Unisinos
x = independently organized TED event

Theme: [Re]Começos

This event occurred on
October 28, 2022
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

2022: o ano para escrever novas histórias e inventar outros finais

O que é um começo pra você? E um recomeço?
Começar tem sabor e dor de primeira vez. De estranhamento e de encantamento. É algo que acontece no presente.
Já recomeçar é algo de outra ordem. Tem uma memória implicada aí. Uma memória, ou mesmo uma circunstância, que nos convoca a pensar e a fazer diferente. Recomeçar, então, requer compreender aquilo que foi, pra ressignificar aquilo que será. É necessário retomar memórias e avaliar novas circunstâncias. Precisa de autoavaliação. É substituir o: “e viveram felizes para sempre…”, pra se perguntar: “e se tudo fosse diferente”?! É reassumir as rédeas. Ser autor de novas histórias e, por que não, de outros finais.

Qual é a sua nova história? Qual é o novo final? Quais são os seus [Re]começos?

Boas-vindas ao TEDxUnisinos 2022.

*Inscrições abrem em outubro de 2022 pela Plataforma Sympla

Teatro Unisinos
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600
Bairro Boa Vista
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91330002
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unisinos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Carolina Pont

Bióloga, educadora e ativista socioambiental
Bióloga, Mestre em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre e especialista em Educação Ambiental, Ana acredita que o exemplo é o melhor caminho para a mudança de comportamento. Ela atua na área de conservação e manejo de áreas marinhas protegidas e tem experiência em comunidades locais, pesca, pesquisa social e mamíferos marinhos. Foi voluntária em dezenas de organizações ao redor do mundo. Hoje, compartilha suas experiências com a comunidade a fim de transformar vidas.

Angélica Kaingang

Mulher indígena e Assistente Social
Angelica é Mestra em Política Social e Serviço Social (UFRGS). Ela atuou como Agente de Defesa Ambiental na Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, de 2012 a 2019, e como Bolsista Formadora na Rede Ação Saberes Indígenas na Escola, em 2017, em projeto vinculado ao Ministério da Educação. Tem como principias temas de estudo o serviço social, os coletivos indígenas, os direitos indígenas, os territórios e territorialidades, bem como as lutas e resistências indígenas.

Felipe Menezes

Futurista e Professor
Polímata Maker e Fundador da WTF! School, Felipe atua como Futurista, Empreendedor e é professor universitário desde 2007. Possui formação em Engenharia, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas e mestrando em Design Estratégico. Curte filosofar e colocar a mão na massa. Adora tecnologia, mas mora em um sítio. Ele é um profissional dedicado à geração, aplicação e difusão do conhecimento nas áreas de Estudos de Futuros, Design Especulativo, Empreendedorismo, Inovação e Pensamento Criativo. Pai do Pedro e do Lucas, acredita que pode mudar o mundo através da educação, do diálogo e do conhecimento.

Franciele Reche

Mestra em Indústria Criativa e Especialista em Ensino
Graduada em Gastronomia, Franciele é professora transdisciplinar e ativista por uma alimentação digna para todos. Ela pesquisa a Insegurança Alimentar e colabora na criação de cozinhas solidárias e comunitárias, na busca pela erradicação da fome e pela mudança social por meio da relação com o alimento. Ela é membro do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS.

Gisele Tertuliano

Enfermeira e Cientista Social
Mulher Preta, filha do Seu José e da Dona Maria, que possui "alma de artista", como ela mesma se define: toca piano, canta MPB, dança e há dois anos trabalha como modelo comercial. Gisele fez toda a sua formação em Saúde Coletiva: especialização, mestrado e doutorado. Integra o Grupo para a Promoção da Equidade de Cachoeirinha (RS-Brasil) e é Membro Técnico do Grupo de Pesquisa de Interseccionalidades, Equidade e Saúde da Unisinos.

Isaac Schrarstzhaupt

Pesquisador e Analista de Dados
Graduado em Processos Gerenciais, Isaac é pesquisador e, atualmente, trabalha de forma voluntária como analista de dados de saúde pública para a Rede Análise, uma rede nacional de pesquisadores em prol da informação. Foi uma das 10 vozes mais importantes do Brasil no Twitter no contexto da pandemia de covid-19, segundo estudo feito pelo IBPAD/Science Pulse.

Itanajara Almeida

Empreendedora no ramo da beleza
Itanajara é mulher de tradição. Idealizadora de projetos sociais, busca o embelezamento popular através do exercício de sua profissão. É Diretora da Odabá, Associação de Afroempreendedorismo, Conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras do Rio Grande do Sul e Coordenadora Financeira do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

João Becker

Estudante de Psicologia
João é um gaúcho apaixonado por esportes. Cadeirante resiliente e otimista, considera-se meio ciborgue em um planeta desconhecido. Ele nunca desiste de procurar soluções para todos os seus problemas.

Lucas Mendes de Oliveira

Psiquiatra, Psicanalista e Pesquisador Independente
Lucas se considera um ser humano múltiplo, inquieto e curioso. Ele é cofundador e facilitador do coletivo "A Teia, conectando pessoas” e outros coletivos. Poeta amador, Lucas foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 com a crônica antirracista "Desabafo" e atualmente está se arriscando pelas Artes Cênicas. Ele foi palestrante do TEDxUnisinosSalon 2020 - "Saúde: um cuidado coletivo", com a talk "Saúde tem cor?".

Maria Luiza Saraiva Pereira

Professora e Pesquisadora na área de doenças hereditárias.
Mulher negra, batalhadora e engajada na pauta feminista antirracista, Graduada em Farmácia, mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora pelo King's College da University of London (no Reino Unido). Atualmente, é Chefe da Unidade de Genética Laboratorial do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Paulo Fochi

Pedagogo e Pesquisador
Paulo se dedica há anos à formação de professores na área da Educação Infantil. Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, incluindo a consultoria para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, e é fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), uma comunidade de inovação que atua na transformação de escolas do segmento pelo Rio Grande do Sul. Pedagogo, Doutor em Educação (USP), Membro da Associação Criança (Braga, Portugal), Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Professor Universitário e Coordenador do Curso de Especialização em Educação Infantil (Unisinos), ele demonstra interesse em estudar assuntos para além das suas experiências, adorando a descoberta por coisas novas.

Rafael Mello

Pubicitário, Criador de conteúdo, Maquiador e DJ
Ele é formado em Publicidade e Propaganda, com anos de experiência no mercado. Rafael alimenta a sua criatividade através da Arte Drag. Há 10 anos ele deu vida à Sarah Vika e, há cinco, a personagem se tornou o principal ativo de sua carreira, com inúmeros trabalhos realizados nas redes sociais e em eventos para marcas de renome internacional.

Rita Zart

Atração Cultural
Ela é cantora, compositora e diretora musical de importantes filmes da cinematografia brasileira da última década. Foi a fundadora e integra até hoje o Coletivo Gogó, que faz música e som para cinema desde 2006. Em 2019 resgatou sua carreira autoral e foi uma das compositoras residentes selecionadas pelo Projeto Concha, patrocinado pelo Natura Musical.

Organizing team

Gabriela
Gonçalves

Porto Alegre RS, Brazil
Organizer
  • Augusto Alano
    Team member
  • Bruna Soares
    Marketing/Communications
  • Claiton Duarte
    Operations
  • Felipe Nogs
    Production
  • Marcelly Oliveira
    Production
  • Marina Dalcin
    Marketing/Communications
  • Mikaela Luzia Martins
    Team member
  • Sandrine Liége
    Marketing/Communications