UniversidadedeCoimbra
x = independently organized TED event

This event occurred on
April 23, 2022
Coimbra, Coimbra
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Colégio Rainha Santa Isabel
3000, Rua do Brasil 41, Coimbra
Coimbra, Coimbra, 3030-175
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Lé

Fotógrafo
Bruno Daniel da Cruz Lé nasceu a 10 de Julho de 1994, na Figueira da Foz. Durante o 12º ano, após ter participado num workshop de iniciação à fotografia, decidiu perseguir a sua paixão pela área. Assim, após terminar o ensino secundário, mudou-se para Lisboa e ingressou no Instituto Português de Fotografia, onde concluiu com sucesso o Curso Profissional de Fotografia. Estagiou no jornal “Diário As Beiras” e, atualmente, é um fotógrafo de pessoas e emoções, sempre em busca de novos desafios pessoais. Fã da ideia de que com um “clique", aquele momento, seja ele qual for, nunca mais irá ser esquecido, perpetua a vida através da sua lente. Após dois anos incertos, no Mundo das Artes e no Mundo em geral, procurou reinventar-se constantemente, enfrentando várias adversidades, usando a Fotografia como ferramenta.

Catarina Marques Rodrigues

Jornalista e especialista em Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão
Catarina Marques Rodrigues é jornalista na RTP e especialista em Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão. Foi distinguida como Embaixadora para os Direitos Humanos do ID-Europa, nomeada IVLP Alumni pela Embaixada dos EUA em Portugal e vencedora de vários prémios jornalísticos atribuídos pela ILGA Portugal, Rede ex Aequo e Corações com Coroa. Para além disso, é moderadora de debates de alto nível a convite da ONU, Comissão Europeia, COTEC Portugal e outras instituições. É, ainda, convidada por empresas para dinamizar sessões sobre igualdade de género, comunicação inclusiva e preconceitos inconscientes. É co-autora do livro "Empreendedoras por Natureza" e autora da 1ª série do podcast "Chicas Poderosas".

Duarte Santos

Estudante de Medicina e Mágico
Duarte Santos, estudante do 3º ano de Medicina, na Faculdade de Medicina na Universidade de Coimbra, descobriu a sua paixão pelo ilusionismo em 2016, com 15 anos. Desde então, tem-se dedicado a esta arte performativa e foi convidado a integrar a programação cultural de eventos promovidos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como a Praça Natal e a multissecular Feira do Ano. Mas o currículo deste mágico autodidata não se fica por aqui, contando, também, com atuações no XVIII Hospital do Ursinho, em casamentos e em eventos empresariais.

José Xavier

Professor Universitário e Investigador
Doutorado pela Universidade de Cambridge, José Xavier dedica o seu trabalho à Antártida há 25 anos, integrando ciência, educação e medidas políticas, contando já com mais de 10 expedições a este continente. Tem no seu currículo mais de 100 publicações científicas, incluindo em revistas prestigiadas como a Nature, e colabora com investigadores de mais de 20 países. O trabalho de investigação da sua equipa foca-se no comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) e das suas presas em relação às alterações climáticas no Oceano Antártico. Para além disso, José é o chefe de delegação de Portugal nas reuniões do Tratado da Antártida, nomeado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Ministério dos Negócios Estrangeiros e foi o mais jovem investigador a receber o prémio internacional Marta T. Muse pelo seu trabalho de excelência na ciência e política na Antártida.

Manuel Tovar

co-fundador da The Loop Company
Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Manuel Tovar é cofundador da Loop Company, empresa tecnológica sediada em Coimbra, que se concentra em encontrar soluções para um desenvolvimento sustentável, procurando aplicar o conceito de economia circular. A Loop Company foi criada em 2016, agregando duas plataformas de economia circular, a Book in Loop que se foca na compra e venda de manuais escolares em segunda mão, e a Babyloop, uma loja onde é possível realizar a compra e venda de produtos, também em segunda mão, para bebés. Atualmente, a equipa de Manuel Tovar responsabiliza-se pela plataforma de agendamento de testes covid utilizada pela Cruz Vermelha e pelas Farmácias Portuguesas. Para além disso, a Loop Company encarrega-se da gestão do sistema piloto de Depósito e Reembolso de Embalagens e, ainda, de projetos de transferência de tecnologia do CERN.

Manuela Grazina

Professora Universitária
Manuela Grazina é Doutorada em Ciências Biomédicas, na área de Genética Bioquímica, com Pós-Graduação em Biomedicina, pela Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), desde 1992. É líder, desde 2007, do Grupo de Investigação “Investigação Translacional Reversa em Doenças Bigenómicas e Medicina Personalizada”, com foco no estudo de um grupo de doenças raras, as citopatias mitocondriais (“avarias da fábrica da energia celular”) e em doenças neuropsiquiátricas, particularmente dor e toxicodependências. Para além disso, é também professora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 1997, sendo muito estimada por todos os alunos.

Mário Carneiro

Médico Interno em Formação Específica de Psiquiatria
Mário Carneiro é Mestre em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, estando atualmente no 4º ano do Internato de Formação Específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Participa ativamente na formação de jovens médicos, como assistente convidado na Unidade Curricular de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A sua extrema curiosidade pelo pensamento e comportamento humanos levou-o a co-criar o Projeto DesMente – Ouvir para Crer, dedicado a promover a literacia em saúde mental e ajudar no combate ao estigma em relação à doença mental através da música. Mais ainda, é investigador no Instituto de Psicologia Médica da FMUC e possui uma especialização avançada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais.

Paula Prada

Consultora de Comunicação e Imagem
Paula Prada, licenciada em Relações Empresariais pela Universidade Católica Portuguesa, é consultora de Comunicação e Imagem. Paula criou um projeto pioneiro em Portugal – Imagem Inteligente. Através do seu trabalho, procura alcançar uma identidade visual que vá ao encontro dos objetivos dos seus clientes, tendo por base as características que tornam cada um de nós numa pessoa única – cor de olhos, tom de pele, estrutura óssea e personalidade! Contudo, nem sempre foi esta a sua área de atuação: começou por trabalhar 20 anos na indústria farmacêutica, até ao dia em que decidiu melhorar a saúde das pessoas através de um método inovador e da sua autoria, a Consultoria de Imagem Terapêutica. O seu trabalho é evidenciado cientificamente através de uma ferramenta de avaliação aprovada pela OMS, o WhoQOL bref da FMUC (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e da FPCEUC (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

Veronica Orvalho

Fundadora da Didimo
Veronica Orvalho é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade da Catalunha e é atualmente docente do Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Colaborou no desenvolvimento de vários videojogos, como “The Simpsons Ride” e “Fable II”. Em 2016, fundou a Didimo, spinoff da Universidade do Porto.Esta empresa, cujo nome deriva do grego para “gémeo”, encarrega - se de criar avatares em 3D a partir de uma selfie, em poucos minutos.A tecnologia usada baseia - se em animação facial, machine learning e computação gráfica, permitindo à Didimo ser líder na criação de verdadeiros humanos digitais de alta qualidade e fidelidade.Em 2017, Veronica venceu o Woman Startup Challenge e, em 2021, foi uma das finalistas do EU Prize for Women Innovators.É, também, uma firme defensora de uma educação acessível para todos, tendo criado o programa Paper Wings, que financia cursos universitários e estágios de verão pagos em startups.

Organizing team

Pedro
Monteiro

Coimbra, Portugal
Co-organizer