CampoSantana
x = independently organized TED event

Theme: Uncharted Waters

This event occurred on
November 27, 2021
Lisboa, Lisboa
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório do Museu da Farmácia
R. Mal. Saldanha 1
Lisboa, Lisboa, 1249-069
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Campo­Santana events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Monteiro

Underwater Archeologist | Professor
Alexandre Monteiro é licenciado e pós-graduado em Arqueologia e em Mergulho Científico. Especialista em Paleografia e investigação documental em arquivos históricos, localiza, transcreve, documenta e compila informação histórica sobre naufrágios dos períodos Medieval, Moderno e Contemporâneo de diversos países, como Portugal, Omã, os Emiratos Árabes Unidos, Moçambique, Cabo Verde e Uruguai. É consultor da UNESCO para identificar e prevenir ações de caça aos tesouros nos mares e de tráfico ilícito de bens culturais.

Ângelo Felgueiras

Pilot | Climber
Ângelo Felgueiras diz-se piloto por opção e aventureiro por vocação. As montanhas são o seu grande desafio. É o primeiro português a completar os ‘Seven Summits: Kilimanjaro (África), Aconcágua (América do Sul), Elbrus (Europa), Denali (América do Norte), Carstensz (Oceânia), Evereste (Ásia), Vinson (Antártida). Em Abril de 2013 alcançou o Pólo Norte e no final do ano de 2017 ngelo Felgueiras abraçou um novo desafio, ser o primeiro português a fazer uma expedição ao Polo Sul percorrendo um total de 1.200 km através da Antártida. Nas suas expedições, associa-se a causas sociais, utilizando a visibilidade para angariar fundos para várias instituições.

Duíza

Musician
O duo “Duíza”, originado em Lisboa, em 2021, é constituído por Duarte Carvalho, na guitarra, e Izaque Santos, no contrabaixo. Apresenta-se tendo como principais influências musicais Jazz, Clássico e Música popular brasileira. Duarte tem 19 anos e estudou guitarra, em Lisboa, na Academia de Música de Santa Cecília. Atualmente, encontra-se a frequentar a licenciatura em Guitarra Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi membro da Big Band Júnior e do Ensemble Vocal da Academia de Santa Cecília. Izaque santos tem 22 anos e iniciou a sua formação musical no Conservatório de Música da Jobra, em Vouzela. Atualmente, estuda Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.

Helena Vieira

Biologist | Investigator | Politician
Helena Vieira é atualmente Diretora Geral da Política do Mar em Portugal. Tem um PhD em Biomedicina pelo Imperial College of London e uma Pós-Graduação Executiva em Liderança e Estratégia em Biotech & Pharma pela Harvard Business School. Tem mais de 20 anos de experiência profissional em funções académicas, industriais e políticas. Já fundou várias start-ups e foi cofundadora e CEO da BIOALVO SA, empresa portuguesa de biotecnologia e Diretora Executiva da BLUEBIO ALLIANCE, rede portuguesa do setor de biorecursos marinhos. Fala 5 línguas e adora viajar e mergulhar nos oceanos mais azuis do nosso planeta!

José Maria Pimentel

Economist | Podcaster
Autor do podcast “45 Graus”, um espaço de conversa e debate de ideias com especialistas e pensadores de áreas tão diversas como ciência, cultura, filosofia, economia e sociedade. Participa também no podcast de comentário político "Trinta por uma linha". Encontra-se a terminar um livro de reflexões políticas a partir das conversas gravadas para o "45 Graus" . É economista de formação, com carreira profissional no sector financeiro e actividade docente na Nova SBE e, actualmente, no ISCTE-IUL. Tem um mestrado em Economia Internacional e Finanças pela Universidade de Tilburg, Holanda, e um MBA (“Lisbon MBA”, um programa conjunto Católica-Lisbon e Nova SBE).

Margarida Pedroso de Lima

Psychologist | Professor
Psicóloga, Mestre em Psicologia da Educação e Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento com a tese ‘NEO-PI-R: contextos teóricos e psicométricos. ‘OCEAN’ ou ‘Iceberg’?’, exerce funções de Professora Associada com Agregação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É psicoterapeuta com formação em terapia de grupo e psicodrama, em Terapia Gestalt e Mindfulness, representante nacional da International Network for the Prevention of Elder Abuse) e autora de múltiplos artigos e livros. As suas áreas de interesse vão para a intervenção desenvolvimental e psicoterapêutica com grupos e para a investigação sobre os fatores mediadores e promotores de bem-estar e da expressividade através do movimento e do drama.

Raquel Marinho

Journalist | Poetry Lover
Raquel Marinho nasceu em Luanda, em 1974. Estudou comunicação social na Universidade Católica Portuguesa e ingressou na profissão de jornalista através da rádio TSF. Passou pela TVI ao longo de 2 anos, começando depois a trabalhar na SIC onde esteve por 22 anos e até 2018. Paralelamente à profissão de repórter, leva a cabo, desde 2010, atividades relacionadas com a poesia portuguesa. Foi autora de uma rubrica digital do Expresso Diário denominada “O Poema Ensina a Cair” onde, ao longo dos anos de 2014 e 2015, divulgou um poeta português por semana. O nome dessa rubrica mantém-se activo no Facebook e no Instagram, onde conta com um significativo número de seguidores. Em 2019 retomou as entrevistas a poetas portugueses para a edição online do Expresso, e iniciou um podcast de entrevistas sobre poesia também com o nome "O Poema Ensina a Cair". Em 2021 iniciou um programa semanal na rádio Antena 2 de leitura de textos escritos em português chamado "Ambos na Mesma Página".

Organizing team

Catarina
Antão

Organizer
  • Ana Sofia Faria
    Curation
  • Catarina Marrucho
    Partnerships/Sponsorship
  • Gonçalo Gião
    Marketing/Communications
  • Margarida Flores
    Curation
  • Mariana Nunes
    Marketing/Communications
  • Mariana Mendonça
    Marketing/Communications
  • Pilar Pegas
    Curation
  • Sara Neto
    Curation
  • Sara Gonçalves
    Partnerships/Sponsorship
  • Vasco Costa
    Operations