Campinas
x = independently organized TED event

Theme: Entretantos

This event occurred on
December 11, 2021
Campinas, São Paulo
Brazil

Em algum momento, em algum lugar, por alguma razão... eu vou me arrepender.
Vou achar que não fiz boas escolhas. Que não tinha consciência sobre tudo. Não possuía maturidade suficiente. Era irresponsável demais... Ou que não me conhecia completamente.

Mas… como eu poderia saber, entre tantas coisas?

Para resolver isso, posso tentar voltar no tempo, e pedir mais… tempo?!
Mas o que esse tempo pode dizer? Ou melhor, o que, nesse tempo, eu posso contar para mim?

Eu não sei e nem posso saber.
Mas entre ficar ou partir, aqui ou lá, querer ou resistir… Estar bem no meio entre esses opostos, já é uma decisão.

É sempre muito. E entre tantas histórias… estou eu, está você.
Entre tantos, estamos nós. Entretanto, nunca é tão simples assim.

TEDxCampinas 2021.
Entretantos.

Online
.
Campinas, São Paulo, .
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Campinas events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Andrea Mendes

Multiartista, curadora independente e educadora
Multiartista, curadora independente e educadora. Reconhecida pelo Projeto Afro como uma das maiores curadoras pretas brasileiras, concentra-se em experimentar práticas artísticas e curatoriais multidisciplinares, potencializando as produções, pesquisas e processos criativos e promovendo a arte contemporânea feminina, preta e periférica em uma perspectiva decolonial. Andrea lidera diversos projetos como o Pretação Arte, Projeto Social ReExistência é Viver e o Coletivo de Artistas Pretas Incorporações. Como resultados das dezenas de exposições que liderou como curadora, foi selecionada em suas residências internacionais e recebeu seis menções honrosas pelos projetos Expográficos e Cenográficos em Campinas.

Caio Vassão

Arquiteto, urbanista e metadesigner
Caio Vassão é arquiteto, urbanista, metadesigner e ativista. Há mais de 25 anos, pesquisa como a vida está se transformando no mundo digital, a relação entre humanidade e natureza, e como as comunidades se auto-organizam para viver melhor. Criou a interpretação brasileira do Metadesign, o reinventando como um jeito de explorar a complexidade e criar inteligência coletiva. É consultor de numerosos projetos sobre transformação cultural, inovação aberta, processos colaborativos, inovação educacional, urbanismo colaborativo e o futuro das cidades. É professor, palestrante e orientador de pesquisas acadêmicas.

Hui Jin Park

Estrategista e mestra em Design
Estrategista nascida na Coréia do Sul, Hui iniciou sua carreira em 2007 na consultoria de inovação consciente Mandalah e atuou nas maiores agências do país como Talent, DPZ, WMcCann. Em seu retorno ao Brasil, ampliou sua atuação profissional em projetos de cultura organizacional, educação corporativa e remodelagem de negócios. Participou e conduziu dezenas de processos de prototipagem ágil e trabalha com rede de profissionais autônomos de alta performance, modelando equipes de acordo com os desafios aos quais é convocada. Com o olhar voltado ao ensino, lecionou na Miami Ad School RJ, pós-graduação de Ciências do Consumo do SENAC SP e palestrou em eventos como Strategy Summit e Hacktown.

Murilo Macul

Músico e designer
Nascido em Campinas e residente em Munique na Alemanha, Murilo Macul sempre cultivou a paixão de expressar-se através da música. Compondo e escrevendo desde muito cedo, transformou sua herança brasileira e afeição por ritmos do mundo em uma sequência de lançamentos que marcam a liberdade e energias positivas de suas músicas e navegam por diferentes gêneros com refrões marcantes. Sua experiência no palco começou cedo no teatro musical e passou por bandas menores até 2012, quando foi convidado para liderar a banda de Indie-rock paulista João e os Poetas de Cabelo Solto para a gravação do segundo disco, bem como a sua primeira turnê internacional na Alemanha em 2014.

Paula Costa

Especialista em Sistemas Agroflorestais
Apaixonada pela floresta e por sistemas produtivos complexos, Paula é especialista em sistemas agroflorestais e silvicultura de espécies nativas e exóticas. Atuou no desenvolvimento de pesquisas e inovação nos sistemas de produção agroflorestais da Fazenda da Toca e elaborou projetos de restauração florestal, adequação ambiental, plantio direto de sementes florestais (muvuca), horticultura e fruticultura agroflorestal. Também agiu na extensão e assistência técnica com agricultores, comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária em São Paulo, Mato Grosso e Amazonas. Como forma de contribuir com o seu conhecimento, foi coordenadora do grupo de pesquisa e extensão em sistemas agroflorestais da ESALQ - USP. Além disso, facilita cursos de formação, oficinas práticas e produz materiais didáticos sobre sistemas de produção regenerativos.

Paula Fortes

Empreendedora e Cientista
Mãe da Helena, empreendedora, cientista e feminista. Paula acredita que o cuidado pode transformar pessoas e lugares. Com esse propósito, fundou a Alba, uma startup da área da saúde que busca dar um novo sentido para o cuidado com a saúde de uma forma simples como o ato de respirar. Graduada em química, pesquisadora na Unicamp e na Universidade de Ulm, Paula tornou-se mestra e doutora em ciências pela USP, passando também pela Universidade Técnica de Berlim e Universidade do Porto.

Valter Ziantoni

Especialista em Gerenciamento e Agrofloresta
Especialista em Gerenciamento e Agrofloresta, Valter atua há mais de 15 anos em projetos agroflorestais, incluindo gestão e coordenação, inventários e monitoramento de nativas, classificação de produtos madeireiros e PFNM na Amazônia. Desenvolveu sua dissertação de mestrado no Lago Tanganyika (Zâmbia), trabalhando com conhecimento indígena local e aplicação de soluções sistematizadas para fomentar o sucesso de projetos sustentáveis. Ministrou inúmeras capacitações em tecnologias regenerativas no Brasil, África e Ásia com diferentes populações indígenas. Liderou projetos de pesquisa na seção de P&D da Fazenda Toca, ajudando a consolidar um polo de excelência em inovação de processos produtivos e projetos agroflorestais de larga escala.

Organizing team

Mario
Gioto

Campinas, Brazil
Organizer

Daniel
Cobianchi

Campinas, Brazil
Co-organizer
  • Ana Marin
    Marketing/Communications
  • ANDRÉ. H. F. ANDRADE
    Operations
  • Carolina Kia
    Team member
  • Leandro Tortella
    Production
  • Luiza Arntsen
    Production
  • Nathália Conti
    Curation