MacedoSalon
x = independently organized TED event

Theme: Lugares

This event occurred on
October 22, 2022
Guarulhos, São Paulo
Brazil

Lugares, no dicionário: Espaço que ocupa ou pode ocupar uma pessoa, uma coisa: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Para a nossa equipe: natureza, proximidade, um lugar que tocou meu coração, graminha verde e um solzão, cheiro de café coado, casa de mãe, aconchego, tranquilidade, segurança, reenergizar, lar, comunidade, família, comunidade, praia, uma respiração profunda.

Por que Lugares?
Ele pode ser físico, geográfico, ou virtual. Pode ser casa, permanência, viagem.
Mas também pode ser o pensamento, o sonho, a fala, o sentir. Pode ser existência, ao mesmo tempo pode ser ausência. Pode ser vida, pode ser luto, pode ser luta. Pode ser corpo, pode ser mente. Estamos, estivemos, estaremos ocupando e existindo em lugares.
Lugares nos remete a tudo isso, e é sobre essa ideia que queremos compartilhar na próxima edição do TEDxMacedoSalon.

TEDxMacedo
Praça Tereza Cristina, 88 - Centro
Guarulhos, São Paulo, 07023-070
Brazil
Event type:
Salon (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Macedo­Salon events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ale Luglio

Nutricionista
Ale Luglio é nutricionista. Expert em nutrição consciente. Sua fala envolve esporte, vegetarianismo e sustentabilidade. Mãe-Terráquea inconformada. Gerando impacto positivo para as pessoas, animais e planeta.

Bia Moremi

Empresária
Bia Moremi é uma jovem negra empresária independente, CEO e Diretora Criativa da Brafrika Viagens, agência de afroturismo que viaja pelo Brasil e o mundo afim de se conectar com lugares e festas que tenham forte presença negra.

Caíque Rudá

Artista
Caíque Rudá também será nossa atração artística. Diretor de arte, músico, compositor, produtor musical, fotógrafo, roteirista e cientista social, Rudá possui diversos clipes com músicas autorais em plataformas de streaming. CEO do Espiral, com Val Araújo e Gabriel Peri, projeto audiovisual que apresenta artistas independentes. Este ano, lançará o projeto em áudio e vídeo PLANETA GRU, álbum afrofuturista, roteirizado e idealizado por Rudá e Léo Caputi, que conta história de dois personagens pretos que vêm de outro planeta visitar a terra.

Camila Jordan

Diretora executiva da TETO Brasil
Camila Jordan é diretora executiva da TETO Brasil, organização que envolve centenas de jovens voluntários e moradores de favelas precárias pela superação da pobreza. Sua experiência vem de um trabalho com habitação social e inovação na cidade de Nova Iorque. É formada pela Universidade Nova de Lisboa em Engenharia Ambiental e mestre em Administração Pública com foco em políticas urbanas pela Universidade de Columbia, Nova Iorque. .

Duo Abaré

Artista
Duo Abaré será mais uma de nossas atrações artísticas. Abaré é palavra do tupi-guarani que significa Amigo. Formado pelo violonista Paulo Rocha e pela instrumentista Samara Gama, o Duo busca enaltecer a brasilidade e as nossas raízes através da música. Abaré é sobre respeitar quem nos antecedeu, cultivar a amizade e companheirismo e ser livre para se recriar sempre. .

Irina Cordeiro

Chef de Cozinha
Irina Cordeiro é mulher, nordestina, cozinheira que ama levar alegria e cuscuz para mesa. Participou do reality show MasterChef Profissionais Ela é a coragem de ser quem é, rompendo padrões e lutando contra com xenofobia.

Jaqueline Conceição

Psicanalista
Jaqueline Conceição é pesquisadora, ativista, professora, palestrante e consultora. Fundadora e diretora executiva do Coletivo Di Jejê. Psicanalista e fundadora do Instituto Ionene de Estudos sobre psicanálise, raça e gênero. Consultora em Diversidade para projetos de audiovisual na Tocha Filmes e em diversidade racial e de gênero (mulheres e LGBT) na ONU e para empresas do Brasil e Europa.

João Marcos Bargas

Artista
O artista multimeios João Marcos Bargas será nossa atração artística. Com mais de 20 anos de carreira nas artes cênicas, artes plásticas e na música, lançou, em 2021, seu primeiro EP de autorais e inéditas intitulado "Cantinho", com arranjos da Banda Pluma e de seu pianista e parceiro Leandro Pacheco. O EP está disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vídeo.

Julio Beltrão

Publicitário
Julio Beltrão é publicitário e atualmente responde como head artístico da Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do Brasil, recentemente tornou-se host do Podcast Original Spotify "Bocas Ordinárias". Além disso, é responsável pelo projeto ‘Wakanda is Here’, que tem o objetivo de impulsionar a negritude na publicidade e incentivar as empresas e anunciantes a ampliarem suas propostas a creators negros. Idealizador do prêmio “Potências! A premiação do agora”, que presta homenagem às personalidades negras que se destacaram no ano.

Katia Hemelrijk

Consultora em Diversidade e Inclusão
É CEO e Consultora em diversidade, equidade e inclusão. Na talento incluir, palestrante, atriz e co-autoria do livro: "Maria de Rodas" é apaixonada pela oportunidade de transformação do indivíduo. Ela se apoia também na intensidade, profundidade e no autoconhecimento que seus 46 anos de experiência como pessoa com deficiência lhe proporcionaram.

Mano a Mana

Artista
Mano a Mana será uma de nossas atrações artísticas. Criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, une a prática e estudo de mão a mão do Mano e prática de acrobacias da Mana. Criam desde 2019 números e espetáculos trabalhando no tripé interdependente: estudo da técnica, criação cênica e formação. Atualmente, o grupo segue com o projeto independente: 'Atravessando lugares' e outros quatro segmentos de atuação em paralelo: o duo de mão a mão, o coletivo de barra russa, a escrita de um livro de mão a mão e o Festival de Mão a Mão.

Marc Tawil

Pai e Comunicador
O papel principal na vida de Marc Tawil é ser pai. Um pai dedicado da Cora, 8 anos, Josh, 6 anos, e do vira-lata Woody, 9 anos. Nas horas vagas, atua como comunicador, mais precisamente, estrategista de Comunicação. Nas suas quase três décadas de mercado, Tawil passou pelas principais redações jornalísticas do País. Em 2016, tornou-se o Nº 1 LinkedIn Top Voices. É, também, três vezes TEDxSpeaker. Colunista semanal de Época Negócios e podcaster da Jovem Pan desde 2019, é ainda Master Expert (curador) na HSM University e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com mais de 10 mil alunos treinados. Em 2023 publica pela editora HarperCollins Brasil o livro "Seja Sua Própria Marca". No TEDxMacedoSalon Lugares, falará de uma experiência única, vivida neste ano com a sua mãe, Mireille, no Egito, onde ela nasceu.

Marcus Vinícius

Empreendedor e Investidor Social
Marcus Vinícius é empreendedor serial e investidor de empresas de impacto social. Fundou sua primeira empresa aos 16 anos, chegando a mais de 15 mil clientes ativos e 100 colaboradores. No total, foram 14 empresas, 800 colaboradores, 14 anos de experiência em impacto social por todo o Brasil. Fundador do Movimento Happiness e do Lab of Change. Em 2021, foi finalista em evento que premia empreendedores sociais. Conselheiro do Lide Futuro, Be Byte e Next Level.

Maryano Maya

Comunicador, Artista e Modelo
Maryano Maya é comunicador, artista e modelo ativista dos povos originários. Atualmente é o correspondente da Coalizão Internacional dos Povos Indígenas (Indigenous Peoples Movement) e é produtor da Casa Preta Hub, espaço criativo do Instituto Feira Preta.

Mateus Fernandes

Comunicador
Mateus Fernandes é um jovem negro, nascido e criado nas periferias de Guarulhos em São Paulo. Contrariando às estatísticas, foi um dos primeiros da família a entrar na universidade, graças ao ProUni. Fundador do Roda Periférica, nas redes sociais produz conteúdo para jovens de favela sobre funk, rap, educação e política. Exaltando a favela, ocupou diversos programas como Boost da You Pix, Creator do LinkedIn e TEDx Speaker. .

Matheus de Souza

Nômade Digital
Matheus de Souza desde 2017 não tem residência fixa e viaja pelo mundo, enquanto trabalha de forma remota, tendo passado por mais de 30 países desde então. É autor de “Nômade Digital”, livro, que em 2019, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa. Foi incluído pelo LinkedIn em sua lista de Top Voices, que é um reconhecimento aos profissionais mais influentes da rede. Atualmente, escreve sobre nomadismo digital e trabalho remoto para veículos de imprensa.

Samantha Almeida

Diretora de Criação e Conteúdo
Samantha Almeida é diretora de Criação e Conteúdo dos Estúdios Globo, com uma trajetória em grandes empresas de comunicação, como Twitter, Ogilvy Brasil e Mynd, e também Avon, Levi’s, The Esteé Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss e Co. Sah Almeida é nascida e criada na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, formou-se em Moda e hoje é uma das maiores profissionais de inovação do país, tendo recebido o prêmio mais cobiçado do mercado publicitário, em 2021.

Victor Cali

Artista
O compositor e cantor Victor Cali será nossa atração artística. Na estrada desde 2013, Cali transita pelos palcos da capital e grande São Paulo e, recentemente, foi convidado para apresentar algumas de suas canções no Teatro Padre Bento, ao lado da Orquestra Jovem de Guarulhos. Ativo nas redes sociais, Victor Cali marca presença também nas plataformas Spotify e YouTube com lançamentos mensais de áudios, apresentações e clipes.

Organizing team

Caetano
Tona

Guarulhos/SP, Brazil
Organizer