Youth@SantoInacioRio
x = independently organized TED event

Theme: Inspirações para a Cidadania Global

This event occurred on
September 16, 2022
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

No dia 16 de setembro, acontecerá no Colégio Santo Inácio o TEDxYouth@SantoInacioRio, das 13h às 18h30min.
O foco principal deste TEDx é ter os jovens como protagonistas do evento. Além de apresentarem suas ideias, eles também irão colaborar com a produção e cobertura no dia do evento.
Pensando em "Inspirações para a Cidadania Global", trarão ideias e experiências que favoreçam o respeito à diversidade e um olhar empático, incentivando a educação em valores, e garantindo a formação integral, com uma postura compassiva, um olhar comprometido, uma ação consciente, uma atitude competente e ideias criativas.

Colégio Santo Inácio
Rua Sao Clemente 226
Botafogo
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 22260-00
Brazil
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Santo­Inacio­Rio events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alejandro Pose

High school student
Seja nas piscinas ou na sala de aula, Alejandro Pose, estudante da 1a série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, deve conciliar sua vida de atleta federado com a rotina de estudante.

Alice Barros

Student
Alice tem 11 anos e cursa o 6º do Ensino Fundamental. Aos 2 anos, parou de comer carnes e, aos 9, decidiu ser vegana.

Alice Matera

Student
Alice tem 11 anos e cursa o 6º do Ensino Fundamental. Este ano, pela primeira vez, não estuda no mesmo horário que o irmão e só encontra com ele à noite, por algumas poucas horas.

Ana Castier

High school student
Ana Castier tem 16 anos e cursa a 2a série do Ensino Médio. Controla bastante seu tempo online, para aproveitar ao máximo a vida offline.

Beatriz de Castro

Beatriz de Castro tem 14 anos e é uma jovem muito artística. Sempre foi muito próxima da arte, em suas mais diversas manifestações.

Beatriz Nogueira Neves

Beatriz Nogueira Neves tem 16 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio. Neta de um casal de deficientes auditivos, Bia vivenciou uma jornada ímpar com seus avós num mundo majoritariamente ouvinte, o que lhe proporcionou um olhar mais sensível ao próximo.

Bento Reis e Borges

Student
Aos 11 anos, Bento cursa o 5o ano do Ensino Fundamental. Luta judô, anda de bicicleta, nada e veleja, participando da Flotilha Zé Carioca.

Bernardo Wey Leite

Bernado Leite tem 11 anos, é atleta de futebol e futsal, federado desde 2019.

Camila Machado

High school student
Desde pequena, Camila é apaixonada por livro. Qualquer livro! Clássico, romance, suspense, fantasia, tudo entra na sua playlist literária. Com gostos ecléticos, vai da ONU Colegial ao estudo para o vestibular de medicina, provando que podemos ser múltiplos. Quanto mais melhor!

Catarina Domingues Studart Leão

Catarina tem 10 anos e cursa o 5º ano. É falante, animada e adora fazer amigos.

Enzo Dattoli

Student
Enzo Dattoli, 15 anos, apaixonado por estudos, é também (certamente bem mais) apaixonado pelo ser humano. Por isso, tenta basear sua vida na frase "fazer o bem, não importa a quem", que serviu de inspiração para sua apresentação no TEDx, no 9º ano do Ensino Fundamental.

Felipe Lamy Tacuchian

Felipe Lamy Tacuchian tem 16 anos, cursa a 1a série do Ensino Médio e é um apaixonado pelas artes. Sempre explorou ao máximo seu potencial criativo, através da escrita, do teatro e da música.

Gabriella Soares

Psychology Student
Gabriella tem 22 anos e é estudante de Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Criada na comunidade Dona Marta e ex-aluna do Colégio Santo Inácio, hoje se interessa pelos processos de adolescência, formação de identidade e de grupo.

Giulia Coletta Forner

Giulia Coletta tem 16 anos e cursa a 1a série do Ensino Médio. É muito curiosa e sempre foi apaixonada por tecnologias e inovações cientificas, especialmente pela Inteligência Artificial.

Isabella Fayal

High School Student
Isabella é uma aluna da 2a série do ensino médio que sempre foi muito envolvida com outros ao seu redor, mas nem sempre correspondida. Ela percebeu que seu mundo mudou junto com sua aparência, e que a chamada "beleza" pode abrir portas.

Julia Mascarenhas de Oliveira

Julia Mascarenhas tem 11 anos e cursa o 6º ano do Colégio Santo Inácio. Sempre gostou de livros, mesmo antes de aprender a ler, pois seus pais liam bastante para ela. Quando contava sobre essas histórias para outras crianças, elas também ficavam interessadas, gostavam de receber dicas, queriam saber quais eram seus livros favoritos. Durante a pandemia e o confinamento, os livros foram sua companhia e a inspiraram a criar um perfil no Instagram para compartilhar suas leituras.

Júlia Vendramini Ramos

Júlia tem 16 anos e cursa o 1o ano do Ensino Médio. Ela, que cresceu rodeada de amigos, se deparou durante a pandemia com um transtorno que estava disposto a tirar tudo dela: a anorexia nervosa. Durante o processo doloroso e lento de cura, aprendeu lições inesquecíveis. Atualmente, Júlia atua em prol da causa, ajudando meninas que passam pelo mesmo problema e servindo como força de apoio.

Juliana Ázara

Student
Juliana tem 10 anos e está no 4o ano do Ensino Fundamental. Já tem celular, mas será que sabe usá-lo de forma adequada?

Lorenzo Barrionuevo

Lorenzo tem 10 anos e está no 4º ano do Ensino Fundamental. Adora matemática e teatro. Depois do Quebra Nozes, este ano subirá nos palcos novamente, desta vez como Aladdin!

Lorenzo Barrionuevo da Silva Avelar Costa

Lorenzo tem 10 anos e está no 4º ano do Ensino Fundamental. Adora matemática e teatro. Depois do Quebra Nozes, este ano subirá nos palcos novamente, dessa vez como Aladdin!

Luiza Vargas de Menezes

Student
Luiza tem 15 anos e uma consciência ambiental muito amadurecida para a idade. Para ela, o futuro da humanidade e da biodiversidade está na nossa ação sustentável hoje!

Manuela Ferreira

Student
Manuela tem 11 anos, é estudante e potterhead, autêntica, como Luna Lovegood, estudiosa e dedicada, como Hermione.

Manuela Henrique Silva

Manuela tem 10 anos e está no 5º ano do ensino fundamental. Adora aprender várias coisas diferentes, inclusive inglês!

Manuela Moreira Ferreira

Student
Manuela Moreira Ferreira tem nove anos e é aluna do 4º ano do EF. Interessa-se por temas relacionados a pessoas e tudo que possa ser importante para a construção de uma sociedade mais justa e amistosa. Manuela gosta de ler, principalmente biografias, jogar tênis, dançar jazz e ouvir boas músicas.

Manuella Tuffani

Student
Manuella tem 18 anos e cursa o 3o ano do Ensino Médio. Desde jovem, tem vontade de estudar no exterior. Este ano, está se preparando simultaneamente para as provas brasileiras e fazendo o processo de application para os Estados Unidos.

Maria Frota

Student
Maria tem 9 anos e está no 4o ano do Ensino Fundamental. Embora ainda não tenha celular, quer muito ganhar um.

Maria Lomba Beer

High school student
Maria Lomba Beer, aos 15 anos, é uma jovem ativa, empoderada e participativa na sociedade, que tenta transformar o mundo em que vive um passo de cada vez, seja através do desenvolvimento de um aplicativo, do voluntariado na Amazônia, ou do papel de liderança que exerce.

Maria Luiza Sanchez Jordão

Maria Luiza tem 17 anos, cursa a 2a série do Ensino Médio e foi diagnosticada com escoliose idiopática do adolescente aos 15. Gosta de viajar, dançar e sair com amigos, com ou sem colete.

Mariana Pugas

Student
Mariana Pugas tem 17 anos e cursa a 3a série do Ensino Médio no Colégio Santo Inácio. É uma jovem resiliente e lutadora, que, com coragem, alegria e apoio, veio contar um pouco da sua história de combate à depressão.

Nicolas Berredo

Nicolas Berredo tem 17 anos e cursa a 3a série do Ensino Médio. Desde o início de sua jornada, quando aprendeu a linguagem Python em aulas no YouTube em 2020, foi conquistado pela programação, tanto por seu caráter matemático, quanto pelas reflexões filosóficas que entender sua lógica proporciona.

Pedro Glanzner de Campos

Student
Pedro é universitário, estuda História e tem 19 anos. Ele decidiu compartilhar sua experiência para motivar outros estudantes a descobrirem sua melhor forma de aprender.

Renan Reis de Oliveira Adão

Renan tem 18 anos e está concluindo o Ensino Médio. É uma pessoa preta em uma sociedade moldada pelo preconceito. Luta por seus diretos e se destaca nos esportes e na dança.

Tiago Ferraz Piñeiro

High school student
Tiago é estudante da 2a série do Ensino Médio. Joga videogame desde pequeno e faz parte da equipe de futebol da escola. Ele acredita que sua habilidade e experiência nos jogos eletrônicos o ajudaram a aprimorar sua capacidade de cooperação e trabalho em equipe, entre outras, para além das telas.

Tito de Carvalho Notaroberto

Tito tem 17 anos e cursa a 2a série do Ensino Médio. Já fez mais de 20 simulações da ONU Colegial, além de ter sido representante de turma e membro do Grêmio Estudantil.

Organizing team

Luciana
Aché

Rio de Janeiro, Brazil
Organizer