KaMaxakeniWomen
x = independently organized TED event

Theme: What Now?

December 3, 2021
8:00am - 1:00pm CAT
(UTC +2hrs)
Maputo, Maputo
Mozambique
This event is invite-only.

The event take place at Centro de Conferencias das TDM/ Tmcel. We bring to the same stage men and women passionated on gender issues. Each of our speaker have a specific story based on different issues affecting our society, for instance we propose talks on sexual harassment faces by ladies in workplace, entrepreneurship both from male and female perspectives, the roles of fathers on girls education and building strong atitude on decision making processes.

Centro de Conferências das TDM
-25.956836045700484, 32.599406364482526
Maputo, Maputo, 0000
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ka­Maxakeni­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Aida Nhavoto

Professora, jornalista e activista social pelos Direitos Humanos das Mulheres.
Aida Nhavoto é licenciada em ensino de Francês pela Universidade Pedagógica de Maputo e também é formada em Jornalismo multimídia, pelo Midia Lab. Aida é professora, jornalista e activista social pelos Direitos Humanos das Mulheres.

Cátia Osória Artur Mangue

Jornalista, apresentadora de televisão
Cátia Osória Artur Mangue é licenciada em Psicologia Educacional com habilitações em Assistência Social, pela Universidade Pedagógica. Graduada em Jornalismo pelo Mídia Lab, onde adquiriu habilidades de produção de jornalismo multimídia e trabalha actualmente. Cátia tem experiência na área de comunicação, tendo trabalhado como Jornalista, apresentadora de televisão e produtora de conteúdos audiovisuais nas áreas de saúde, género e economia em diferentes redacções nacionais. Mais do que se profissionalizar, abraçar este desafio no jornalismo visava quebrar o preconceito que existente em relação a existência de mulheres qualificadas para escrever e orientar discussões voltadas a assuntos económicos. Durante o seu percurso, destacou-se ainda como orientadora vocacional colaborando com entidades destinadas a preparação de jovens para o mercado de emprego.

Egna Rachel Isaías Sidumo

Docente e Pesquisadora
Egna Sidumo é Docente e Pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano afecta ao Departamento de Política Externa e Relações Internacionais e trabalhando igualmente no departamento de Paz e Segurança. Nos últimos anos tem trabalhado nos Desafios da Construção da Paz Duradoura em Moçambique e na análise dos desafios dos deslocamentos internos no centro e norte do país. É Apresentadora de um Programa de Política Internacional em Moçambique e Colunista do Novo Jornal de Angola. Egna, é Licenciada em Relações Internacionais e Diplomacia, Mestre em Estudos Sociais e Politicos da América Latina pela Universidade Alberto Hurtado, com Pós Graduação em Estudos Diplomáticos pela Academia Diplomática Andrés Bello. Tem formação complementar em Metodologias de Pesquisa e Reportagem de Direitos Humanos pela Western Cape University da África do Sul e Contenção e Prevenção do Extremismo Violento.

Felismina Banze

Jornalista/ Directora Executiva
Felismina Banze é Directora Executiva da TV Surdo, onde já trabalhou como repórter e gestora de conteúdos para mídia social. Como uma profissional da área de comunicação, os esforços de Felismina centram-se na construção de uma equipe com elevados índices de desempenho. Antes de se juntar à TV Surdo em 2015, Felismina foi atleta, actriz e modelo. Em 2012, participou no Intercâmbio de Jovens e Programa Study (YES) nos Estados Unidos. É fluente em língua de sinais, Inglês e Português.

Gilberto Macuacua Harilal

Activista social e apresentador de televisão
Gilberto Macuacua Harilal é um Activista Social há 32 anos dos quais 15, está empenhado no combate a violência contra as mulheres e a desigualdade de género. Tem uma vasta experiência em Comunicação de Mudança de Comportamento Social e Desenvolvimento Comunitário. Harilal é apresentador de televisão e fundador da iniciativa Homem que é Homem e empresa com mesmo nome. É Co-fundador da Rede HOPEM (Homem Pela Mudanca) onde desempenha as funções de Director de Programas. É produtor de documentários sobre direitos humanos em Moçambique. O seu trabalho no combate à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de género é reconhecido por instituições como o Departamento de Estado dos Estados Unidos - Bureau of Educational and Cultural Affair, Gender Links a Southern African NGO, com sede em Joanesburgo, África do Sul, Governo Municipal da Cidade de Pensacola, Florida, EUA, que o presenteou com o certificado de cidadania como cidadão honorário da Cidade de Pensacola, entre outros.

Marta Vânia Uetela

Designer Industrial
Marta Vânia Uetela é designer industrial e empreendedora green, apaixonada por design e processos alternativos de produção. Marta, adora resolver problemas usando alternativas locais, tecnologia e acredita no poder de mudança da geração Millennial.

Onésimo Amone Singa

Apresentador de televisão, empreendedor e autor
Onésimo Amone Singa é apresentador de televisão, produtor de conteúdos, empreendedor, autor, tradutor e Intérprete (Português -Inglês) e Palestrante. Em 2020, Onésimo lançou o seu livro, com o título O Empreendedor de Sucesso, prefaciado pelo antigo Presidente da República de Moçambique, Sua Excia Joaquim Chissano. Oficial de Escritório do Consulado Honorário da Namíbia em Moçambique, Professor de Inglês Empresarial, Empreenedorismo e Negόcio na Corporate Business School em Maputo.

Regina Dos Santos

Consultora na área de Igualdade de Género e Desenvolvimento, Artista e Activista Social
Regina Dos Santos começou a cantar aos 10 anos, na escola primária. Desde lá tem cantado em coros, teatro e grupos musicais na escola secundaria e universidade. Foi só em 2012, quando entrou na banda Granmah, que começou a levar a música a sério, como uma carreira. A banda, uma banda de reggae-dub-pop, tem tocado em Moçambique, alguns países vizinhos e na Europa e EUA. A solo a Regina tem tocado vários estilos de música em projectos com outros artistas explorando o jazz, deep house, pop, clássica e outros géneros. Em paralelo, também trabalha na área de desenvolvimento. Depois dos seus estudos nos Estados Unidos e na Inglaterra (Licenciatura e Mestrado respetivamente), em ciências políticas e Desenvolvimento internacional, a Regina voltou para Maputo e trabalha como consultora na área de Igualdade de Género e Desenvolvimento. O seu sonho é de conseguir consolidar a sua arte com o trabalho de activismo feminista para tornar-se numa verdadeira Artevista.

Organizing team

Farida
Ustá

Maputo, Mozambique
Organizer