OeirasED
x = independently organized TED event

This event occurred on
May 22, 2021
Carnaxide (Oeiras), Lisboa
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório Ruy de Carvalho
R. Cesário Verde 3
Carnaxide (Oeiras), Lisboa, 2790-047
Portugal
Event type:
Education (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Oeiras­E­D events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ines Guimaraes

Youtuber / Aluna
Inês Guimarães tem 22 anos e encontra-se a terminar o Mestrado em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Aos 17 anos, criou um canal no YouTube intitulado “MathGurl”, que conta com 90000 subscritores e 4 milhões de visualizações, partilhando curiosidades, histórias e desafios matemáticos que considera interessantes. Já escreveu dois livros, produziu uma minissérie para a RTP Play e lançou um jogo digital de raciocínio lógico, tudo relacionado com matemática. Recentemente, tornou-se a embaixadora da Associação Ensico, que pretende implementar uma disciplina obrigatória de Computação no Ensino Básico e Secundário, em todas as escolas de Portugal. Acima de tudo, é uma pessoa apaixonada por adquirir e partilhar conhecimento, trabalhando ativamente para que mais gente desenvolva uma relação positiva com a Matemática.

Ivete Azevedo

Creative Problem Solving Expert
O percurso escolar foi como o de quase todas as crianças, umas vezes entusiasmada porque ia para a escola e outras perfeitamente conturbada com os “porquês”, perguntas estas que têm vindo a impulsionar todo o meu percurso pessoal e profissional. Como multiplicar a qualidade de vida, aprendendo ao longo da vida? No momento de decidir entre três paixões (Matemática, Psicologia e Educação Física), optei pela matemática, tendo-me licenciado em 1987 pela Faculdade de Ciências do Porto. Transferi a outra paixão, a Psicologia, para o momento da formação complementar, pelo que em 1997, iniciei a minha intervenção em Inteligência Emocional, após realização de investigação consolidante. Estes interesses conduziram-me a Inglaterra e aos Estados Unidos, onde encontrei parcerias de investigação e ação. Fiz o Doutoramento e Pós-Doutoramento, tendo assim competências para aplicar e desenvolver metodologias inovadoras, que juntam duas áreas de elevado potencial: Criatividade e Inteligência Emocional.

Joana Simas

Educador/Tech Coach
Joana Simas, professora de profissão e acima de tudo, de coração! Mestre em Ensino do 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico e especializada em Robótica e Programação no Ensino Básico. Foi finalista do primeiro Global Teacher Prize Portugal e distinguida pela Microsoft, por se ter destacado com a inovação das suas práticas pedagógicas, integrando o currículo com as novas tecnologias. Acredita que o futuro da educação não passa apenas pela tecnologia, mas também pela relação que é estabelecida entre os diferentes agentes educativos e as suas práticas pedagógicas ativas. Apaixonada pelo trabalho que desenvolve diariamente na sala de aula, coordena e inspira as equipas com quem trabalha, para que sejam o rosto da mudança na vida dos nossos alunos!

Marco Neves

Professor
Entusiasta das (novas) tecnologias aplicadas a ambientes de aprendizagem, tais como, AI/ML, Robótica, VR/AR, programação e IOT interessa-se em saber como estas tecnologias poderão apoiar atividades educativas inovadoras e interdisciplinares. Consultor na área das tecnologias educativas. Responsável pelo desenho de projetos e cenários de aprendizagem e de que modo estes podem facilitar a criação de um quadro de competências no âmbito da Transformação Digital. As suas áreas de interesses incluem o impacto da inteligência artificial (IA) na educação, sociedade, cultura e no mundo laboral. Para além de ser Professor Embaixador da Iniciativa Europeana para Portugal, também é Embaixador Scientix, formador de professores para a as tecnologias educativas desde 2002, membro da rede Google Earth Outreach Trainer Network, coordenador do projeto CoderDojo (@Alcanede) e Innovative Educator Expert da Microsoft e formador Cisco CCNA.

Paula Cordeiro

Escritora, Profesora e Podcaster
Nascida em Lisboa, criada de frente para o mar, Paula Cordeiro já fez um pouco de tudo na área da comunicação. Da licenciatura ao Doutoramento em Ciências da Comunicação, tem combinado a investigação e o ensino com rádio e a comunicação digital. Começou na rádio Marginal, colaborou com várias revistas e jornais, foi relações públicas nas publicações Europa-América e começou a sua carreira académica na Universidade do Algarve. De regresso a Lisboa, integrou a equipa docente do ISCSP, tornou-se consultora de rádio e música, colaborou com a Media Capital Rádios e a Everything is New. Foi também coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação no ISCSP, pro-reitora na Universidade Técnica de Lisboa e voltou à rádio como Provedora do Ouvinte na RTP. Em 2015 abraçou o digital e criou o urbanista, passando pela Rádio Renascença e, actualmente, a revista Sábado. Vida Instagramável é o seu terceiro livro.

Paulo Torcato

Professor
Desde muito cedo na minha carreira de professor senti a necessidade de adequar o método de ensino a cada turma de acordo com a diversidade dos alunos e situações. "Alunos diferentes devem ser ensinados de maneira diferente" foi sempre o meu lema. Em 2008 comecei a usar a Robótica Educativa, aliada ao Project Based Learning, como estratégia de ensino/aprendizagem no intuito de motivar os alunos, especialmente os que mostravam dificuldades de integração no ensino regular.

Rui Lima

Educador /Gestor de Projeto
Professor eternamente apaixonado pela aprendizagem. Todos aprendemos de formas diferente, com interesses diversos e com objetivos específicos. Aprender é algo pessoal, transmissível, um fenómeno eminentemente social que nos transforma a cada dia. É por isso que sonho com uma Escola ajustada a cada aluno, mas onde todos possam participar, tomar decisões, descobrir talentos e crescer em conjunto. É possível? Devia ser…

Sérgio Félix

Consultor Educação
Com 15 anos de experiência na área da Educação, tem tido uma ligação diária com as escolas. A ligação à escola começou aos seis anos de idade e mantem-se até hoje. Licenciado em Ciências da Educação com especializações em Recursos Humanos e Administração Educacional. É formador certificado de professores. A gestão de projetos em contexto educativa e a inovação pedagógica são as suas áreas de eleição. Acompanha projetos em diferentes escolas e regiões do país. Em 2018 fundou a EDThink, um enorme desafio, mas a confiança de centenas de escolas fazem-nos acreditar que este é o caminho.

Vanessa Neves

Psicóloga Educacional
Totalmente apaixonada pelas questões relativas ao desenvolvimento infanto-juvenil e à educação e formação. Acredito piamente que a sociedade tem lugar e função para todos!

Organizing team

Patrick
Goetz

Organizer
  • Bruna Maçãs
    Operations
  • Jéssica Bernardino
    Marketing/Communications
  • Mariana Nunes
    Operations