ESMPU
x = independently organized TED event

Theme: De volta para o Futuro

This event occurred on
November 23, 2022
Brasilia, Distrito Federal
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

ESMPU
SGAS 603, lote 22 | CEP | Brasília - DF
Brasilia, Distrito Federal, 70200-630
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­E­S­M­P­U events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adam Jayme de Oliveira Muniz

Diplomata
Diplomata de carreira. Serviu, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), no Quênia, na França e no Líbano. No Brasil, liderou as assessorias internacionais do Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Atualmente chefia a Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira (DCULT) no Itamaraty.

Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini

Promotora de Justiça
Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais. Foi Promotora de Justiça do Estado de São Paulo e assessora de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. É facilitadora de práticas restaurativas. Pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Anna Carolina Ferreira da Rocha

Analista do MPU
Servidora pública federal, palestrante, escritora, compositora, cantora, terapeuta integrativa, modelo inclusiva, dançarina e ativista das pessoas com doenças raras e das pessoas com deficiência.

Flávia Martins

Juíza de Direito
Juíza de direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal. Doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros. Professora e pesquisadora nas áreas de filosofia e teoria do Direito, Direito e Literatura, gênero e questões raciais. Autora do box "Meninas sonhadoras, mulheres cientistas", lançado recentemente pela Editora Mostarda. Mestra e graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Gabriela Bilá

Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e urbanista multimídia nascida em Brasília. Usa as discussões sobre a cidade contemporânea como matéria-prima de seu trabalho, combinando novas mídias, interfaces físico-digitais e narrativas imersivas para reimaginar cidades. Sediada hoje em Boston, atuando como pesquisadora em futuros urbanos no grupo MIT City Science. Arquiteta e Urbanista pela UnB. Mestre em Multimídia e Linguagens Digitais pelo MIT Media Lab.

Gino Terentim

Consultor de Organização e Estratégia da Caixa Econômica Federal
Consultor de Organização e Estratégia da Superintendência de Inteligência Corporativa e Estratégia da Caixa Econômica Federal. Doutorando pela Université de Bordeaux, MBE em Economia Brasileira pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" -– Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Possui profundo conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico, PMO e Gerenciamento de Projetos, Programas e Gestão de Portfólios.

Heleno Ribeiro Pereira Nunes Filho

Promotor de Justiça
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Fagulha no Inova_MPRJ. Professor de Direito Material Coletivo. Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito/Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ).

Henrique Nogueira Macedo

Promotor de Justiça
Promotor de Justiça (MPMG). Professor de Direito. Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Filosofia e Direito pela UFMG.

Herta Rani Teles Santos

Procuradora da Fazenda Nacional
Procuradora da Fazenda Nacional. Palestrante em temas de liderança feminina e Direitos Humanos. Coidealizadora do @tributosaelas. Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (UC). Mestra em Filosofia Política pela Universidade de Lisboa (UL).

Iara Gomes Trio

https://linktr.ee/iaragomespiano
IARA GOMES é pianista e compositora. Sua música traz sonoridade contemporânea, com influências do universo do jazz, da música instrumental brasileira e da canção. Vencedora do prêmio “Melhor Intérprete Instrumental” no Festival de Música da Rádio Nacional FM (2021 e 2016) e finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria “Arranjadora” (2019). Iara lançou seu primeiro disco autoral “Dois Cantos” em 2018, o single “Muro Alto” em 2021 e “Flor de Março” em 2022. É mestra em Música pela University of Louisville (EUA, 2016) e professora da Escola de Música de Brasília.

Jorge Forbes

Psicanalista e Médico Psiquiatra
Psicanalista e Médico Psiquiatra. Escreveu inúmeros artigos nacionais e internacionais, e vários livros. Recebeu o Prêmio Jabuti. Criou o laureado Programa da TV Cultura: TERRADOIS. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA). Doutor em Psicanálise e Doutor em Ciências.

Luciene Vignoli Muller

Escritora, Pesquisadora e Editora
Escritora, editora, apaixonada por livros e ativista no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.

Marilda Silveira

Advogada e Professora de Direito Administrativo
Professora de Direito Administrativo e Eleitoral do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE). Pesquisadora do Centro Especializado no Desenvolvimento Auditivo da USP (CEDAU/USP), do LiderA e do Grupo Ethics4AI. Advogada do Silveira e Unes Advogados Associados. Mestre e doutora em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Renata Carvalho

Chef de cozinha e empresária
Especialista em cozinha de fogo. Estudiosa da gastronomia, valoriza o fortalecimento dos produtores locais em suas criações.

Ricardo de Lins e Horta

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Professor na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Escola da AGU Ministro Victor Nunes Leal (EAGU) e no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco (IRB). Pesquisador visitante na École Normale Supérieure (Paris). Gestor público federal há 12 anos, com atuação em diversos órgãos de governo, especialmente nas áreas de Justiça e Cidadania. Doutor em Direito (UnB). Mestre em Neurociências (UFMG).

Organizing team

Caetano
Tona

Guarulhos/SP, Brazil
Co-organizer