GovernadorValadares
x = independently organized TED event

Theme: A base do voo

This event occurred on
November 26, 2022
Governador Valadares, Minas Gerais
Brazil

O TEDxGovernadorValadares, realizado em Minas Gerais/Brasil, trouxe reflexões sobre o mito do voo.

Existem aqueles que criam mundos fantásticos apenas na imaginação e nada constroem de inovador.
Há quem sonhe acordado e atravesse o planeta em busca de realizar o que deseja, sem magia, mas com trabalho duro.
Os que desenvolvem grandes feitos por meio da internet ou em laboratórios na cidade também voam alto.
Além, é claro, dos que vêm de longe voar, literalmente, na capital mundial do voo livre.

Todos voam, cada um à sua maneira. O que há em comum entre eles? A base: Governador Valadares, que sediou pela primeira vez na história uma conferência TEDx.

Auditório do Colégio Genoma
Rua Benjamin Constant, 357, Centro
Governador Valadares, Minas Gerais, 35010-060
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Governador­Valadares events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Angélica Coelho

Psicóloga e professora universitária
Ana Angélica Coelho (@angelicaglcoelho) acredita que a educação é a mola propulsora no processo de transformação e ressignificação da nossa própria vida. Ana fez sua primeira graduação na Universidade Federal de Viçosa, onde também cursou o seu mestrado. Foi reitora da Universidade Vale do Rio Doce e, depois de ter ocupado o cargo, voltou para a sala de aula, como aluna de Psicologia. É professora no ensino superior há 25 anos e no TEDxGovernadorValadares,fala sobre o papel do professor como encorajador no processo de educação, para que mais pessoas tenham mais oportunidades e experimentem um processo de mudança na vida, independentemente da origem, cultura, classe social e outras diferenças entre si.

Camilla Carvalho

Publicitária e empreendedora
Camilla Carvalho (@tetrachave) é publicitária e empreendedora, e uma das idealizadoras e presidente da Equovila, que promove a reabilitação de pessoas com deficiência através do contato com cavalos, esporte, arte e cultura. É responsável também por um projeto de marketing digital com acessibilidade para pessoas com deficiência. No TEDxGovernadorValadares, Camilla traz ideias sobre transformação social, superação e acessibilidade.

Erika Benigna

Historiadora
Erika Benigna (@erikabenigna12) é licenciada em História pela Universidade do Vale do Rio Doce, professora do Ensino Fundamental de Escolas públicas e mestra em Gestão Integrada de Território com estudo sobre interseccionalidade de raça e gênero e corpo-território. Foi tutora presencial na UFMG, polo de Governador Valadares, nos cursos de extensão e Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade, Gênero e Diversidade na Escola e de Pedagogia. No TEDxGovernadorValadares, fala sobre como toda sua trajetória é marcada por uma luta coletiva, principalmente de mulheres negras.

Henrique Estevão

Fonoaudiólogo
Henrique Estêvão (@stvum) descobriu o mundo da cultura e da arte antes de se graduar em Fonoaudiologia pela PUC-Minas. Como amante das artes, utilizou dela de diversas formas durante o período de graduação para bater de frente com preconceitos sendo um homem trans. No TEDxGovernadorValadares ele fala sobre o que é ser um homem de verdade, e a importância de se posicionar dentro (ou fora) da própria comunidade, reforçando sua identidade e pertencimento.

Itamara Ferreira

Designer, professora e criadora do projeto Leiautar
Itamara Ferreira (@itamaraferreira_) é designer, professora e criadora do projeto Leiautar. Ministra cursos e palestras sobre design pelo Brasil e, como ela mesmo se apresenta, é especialista em diálogos delirantes. No TEDxGovernadorValadares, Itamara fala sobre como o design interfere nas dinâmicas sociais através dos sentidos.

Jéssica Dias

Empreendedora
Jéssica Dias (@ajessicadias), é empreendedora, filha e neta de mulheres fortes, estudante de administração pela UFJF - GV e produtora de eventos para o público universitário. No TEDxGovernadorValadares, Jéssica fala sobre o fenômeno dos eventos universitários e a importância deles no cenário acadêmico e social. Além disso, também revela os desafios que enfrenta sendo mulher para ocupar espaços que (antes) não eram ocupados.

João Marcos Mendonça

Professor e roteirista de histórias em quadrinhos
João Marcos (@joaomarcos_mendonca) é criador do projeto Escola de passarinhos, página com milhares de seguidores no Instagram. Professor e roteirista, é apaixonado pelo universo da educação. É mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como roteirista da Maurício de Sousa Produções e é professor universitário. No TEDxGovernadorValadares fala sobre os modelos de educação que investem em artes e sobre como isso mudou a sua vida.

Marcos Almada

Empresário
Marcos Almada (@marcos.medranodealmada) é graduado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Itajubá, possui especialização na Escola de Administração de Empresas da FGV e dentre diversas histórias que viveu e empreendimentos que ergueu ao longo da vida, co-fundou um hub de tecnologia e inovação de Governador Valadares. No TEDxGovernadorValadares, ele fala sobre a escolha do investimento na tecnologia e inovação, que pode ser o melhor investimento dentro de um território.

Max Vilela

Piloto de voo livre
Max Villela (@aeromaxparavoador), é sinônimo de superação. Dentre as diversas provas que já competiu, sua maior vitória foi dar a volta por cima de uma peça que a vida lhe pregou, quando tornou-se usuário de cadeira de rodas, mas isso não o impediu de seguir voando (literalmente), pois Max é piloto de voo livre. No TEDxGovernadorValadares, Max fala sobre os desafios de ser uma pessoa com deficiência e paraquedista na capital mundial do voo livre.

Pri Maciel

Empreendedora
Pri Maciel (@aprimaciel) deixou 13 anos de CLT para morar na Tailândia sozinha e competir. É advogada por formação e lutadora de MuayThai por premiação. Voltou para Governador Valadares e decidiu dedicar-se exclusivamente à sua própria escola. No TEDxGovernadorValadares, fala sobre como o MuayThai salvou a sua vida e mudou a sua percepção sobre o que é ter ‘’sucesso.’’

Sueli Siqueira

Professora universitária pós-doutora
Sueli Siqueira (@suelisq) é pós-doutora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, Doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e também é Professora na Universidade do Vale do Rio Doce. Coordena o Núcleo de Estudos Multidisciplinar Sobre Desenvolvimento Regional e desenvolve estudos na áreas da Sociologia Urbana com ênfase em Estudo Sobre Migração Internacional, além das temáticas Trabalho, violência e meio ambiente. No TEDxGovernadorValadares, Sueli fala sobre o fenômeno da migração, principalmente na cidade de Governador Valadares.

Tukumã Pataxó

Representante do movimento dos direitos indígenas
Tukumã Pataxó (@tukuma_pataxo) é representante do movimento dos direitos indígenas no Brasil. Nascido na aldeia de Coroa Vermelha, extremo sul da Bahia, ele estreou no ambiente digital em novembro de 2021. Além das redes sociais, Tukumã é apresentador do podcast “Papo de Parente” disponível na Globoplay, diretor de comunicação da AJIP - Associação de jovem indígenas Pataxó - e um dos colaboradores do Mídia Índia, projeto em que indígenas de diferentes etnias escrevem e divulgam conteúdos para informar a sociedade e abrir debates importantes para sua luta. No TedxGovernadorValadares, ele fala sobre os desafios do ser indígena no território brasileiro e sobre a diversidade dos povos originários.

Organizing team