BeloHorizonte
x = independently organized TED event

Theme: Ouse Saber

This event occurred on
August 6, 2022
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

É possível supor o que passou pela cabeça de nossos ancestrais quando decidiram sair da África em direção ao desconhecido: uma dúvida. Há cerca de 60 mil anos, aquele pequeno grupo de humanos queria saber: O que há além da montanha? Depois dessa primeira expedição, ocupamos todo o planeta.

Na história da humanidade, a curiosidade sempre foi a mola propulsora das mudanças. Foi o que levou o astrônomo polônes Nicolau Copérnico a propor que o sol estaria no centro do universo. "E se for a Terra que gira? Por que nós temos que ser o centro sempre?" Essas foram questões muito importantes que mudaram a nossa concepção de mundo e geraram avanços científicos até então sem precedentes.

Foi o primeiro passo para que posteriormente satélites fossem lançados ao espaço e o homem pisasse na lua.

Mas você já percebeu que historicamente a humanidade passa por momentos nebulosos? Como se para que exista luz, necessariamente tenha que se superar períodos sombrios.

Mais de uma vez em nossa história, a sociedade foi regida pelo medo. O conhecimento era limitado e não havia liberdade. Contudo, em contramão dessa realidade, surgiram movimentos científicos, filosóficos e culturais valorizando a visão crítica e o questionamento de verdades postas, iluminando nossos caminhos por meio do conhecimento.

Novamente, nos encontramos em períodos difíceis: um vírus assola o planeta e intensifica problemas que já conhecemos como desigualdade, pobreza e fome. Além disso, todos os dias a nossa realidade se transforma em uma velocidade exorbitante, que não pode ser acompanhada. Diante de tantas informações a todo tempo, o sentimento de angústia, medo e incerteza é, atualmente, popular e frequente.

Mas, como nossos antepassados, chegou a nossa vez de afirmar que sim, existe esperança. Esperança que reside na retomada da curiosidade, responsável por despertar o ser racional, a valorização da ciência e do conhecimento. O medo ainda reside, mas a esperança grita: "ouse saber”.

O TEDxBeloHorizonte te convida a vencer as incertezas e explorar os novos mundos que surgem hoje e agora. Para mostrar que o conhecimento científico e a curiosidade são ferramentas que, de fato, transformam o mundo em um lugar melhor. Queremos que, a partir de agora, você ouse saber.

Sesc Paládium
R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30160-041
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Belo­Horizonte events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ado Jorio

Professor de Física e Cientista
Ado Jorio é um dos cientistas mais citados do mundo, membro da Academia Brasileira de Ciência e da The World Academy of Sicences e Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

Cecília Antipoff

Psicóloga infantil e familiar
Cecília Antipoff é guardiã das crianças, psicóloga infantil e familiar. Doutora em Educação e Educadora Parental em Disciplina Positiva

Felipe Barreiro

Presidente da Medtronic Brasil
Felipe Barreiro é presidente da Medtronic Brasil com 18 anos de experiência em liderança. Previamente à Medtronic atuou em empresas como Johnson & Johnson, Novartis, Citibank além de acumular 4 experiências internacionais, havendo morado na França, Espanha, Chile e Estados Unidos.

Fernando Delicato

Economista e empreendedor
Fernando Delicato é economista e empreendedor. Especialista em tecnologia aplicada à publicidade, marketing e entretenimento.

Gabryele Moreira

Física Médica e Mestre em Ciências no Programa de Tecnologia Nuclear
Gabryele Moreira é Bacharela em Física Médica pela Universidade de Sergipe, Mestre em Ciências no Programa de Tecnologia Nuclear pela USP, Bolsista do Programa de Bolsas Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e colaboradora na Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil).

Katemari Rosa

Professora de Física e Cientista
Katemari Rosa é professora no Instituto de Física da UFBA, onde coordena o projeto "Contando nossa história: Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil", uma iniciativa para mapear cientistas negras e negros no país.

Maria Cecília Máximo

Professora e Advogada Trabalhista
Maria Cecília Máximo Teodoro é Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Direito do Trabalho. Professora da PUC Minas, pesquisadora e advogada.

Maurício Pestana

CEO e Jornalista
Maurício Pestana é jornalista e doutor. CEO da Revista Raça e Analista para a área de inclusão da CNN Brasil.

Nina da Hora

Cientista da Computação
Nina da Hora é cientista da computação em construção pela PUCRio . Diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil e Canal Futura, Membro do Conselho de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE, Pesquisadora no projeto Cyberbrics CTS/FGV e Thoughtworks

Phelipe Agnelli

Músico e compositor
Músico e compositor, Phelipe Agnelli se dedica aos instrumentos Handpan, apresentando de forma percussiva e melódica a sua música instrumental.

Rafaela Vitoria

PhD, CFA, Economista-chefe e head de research do Banco Inter
Rafaela Vitoria, PhD, CFA, Economista-chefe e head de research do Banco Inter

Sergio Ricardo Santos

Médico e VP de Estratégica, Jurídico e ESG
Sergio Ricardo Santos é Médico Pneumologista, ex-CEO da Amil Assistência Médica e atualmente trabalha como VP de Estratégia, Jurídico e ESG da Dasa, maior empresa de saúde integrada do Brasil.

Tatiana Silva

Presidente do FA.VELA
Mestre em Geografia (UNESCO-IHE/UFMG) com experiência de pesquisa, consultoria e voluntariado em África, Europa e Brasil. Graduada em Comunicação Social (UFMG), com formação complementar em Ciências Sociais (Vrije Universiteit Amsterdam). Cofundadora e Diretora Presidente do FA.VELA, organização sem fins lucrativos que promove o letramento empreendedor e o desenvolvimento de habilidades digitais e de liderança de grupos e territórios historicamente vulnerabilizados. Atua como gestora e facilitadora de projetos e programas, sendo especialista em educação popular e monitoramento & avaliação de performance e resultado de iniciativas de impacto socioambiental positivo.

Valter Lobato

Professor e Advogado Tributarista
Valter Lobato é advogado, professor de Direito Financeiro e Tributário da UFMG. Presidente da ABRADT e Presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio-MG.

Vitor Borges

Empresário
Vitor Borges é empresário há 10 anos, quando inovou e conciliou seu negócio com seu curso de Engenharia de Produção. Com uma mochila nas costas pela América do Sul, descobriu seu propósito: conectar pessoas e chacoalhar vidas. Seu maior título é ser pai, pai do Raul.

Organizing team

João Vitor
Innecco Areas

Belo horizonte, Brazil
Organizer

Gustavo
Costa

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer