Blumenau
x = independently organized TED event

Theme: Falando com Estranhos

This event occurred on
September 18, 2021
Blumenau, Santa Catarina
Brazil

Toda vez que o desconhecido se apresenta, tomamos uma decisão irracional: fugir ou permanecer. Em 2021, nos desafiamos conscientemente a ficar. A perceber de onde o estranhamento parte. A usar o diálogo para revelar de quê - ou de quem - nos privamos ao fugir do outro. A desvendar nossos próprios olhos para enxergar além do que se vê.

Em 2021 vamos falar com estranhos. Exercitar a escuta ativa para compreender histórias, realidades e ideias que só vamos entender a partir de quem a gente nem sempre se permite conhecer.

O TEDxBlumenau 2021 é sobre o tanto que podemos compreender a partir de quem a gente não sabe nada.

Online
-
Blumenau, Santa Catarina, -
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Blumenau events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alê Santos

Escritor e pesquisador
Alê Santos é escritor afrofuturista, pesquisador de narrativas negras e podcaster no Infiltrados no Cast. Foi eleito Top Voice no Linkedin em 2019 e também uma das 15 pessoas que ajudaram a construir o mercado de conteúdo e influência no Brasil pelo Youpix Builder. Em 2019 Está escrevendo o romance afrofuturista "O Último Ancestral" que sairá em 2021 pela Harpercollins Brasil Top Voice no Linkedin em 2019, um dos 50 nomes mais criativos do país na lista do Wired Festival 2020 e vencedor do Prêmio Sim à Igualdade Racial: Pilar Cultura - Representatividade em novos formatos

Aza Njeri

Professora
Aza Njeri é professora doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora. Professora da PUC-RJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório de História das Experiências Religiosas/UFRJ e o Núcleo de Filosofia Política do Laboratório Geru Maa/UFRJ, escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária, mãe, podcaster e youtuber.

Catharina Morais

Estudante
Natural do Rio de Janeiro/RJ, estuda Jornalismo na PUC-SP e é apaixonada por pesquisa, reportagem e temas socioculturais. Também é ligada à história do Brasil e ao estudo de línguas, como a portuguesa e libras.

Douglas Galante

Astrobiólogo
Douglas é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, coordenando o Grupo Carnaúba, uma das mais avançadas estações de pesquisa do novo acelerador Sirius. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo, liderando essa nova área de pesquisa no país. Graduado Ciências Moleculares e doutor em Astronomia pela USP, Douglas foi um dos pesquisadores pioneiros no país na área de Astrobiologia, tendo defendido uma das primeiras teses neste tema. Atualmente, atua na área de ciências planetárias, estudando ambientes planetários simulados e análogos terrestres, buscando uma melhor compreensão de como sistemas biológicos, químicos e geológicos se comportam em condições extremas. Faz uso intenso de técnicas analíticas e espectroscópicas para os estudos em laboratório, os quais complementa com trabalhos teóricos e pesquisas de campo.

Gabriele Leite

Violonista clássica
Mestranda em violão clássico na Manhattan School of Music, sob orientação de Mark Delpriora, bolsista internacional da Cultura Artística, do qual faz parte desde 2016. Gabriele Leite, formada em música pelo Instituto de Artes da UNESP, tem se destacado em diversos festivais, concursos e instituições, dentre os quais cabe mencionar o concurso internacional de violão de Koblenz de 2019, do qual foi semifinalista e recebeu a menção de “Melhor Participação Brasileira”. Em 2020, Gabriele foi eleita pelo júri popular como Jovem Talento no Grande Prêmio Concerto e participou da lista “30 under 90 destaques Brasileiros” da revista Forbes do Brasil. Em 2020 se tornou artista Augustine Strings.

Isabela Del Monde

Advogada
Isabela Guimarães Del Monde, jurista feminista, sócia da Gema Consultoria em Equidade, Coordenadora do Me Too Brasil, Cofundadora da Rede Feminista de Juristas e Colunista da Universa UOL.

João Cavalcanti

Compositor
Formado em Comunicação Social pela PUC-RJ, João pensou que estava apenas se divertindo quando formou sua primeira banda, ainda no segundo período da faculdade. Alguns anos mais tarde, já com o diploma em mãos, pensou que estava se distanciando do jornalismo quando decidiu (ou percebeu) que viveria da música. Hoje, com mais de 20 anos de carreira, João pode afirmar, sem medo de errar, que se diverte, sim, apurando e investigando o Brasil por meio das crônicas-canções que compõe. São quatro projetos solo, mais sete à frente do Casuarina, grupo de samba do qual fez parte por 16 anos (até 2017); múltiplas turnês internacionais, por toda Europa e EUA, além de Cuba, Israel, Malásia e Angola; dezenas de canções gravadas por outros artistas, como Lenine, Roberta Sá, Joyce Moreno, MPB4, Fabiana Cozza, Tiê, Zé Renato e Pedro Luís; e mais de mil shows realizados.

João Diamante

Chef de cozinha
João Diamante é um dos chefs mais renomados do Brasil, dono de uma trajetória de superação. Nordestino, preto, pobre e favelado. Conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada, através da cultura, arte e educação. Criou o Projeto Social Diamantes na Cozinha, entrou para a conceituada lista Forbes Under 30 e embaixador do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).Formado em gastronomia, além das panelas e dos ingredientes, JD luta por uma sociedade mais justa e que tenha equidade. É criador do projeto social Diamantes na Cozinha (@diamantesnacozinha), no qual utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação. Trabalhou com uma das maiores lendas da gastronomia mundial, chef Alain Ducasse no restaurante da Torre Eiffel e chef executivo do restaurante do Museu do Amanhã.

Joice Berth

Arquiteta e Urbanista
Joice Berth é arquiteta e urbanista, psicanalista em formação, escritora, assessora política e colunista. Foi co-curadora da exposição Casa Carioca do Museu de Arte do Rio em 2020, jurada no Prêmio de Arquitetura do Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel/ IAB e do Prêmio Marie Claire/Avon para práticas contra a violência doméstica. Cria conteúdo para as redes sociais sobre diversos temas de conscientização das questões sociais e desigualdades.Participou de feiras literárias pelo Brasil(como a FliP, Flup, Flica e Bienal do Livro de SP e Rio de Janeiro) com todos os livros esgotados após as respectivas mesas. É assessora parlamentar do Vereador Eduardo Suplicy, participou da curadoria da exposição Casa Carioca do Museu de Arte do Rio em 2020, foi jurada no Prêmio de Arquitetura do Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel, Premiação Institutos dos Arquitetos do Brasil e do Prêmio Marie Claire/Avon para práticas contra a violência doméstica.

Lidiane Barbosa

Chef de cozinha e fundadora do projeto Crescer e Semear
Consultora para negócios de gastronomia, Lidiane Barbosa criou o Instituto Crescer para conseguir levar a transformação que a comida de qualidade pode gerar para as pessoas que não tinham acesso aos cardápios que criava. Desde 2018, atua com as escolas públicas, levando conhecimento para cozinheiras da alimentação escolar, alunos e famílias.Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área da gastronomia voltada para saúde. Teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris, Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres, Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach e Gelato Naturale Academy em Grosseto.

Maria Clara Nascentes

Estudante
Natural de São Paulo/SP, estuda direito na PUC-SP e se interessa por filosofia do direito, ciência política e literatura brasileira. Maria Clara é fascinada por pesquisa e tem interesse em docência.

Startup da Real

Perfil anônimo que trata de empreendedorismo, carreiras e mercado
Startup da Real é um perfil que surgiu apontando falhas no discurso empreendedor, mostrando que gurus se aproveitam dos sonhos para vender promessas de enriquecimento. Autor do livro "Este livro não vai te deixar rico", pela Editora Planeta, é conhecido pelos detalhados artigos que publica e pelas análises pontuais que realiza em suas contas do Twitter e Instagram, que hoje vão muito além do empreendedorismo.

Taynara Alves

Fundadora da startup InQuímica
Taynara Alves, cresceu cada dia mais apaixonada por solucionar problemas. É formada em Gestão de Negócio e Inovação pela Fatec Sebrae e cursou Química pela Universidade Federal do ABC. Fundadora da startup InQuímica, possui experiência em consultorias e prototipação de negócios e projetos na ciência, inovação e impacto social. Está entre os 20 jovens inspiradores aos 20 e poucos anos pela McKinsey&Company em 2020.

Organizing team

Humberto
Cardoso Filho

Blumenau, SC, Brazil
Organizer

Paloma
Fernandes Lisboa

Blumenau, Brazil
Co-organizer
  • Adriano Dorow Darosi
    Team member
  • Amanda Tiedt
    Team member
  • Ana Ziegler
    Team member
  • Ana Abrão Latrônico
    Team member
  • Ana Letícia Knuth
    Team member
  • Arthur Maas
    Team member
  • Beatriz Gervasio
    Team member
  • Cynthia Hansen
    Team member
  • Daiana Arnold
    Team member
  • Fabíola Cordeiro
    Team member
  • Gabriela Backes Batista
    Team member
  • Jefferson Luan Back
    Team member
  • Karen Molinari
    Team member
  • Laura Hauck
    Team member
  • Letícia Pires
    Team member
  • Maria Eduarda Boaventura
    Team member
  • Maria Luisa Lange
    Team member
  • Marina Melz
    Team member
  • Maysa Guetner Môro
    Team member
  • Samuel Barrales
    Team member
  • Sarah Regina Werle
    Team member
  • Sávio Abi-Zaid
    Team member
  • Thaysa Montibeller
    Team member