VilaNovadeGaia
x = independently organized TED event

Theme: AGORA!

This event occurred on
July 9, 2022
Vila Nova de Gaia, Porto
Portugal

Agora!
O tempo que vivemos coloca-nos perante uma nova realidade cheia de desafios nunca antes enfrentados.

Ultrapassando qualquer ficção imaginada, os media revelam-nos quotidianamente uma vertigem de situações catastróficas à escala planetária.

Alterações climáticas, surtos pandémicos, crise energética, migrações, radicalização política e fanatismos religiosos convergiram num só momento que ameaça destruir todo um progresso civilizacional dado por nós como adquirido.

E Agora?

Agora é tempo de promover e partilhar ideias. É tempo de agir.

Da transdisciplinaridade das concepções às implementações colaborativas, urge robustecer comunidades e sentido de pertença, urge enfrentar os desafios comuns de forma articulada e partilhada.

Ágora.

A TEDxVilaNovadeGaia é o fórum de eleição dessa partilha e o momento de celebrar ideias estruturantes da nossa comunidade.

"Sometimes You Will Never Know the Value of A Moment Until

It Becomes A Memory." -Theodor Seuss Giesel

Hilton Porto Gaia
R. de Serpa Pinto 124
Vila Nova de Gaia, Porto, 4400-307
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Vila­Novade­Gaia events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alaa Abi Haidar

Scientist Artist
Paris-based heptaglot artist (painter, photographer and filmmaker) and scientist (PhD, expert in artificial intelligence and its applications to natural language processing, Postdoc at the Sorbonne University). ALAgrApHY builds drawing machines and teaches them using algorithms how to make art and was amongst the first to use Artificial Intelligence to make Art. Using a model known as Generative Adversarial Networks (GANs) he generated in 2016 the "Children of the Cloud", 10000 fictitious portraits trained on his project of 1001 faces. These portraits of non-existing people of all origins, ages and genders are united in huge mosaics to paint humanity with all colors of diversity. His artwork Dormant Muses (/Muses Endormie/) was the first AI-generated artwork using GANs to be sold at the Grand Palais. In 2018 won the digital art award at the Salon d'Automne known for starting cubism and fauvism, and in the following year.

Clara Ferreira Alves

Journalist Author
Clara Ferreira Alves é escritora e jornalista. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou a advocacia pela escrita. Foi Editora e Redatora Principal do jornal EXPRESSO. Fez grande reportagem, jornalismo de guerra e foi editora e crítica literária. Hoje assina a coluna Pluma Caprichosa. Foi Diretora da Casa Fernando Pessoa e da revista literária Tabacaria. É Autora de programas culturais e documentários na televisão e do programa de comentário político Eixo do Mal. Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, do júri do German Marshall Fund em Portugal e do júri do Prémio Pessoa. Publicou uma colecção de crónicas, Pluma Caprichosa, as ficções Passageiro Assediado e Mala de Senhora e uma coleção de ensaios, Estado de Guerra. Publicou, entre 2014 e 2017, vários contos originais em antologias e revistas.Publicou, em 2015, o romance Pai Nosso. Publicou recentemente duas coleções de ensaios, Cenas da Vida Americana, em 2017, e Os Suspeitos do Costume em 2021.

Dani Diéguez

Social Entrepreneur
Empreendedor social que acompanha entidades e empresas a colocarem os desafios dos seus proprietários, empregados, clientes, fornecedores e outros colaboradores no centro das suas decisões, para assim conseguir superar as dificuldades da atual situação económica. Grande defensor da Economia Social, a cocriação e a busca de sinergias, participa em vários programas de apoio ao empreendedorismo, à geração de novas cooperativas e à criação de ligações fortes entre a Galiza e o Norte de Portugal. Facilita sessões de aprendizagem com um estilo marcadamente dinâmico, misturando atividades ao ar livre, com sessões de Lego Serious Play e ações de gamificação. Nos últimos anos, tem colaborado em várias organizações de eventos TEDx nos dois lados do Minho, até chegar a liderar um na cidade de Ourense no próximo mês de novembro: TEDxXardindoPosio.

Fátima Vieira

Utopianism research
Fátima Vieira é Professora Catedrática da Faculdade de Letras e Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto. É Coordenadora do Polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde coordena a linha de investigação “Mapping Utopianisms”. Foi Presidente da Utopian Studies Society/Europe entre 2006 e 2016. Há mais de três décadas que estuda a forma como as utopias – a imaginação de mundos possíveis na literatura, no ensaio político e filosófico e nas artes – têm vindo a galvanizar a ação coletiva e a determinar o progresso e o desenvolvimento sociais. E no processo do estudo e teorização da utopia, tornou-se utópica também.

Lúcia Vaz Pedro

Author
Portuguese and French teacher at Inês de Castro School, in Vila Nova de Gaia. She graduated in 1992 from the Faculty of Arts of the University of Porto and has published more than thirty books (school, novels, and children's books). She is an expert trainer in Portuguese working both with teachers and also at the business level. For several years, she wrote on Jornal de Notícias about the Portuguese Language. She currently writes articles for Público newspaper. In 2014, she was invited by the Polytechnic Institute of Macau to provide training to Chinese university professors, under the theme “Communication and Expression”. She has also written articles for the Portuguese Language Observatory and is a contributor to the Ciberdúvidas website.

Luis Baiao

teacher
Professor de educação especial no Agrupamento de Escolas de Canelas. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pós graduado em Educação Especial. Em 2017, juntamente com um pai de um aluno, criou o Sim, Somos Capazes, um projeto focado na transição para a vida adulta através dos sonhos dos jovens com deficiência. Foi finalista do Global Teacher Prize 2020.

Marita Setas Ferro

Sustainable Fashion Activist
Mestrado em Escultura (FBAUP), Pósgraduação em Design e Marketing – Vestuário (UMINHO), Pós-graduação em “Gestão Cultural nas cidades” (ISCTE) e profissionalização em serviço (FPCEUP). A sua formação foi feita e concluída no CITEX – Curso de Design de Moda e na FBAUP – Curso de Artes Plásticas – Escultura. Criou a marca Marita Moreno em 2008, onde desenvolve peças de autor e linhas de acessórios sustentáveis. Formadora e consultora em áreas de design, têxteis, moda, e Artes Plásticas. Na escultura, desenvolve trabalhos com têxteis, fios, lãs e couro, criando uma serie de “Soft Works” e de “Esculturas vestíveis”. Foi considerada uma das “Top 100 Women in Fashion Tech” pela Women of Wearables. Marita Moreno recebeu inúmeros prémios a nível nacional e internacional: MOMAD “Moda, Sostenibilidad y Negócio”, Green Product Award, Vegan Global Award para Acessórios, German Design Award na categoria Eco-Design, Prémio Inovação Moda Sustentável ETIKWAY, Global Footwear Awards – Profissional .

Narciso Monteiro

Musician
"Com um percurso entre a Escola de Jazz e a antiga escola de música Caffi, Narciso Monteiro descobriu a guitarra com cerca de 14 anos. Entre o blues e o metal, foi fundador e compositor de projetos como The Gama GT Blues Project com 2 discos editados, os progressivos Heylel com 5 edições e , mais recente, uma incursão pelo Doom Sinfónico com a banda King Baal, que editou Conjurements em 2021 pela italiana WormholeDeath. A solo, apresenta uma actuação denominada Viagens, que pretende precisamente levar o ouvinte a viajar entre diferentes culturas e sensações através da elevação da guitarrra eléctrica como foco principal entre ambientes sonoros."

Pedro Russo

Astronomer
Pedro é professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden na Holanda e membro da direção da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Pedro coordenou globalmente o Ano Internacional de Astronomia 2009(AIA2009), uma iniciativa da UNESCO e União Astronómica Internacional e proclamada ao mais alto nível pelas Nações Unidas. O AIA2009 foi o o maior projecto de divulgação cientifica de sempre e chegou a mais de 800 milhões de pessoas, mais de 2 milhões só em Portugal. Com 148 países envolvidos tornou-se a maior rede de ciência do Munco. Pedro recebeu os prestigiantes prémios SPORE da revista cientifica Science e da União Europeia, Scientix, para melhores recursos educativos na área do Ensino das Ciências e recentemente recebeu o primeiro prémio de comunicação de ciência nos Países Baixos. Pedro foi investigador no Instituto Max Planck onde trabalhou na equipa cientifica da sonda espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia.

Pedro Simas

Virologist
Pedro Simas é o Diretor do Centro de Investigação Biomédica da Católica, Professor de Virologia na Católica Medical School e conselheiro de saúde da Câmara Municipal de Lisboa. É Doutorado em Virologia pela Universidade de Cambridge, onde iniciou a sua carreira de investigação estudando os mecanismos moleculares básicos envolvidos nas infecções por vírus herpes, que estão associadas a formas específicas de cancro, como os linfomas.

Sérgio Silva

Ethical Hacker
Sérgio Silva é o fundador da CYBERS3C, é Mestre em Segurança da Informação pelo Instituto Superior Técnico, Escola Naval e Faculdade de Direito e Doutorando em CiberSegurança na Nova IMS. Durante mais de vinte anos esteve na Administração Pública, tendo sido responsável por projetos europeus como o ECLI e E-CODEX. É docente na Universidade Lusófona, Universidade Europeia, Coimbra Business School e Instituto Superior Politécnico Gaya, Diretor da ANCIBER - Academia Nacional de CiberSegurança, e Advisory Board Member da CIONET. Atualmente desenvolve investigação no domínio da inteligência artificial na CiberGuerra.

Tânia Graça

Sexologist
Tendo sido sempre uma interessada pelas relações, sexualidade e comportamento humano, concluiu os seus primeiros estudos de mestrado em Psicologia Clínica Sistémica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e poucos anos mais tarde realizou um segundo mestrado em Sexologia, Orientação e Terapia Sexual pelo Instituto Europeo de Formación y Consultoría. Desde muito nova percebeu e indignou-se pelas várias desigualdades e violências vividas pelas mulheres pelo que, através do estudo de temas ligados ao feminismo, começou a dedicar-se ao ativismo dentro destas áreas, usando especialmente o empoderamento sexual para o empoderamento feminino. Trabalhou com casos de violência doméstica, esteve 3 meses na Índia a lecionar Educação Sexual a meninas e mulheres, criou uma página de instagram que conta já com mais de 200 mil seguidores onde fala diariamente sobre estes temas, sendo ainda cronista do Jornal Público.

Tauan Bernardo

Designer
Tauan Bernardo, Designer, Maker e Educador, tem 15 anos de experiência atuando no desenvolvimento de Produto e mentoria para empresas de base tecnológica. Foi co-fundador do Garagem Fablab no Brasil e é co-fundador e Diretor do Vivalab Porto. Deu aulas no Instituto Europeu de Design-SP, Porto Design Factory e na Escola Superior de Ensino do Porto. Sua area de pesquisa e ação envolve o uso a Fabricação Digital e Inovação Livre para a promoção de tecnologias mais humanas e comunidades mais resilientes.

Till Sunday Pirate

Composer instrumentist
Till Sunday Pirate é uma “banda de um homem” que usa o Didgeridoo, um instrument originário da Austrália, como o centro da sua performance musical. O compositor/autor, fundador da OliveTreeDance há 15 anos, começou como músico de rua em 1997. Oslo trouxe-lhe o contacto com o didgeridoo e foi com ele que evoluiu musicalmente nos anos seguintes em Itália, Holanda, Reino Unido e Espanha. Desde 2005 que participa em várias bandas originais e projetos de cariz social. As suas performances em vários festivais nacionais e internacionais combinam bateria, percussão, samples eletrónicos, voz e didgeridoo numa mistura de ritmos e sonoridades de diferentes culturas.

Vitor Vasconcelos

Biologist
Vitor Vasconcelos é Professor catedrático do Departamentpo de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Diretor do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha em Ambiental (CIIMAR). Membro do European Marine Board e do Conselho Científico do Museu Nacional de História Natural de Paris, França. Membro da direção da BlueBio Alliance, a rede nacional de biorecursos marinhos. É também director do doutoramento de Biotecnologia Marinha e Aquacultura na Universidade do Porto. No CIIMAR, é ainda líder da equipa de Biotecnologia Marinha e Ecotoxicologia e responsável pela coleção LEGE-CC, uma coleção viva de cianobactérias e microalgas com mais de 2000 estirpes. Autor de mais de 450 artigos científicos e orientador de mais de 100 estudantes de mestrado e doutoramento, desenvolve atualmante a sua investigação na área das aplicações biotecnológicas de microorganismos bem como no seu impacto ecotoxicológico.

Organizing team

Filipe
Silva

Vila Nova de Gaia, Portugal
Organizer