OuroPreto
x = independently organized TED event

Theme: Nossa Inteligência

This event occurred on
October 29, 2022
Ouro Preto, Minas Gerais
Brazil

Será uma tarde de ideias que merecem ser espalhadas, com reflexões multidisciplinares sobre as Inteligências que encontramos ao nosso lado ou em nós mesmos . Cada palestra terá duração de até 18 minutos.

Anexo I do Museu da Inconfidência
Praça Tiradentes 139
Ouro Preto, Minas Gerais, 35400000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ouro­Preto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Barbosa

Engenheiro e Assessor do Comitê Gestor da Internet
Alexandre é assessor especialista do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, onde atua nas pautas de regulação de plataformas, plataformas educacionais, internet e democracia, inclusão digital e alfabetização digital. É representante de Relações Institucionais do Vale dos Inconfidentes (Valin), com mestrado em desenvolvimento territorial sustentável pela Sorbonne. Também atuou como pesquisador sênior de inovação no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Ana Paula Rodrigues

Engenharia Aeroespacial
Ana é Engenheira Aeroespacial pela Universidade Federal do ABC e cursa o mestrado em Engenharia Mecânica e MBA em Gestão de Negócios pela USP. Tem experiência no setor espacial e aeronáutico, tendo atuado como Engenheira de Confiabilidade, Eng. de Motores e Eng. de Sistemas em companhias aéreas brasileiras (GOL e Avianca). Atualmente é Engenheira na Embraer Defesa, atuando no desenvolvimento de Optrônicos e Aerotáticos em plataformas militares. Participou da missão espacial ASTER, entre o Brasil e a Russia, com o desenvolvimento de um altímetro a laser destinado a um sistema triplo de asteróides. É co-fundadora da Associação COBRUF, iniciativa NewSpace brasileira, e apaixonada pela difusão da cultura aeroespacial no Brasil, incentivando novos talentos e motivando a presença feminina no setor.

Bárbara Gosziniak

Engenheira Ambiental e Cientista
Bárbara Gosziniak é Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda em Engenharia de Materiais da REDMAT-UFOP. Atualmente pesquisa sobre os efeitos da radiação para a esterilização da água, e o desenvolvimento de dispositivos poliméricos optoeletrônicos. Desenvolveu a primeira garrafa que filtra e esteriliza a água. É uma das autoras do livro Provocações empreendedoras 5: negócios no mestrado e doutorado. Em 2021 foi campeã nacional do Red Bull Basement. Em 2022 foi campeã mundial de Storytelling na Turquia.

Douglas Gomides

Marketing Digital
Douglas Gomides irá apresentar uma Talk com o tema: Não se torne refém do Digital: o sequestro virtual do seu verdadeiro "EU" Douglas Gomides é Top Voices do LinkedIn, com alcance de 10 milhões de pessoas/mês, e um dos maiores especialistas de Mídias Sociais do Brasil. Douglas é também reconhecido como referência em Marketing Médico. Ele é criador do Adstrending, DBA, Douglas Marketing Digital e cofundador da Central do Marketing Médico. Especializado em Marketing Digital na Irlanda e Mestre em Mídias Sociais na Saúde, Gomides tem 14 anos de experiência em Mídias Sociais, já trabalhou com Clientes como Magazine Luiza, Sony, Spotify, Pfizer, Bayer, Fundação Roberto Marinho, Diageo, Michel Telo, dentre outras. Douglas é professor do MBA do Descomplica e membro da Social Media Network da Social Media Network da Mayo Clinic. Em 2018 e 2020, Douglas foi indicado ao prêmio de melhor profissional de Mídias Sociais do Brasil. Em 2021, Douglas foi um dos autores do livro Marketing Médico 5.0

Du Evangelista

Engenheiro Civil e Geotécnico
Mestre em Geociências pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (2017), com a dissertação intitulada "Patrimônio mineiro na Serra do Veloso em Ouro Preto-MG: registro, análise e proposição de circuitos geoturísticos interpretativos". Idealizador da Mina Du Veloso, um empreendimento turístico em Ouro Preto MG, em funcionamento desde 2014, que se destaca pela valorização e divulgação do legado e da inteligência africana que construíram Ouro Preto e o mundo, com trabalhos de educação patrimonial, palestras e visitações. Este projeto foi vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco do IPHAN em 2019.

Evanil Paula

CEO Gerencianet
"Evanil Paula é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São João Del Rei (UFSJ). Em 2007, fundou a Gerencianet S.A com o objetivo de oferecer soluções de pagamento on-line para pequenos, médios e grandes empreendedores. Já atuou em todas as áreas da empresa e atualmente é o CEO. Na talk, Evanil vai falar um pouco dos aprendizados da jornada empreendedora que transformou a Gerencianet em uma das maiores fintechs do Brasil. Hoje, a Gerencianet é uma Instituição de Pagamento regulamentada pelo Banco Central, conta com mais de 350 colaboradores, mais de 290 mil clientes em todo o Brasil e é responsável por mais de 150 milhões de transações anuais, movimentando montante superior a R$ 15 bilhões."

Marcelino Xibil

Contador de Causos
Ator e Diretor Contador de Causo Mineiro Proseador Autor do Livro O Abraço

Renata Padula

Co-Fundadora da Mulheres de Vena
Renata Padula é Co-fundadora da Rede Mulheres de Vena, um grupo de 300 mulheres empreendedoras que visa promover o protagonismo feminino a partir do empreendedorismo vivido de maneira integral. Consultora em Gestão de Pessoas e Processos e Fundadora do método - 5 Ps da Liderança. Especialista em Negócios e Analista de Perfil Comportamental.

Tabajara Belo

Guitarrista e Compositor
Violonista, guitarrista, compositor. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Master of Guitar pela University of Arizona, PhD em Composição e Jazz pela University of Florida. Dois Cds gravados, parcerias com Amaranto, Marina Machado, Paula Santoro, Déa Trancoso, Marcus Viana, Vander Lee, Paulo Bellinati, Claudio Nucci, Wagner Tiso, Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra SESI Minas e University of Florida Symphony Orchestra. Trabalha atualmente na produção de seu terceiro disco e do documentário “Texturas do Pinho”, sobre o processo de composição de sua obra Estudos para Improvisação Multi-textural ao Violão Solo.

Thiago Refer

Estrategista Digital
Estrategista de marketing, growth e desenvolvimento de soluções digitais desde 2009. Mais de 200 negócios digitais desenvolvidos. Criador do MODO EASY, um método para empreendedores digitais de alta, baixa ou nenhuma performance. Head de educação na HeroSpark. E autor do “Por que as ideias morrem?” (talk e livro).

Organizing team

Rômulo
Freitas

Organizer

Thiago
Huszar

Co-organizer
  • Iuri Cordeiro
    Operations
  • João Melo
    Operations
  • Murilo Pivaro
    Marketing/Communications
  • Sara Pimenta
    Operations
  • Tiago Motta Campos
    Operations