KaMaxakeniWomen
x = independently organized TED event

This event occurred on
October 27, 2022
Maputo, Maputo
Mozambique

The second edition of TEDxKamaxakeniWomen is on the way to inspire everyone. TEDxKaMaxakeniWomen team is excited working with ten highly motivated and inspiring women and men who promise to be on stage to share their experiences, such speakers include social activists, lawyers, gender specialists, futebol coaches and teachers.

Centro de Conferências das Tmcel, Maputo, Maputo, Mozambique
-25.956836045700484, 32.599406364482526
Maputo, Maputo, 96
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ka­Maxakeni­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adão João Paia

Activista Social, Formador na área de género/engajamento masculino e estudante
Adão João Paia é activista social desde o ano de 2005, na vertente de direitos humanos, cidadania e participação política da juventude; Formador na área de género, Direitos humano, na perspectiva de engajamento masculino e construção de novas masculinidades; Membro do Grupo Nacional de Referencia para Iniciativa Spotlight; Eleito campeão de mudança pela ONU-Mulheres, no âmbito da campanha global “Brada Eles Por Elas”; Estudante de Ciências Politicas, na Universidade Eduardo Mondlane. Adão também trabalhou na Coalizão, como coordenador nacional do programa” Rapaz Biz”, programa criado no âmbito da implementação da iniciativa “Rapariga Biz”, tendo criado a iniciativa de Diálogos Comunitários e é co-Fundador e Coordenador da Associação de Desenvolvimento Comunitária Lirandzo (ADCL); Indicado como membro do grupo Global Youth Parliament, amador de Poesia, tendo sido eleito e New Best Poetis no ano 2021, em África.

Cecília Maria Mahumane

Estudante e Fundadora do Chamanculo é Vida
Cecília Maria Mahumane é jovem do Guetto, estudante de Psicologia Social, fundadora do Chamanculo é Vida que é uma Organização Comunitária sem fins lucrativos, que trabalha nos bairros periféricos do Distrito Nlhamankulu, de modo a ajudar no seu crescimento social, cultural e económico. Nos últimos dois anos tem adquirido experiência em gestão de projectos e também na produção de vídeos, tendo em 2021 produzido um documentário que retrata sobre como as pessoas olham para os bairros periféricos e curtas-metragens que abordam sobre a questão do empoderamento da mulher. Cecília tem também muito interesse no activismo cultural nas comunidades e na área da comunicação virada para as mídias sociais. Nos seus tempos livres gosta de sair passear pelos bairros e acredita que sonhar é um meio para tirar os maus espíritos.

Edinise Nassone

Entusiasta na área de engajamento Juvenil
Edinise Nassone é licenciada em Linguística e pós-graduada em Gestão de Projectos. Desde 2015, trabalha na área de comunicação social onde desempenhou várias funções. Como jovem sempre viu na orientação, mentoria uma chave importante para o crescimento, pois foi assim que fez seu percurso profissional. Em Setembro de 2021, iniciou o trabalho na área de Engajamento Juvenil em que trabalha até o momento. Sua maior motivação no trabalho com jovens é a crença de que a formação e orientação adequada muda a vida de um jovem e fornece-lhe melhores oportunidades de vida, permitindo fazer melhores escolhas.

Ezequiela Muiaga

Estudante e Activista Social
Ezequiela Muianga é estudante finalista do curso de Direito, activista do Movimento Feminista de Moçambique (Movfemme), da Associação Moçambicana para a promoção de direitos das mulheres lésbicas, bissexuais e queer (Por Ela) e da Coligação da Juventude dos PALOP (CJP), defensora de direitos humanos, especificamente dos direitos das mulheres e raparigas, juventude e minorias sexuais, aspirante a escritora e criadora de um espaço de iniciação feminista denominado “lugar das manas”.

Felizarda Lemos

Treinadora, Professora e Activista Social
Felizarda Lemos é treinadora de futebol, professora no ensino secundário e activista social, é apaixonada pelo trabalho com crianças, desporto e cultura. Felizarda cria alternativas para colmatar a problemática da falta de material e espaços desportivos na comunidade, usando alternativas locais. Acredita no poder do amor ao próximo, pois com o pouco que consegue mata a fome, providencia material escolar e ocupa as crianças com actividades desportivas e culturais afastando-as das más práticas. Ela acredita ainda que não precisa de muito para ser útil ao próximo. Com as suas acções Felizarda minimiza o sofrimento de muitas crianças e de outros grupos vulneráveis. Felizarda é Mestranda em actividade física e saúde, licenciada em treinamento desportivo para jovens e crianças pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Fuva Muiambo

Especialista de Género e Protecção, Confeiteira e Activista
Fuva Muiambo é uma jovem mulher, mãe, feminista, confeiteira e activista dos direitos das mulheres e raparigas. É licenciada em Relações Internacionais e Diplomacia, pós graduada em Relações Internacionais e Desenvolvimento, e graduada do curso de jovens líderes do programa de liderança da Friedrish Ebert Stiftung. Fuva possui diversos cursos técnicos nas componentes de comunicação e desenvolvimento rural. Sua maior paixão é mentorar raparigas e mulheres jovens, para que estas possam ocupar espaços de liderança e desenvolver habilidades para a vida; tornando-se líderes, economicamente e emocionalmente empoderadas, e advogando pelos seus direitos, fazendo suas vozes serem ouvidas na sociedade. Fuva é membro de vários movimentos feministas e juvenis, a nivel global e nacional e possui cerca de 10 anos de experiência profissional nas áreas de género, direitos sexuais e reprodutivos e protecção infantil. Actualmente trabalha como especialista de género e protecção.

Gércia Achirafa Raúl Xavier

Activista Social e Coordenadora de Projectos
Gércia Achirafa Raúl Xavier é jovem activista social desde os 11 anos de idade, mãe de um menino e apaixonada por livros. Formada em Literatura Moçambicana pela Universidade Eduardo Mondlane, Jornalismo Multimídia pelo Midia Lab e Liderança e Empreendedorismo Social pela Universidade Católica de Lisboa. É Coordenadora do Projecto Iniciativa e Resposta Humanitária para Fortalecimento de resiliência com enfoque para a Violência Baseada no Género e Fundadora da Associação Abraço de Mana.

Lara Pacheco Faria

Advogada, Activista Social & Empoderadora Quântica
Lara Pacheco Faria é Advogada, Activista Social & Empoderadora Quântica. A Fundadora da Quantum Vitae - Terapias Quânticas e também profissional da área de Direito conjuga as duas áreas de conhecimento, contribuindo para o empoderamento de direitos humanos, equidade de género, justiça social, transformação psico-emocional e vocacional de indivíduos e organizações. Através das certificações variadas em técnicas de empoderamento energético quântico, sessões individuais, workshops e palestras motivacionais, Lara auxilia na maximização do potencial de cada grupo, facilitando o acesso a novos modos de pensar e de agir. Lara aplica técnicas de marcas internacionais para identificar os desafios de indivíduos e grupos e coopera no processo de desbloqueio de crenças limitantes; traumas de violência, rejeição, perdas; gestão de expectativas e de stress; ansiedade e depressão, factos esses, que não sendo monitorados e curados, impedem a maximização do potencial individual.

Maria Amélia António Manjate

Activista em Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva
Maria Amélia António Manjate é Assessora Técnica da Juventude, na Pathfinder International, trabalhou como Coordenadora de Programas de Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva, na AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (2015 até Janeiro de 2022). A carreira profissional de Maria Amélia é marcada por trabalhos nas áreas de Advocacia e Gestão de projectos com foco para Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Adolescentes e Jovens, Equidade de Género, Empoderamento da Rapariga, e, treinamento de activistas sociais em Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva em diversas províncias de Moçambique. Maria Amélia é graduada em Ciências de Comunicação, na especialidade de Relações Públicas, pela Escola Superior de Jornalismo, e actualmente é estudante do curso de Mestrado em Relações Internacionais e Desenvolvimento na Universidade Joaquim Chissano. Ela é mãe, esposa, filha, trabalhadora e estudante.

Pedro Muiambo

Activista Cívico e Consultor para o Desenvolvimento Comunitário
Pedro Muiambo é licenciado em gestão cultural e estudos culturais e trabalha como activista cívico e consultor para o desenvolvimento comunitário há mais de 20 anos. Pedro adquiriu especialidade em género em resultado de seu percurso profissional e frequência de cursos relacionados com género e novas masculinidades. O seu percurso inclui as seguintes funções: 1) Presidente do Conselho Fiscal da Rede HOPEM; 2) Oficial de Advocacia e Género – JOINT- Liga das ONGs em Moçambique 3) Ponto Focal da Sociedade Civil no Programa Spotlight (PNUD Moçambique) contra a Violência Baseada no Género em e 4) Consultor Sénior para Desenvolvimento Comunitário - MALIMU Assessorias e Pesquisas. Nesta última qualidade, Pedro tem realizado várias consultorias na área da promoção do equilíbrio de género, sendo de destacar a co-autoria do Índice Municipal de Género 2020 promovido por um consórcio chefiado pelo Fórum Mulher e a redacção de guiões de radionovelas sobre e género para a UNICEF e NWETI.

Organizing team

Farida
Ustá

Maputo, Mozambique
Organizer

Sally
Griffin

Maputo, Mozambique
Co-organizer
  • António Cumbana
    Post production
  • Cornélio Mwitu
    Operations
  • Énia Lipanga
    Curation
  • Etelvina De Almeida
    Operations
  • Graca Jonas
    Operations
  • Sénia Edna Vilanculo
    Team member
  • Sheynise Shádia
    Team member