KaMaxakeniWomen
x = independently organized TED event

Theme: What Now?

This event occurred on
December 3, 2021
Maputo, Maputo
Mozambique

O evento será realizado no Centro de Conferências TDM/Tmcel. Trazemos para o mesmo palco homens e mulheres apaixonados por questões de género. Cada um dos nossos oradores tem uma história baseada em diferentes questões que afectam a nossa sociedade. Assim, propomos apresentações sobre assédio sexual contra mulheres no local de trabalho, inclusão, empreendedorismo tanto do ponto de vista masculino como feminino e o papel dos pais na educação das meninas.

Centro de Conferências das TDM
-25.956836045700484, 32.599406364482526
Maputo, Maputo, 0000
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ka­Maxakeni­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Aida Nhavoto

Professora, jornalista e activista social pelos Direitos Humanos das Mulheres.
Aida Nhavoto é licenciada em ensino de Francês pela Universidade Pedagógica de Maputo e também é formada em Jornalismo multimídia, pelo Midia Lab. Aida é professora, jornalista e activista social pelos Direitos Humanos das Mulheres.

Cátia Osória Artur Mangue

Jornalista, apresentadora de televisão
Cátia Osória Artur Mangue é licenciada em Psicologia Educacional com habilitações em Assistência Social, pela Universidade Pedagógica. Graduada em Jornalismo pelo Mídia Lab, onde adquiriu habilidades de produção de jornalismo multimídia e trabalha actualmente. Cátia tem experiência na área de comunicação, tendo trabalhado como Jornalista, apresentadora de televisão e produtora de conteúdos audiovisuais nas áreas de saúde, género e economia em diferentes redacções nacionais. Mais do que se profissionalizar, abraçar este desafio no jornalismo visava quebrar o preconceito que existente em relação a existência de mulheres qualificadas para escrever e orientar discussões voltadas a assuntos económicos. Durante o seu percurso, destacou-se ainda como orientadora vocacional colaborando com entidades destinadas a preparação de jovens para o mercado de emprego.

Egna Rachel Isaías Sidumo

Docente e Pesquisadora
Egna Sidumo é Docente e Pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano afecta ao Departamento de Política Externa e Relações Internacionais e trabalhando igualmente no departamento de Paz e Segurança. Nos últimos anos tem trabalhado nos Desafios da Construção da Paz Duradoura em Moçambique e na análise dos desafios dos deslocamentos internos no centro e norte do país. É Apresentadora de um Programa de Política Internacional em Moçambique e Colunista do Novo Jornal de Angola. Egna, é Licenciada em Relações Internacionais e Diplomacia, Mestre em Estudos Sociais e Politicos da América Latina pela Universidade Alberto Hurtado, com Pós Graduação em Estudos Diplomáticos pela Academia Diplomática Andrés Bello. Tem formação complementar em Metodologias de Pesquisa e Reportagem de Direitos Humanos pela Western Cape University da África do Sul e Contenção e Prevenção do Extremismo Violento.

Felismina Banze

Jornalista/ Directora Executiva
Felismina Banze é Directora Executiva da TV Surdo, onde já trabalhou como repórter e gestora de conteúdos para mídia social. Como uma profissional da área de comunicação, os esforços de Felismina centram-se na construção de uma equipe com elevados índices de desempenho. Antes de se juntar à TV Surdo em 2015, Felismina foi atleta, actriz e modelo. Em 2012, participou no Intercâmbio de Jovens e Programa Study (YES) nos Estados Unidos. É fluente em língua de sinais, Inglês e Português.

Gilberto Macuacua Harilal

Activista social e apresentador de televisão
Gilberto Macuacua Harilal é um Activista Social há 32 anos dos quais 15, está empenhado no combate a violência contra as mulheres e a desigualdade de género. Tem uma vasta experiência em Comunicação de Mudança de Comportamento Social e Desenvolvimento Comunitário. Harilal é apresentador de televisão e fundador da iniciativa Homem que é Homem e empresa com mesmo nome. É Co-fundador da Rede HOPEM (Homem Pela Mudanca) onde desempenha as funções de Director de Programas. É produtor de documentários sobre direitos humanos em Moçambique. O seu trabalho no combate à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de género é reconhecido por instituições como o Departamento de Estado dos Estados Unidos - Bureau of Educational and Cultural Affair, Gender Links a Southern African NGO, com sede em Joanesburgo, África do Sul, Governo Municipal da Cidade de Pensacola, Florida, EUA, que o presenteou com o certificado de cidadania como cidadão honorário da Cidade de Pensacola, entre outros.

Marta Vânia Uetela

Designer Industrial
Marta Vânia Uetela é designer industrial e empreendedora green, apaixonada por design e processos alternativos de produção. Marta, adora resolver problemas usando alternativas locais, tecnologia e acredita no poder de mudança da geração Millennial.

Onésimo Amone Singa

Apresentador de televisão, empreendedor e autor
Onésimo Amone Singa é apresentador de televisão, produtor de conteúdos, empreendedor, autor, tradutor e Intérprete (Português -Inglês) e Palestrante. Em 2020, Onésimo lançou o seu livro, com o título O Empreendedor de Sucesso, prefaciado pelo antigo Presidente da República de Moçambique, Sua Excia Joaquim Chissano. Oficial de Escritório do Consulado Honorário da Namíbia em Moçambique, Professor de Inglês Empresarial, Empreenedorismo e Negόcio na Corporate Business School em Maputo.

Regina Dos Santos

Consultora na área de Igualdade de Género e Desenvolvimento, Artista e Activista Social
Regina Dos Santos começou a cantar aos 10 anos, na escola primária. Desde lá tem cantado em coros, teatro e grupos musicais na escola secundaria e universidade. Foi só em 2012, quando entrou na banda Granmah, que começou a levar a música a sério, como uma carreira. A banda, uma banda de reggae-dub-pop, tem tocado em Moçambique, alguns países vizinhos e na Europa e EUA. A solo a Regina tem tocado vários estilos de música em projectos com outros artistas explorando o jazz, deep house, pop, clássica e outros géneros. Em paralelo, também trabalha na área de desenvolvimento. Depois dos seus estudos nos Estados Unidos e na Inglaterra (Licenciatura e Mestrado respetivamente), em ciências políticas e Desenvolvimento internacional, a Regina voltou para Maputo e trabalha como consultora na área de Igualdade de Género e Desenvolvimento. O seu sonho é de conseguir consolidar a sua arte com o trabalho de activismo feminista para tornar-se numa verdadeira Artevista.

Organizing team

Farida
Ustá

Maputo, Mozambique
Organizer

Graca
Jonas

Maputo, Mozambique
Co-organizer
  • Etelvina De Almeida
    Team member
  • Evito Andrade
    Post production