FCMMG
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 1, 2021
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

FELUMA's Theater
275 Alameda Ezequiel Dias, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30130110
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­F­C­M­M­G events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Aretha Soyombo

Meu nome é Aretha Soyombo, sou apaixonada por literatura, tanto que me formei em Letras com ênfase em literatura. Trabalho como professora de inglês e sou apaixonada pela língua, foram as músicas de r&b que eu ouvia na infância e minha família paterna que despertaram em mim a vontade e necessidade de aprender o inglês. Tento através das minhas redes sociais compartilhar vivências e experiências literárias pra fazer com que jovens negros possam se sentir acolhidos.

Bruno Freire

Estudante de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e embaixador do Wecare Moviment. Bruno Faria foi diagnosticado com câncer linfático aos 21 anos, e durante seu tratamento precisou de transfusões sanguíneas, a partir daí começou a perceber a beleza oculta da vida nas pequenas ações. Desse momento em diante percebeu o quanto doar sangue significa um ato de amor ao próximo e impacta positivamente na vida de quem está recebendo. Atualmente é estudante de medicina e embaixador do Wecare Moviment. “A minha ideia é que com muito pouco você pode salvar a vida de alguém. Doar sangue não é um ato de altruísmo, é o ato de permitir que o amor floresça entre pessoas que você não conhece”

Camila Carvalho

Médica Ginecologista e Obstetra, professora na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e residência médica em Obstetrícia e Ginecologia no Hospital Governador Israel Pinheiro. Também possui mestrado em Saúde da Mulher. Criadora do Projeto C-ame: um resgate do amor próprio através da auto aceitação. Camila conta como começou a odiar o próprio corpo e o processo de auto aceitação que passou ao longo dos anos, nos mostrando como podemos resgatar o amor próprio e a autoestima através do autocuidado e da auto aceitação. "Eu não lembro quando eu comecei a me odiar, mas sei exatamente quando comecei a me amar. No meio da adolescência, passei a olhar meu corpo com ódio e sofrer com transtorno alimentar. Vivi anos com ódio ao corpo e associando o meu amor próprio à aparência física. Conforme amadureci, percebi que meu corpo é motivo de gratidão. Com a minha história e o relato de pacientes, decidi criar o Projeto C-ame, um resgate do amor próprio através da autoaceitação e autocuidado. Enquanto eu te ajudo a se amar, eu aprendo a me amar." "Eu sou uma pessoa que viveu anos com ódio ao próprio corpo e relacionando minha autoestima a minha aparência física e vejo diariamente o mesmo com pacientes. Sou ginecologista e resolvi falar sobre amor próprio, autoestima e auto aceitação além de quatro paredes do consultório."

Charlie Flesch

Charlie Flesch é brasileiro e soma em milhas navegadas o equivalente a mais de uma volta ao mundo, a maior parte delas nos mares gelados e desafiadores do sul do planeta. Iniciou sua experiência na Antártica como imediato do velejador holandês Henk Boersma, o capitão antártico mais experiente em atividade no momento, e agora Charlie soma seis viagens à Antártica como comandante da Fernande. Além disso, Charlie é biólogo e mergulhador e ministra palestras que abordam temas como liderança, motivação, ensino, aprendizado, preparação e superação de desafios, pois são questões presentes em seu dia a dia. Seus conteúdos educativos podem ser vistos no seu canal no YouTube chamado Homo zarpiens.

Egnalda Côrtes

Empresária Egnalda Côrtes é especialista em negociação. Executiva de negócios por profissão, Changemaker e Matrigestora por devoção, em 2015, fundou a primeira agência de Influenciadores negros da América Latina. Em 2016, foi reconhecida como uma das 30 builders da indústria digital, pelo YOUPIX. Em 2017, como uma das "Mulheres mais Inspiradores" pelo Instituto Think Olga. Já em 2021, é assentida pela SPInternacional, junto à ONU Mulheres, como mulher emblemática que já construiu um legado fomentando economicamente creators negros na industria digital. Ela se multiplica através das e dos tantos líderes formados em sua carreira de 22 anos no mercado corporativo e agora há 6 anos como empresária de creators que também se tornam empreendedores através do expertise passado por ela. No fim do dia, diz que ama mesmo um cafezinho, boa prosa e dedicar-se no presente ao que importa para transformar o futuro!

Felipe Guisoli

Mineiro, bom bebedor de café e comedor de pão de queijo, se formou em física pela UFMG após largar a engenharia no sétimo período. Largou porque se apaixonou pela educação e seus diversos favores e dilemas. É criador do Universo Narrado, um projeto que visa explorar uma educação mais profunda e completa, misturando diversas abordagens e áreas do conhecimento, num ensino que faça sentido pra o estudante.

Julia Godinho

Fotógrafa Profissional e Bacharel em Direito. Nascida em Belo Horizonte, Julia é fotógrafa profissional desde os 17 anos. Apesar de ser formada em Direito pela UFMG, nos últimos 2 anos ela se dedicou em fotografar mais de 220 mulheres diferentes. No início da pandemia criou o projeto “Virtual Frames”, no qual realizou ensaios via ligação de vídeo e levou seu trabalho para locais como Londres e Estados Unidos. Julia acredita no poder que uma simples imagem tem de transformar positivamente a vida de uma mulher.

Leila Ferreira

Leila Ferreira já atuou como repórter da Rede Globo Minas, foi colaboradora da Revista Marie Claire e do Jornal Estado de Minas e, durante 10 anos, apresentou o programa “Leila Entrevista” na Rede Minas e TV Alterosa (SBT), entrevistando mais de 1.600 pessoas. Com essa intensa bagagem construída ao longo de suas muitas entrevistas, encontros e viagens, Leila, atualmente, faz apresentações em todo o país sobre temas como felicidade, amor, gentileza (ou a falta dela), qualidade de vida, humanidade, leveza e o sentido da vida – assuntos também abordados nos livros que levam sua assinatura. Reconhecida como uma das mais cativantes e competentes jornalistas e escritoras de Minas Gerais, Leila já lançou seis livros: “Que ninguém nos Ouça”, “Mulheres – Por que será que elas…?”, “Leila Entrevista: Bastidores”, “Viver não dói”, “O Amor que Sinto Agora” (publicado também em Portugal) e o best-seller “A Arte de Ser Leve”, que já alcançou a marca de mais de 120 mil exemplares vendidos e foi lançado também na Espanha

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é escritor brasileiro de livros infanto juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. É o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil, com 143 livros publicados. Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país, onde tem sido o porta-voz da esperança do Brasil. É autor de A Droga da Obediência, título integrante da série Os Karas, de O Fantástico Mistério de Feiurinha e de A Marca de uma Lágrima, somando seus 143 títulos publicados e ainda à venda até hoje.

Rafael Kenji

Médico, Rafael Kenji se destacou durante toda sua trajetória da graduação em relação a realizações na área Empreendedorismo em Saúde e Liderança. Como exemplo de conquistas relevantes, Rafael foi intercambista da Harvard Medical School, participou de fóruns de liderança com grandes personalidades na Organização das Nações Unidas (ONU), atuou à frente de eventos de destaque internacional, fundou uma empresa júnior de medicina e ocupou cargos de destaque em outras empresas inovadoras da área da saúde. Atualmente, seguindo a trajetória no empreendedorismo em saúde, é o CEO da Feluma Ventures e fundou a startup de educação Academy Abroad, continuando seu caminho brilhante na Gestão e Inovação.

Organizing team

Camila
Guimarães

Belo Horizonte , Brazil
Organizer

Khayra
Magalhães

Brazil
Co-organizer
  • Ana Beatriz Drumond
    Production
  • Arthur Rodrigues
    Production
  • Bianca Rodrigues Tavares
    Marketing/Communications
  • Breno Brandão
    Operations
  • Caio Delfino Alves Costa
    Production
  • Carolina Bahia Galante Freire
    Curation
  • Diego Sousa
    Curation
  • Eduardo Esteves
    Curation
  • João Vitor Innecco Areas
    Operations
  • Joyce Moreira
    Marketing/Communications
  • Laura Santos
    Curation
  • Mariana Campos Duarte Machado
    Operations
  • Matheus Mohallem
    Production
  • Pedro Innecco
    Curation
  • Pedro Lucena
    Partnerships/Sponsorship
  • Rafael Cunha Silva Araújo
    Partnerships/Sponsorship
  • Rhuana Magalhães
    Curation
  • Rubens Maciel
    Production
  • Sâmia Queiroz
    Curation
  • Samuel Melo Ribeiro
    Marketing/Communications
  • Victor Araújo Soares
    Operations