PUCPR
x = independently organized TED event

Theme: MUDA MUNDO | Transformando Sociedades

This event occurred on
August 11, 2021
Curitiba, Paraná
Brazil

Acreditamos que a ciência e a educação têm uma força transformadora!

Também acreditamos que para a evolução humana funcionar, de fato, precisamos ir em busca das respostas para tantas perguntas pertinentes, que impactam a nossa vida como um todo.

Queremos questionar o desconhecido, para que ele não nos faça temer o futuro. Questionar o desconhecido é uma forma de mudar o mundo.

Vamos despertar o desejo pela construção de uma sociedade mais justa e mais humana.

Esse será o TEDxPUCPR! Esperamos mobilizar a comunidade em busca da própria transformação, para a mudança do mundo!

PUCPR
Rua Imaculada Conceição
1155
Curitiba, Paraná, 80215-901
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­P­U­C­P­R events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cris Alessi

Inovação
• Cris Alessi é Alumni PUCPR em Publicidade e Propaganda e CEO da Agência Curitiba de Inovação. Especialista em Marketing Digital e Comunicação Digital, Cris assumiu grandes desafios no setor público. Atualmente, responde pela inovação em Curitiba com o Programa Vale do Pinhão. Também atua como Presidente do Conselho de Inovação de Curitiba e Presidente do Fórum InovaCity. Em sua missão, Cris Alessi conecta gestão pública, setor produtivo, academia e o cidadão em projetos que desenvolvam economicamente e gerem inovação na cidade.

Fabio Viviurka

Filosofo, Professor, Produtor de conteúdo, Pai, Cervejeiro e um mais um monte de barras
Head de conteúdo e experiências da slash education by PUCPR é formado em filosofia, possui especialização nas áreas de comunicação audiovisual e gestão e é apaixonado por música, cinema, arte e todas as formas de amor. É consultor, cervejeiro, músico e pai. Atua a mais de 15 anos na área de educação.

Gesse Lima

Arquiteto e mestrando em Gestão Urbana
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior com aperfeiçoamento em psicopedagogia pelo Centro Universitário Santa Cruz do Paraná (2017), é Engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2019), e Mestrando em Gestão Urbana pelo PPGTU/PUCPR. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, SSMA (Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente), metodologia científica e pedagogias ativas.

Hique Veiga

Desde 2007, Hique Veiga atua como palhaço. Há 12 anos, ele integra a Trupe da Saúde e há 7 anos passou a também atuar como coordenador artístico do grupo. Hique tem formação em Psicoterapias Corporais pelo Instituto Reichiano. Dedica seu trabalho e pesquisa ao desenvolvimento pessoal por meio de exercícios de consciência e expressão corporal, de teatro, palhaçaria e da arte do brincar, aplicando com adolescentes internados por atos infracionais, usuários de CAPS e público em geral. Também ministra oficinas e curso na área de Teatro e de Palhaço.

Ivan Mizanzuk

Escritor, produtor de podcasts e professor
É professor, escritor, produtor de podcasts e jornalista independente. Ivan alcançou reconhecimento nacional com o Caso Evandro, quarta temporada de seu podcast Projeto Humanos, que se transformou em livro e documentário.

Jelson Roberto de Oliveira

Filosófo e Professor
Jelson Oliveira é filosófo e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia com estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido). Atua como pesquisador da área de ética, Filosofia da Técnica e de Tecnologia, Filosofia do Meio Ambiente e Ética Ambiental. É autor, co-autor e organizador de mais de 40 livros e dezenas de artigos publicados em jornais, revistas e periódicos científicos nacionais e internacionais.

Lucas Eduardo Caetano Felippe

Engenheiro Agronômo apaixonado por Economia Regenerativa
Lucas Felippe tem 29 anos, apaixonado por Economia Regenerativa, sócio-fundador e desenvolvedor de soluções digitais para agricultura familiar na Cooltivando Vida. Afroempreendedor social, Gestor de projetos e consultor de Inovação Empreendedora na Semente Negócios, formado em Engenharia Agronômica pela PUCPR. Afrofuturista, membro da Rede Conectae de empreendedorismo social e um dos 30 jovens líderes de impacto social pelo Instituto Coca-Cola do Brasil.

Lucia Loxca

Arquiteta
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, Lucia se tornou a segunda refugiada em solo brasileiro a obter um diploma. Lucia está entre os 6,6 milhões de refugiados que deixaram a Síria após o conflito que há dez anos assola o país. Ela estudava em Alepo quando seus planos mudaram drasticamente. Quando chegou ao Brasil, ela e sua família enfrentaram dificuldades de integração por conta do idioma, mas encontraram na cultura uma forma de se conectar ao país e contar sua história. Ao lado de seu marido e cunhada, ela faz parte do @trio_alma_siria, uma banda de músicas populares da Síria. Além disso, ela também faz parte do @yasmin.comida.arabe, um projeto de gastronomia síria.

Luisa Urfali

Estudante de Design
Estudante de design na PUCPR, com curso de especialização em Design de produto - Soluções de impacto para o futuro no Centro Europeu e em Design de Móveis. Premiada internacionalmente pelo Shenzhen Design Award for young Talents, finalista em outros prêmios de Design.

Maíra De Mayo Loesch

Médica e Professora
Médica de Família e Comunidade com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR, professora e coordenadora adjunta do curso de Medicina da PUCPR. Especialista em educação em saúde pela USP e agente de inovação na Escola de Medicina PUCPR e Coordenadora de inovação do Centro de Educação, Pesquisa e Inovação do Hospital Marcelino Champagnat. Pesquisadora com linha de pesquisa voltada para educação médica, prototipagem de simuladores médicos e inovações em ensino em saúde.

Marcus Figueredo

Engenheiro da Computação e CEO
Fundador e CEO da Hilab, uma healthtech que está reinventando o jeito de se fazer exames laboratoriais. Desde quando estava na graduação em Engenharia da Computação, já acreditava na importância de usar a tecnologia para a resolução de problemas! Então, aos 19 anos, iniciou a missão de utilizar esse recurso para tornar a saúde mais acessível a todos. Quando foi estagiário, pode enxergar novas possibilidades na área da saúde. Acabou se aprofundando no tema durante o mestrado e doutorado em Inteligência Artificial. Desde então, segue com o propósito de democratizar a saúde, através da tecnologia. Durante esses anos, em paralelo ao empreendedorismo, publicou trabalhos científicos no exterior, foi autor de patentes relacionadas à área da saúde, ganhou prêmios e reconhecimentos, além de mentorar novas startups.

Nando Reis

Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical
O cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e uma das maiores referências da música brasileira tem presença confirmada no TEDxPUCPR.

Naomi Mayer

Cozinheira, cientista social e mestre em antropologia
Cozinheira, cientista social e mestre em antropologia, desenvolvo pesquisas etnográficas sobre alimentação em distintos contextos e mantenho um projeto de ativismo e divulgação sobre alimentação.

Rafa Camargo

Designer, professor e Pesquisador Doutorando da área de Pensamento Visual
Mestre em Educação, Pesquisador Doutorando da área de Pensamento Visual em Educação. Designer Professor da PUCPR Trabalhou com facilitação visual em: TEDx Paris e Blumenau, Paralimpíadas Rio 2016, IDDS Amazon 2016 e Projeto Rondon 2019

Silvonei Protz

Jornalista e a voz do Vaticano no Brasil
Silvonei José Protz é Doutor em Comunicação, Jornalista e Professor Universitário em Roma. Há três décadas dedica sua voz e talento à comunicação do Vaticano no Brasil, por meio da Rádio Vaticano, Centro Televisivo Vaticano e do site Vatican News, no qual é responsável pelo segmento em língua portuguesa.

Organizing team

Izabela
Freshi

Curitiba, Brazil
Organizer
  • Bianca Jordão
    Operations
  • Isabela Albuquerque
    Production
  • Luciana Mariano
    Production