Banda Musical
Os Zimbre Brass são uma brass band constituída por um grupo de jovens músicos e amigos que procuram a diversão através da música, não só entre si, mas também passá-la ao seu público. Criados a 31 de dezembro de 2020, constituído por um quinteto de metais, têm na sua composição dois trompetes, uma trompa, um trombone tenor e um trombone baixo. Numa primeira fase, procuraram um estilo mais clássico e que ainda hoje faz parte da sua identidade, especialmente em eventos como casamentos, batizados, missas, entre outros. Mais tarde, juntaram a percussão que deu outra vida ao grupo. A partir desse momento debruçaram-se maioritariamente no estilo pop/rock. Realizam eventos informais (como animação de rua em eventos e por iniciativa própria) e eventos privados e formais.

Organizing team

Norberto
Amaral

Porto, Portugal
Organizer

pedro
geraldes santos

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Fernandes Martins
    Marketing/Communications
  • Antero Almeida
    Operations
  • Bruno Pereira
    Marketing/Communications
  • Carolina Enes
    Marketing/Communications
  • Cristóvão Silva
    Marketing/Communications
  • Daniela Teixeira
    Partnerships/Sponsorship
  • Ivo Alexandre Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Joana Morgado
    Marketing/Communications
  • Jorge Martinho
    Marketing/Communications
  • Luis Pinto de Sousa
    Operations
  • Luís Sousa
    Operations
  • Luísa Almeida
    Operations
  • Maria Inês Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Mariana Santos
    Marketing/Communications
  • Marta Ferreira
    Operations
  • Miguel Ferreira
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Miranda
    Operations
  • Pedro Assunção
    Curation
  • Pedro Sousa
    Operations
  • Rosana Silva
    Curation
  • Sérgio Carmo
    Operations
  • Sílvia Vilas
    Curation
  • Teresa Carvalho
    Operations