Funchal
x = independently organized TED event

This event occurred on
November 13, 2021
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Centro de Congressos da Madeira
Avenida do Infante, 18
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9000-015
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Isabel Pedroso

Médica
Ana Isabel Pedroso, 36 anos, natural de Lisboa, médica, intensivista, é viciada em adrenalina. Por isso aderiu à emergência e faz parte do INEM desde 2015: VMER (co-coordenadora da VMER de Cascais desde 2019), helicóptero e situações de exceção. Esteve na linha da frente da batalha contra o COVID-19 Com a chegada do COVID iniciou um projeto que intitulou de “Medicina sem Filtros”. Através dele desenvolveu as suas redes sociais e criou um canal de comunicação onde existe proximidade com o público e onde se pode alcançar um publico alvo diferente da televisão.

Cândida Carvalho

Advogada
A Cândida Carvalho, natural do Funchal, é licenciada, mestre e doutoranda em Direito. Sempre demonstrou interesse por temas relacionados com a humanidade, procura compreender os problemas ou os dilemas que afetam o ser humano ou o ambiente onde está inserido para poder contribuir de forma positiva com algumas soluções. É especializada em Bioética, tendo dedicado alguns anos ao estudo do Direito Médico. No presente, dedica-se à investigação científica e tem a sorte de juntar, nas suas pesquisas e resultados, as suas grandes paixões: o direito e a bioética.

Duarte Salgado

Duarte Salgado é um percussionista oriundo da Camacha (Ilha da Madeira), cujo o caminho musical é bem diverso. Estudando desde a música Latina, Africana, Oriental, Indiana, etc.... Sempre à procura de novas sonoridades, o intuito é de experimentar ao máximo sons distintos, mesmo que seja num só instrumento. Pois a família da percussão é bem vasta, e distinta. Mais recentemente tocador de Handpan, optou como primeiro instrumento um handpan cromático (Spacedrum) cujo propósito é de ter a possibilidade de tocar diferentes escalas num só instrumento. Pois a maioria dos Handpans vem numa escala específica, na qual as notas têm uma relação diferente entre si. Participando desde concursos, peças de teatro, concertos na ilha e no continente, contracenou com um vasto leque de músicos de diferentes estilos musicais da ilha da madeira, de Portugal continental e internacionais. Atualmente pertence a Xarabanda (Folk music), Camachofones (Street Performers), Vime (Didgeridoo epercussão), Triângulo (worldmusic) e ORIUNDU (voz e percussão).

Estêvão Fernandes

Padre
António Estêvão Fernandes, natural do Campanário e nascido a 22 de março de 1983, é sacerdote da Diocese do Funchal. Concluiu o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa com tese intitulada “Diz-me com quem comes e dir-te-ei quem és!”. Análise narrativa do episódio bíblico dos Discípulos de Emaús. Foi ordenado presbítero em 2008 e até 2017 assumiu diversos serviços pastorais na Diocese do Funchal. Em 2017 foi nomeado para prosseguir estudos superiores no âmbito dos Bens Culturais da Igreja, na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente encontra-se a realizar doutoramento na mesma área, a par do serviço de Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português, para o qual foi nomeado em 2020.

Magda Cunha

Psicóloga
Nasceu em Lisboa, mas o coração sempre foi madeirense. A vinda para a Madeira aconteceu em 1996, já após terminar a licenciatura em Psicologia e uma primeira Pós graduação em Educação Especial e Reabilitação. Um percurso académico marcado pela morte súbita do pai e pela necessidade de adaptação a uma nova realidade e responsabilidades. É uma apaixonada pela escrita, fotografia e pintura e não concebe a vida sem música. As viagens são outra paixão, e o desejo de conhecer outras realidades um dos objetivos de vida. O desconhecido, o caminhar no meio da multidão, observar o que a rodeia, conhecer e absorver novas culturas são um apelo cada vez maior numa etapa da vida em que se vai questionando sobre "o que se faz com o tempo?".

Micaela Faria

Professora
Nasci e vivo no Funchal. Licenciei-me em Educação – Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em 2002, seguiu-se uma Pós-graduação em Comunicação e Imagem, e em 2009 iniciei mestrado em Ciências da Educação - especialização em Informática Educacional. Recentemente, retomei os estudos relacionados com a gestão de emergência, um Post-Master em Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias cuja monografia intitulou-se “Construção de uma cultura resiliente na infância”, e deu origem ao desenvolvimento de uma ponte com o ensino através do projeto de turma Guardiões da Cidade, neste momento sou doutoranda em Estudos Globais.

Paula Berenguer

Farmacêutica
Paula Berenguer, nasceu em 1974 no Funchal. Na sua infância, foi nadadora e escuteira, sempre apaixonada pela natureza e pelo serviço ao próximo. Na sua juventude, fascina-se pela Ciência nas suas diferentes abordagens, com mais paixão pela Química e pela Biologia. Rapidamente, compreendeu a máxima de “Mente Sã, Corpo São” que naturalmente a levaram à busca de mais conhecimento na área da Saúde na tríade: alimentação, modo de vida e abordagem terapêutica. Em 1999, conclui a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. É especializada em Medicina Biológica Integrativa (naturopata, fitoterapeuta e homeopata), master em Homeopatia Unicista e Homeopsinetologia e Nutrição Ortomolecular, especializada em Nutrição e Saúde, Micronutrição e Neuronutrição e estudante da Pós Graduação em Bioneuroemoção®.

Paulo Jardim

Jornalista
Paulo Jardim, nascido no Funchal em 1978, licenciado em Comunicação Social – vertente jornalismo, pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Em adolescente quis ser biólogo marinho, mas o desempenho nas áreas da comunicação levaram-no para a área do jornalismo. Começou a trabalhar na RTP em 2003. Coordenador de informação desde 2009. Chefe de redação da RTP Madeira desde 2012. Apresentou e apresenta vários programas de informação, desde o desporto, política, sociedade, cultura, etc. Foi enviado da RTP a vários países pelos 4 cantos do mundo. Acredita no jornalismo de proximidade e tem especial interesse pela formação dos jovens valores da RTP. É responsável pelas plataformas digitais da RTP Madeira.

Pedro Tavares da Silva

Gestor
Nasceu em 1973 e é natural do Funchal. Filho de um Advogado e de uma Professora do Ensino Secundário, frequentou entre os 9 anos e os 16 anos um colégio interno, no Reino Unido. Considera esta a experiência pessoal mais gratificante e o maior privilégio da sua vida. Regressa a Portugal e ingressa na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde se licencia em Ciências da Comunicação.Em 1999 regressa finalmente ao Funchal para trabalhar nos negócios da família. Em 2018 é-lhe diagnosticado um carcinoma coloretal avançado. Após várias complicações com a doença, incluindo uma septicemia e consequente internamento numa UCIP, actualmente realiza tratamentos antineoplásicos assíduos. O Medo da incerteza está sempre presente no seu dia a dia, mas ouve e toca música sempre que pode e nada no mar quando se sente bem

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Luís
Gomes

Funchal, Portugal
Co-organizer