PortoSalon
x = independently organized TED event

Theme: Move On

This event occurred on
October 9, 2021
Porto, Porto
Portugal

O tema deste evento é Move On (imagem em anexo e no final desta mensagem), porque é exatamente isso que ansiamos após a pandemia. Não se trata de esquecer este passado recente, mas sim lançarmo-nos rumo a um futuro cheios de confiança, revendo as nossas forças e descobrindo novas soluções!
À luz deste tema, seis oradores virão partilhar as suas ideias e projetos sobre educação, sustentabilidade, descarbonização de combustíveis, divórcio e tratamentos inovadores.

Natixis Campo 24 de Agosto
Rua Santos Pousada 220
Porto, Porto, 4000-478
Portugal
Event type:
Salon (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Porto­Salon events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Diogo Quintão

Alternative Fuels Expert
Diogo Quintão é sócio fundador e COO da Ultimate Power, impulsionadora da eficiência energética, protegendo o ambiente e reduzindo as despesas financeiras na mobilidade e indústria. Desde 2018, que acumula funções na empresa UTIS (sócio fundador) como consultor técnico, sendo responsável pelas aplicações industriais e pelo dimensionamento dos sistemas UC3. É Engenheiro Mecânico, formado no Instituto Superior Técnico em Lisboa, com especialidade na área de Automação, Robótica e Sistemas, tendo também frequentado o Mestrado em Desenvolvimento de Produto também no Instituto Superior Técnico. Quando não está a trabalhar, o Diogo toca guitarra clássica e elétrica, aproveita para jogar padel e dedica-se à sua paixão por carros, fazendo restauro, manutenção e claro a conduzi-los por essa estrada fora. Viajar é outra das suas paixões e sempre que pode planeia a próxima aventura com a esposa e a filha.

Han Rick

Musician
Em 2020, o compositor e produtor musical português Han Rick, sediado em Inglaterra, veio trazer de volta os ecos da música pop dos anos 60 com o lançamento do seu single “My Love (It’s Free)” que estreou a sua carreira como artista solo. Atualmente, Han Rick divide o seu tempo entre preparar o seu primeiro EP, que será lançado brevemente e, fazendo parte do dueto The Henrys, que serenam os palcos e as ruas de Southampton com covers das obras de artistas intemporais como The Beatles, Simon & Garfunkel e Pink Floyd.

Iva Fernandes

Researcher
Iva Fernandes é investigadora da área da Química Alimentar no REQUIMTE — Rede de Química e Tecnologia. A sua área de investigação está relacionada com impacto do consumo de polifenóis, presentes no vinho, nos frutos vermelhos e nos vegetais, na manutenção da saúde humana. Mais recentemente, tem explorado a potencial aplicação tópica destas moléculas para a prevenção do envelhecimento e tratamento de patologias da pele. O seu espírito empreendedor contribuiu para a submissão de uma patente relacionada com uma linha de produtos cosméticos.

Joana Nobre

Pharmacist and Entrepreneur
Joana Nobre é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, é pós-graduada em Dermocosmética pelo IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde – e em Branding pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Trabalha na Indústria Farmacêutica desde 2005, com funções nacionais e internacionais de direção técnica e comunicação, e especializou-se no desenvolvimento de produto, na área regulamentar e na comunicação de marca. Leciona em diversas instituições de ensino superior e é Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética no CESIF - Centro De Estudios Superiores Da Indústria Farmacêutica. É autora no portal Miranda by Sapo e tem uma participação ativa na Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas onde é membro do conselho fiscal. Desde maio de 2021 é fundadora do Crème de la Crème, o primeiro projeto português de curadoria cosmética, criando, desenvolvendo e comunicando projetos de Ciência Cosmética.

Joana Oliveira

Researcher
Licenciada em Bioquímica e doutorada em Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Investigadora na REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) desde 2016 e desde sempre dedicada à investigação e estudo da química dos compostos fenólicos relacionados com a cor do vinho tinto e o tipo de reações que ocorrem e que levam a alteração da cor do vinho durante o envelhecimento. Esta química serviu de inspiração para a síntese de novas moléculas com potencial farmacêutico para a utilização na terapia fotodinâmica.

Luís Fernandes

Teacher
Luís Fernandes é Professor e Mestre em Desenvolvimento Curricular e Administração Escolar, sendo atualmente Diretor do Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Foi Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo e perito convidado em diversos conselhos consultivos e equipas com foco na educação e tecnologia: Pedagogical Advisory Board da Teacher Academy na Comissão Europeia; Expert na European Digital Academy; Membro do Conselho das Escolas; Membro do Microsoft in Education Advisory Board; e participou em vários grupos de trabalho da European Schoolnet, da Microsoft e da Direção Geral da Educação. É formador certificado e foi convidado como orador em várias conferências e encontros sobre educação e tecnologia. Também participou em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft e como orador no Education Leaders Briefing e foi reconhecido como Microsoft Innovative Educator Expert.

Manuela Brás Marques

Laywer of Family Law
Manuela Brás Marques é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica - Porto. Conta com 25 anos dedicados ao estudo e exercício da advocacia no ramo do Direito da Família. Exerce ainda funções no ramo do Direito Canónico (nulidades matrimoniais) junto dos Tribunais eclesiásticos. Possui quatro pós-graduações, em Direito Matrimonial Canónico pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, em Responsabilidades Parentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Direito Internacional Privado dos Menores e em Divórcio pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É membro da Associação Portuguesa de Canonistas e autora do livro “Tudo o que precisa saber sobre Divórcio” da Porto Editora. É ainda criadora da app “Casa da Mãe - Casa do Pai”, a primeira app portuguesa no sector da gestão parental.

Organizing team

Norberto
Amaral

Porto, Portugal
Organizer

pedro
geraldes santos

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Fernandes Martins
    Partnerships/Sponsorship
  • Artur Freitas
    Curation
  • Bruno Pereira
    Curation
  • Ivo Alexandre Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Joana Morgado
    Marketing/Communications
  • Jorge Martinho
    Marketing/Communications
  • Luis Pinto de Sousa
    Operations
  • Marconi Pereira
    Operations
  • Margarida Maçães
    Operations
  • Mariana Santos
    Marketing/Communications
  • Marta Ferreira
    Operations
  • Miguel Ferreira
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Miranda
    Operations
  • Pedro Sousa
    Operations
  • Sérgio Carmo
    Operations
  • Sílvia Vilas
    Curation
  • Teresa Carvalho
    Operations