UNISO
x = independently organized TED event

Theme: COUNTDOWN

This event occurred on
December 9, 2021
Sorocaba, São Paulo
Brazil

Nesta edição do TEDxUNISO Countdown vamos viajar nos caminhos tortuosos da sustentabilidade que pode ter como resultado transformações inovadoras nas mais variadas áreas do conhecimento. Teremos a oportunidade de explorar novas ideias vislumbradas por pessoas apaixonadas pelo que fazem e que são capazes de gerar grande impacto na nossa sociedade. Countdown é uma iniciativa global para defender e acelerar soluções para a crise climática, transformando ideias em ações (https://countdown.ted.com/).

TEDxUNISO Countdown

09 de dezembro às 19:00h

Transmissão pelo Youtube:
www.youtube.com/TEDxUniso

UNISO - Universidade de Sorocaba
Rodovia Raposo Tavares, km 92,5
Sorocaba, São Paulo, 18023-000
Brazil
Event type:
Countdown (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­N­I­S­O events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Eliza Mense

Desafios para a Manutenção dos Projetos de Conservação Ambiental no Brasil
Quais os Desafios para a Manutenção dos Projetos de Conservação Ambiental no Brasil? Neste TED Talk Eliza Mense nos ajuda a entender os diversos caminhos possíveis contando um pouco da sua trajetória com o projeto arara azul. Eliza é bióloga, pós-graduada em educação ambiental e gestão empresarial, com 30 anos de experiência em gestão de projetos sociais e ambientais. Há 20 anos vem trabalhando com programas e projetos no terceiro setor. Desde 2014, faz parte da Diretoria Executiva do Instituto Arara Azul, desenvolvendo ações de gestão e de sustentabilidade financeira para a execução de projetos de pesquisa e conservação.

Lucas Di Grassi

O Brasil carbono zero
O Brasil é um país reconhecido por suas riquezas naturais espalhadas por um território continental. Estas características trazem uma oportunidade única de exploração de fontes alternativas de geração de energia em grande escala. No entanto, como vamos avançar no caminho da sustentabilidade energética? Este TED Talk é apresentado por Lucas Di Grassi. Ele é o piloto brasileiro mais bem sucedido da década, colecionando vitórias, títulos e o reconhecimento público internacional. Em 2015, foi apontado como o melhor piloto de endurance e Fórmula E em todo o mundo. Fora das pistas, Lucas tem grande envolvimento com a tecnologia da mobilidade, tendo participado da criação da Fórmula E, Roborace, Extreme E e o Electric Scooter Championship. Lucas é ainda embaixador da ONU para o meio ambiente.

Luis Felipe Adaime

Mudanças climáticas: como posso me envolver hoje?
A mudança climática é uma realidade que merece sua atenção agora. A exploração ambiental, que só visava acúmulo de capital, causou diversos impactos negativos que você pode sentir hoje ao ver enchentes mais frequentes, aumento das temperaturas da Terra, crises hídricas, aumento no desmatamento de florestas como a Amazônia. E esses efeitos ainda seguem em forte crescimento no cenário global. Mas existe um caminho viável hoje para combater a mudança climática? Viemos te contar que sim. Você ou sua empresa pode começar a olhar para sua pegada de carbono. Este TED Talk foi conduzido por Luis Felipe Adaime especialista em Economia pela Universidade de Stanford com mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro. Fundador e CEO da MOSS, apaixonado pela Amazônia e melhorando o mundo para Olivia e Gabriel.

Paloma Costa

O que seria suficiente para agir pelo Clima?
O que seria suficiente para agir pelo Clima? Das ruas às Côrtes, a juventude vem reflorestando as mentes e os corações da sociedade global para articular uma agenda de ambição pelo clima com responsabilidade pela nossa vida e o nosso planeta. Mas o vazio de promessas e de compromissos ainda é uma realidade no nosso mundo, causando uma ansiedade climática profunda. Então, o que seria suficiente para enfrentar o colapso climático? Todos nós unidos em comunidade pela vida. Este TED Talk é apresentado por Paloma Costa, integrante do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática da ONU. Em 2019, ela participou da abertura do Climate Action Summit, em Nova York, ao lado do Secretário-Geral da ONU e da ativista Greta Thunberg. Em 2020, foi indicada como uma das 100 latinas mais influentes sobre o clima pela organização ambientalista Sachamama. E em 2021, esteve entre os 100 inovadores pelo clima, listados pela Época Negócios.

Rafael Loyola

Não dá para fingir que não é com você!
Não dá para fingir que não é com você! Em 2021, diversos relatórios internacionais chamaram a atenção para a dependência que temos da natureza em todos os setores: econômico, sanitário, social e pessoal. A atual crise climática e de biodiversidade colocaram nosso planeta em um limite. Agora é hora de agir! Neste TED Talk, Rafael Loyola evidencia que a restauração dos ecossistemas degradados é uma oportunidade ímpar para enfrentarmos diretamente dessa crise. Rafael Loyola é biólogo, mestre e doutor em Ecologia. Atualmente é diretor científico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), onde lidera equipes e projetos relacionados à conservação da biodiversidade e à sustentabilidade. É também professor da Universidade Federal de Goiás, membro da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador Nível 1A do CNPq. Coordena a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e já publicou mais de 200 trabalhos científicos, incluindo 12 livros.

Tiago Alves

A evolução do trabalho híbrido e a criação das cidades de 15 min
Quem não aderir ao trabalho híbrido agora, será o mesmo que não ter aderido ao e-mail 20 anos atrás, ou a digitalização dos telefones há 10 anos. A velocidade da mudança do mundo é gigantesca, e as empresas precisam sobreviver dentro dessas tendências. E partindo dessa premissa, surgem as cidades de 15 minutos, onde a proximidade de casa, trabalho, escola e tudo o que o morador precisa, está a um passo de distância, não durando portanto, mais do que 15 min para alcançá-la. Este TED Talk é apresentado pelo empresário Thiago Alves, CEO Brasil da Regus & Spaces e embaixador de mobilidade sustentável da Audi do Brasil. Lutando por um mundo mais diverso e mais inclusivo, Thiago populariza o estratégias de economia compartilhada.

Organizing team

Thiago Simon
Marques

Sorocaba, Brazil
Organizer