ParqueMindú
x = independently organized TED event

Theme: Semente

This event occurred on
February 18, 2022
Manaus, Amazonas
Brazil

Acreditamos que novas ideias tem o poder de mudar o presente e o futuro. É por isso que nós apoiamos ideias que contribuem para melhorar a realidade das pessoas, do bairro, da comunidade, da nossa cidade e quem sabe, do mundo!

Em 2022, o TEDxParqueMindú apresenta o seguinte tema: Semente.

A palavra "semente" se refere tanto à semente de um fruto como a qualquer causa que permite nascer, renascer, reinventar.

Desejamos "germinar" idéias ousadas com potencial para abordar questões urgentes.

Venha participar conosco desse evento. São apenas 80 vagas.

O que é TEDx?
No espírito das ideias que valem a pena serem espalhadas, o TED criou um programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Nosso evento se chama TEDx[nome], onde x = evento TED organizado de forma independente. Em nosso evento TEDx[name], o vídeo TED Talks e os palestrantes ao vivo se combinarão para desencadear uma discussão profunda e conexão em um pequeno grupo. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas eventos TEDx individuais, incluindo o nosso, são auto-organizados.

Escola Estadual de Tempo Integral Gilberto Mestrinho
Av. Leopoldo Peres, s/n, Bairro de Educandos
Manaus, Amazonas, 69070-250
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Parque­Mindú events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alex Moura

Entusiasta na área do desenvolvimento humano e neurociência
Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Formação de Líderes Entusiasta na área do desenvolvimento humano e neurociencia. Apaixonado por ajudar pessoas a realizarem seus sonhos e irem mais longe tendo uma vida abundante e próspera, realizando todas as suas metas Louco pela leitura e por decifrar a mente humana Especialista em pessoas, criador do método Poder Sem Limites. Alex é militar da Força Aérea Brasileira e cursou Educação Física na UFAM, Treinador Comportamental, se tornou especialista e referência na área de liderança e desenvolvimento pessoal pela Florida Christian University. Vive numa constante evolução e crescimento.

Camila Pinto

Pesquisadora e professora do IFAM
É docente em Mecânica do IFAM, doutoranda em Física e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFAM, MBA em Gestão de Projetos pela FGV/SP e MBA em Gestão de Pessoas pela UFAM. Engenheira Mecatrônica pela UEA, já atuou na iniciativa privada como Chefe de Manutenção e de Novos Produtos, além de Coordenadora de Projetos. Na iniciativa pública foi Gerente de Projetos Institucionais na Reitoria da UEA e Assessora em Projetos de C,T&I na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

Claudia Vásquez

Chef e especialista do Sushi
Chamo Claudia Vásquez, tenho 32 anos, sou de natural de Manaus, solteira e mãe de um filho de quatro anos que se chama Jordani. É difícil começar uma Biografia, se perguntamos: Por onde começar? Ou: O que contar? Mas, decidi contar um pouco sobre minha paixão que nessa vida descobri a mais ou menos 1/3 dela. Hoje penso 1/3 (há quase 11 anos), já será a metade de minha vida e assim por diante. É emocionante. Não o fato da minha paixão, mas, como tudo pode acontecer na vida de cada um de nós. E tudo está em volta de uma escolha, a melhor que podemos fazer. E há 11 anos, eu me apaixonei pelo Sushi e o que mais me encanta é o respeito com o alimento. Voltando a Biografia, sou uma mulher com algumas histórias de vida para contar, porque existe um trajeto até hoje, mas, eu tinha que contar o que realmente me encanta e me motiva a hoje estar onde estou motivada a querer resgatar o mercado de Sushi no Brasil. E espero um dia fazer uma maior diferença no país.

Débora Mafra

Delegada de Polícia do Estado do Amazonas
Delegada Adjunta no 1• DIP, Delegada Adjunta na DEHS, Delegada Titular do 28•DIP; sendo convidada a assumir a titularidade da Delegacia da Mulher. Nascia em Débora Mafra o grande desejo de ajudar as famílias a vencerem a violência doméstica. Débora realizou sua missão na Zona Leste de Manaus, quando assumiu a titularidade da DECCM central. Já na DECCM central, Débora conseguiu, com o esforço de toda sua equipe policial, fazer um trabalho de grandes proporções, a exemplo de encaminhar cerca de 700 inquéritos policiais, mensalmente. Junto a isso, desenvolve uma forte campanha por meio dos meios de comunicações amazonenses, promovendo informações que mulheres precisam ter sobre a identificação da violência doméstica. A frase que marca a carreira de Débora Mafra à frente da DECCM é: “...não odeio homens, o que faço é aplicar a lei na proteção de mulheres, aliás quero os homens como meus aliados nessa batalha”.

Frederico Cesarino

Pesquisador nas áreas de desenvolvimento de máquinas térmicas, sistemas de automação com aplicações de pequeno porte
Doutor em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Gestão Educacional pelo SENAC-EAD. Engenheiro Industrial Mecânico, graduado pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (atual Universidade Estadual do Amazonas). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 2013, lotado no Departamento de Engenharia Mecânica. Engenheiro de Manutenção Sênior da Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão de Energia S/A, desde 2007. Perito Judicial em Engenharia Mecânica junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento de máquinas térmicas, sistemas de automação com aplicações de pequeno porte, História da energia elétrica no Brasil, e políticas públicas de eletrificação.

Ícaro Gaspar

Empreendedor
Empreendedor serial com 8 negócios iniciado do zero, em diferentes egmentos. Especialista em estratégia empresarial, vendas e gestão corporativa. 19 anos atuando com empreendedorismo e vendas. 8 anos de experiência com engenharia de processos.

Ítala Roriz

Cirurgiã-dentista
Especialista em odontopediatria, que descobriu através de sua profissão um meio para ajudar pessoas. Dentista voluntária da Casa de Apoio São Geraldo desde 2015, que foi onde encontrou sua grande paixão, cuidar daqueles aos quais ela chama carinhosamente de #meusbebesdexocolate É também empresária do ramo da confeitaria, com MBA em gestão administrativa.

Jonathas Pinheiro

Professor de robótica
Especialização em Aprendizagem Criativa- Instituto de Tecnologia de Massachusetts - IMT/LEMANN. Participante do Hackaton Desafio Educação 4.0 - BBC/CERTI/POSITIVO. Pioneiro em educação 4.0 com Micro:bit e EV5 no Brasil, Coordenador de Inovação da Casa da Física - UFAM. Articulador da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - Núcleo Amazonas. Co-fundador e Diretor Educacional da Kainos Maker.

Luciana Minev

Empreendedora
Fundadora da Singulari Consultoria. Vasta experiência como consultora de gestão de pessoas no Brasil e na Holanda. Membro da comunidade Global Shapers, filiada ao Fórum Econômico Mundial. Mentora de empreendedores em diversos segmentos. Diretora executiva de inovação e transformação digital da ABRH-AM. Autora do livro "Sucessão em empresas familiares: um estudo multicaso no Amazonas". Psicóloga e mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ).

Michelle Guimarães

Empreendedora e mentora
Michelle acredita que a mentalidade empreendedora é capaz de transformar vidas. Possui 16 anos de expertise em gestão empresarial. É professora da Fundação Getúlio Vargas e tem experiências internacionais como a Young Leaders of the Americas Initiative, sendo a primeira jovem líder da região norte a participar do programa da Casa Branca, dos EUA. Possui formação executiva na universidade de Oxford e China.

Victor Israel

Publicitário
Amazonense, publicitário e creator, experiências amazônicas, lugares e sabores.

Vinicius Areb

Empreendedor
Estrategista de marketing e posicionamento

Organizing team

  • Rayonice Lomas
    Marketing/Communications