PradoVelhoED
x = independently organized TED event

Theme: Plano de Voo

This event occurred on
February 11, 2023
Curitiba, Paraná
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório Mário de Mari no Campus da Indústria
Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico
Curitiba, Paraná, 80215-090
Brazil
Event type:
Education (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Prado­Velho­E­D events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Allan Costa

International speaker, entrepreneur, angel investor, author and start-up mentor
Allan Costa é pai do Lucca e da Mariana. Motociclista, palestrante internacional, empreendedor serial, investidor-anjo, escritor e mentor de startups. É Vice-Presidente de Operações da ISH Tecnologia; co-fundador da plataforma AAA Inovação, ao lado de Ricardo Amorim; e co-fundador da Curitiba Angels. Investidor de 15 startups e membro do Harvard Business School Startup Angels. Autor dos livros "60 Dias em Harvard" e “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”, colunista de vários veículos de âmbito nacional e palestrante em dois TEDx. Possui experiência profissional em mais de 50 países e quase mil palestras realizadas, nos últimos dez anos, no Brasil e no exterior. Ocupou a Presidência da CELEPAR, da Coopercard e a Superintendência do SEBRAE/PR.

Bernardo Pasquali

Vocalist
Bernardo Pasquali "Belni" é vocalista da banda Jovem Dionísio. A banda dos cincos jovens de Curitiba tomou proporções inimagináveis em 2022 com “ACORDA PEDRINHO”, mas já vinha sendo consolidada com outros sucessos como “Pontos de Exclamação” e “Algum Ritmo”. Neste ano, emplacaram música no topo da Billboard BR e das plataformas de áudio no Brasil e Portugal, além de terem atingido a posição 1 de mais viralizada do mundo e a música mais pesquisada no Google BR em 2022. A banda foi indicada em cinco categorias do Prêmio Multishow: Música do Ano, Grupo do Ano, Revelação do Ano, Hit do Ano e Clipe TVZ do Ano, e tocou nos principais festivais de música, incluindo o Rock In Rio Brasil e Lisboa, além do Primavera Sound.

Bruno Salmeron

Entrepreneur and Author
Bruno Ferrari Salmeron é engenheiro eletromecânico formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Bruno Ferrari Salmeron é pós-graduado em Engenharia Automotiva pelo Politecnico di Torino (Itália), MBA pelo Insead (França) e CEO da FVG (Brasil). Com 16 anos de experiência na gestão de empresas familiares, incluindo relacionamento direto com conselhos de administração, é autor de um livro sobre o tema: “Governança Familiar, da fundação à sucessão”. Atualmente é coordenador da Seção Catarinense do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), membro do Conselho de Administração do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Carol Olival

Community outreach director, Education, Digital Marketing, Digital Business + author
Carol Olival tem um perfil interdisciplinar. Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação e Mestrado em Marketing Digital, Carol Olival conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de educação. Tem foco nas áreas de vendas e marketing e experiência como empreendedora e gestora de escolas próprias. Autora de três livros sobre educação e treinamento corporativo, hoje atua como Community Outreach Director da Full Sail University, provendo constantes debates sobre como o binômico criatividade e tecnologia são necessários a todos profissionais do cenário atual, e o papel da educação dentro desse contexto.

Fábio Marx (Sheyla Chistina)

Interior designer, actor, digital influencer
Fábio Marx (Sheyla Chistina) – Interior designer, actor, digital influencer Fábio Marx, 28 anos, natural de Cuiabá-MT, Designer de Interiores formado pela UniCuritiba. Multifacetado, sempre se relacionou com seu lado artístico através do design, teatro, cinema e da literatura. Em 2021, Fábio resolveu unir sua veia criativa que circula pelo design e comunicação de modo a gerar debates que impactam o mundo digital. Assim, surgiu sua primeira personagem Sheyla Christina. SHEYLA CHRISTINA (Shey, para os íntimos) é uma arquiteta da alta sociedade, que se intitula como Coach, Influencer e apresentadora, trazendo com humor ácido questões sociais e trivialidades do cotidiano que (quase) ninguém te conta. Em pouco tempo, a personagem icônica dominou a timeline e se tornou a queridinha de Adam Mosseri, CEO do Instagram, que a apelidou de Rainha do Reels.

Geovana Conti

Social Entrepreneur
Empreendedora social, Reconhecida local e nacionalmente pelos resultados de impacto promovidos pelo seu 'Time da Garagem', especializado em qualificar empreendedores por necessidade, em várias cidades do Brasil, a efetivamente sustentarem suas famílias, com faturamento recorrente, e sonharem com negócios maiores ainda. Ela foi CEO da Youngers, uma startup social, e hoje lidera projetos do Time da Garagem na Bahia e junto com a Aliança Empreendedora. Já trilhou uma jornada na área de TI em empresas nacionais e internacionais. Morou na comunidade da Vila Torres de 2014 a 2021 - onde comandou o coworking "Lê Favê". Trabalhou em parceria com a Yunus Negócios Sociais. Foi acelerada pelo Instituto Legado, Banco Itaú, Febraban e Banco Central. Hoje sonha em ver um país mais justo com empreendedores informais e MEIs tendo acesso a qualificação descente e microcrédito.

Giovana Madalosso

Journalist, author, columnist, and activist
Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975. É formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. É autora do livro de contos A teta racional, finalista do Prêmio Biblioteca Nacional, do romance Tudo pode ser roubado, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e de Suíte Tóquio, finalista do Jabuti, publicado em diversos países e atualmente em adaptação para o cinema. Também é autora do livro infantil Altos e Baixos e colunista do jornal Folha de São Paulo. Ativista pelos direitos das mulheres, foi uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras, que registrou, em fotos, 2.250 escritoras em 55 cidades do Brasil e do mundo em 2022, criando um registro inédito da literatura feita por mulheres.

Jorge Samuel

Artist, Musician, Dancer, Fashion Entrepreneur, and Author
Jorge Samuel é um artista brasileiro de movimento, música, moda e tradução. Em 2022, estreou seu primeiro filme autoral "Fone De Ouvido", produzido pela ONU, OMS e Claming Our Space, que estreou em Manhattan, nos EUA. Samuel está se formando no Bacharelado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná, onde pôde desenvolver pesquisas em torno da Dança Negra, história, cultura e suas diferentes manifestações através do povo negro na diáspora. Com o Dance & Concept Brasil e o Festival Internacional de Dança Hip-Hop de Curitiba, ele produziu a peça de dança coletiva "Natividade". Apresentou seu solo de dança "Algodão Doce" no Pomona College, na Califórnia. Ao longo dos últimos 2 anos, desenvolveu, coproduziu e co-conceituou uma marca de roupas e plataforma informativa focada em conectar povos negros de diferentes nacionalidades, a RÉQUIEM by Fouther & Faria. Lançou seu EP de estreia "REGRA!" produzido nos estúdios Toro Áudio, em colaboração com Kelson Diego e JLZ.

Milena Stahsefski

Photographer, Musician and Pedagogue
Milena Stahsefski é apaixonada por arte e Educação. É graduada em Música e em Pedagogia, com especialização em Fundamentos do Ensino da Arte e em Educação Musical. Aos 26 anos, quando trabalhava com música e pedagogia na Rede Marista, decidiu estudar fotografia como hobbie e, já nas primeiras aulas, soube que queria fazer aquilo para o resto da vida. Desde 2007, uniu sua paixão pela fotografia com sua experiência em trabalhar com crianças e criou a Areté Fotografias, empresa especializada em fotografia de famílias. Em 2008 realizou seu grande sonho de vida: ser mãe! E é nesse universo de ser mãe da Sofia e trabalhar com mães todos os dias que se realiza diariamente! Acredita que as grandes transformações do mundo se dão pelas crianças e que elas precisam ocupar mais e mais espaços na sociedade. Entusiasta do empreendedorismo, criou um curso voltado especificamente para fotógrafas, com o objetivo que suas empresas melhorem a cada dia em lucratividade e rentabilidade.

Monica Berlitz

Businesswoman, Author, Photographer, Cultural Producer and Communicator
Mônica Balestieri Berlitz é empresária, escritora, fotógrafa, produtora cultural, comunicadora, entusiasta, criativa, multiplicadora de conhecimentos, projetos, ideias e conexões e de potencial pessoal e empreendedor. Entre suas mil e uma realizações, Mônica é idealizadora e fundadora do Clube da Alice, comunidade que integra o empreendedorismo feminino, a sororidade e a transformação de vidas, da sociedade e do ato de empreender. A história do Clube da Alice, contada no livro "O Jeito Alice de Empreender", se integra com a história de cada Alice, que nele encontra oportunidades diversas, parcerias, relações de desenvolvimento e de crescimento mútuos, acolhimento, estímulo para acreditar em seu potencial e na rede formada por essas mulheres e sentimento de pertencimento.

Silvia Rodrigues

Physiotherapist, Dancer, Philosopher and Pedagogue
Dra. Silvia Rodrigues tem formações nas áreas de fisioterapia, dança, filosofia e pedagogia. Formação em Aprendizagem Mediada (PEI) pelo CDCP, Neuropsicologia pela UP, Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela UP, Cadeias Musculares e Articulares GDS - Formação Internacional (em curso), Programa Peers na UCLA – Universidade da Califórnia - Los Angeles, (Intervenção Comportamental), Formação em Terapia psicomotora Cuevas Medeck Exercises - Chile, e Leitura Biológica (Formação Internacional) - Bélgica. Trabalha com Dança Adaptada e com crianças dentro do TEA há 18 anos. É criadora da abordagem TFA, que trabalha com indivíduos com déficits comportamentais e cognitivos através do controle motor e movimento.

Organizing team

Diogo
Rõdrïguēs

Curitiba, Brazil
Organizer

Kate
Moraes

Curitiba, Brazil
Co-organizer
  • Bruna Schmidlin
    Production
  • Giancarlo Setti
    Partnerships/Sponsorship
  • Jullyano Mota
    Production
  • Thayse Leonardi
    Curation