Lisboa
x = independently organized TED event

Theme: Sementes

This event occurred on
September 18, 2022
Lisboa, Lisboa
Portugal

Enquanto uma parte da humanidade reage e navega à vista, outros trabalham há anos em soluções para problemas que já se previam. Quem são essas pessoas e o que nos têm tentado ensinar? Estes últimos anos mostraram-nos da maneira mais dura e inesperada que nada está garantido.
Colectivamente olhamos para a ciência à procura de respostas e soluções milagrosas. O caminho encontra-se algures entre a tecnologia e os saberes ancestrais, numa dança que se procura mais harmoniosa entre o Homem e a natureza. Vamos atrás dessas sementes de esperança.

Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa
Campus de
Lisboa, Lisboa, 1099-085 Lisboa
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Lisboa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alcina Faneca

Advogada
Alcina Faneca, tem 29 anos, é Advogada em Torre de Moncorvo, onde vive desde os 6 anos de idade. Fez a Licenciatura em Direito, e Mestrado em Direito Criminal na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. Em 2019 inscreveu-se na Ordem dos Advogados no Porto, onde fez parte do estágio profissional, o qual terminou em Torre de Moncorvo. Em Julho de 2021 tornou-se Advogada, e atualmente trabalha num escritório próprio , em parceria com dois colegas em Torre de Moncorvo. É cigana, e por esse motivo , é habitual participar em ações de sensibilização, para aumentar a assiduidade/sucesso escolar dentro da comunidade. O seu percurso foi marcado pelo apoio incondicional dos amigos e da família mais próxima, no entanto, simultaneamente por olhares reprovadores por parte de terceiros ( dentro e fora da comunidade), que não acreditavam que seria possível para alguém de etnia cigana, nomeadamente uma mulher, conseguir atingir o objetivo de ter uma formação e ser independente.

Alexandra Prado Coelho

Jornalista
Jornalista do diário PÚBLICO desde a fundação deste, em 1990, começou a trabalhar na secção de Política Internacional. Em 2006 transferiu-se da secção Internacional para a de Cultura e a partir de 2011 dedicou-se sobretudo a temas ligados à alimentação. Entrevistou muitos dos grandes chefs portugueses e vários chefs internacionais. Fez reportagens em diferentes países, acompanhando a revolução gastronómica no Peru, viajando pelo Brasil para provar as gastronomias de locais como Goiás ou Belém do Pará, visitou a Dinamarca para conhecer o fenómeno do Noma, acompanhou festivais como o Madrid Fusión ou o Mistura (no Peru). É co-autora de dois livros e em Portugal tem escrito sobre comida, restaurantes, agricultura, produtos, ambiente, sustentabilidade, a história e o futuro da alimentação, sempre para o mesmo jornal onde começou.

Bluish

Banda musical
Bluish são um duo de Lisboa, entre a folk fantasmagórica, o dream-pop e a psicodelia minimalista, cujas canções etéreas convidam a planar sobre as nuvens ou a imergir nas águas mais profundas. Vera Vaz e João Farmhouse estrearam-se em 2018 com o single Mess (videoclipe disponível no youtube), o primeiro avanço do EP, vincando automaticamente o estilo da banda. O seu primeiro disco On Our Own, (disponível em todas as plataformas) repleto músicas que fazem o cocktail perfeito para nos fechar no universo dreamy que os Bluish patentearam.

Bruno G. M. Neto

HUMANISTA | SUSTENTABILISTA
19 anos de trabalho humanitário e de cooperação internacional em 37 países, com intervenções de longo termo no Médio Oriente, América Central, Europa, Ásia e com 9 anos de trabalho em Saúde Pública em África, chefiou diversas missões nos diferentes continentes no Sector Público, Privado e Não Governamental. Foi distinguido em 2015 pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem Nacional Honorífica da Liberdade. No percurso académico que foi iniciado no IP de Beja, destaca-se o programa de educação executiva na Harvard Kennedy School e uma pós graduação em Project Management em Business na Universidade de Salford de Manchester e Robert Kennedy School de Zurique. Considera-se um Filantropo, Humanista | Sustentabilista e um eterno aprendiz. Depois de trabalhos no Este do Congo, Serra Leoa ou Afeganistão, neste momento trabalha com a OCHA e coordena a resposta humanitária das Nações Unidas à seca no Sul da Angola

David Russo

Ethical Hacker e Professor Universitário
CTO e Co-Fundador da CyberS3c e Co-Coordenador da Academia Nacional de Cibersegurança. Engenheiro, formado, licenciatura e mestrado, pelo Técnico Lisboa. Doutororando em Cibersegurança na NOVA IMS. Leciona várias UCs em ensino universitário, tais como segurança de informação, cibersegurança industrial, sistemas operativos, gestão de segurança de informação, infraestruturas e redes e ciberataques. É docente em diversas instituições como ULHT, IPLuso, ESCAD, Instituto Superior Técnico, Universidade Europeia e ISLA Santarém. Está integrado como consultor em projetos de voluntariado a nível de proteção de infraestruturas. Recentemente, também, foi convidado para ser mentor de uma incubadora internacional para a área de cibersegurança. É especializado em Offensive Hacking, Industrial Intelligence e Cibersegurança Industrial. Conta com várias certificações nacionais e internacionais da área de cibersegurança de instituições como Homeland Security (USA) (Proteção de infraestruturas criticas)

George Tannenbaum

Founder, Creative. GeorgeCo, LLC
George has spent half his life in the advertising business yet he still manages to be a nice guy. Currently makes his advertising living working directly for clients and agencies. Before that, George spent five years at Ogilvy helping run his dream account: IBM. Also worked at Ogilvy on IBM. Before Ogilvy, George worked for five years as executive creative director at R/GA—running the Ameriprise business, R/GA’s first traditional-advertising account. George has also worked for some of America's most storied agencies, including Hal Riney and Partners and Ally & Gargano. George has won major awards for both creativity and effectiveness in four media channels: traditional, direct, interactive, and experiential. He's won a total of 15 Effies, including the Grand Effie and the 5/50 Sustaining Effie. He might be the only person on earth to have done that. George also writes a popular advertising blog, Ad Aged, that was called “A Most Influential Marketing Blog” by “Business Insider.

Jewel Arthur

Creative Director and Curator
Jewel Arthur is a Global Hunter, Designer, Curator, Creative Director, Educator, and all-around Story Teller. Jewel can count some of the world’s leading brands and creative pioneers as her clients and collaborators. A graduate and lecturer at the world-renowned, University of the Arts, she was given her first opportunity by the late great British designer Alexander McQueen as a designer and show producer. For nearly two decades Jewel has worked with brands and professionals at the peak of their industry including Selfridges, Apple, The Hilton Group, Diesel, The Hearst Corp, London’s Victoria & Albert, and Giorgio Armani, Elle Decor, Jaguar, Saota, Louis Vuitton, and Prada. Jewel is currently the Founder and Managing Director of Cre8africa, an African-based creative hub whose projects include NuAfroplitan Design Studio and Showroom, ‘ When We Were Kings’ and ‘Kaya Energy Project’.

José Eduardo Martins

Advogado
José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados – uma das maiores sociedades de advogados do país – comentador, ex-secretário de Estado do Ambiente, leitor “compulsivo”, melómano e co-criador de festivais musicais. Atuando principalmente nas áreas do Direito Ambiental, Comercial e Imobiliário, é um dos advogados portugueses com maior experiência nas áreas do ambiente, energia e recursos naturais. É o Sócio responsável pela área de Direito Ambiental e pelos Gabinetes de Angola e Cabo Verde. Trabalha em todas as jurisdições de língua portuguesa em assuntos relacionados com produção de eletricidade, geração e transação de licenças de carbono, contabilização de ativos ambientais, gestão de água e gestão de resíduos. Com vasta experiência no setor público, foi Secretário de Estado do Ambiente e Deputado à Assembleia da República. Em 2021, foi nomeado Presidente da Comissão de Ambiente e Energia da Câmara de Comércio Internacional Portugal (ICC Portugal).

Luís M. Vicente

Biólogo - Doutorado em Evolução
Nascido em 1955 entre a restinga e a savana, entre o mar e o musseque, entre o português e o kimbundu, na urbe de Lu-ndandu, Ngola. Paleo-lamarckista, kropotkinista, confortável com o jovem Marx dos manuscritos de 1844, seduzido por Nietzsche. “Flaneur” pelos caminhos da Biologia, da História, da Filosofia. Estudou Biologia na Faculdade Ciencias da Universidade Lisboa; estudou Biossistemática no Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris; estudou Genética na École Pratique des Hautes Etudes de Montpellier; estudou Ecologia Insular na École Normale Superieure (Paris); estudou Evolução em Ilhas na Faculté des Sciences da Université Paris 6 – Pierre et Marie Curie. Biólogo (kala sanji ni baia riê). Doutorado em Evolução. Professor Universitário. Mais de 100 artigos publicados em revistas científicas internacionais. Vários capítulos de livros científicos em editoras científicas internacionais.

Nara Vidal

Escritora
Nara Vidal é escritora, professora, tradutora e editora brasileira, de Guarani, em Minas Gerais. É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Artes e Herança Cultural pela London Met University. É autora do romance Sorte (um dos vencedores do Prêmio Oceanos em 2019) e da coleção de contos Mapas para Desaparecer (finalista do Prêmio Jabuti em 2021. Seu livro mais recente é o romance Eva (Editora Todavia). Seu trabalho como editora da Capitolina Revista, publicação literária, foi reconhecido com um prémio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2020. Nara escreve extensivamente sobre feminismo e literatura em várias publicações, além de ser colunista da Revista Claudia, Jornal Rascunho e a Tribuna de Minas. Mora na Inglaterra desde 2001.

Nina Gruntkowski

Fundadora e Gerente na Empresa Chá Camélia
Nina Gruntkowski é natural de Frankfurt e começou a falar português na sua passagem académica por Colónia, onde se formou em Geografia, Etnologia e Estudos Africanos. Em 2011 começou o cultivo do chá no jardim da sua casa, no Porto. Actualmente tem 12 mil plantas a formar as raízes do Chá Camélia na sua quinta biológica em Fornelo/Vila do Conde, onde produz chá verde artesanal e divulga a cultura do chá. No seu passado, como jornalista, especializou-se nos países de língua portuguesa em reportagens para a rádio pública alemã. Para a DW trabalhou na formação de jornalistas das rádios comunitárias do Brasil, Moçambique e Guiné-Bissau. Numa reportagem sobre o Douro apaixonou-se e ficou em Portugal. Por essa altura lembrou-se do antigo sonho de um dia produzir algo que durasse mais tempo do que um programa de rádio. Numa pesquisa descobriu que a planta de chá é uma espécie de camélia que, por coincidência, estava muito perto do local onde vivia, conhecido como a “terra das camélias”.

Nuno Malheiro da Silva

Arquiteto
Arquitecto, com 23 anos fundou o seu primeiro atelier. Aos 25 anos foi convidado para liderar uma empresa de engenharia de instalações técnicas. Em 2005, funda o FOCUS GROUP agrupando diversas empresas complementares de projecto, materializando um conceito inovador - “One Stop Solution” - nos serviços de consultoria e projecto em Portugal. Nos últimos 25 anos projectou e coordenou dezenas de projetos dos mais variados tipos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, incluindo edifícios residenciais, de comércio, de serviços e turísticos e ainda equipamentos desportivos e culturais, bem como Planos de Pormenor e loteamentos, Parques Urbanos e diversos projetos de mobilidade suave, em regime quer de encomenda pública quer privada. Desde 2010, tornou-se membro da direção da APAV. Com o Judo, que pratica desde a infancia, aprendeu que o trabalho e treino em equipa é fundamental para o sucesso individual.

Pedro das Neves

CEO da IPS Innovative Prison Systems
Pedro Das Neves trabalha há mais de duas décadas em reforma da administração pública e em sistemas de inovação no setor de justiça criminal, tendo visitado mais de 1250 prisões em 45 países. É diretor executivo da IPS_Innovative Prison Systems – uma empresa que se dedica à investigação e consultoria especializada nas áreas da modernização de sistemas de justiça e de serviços prisionais e de reinserção – e diretor executivo da ICJS Innovative Criminal Justice Systems Inc. Pedro participa em vários grupos de trabalho de reforma da justiça, colaborando com instituições como a UNODC United Nations Office on Drugs and Crime. É convidado frequente em reuniões da Comissão Europeia, Conselho da Europa e EUROPRIS e como orador em diversos eventos internacionais. Pedro das Neves é membro dos grupos de peritos da Comissão Europeia (‘DG JUST’) relativos à implementação da Estratégia Europeia de Formação Judiciária Europeia e à aplicação do Mandado de Detenção Europeu (como membro suplente).

Pedro Matos

Trabalhador Humanitário
Depois de passar por startups e pelo sector espacial, trabalha há mais de 10 anos em países como o Iêmen, Mali, Sudão, Etiópia e Bangladesh, onde se especializou na gestão de emergências na área da ajuda alimentar. Coordenou a resposta humanitária em Moçambique na sequência do furacão Idai e esteve na Ucrânia a apoiar pessoas fugidas das zonas de combate. É autor do projecto The Darfur Sartorialist que fotografou sudaneses do Darfur pelo lado da moda e lançou a rede Lusophone Film Fest que organiza festivais de cinema lusófono em 19 cidades do Mundo.

Pedro Santa Clara

Finance Professor
Pedro Santa-Clara is a Full Professor of Finance at the Nova School of Business and Economics since 2007 – currently on leave. He was an Assistant, Associate, and Full Professor of Finance at UCLA’s Anderson School of Management from 1996 to 2009. Pedro has an undergraduate degree in Economics from Nova SBE and a Ph.D. in Finance from INSEAD. Has published more than 30 papers in top academic journals of Finance and Economics. He was a research associate of the National Bureau of Economic Research and a research fellow of the Center for Economic Policy Research. In 2012, Pedro’s career took a radical turn, and, over the subsequent six years, he led the construction of the new campus in Carcavelos for Nova SBE and the €54 million campaign that funded it. In this context, he led the creation of Fundação Alfredo de Sousa, which he presided over between 2015 and 2018. In 2019, Pedro started Shaken Not Stirred a company that promotes and manages education projects: 42 Lisboa and 42 Porto.

Pierre Aderne Rua das Pretas

Músico, compositor, cantor
Pierre Aderne, criador e dinamizador do projecto Rua Das Pretas , “ é o músico que mais mundos uniu na cidade de Lisboa, O sotaque musical de Lisboa (Manuel Halpern / Revista Visão / Jornal De Letras). Antes do surgimento da Rua Das Pretas, Pierre Aderne esteve na gênese da música lusófona contemporânea , seja como compositor com sucessos nas vozes de Antonio Zambujo e Seu Jorge , como em suas colaborações e duetos com : Tito Paris, Gisela João, Cuca Roseta, Sara Tavares, Rita Red Shoes, Mário Laginha, Jorge Palma e tantos outros . A Rua Das Pretas nasceu na sala de casa de Pierre em Lisboa há vários anos, para ser apenas um encontro intimo e secreto com seus parceiros de música . Uma tertúlia musical frequentada pela mais alta gama da música de língua portuguesa, por sua casa passaram : Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Moura, Carminho, José Eduardo Agualusa, Valter Hugo Mãe e tantos outros .

Rui Barroso

Bailarino e Professor de Tango
Nasceu em Coimbra em 1980, onde se licenciou em Direito pela FDUC. Depois de exercer advocacia durante alguns anos, decidiu dedicar-se exclusivamente ao mundo do Tango Argentino, atividade que começou a desenvolver aos 18 anos de idade. Desde então que a sua vida tem sido dedicada ao ensino, baile e promoção do Tango Argentino em Portugal e no mundo. Amante da fotografia desde tenra idade, concluiu recentemente o Curso Profissional de Fotografia ministrado pelo Instituto Português de Fotografia em Lisboa, onde atualmente reside. Enquanto bailarino e professor, trabalhou por diversos países na Europa, Ásia, África e América Latina, o que lhe permitiu não só conhecer diferentes realidades e formas de estar na vida, mas também compreender as diversas formas como as pessoas se relacionam entre si em função da cultura em que se inserem.

Tiziana Ulian

Senior Research Leader
Dr Tiziana Ulian is a Senior Research Leader (Sustainable Use, Seeds, and Solutions) at the Royal Botanic Gardens, Kew, in the U.K. She has over 20 years of experience leading projects contributing to the conservation of biodiversity and supporting the livelihoods of local communities across Latin America, Africa, and the Middle East (30 projects in 18 countries). She has over 100 publications and she is the lead editor and co-author of the book 'Wild Plants for a Sustainable Future'(2019), which aims to promote the conservation of wild multipurpose plants in agriculture and reforestation projects. She is Italian and holds a Ph. D from the Natural Resources Institutes (NRI) of the University of Greenwich in the U.K.

Organizing team

Marta
Gonzaga

Lisboa, Portugal
Organizer

Dirk
Niepoort

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Isa Guerreiro
    Partnerships/Sponsorship
  • Francisco Carmona
    Operations