Divinopolis
x = independently organized TED event

Theme: Nos trilhos do Futuro

This event occurred on
November 20, 2021
Divinópolis, Minas Gerais
Brazil

Nos Trilhos do Futuro foi criado para celebrar a história e a memória de Divinópolis, cidade que mora no coração de todos os envolvidos neste sonho. Nosso evento marca a criação de uma ponte entre aquilo que já foi construído em nossa cidade e aquilo que está para vir, valorizando as infinitas ideias e vontades que enchem nossa cidade de potencial. Há 109 anos Divinópolis deixa sua marca pelo mundo, seja através da arte, do esporte, do empreendedorismo ou da inovação. A cidade é repleta de pessoas que acreditam e querem transformar, e o TEDxDivinopolis é um espaço para que essas pessoas possam reafirmar seu compromisso de amar e carregar para sempre consigo tudo aquilo que Divinópolis as ensinou.

Teatro Municipal Usina Gravatá
Vereda - Alameda Dr. Waldemar Rausch, s/nº
Divinópolis, Minas Gerais, 35500-155
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Divinopolis events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Severo

Professora
Assistente Social. Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito/UFRGS, Mestrado e Doutorado pela Puc-Rio. Atualmente desenvolve pesquisa e projetos sociais na temática de jovens, mulheres e idosos com ênfase na questão racial. E professora no Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis.

Felipe Maia

Engenheiro Ambiental
Engenheiro Ambiental e Sanitarista, comerciante e inquieto. Desenvolveu algumas iniciativas ambientais, inclusive em Belo Horizonte.

Iara Xavier

Empreendedora Social
Há 39 anos atrás nasci em Minas Gerais, há 10 anos moro na estrada e quando quero voltar para casa, fecho os olhos e em 1 segundo entro em minha morada. Minha profissão é tentar fazer o bem, dar sentido a minha vida e fazer sentido em outras vidas. Gosto de pão de queijo, como as palavras, amo dar abraço de coração com coração, sou apaixonada pelo Brasil e pelos brasileiros. Sonhadora, determinada e de fé incondicional, casei com o homem mais incrível do mundo, que me aceita com todos os meus grandes defeitos e minhas pequenas qualidades. Nunca fomos aventureiros, não somos loucos, somos os Caçadores de bons exemplos. Um casal que cansou de ouvir notícias. Por isso resolvemos tomar uma atitude…saímos em uma viagem durante 10 anos em busca de bons exemplos.c

Igor Bastos

Diretor de Cinema
Bacharel em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. É programador do MUMIA (Mostra Mundial Undigrungi de Animação) o 2º maior festival de Animação do Brasil, ajudou a desenvolver, criar e escrever várias das séries de Animação de Minas Gerais como Caju e Malu (vencedor do Prodav 05 de 2016). Atualmente dirige o primeiro longa-metragem de animação do interior de Minas e é o diretor mais jovem a dirigir um longa de animação na história do Brasil. Atua na área de audiovisual, games, boardgames e entretenimento em geral.

Júlia Satiro

Advogada
Especialista e professora de Direito Penal e Processual Penal, é bacharel em Direito pela PUC Minas. Trabalha como assessora de Relações Parlamentares da Vereadora Lohanna França e é Diretora de Publicação do Núcleo Acadêmico de Pesquisa da Faculdade Mineira de Direito.

Kell Silva

Professora
Kellen Cristina Silva ou simplesmente Kell, além de militante, é doutora em história pela UFMG, Professora de História do ensino fundamental da Escola Estadual São Francisco de Assis e professora substituta de Sociologia e História do Cefet -CampusV . É apaixonada por iconografia, literatura, futebol e cachorros. Mais que professora, é fã e incentivadora dos “devaneios” de seus alunos, que carinhosamente denomina demoalunos, pois acredita que o poder de mudança e transformação provém deles. Resume sua filosofia de vida na frase “quebre o padrão, questione”, pois sabe que o mais importante é a desconstrução de preconceitos e o questionamento das estruturas sociais excludentes. Acredita que seus demoalunos são agentes de mudança, seres críticos e com empatia para reconstruir uma sociedade mais humana e justa.

Luísa Chaves

Médica
Mulher, lésbica e médica. Residente do segundo ano de Medicina de Família e Comunidade, alocada na Atenção Primária à Saúde de uma cidade do interior de Minas Gerais com 5 mil habitantes e extensa zona rural. Escritora de narrativas e histórias para além do consultório.

Rui Faria

Empreendedor
Natural de Divinópolis, casado com Carolina Valinhas Manata, pai de Dois Filhos, Eduardo e Bernardo, Empresário, Fundador da Casa Dia Divinópolis.

Túlio Mourão

Músico
Mineiro de Divinópolis, Tulio Mourão é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e em seguida esteve nos palcos ou discos de artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, entre outros. Suas canções têm parceria com Milton Nascimento, Adélia Prado, Abel Silva, Tavinho Moura, Nelson Motta, Fernando Brant, Márcio Borges, Murilo Antunes e Ronaldo Bastos, e foram gravadas por nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Nara Leão, Ney Matogrosso, Zimbo trio, Eugènia Melo e Castro. Merece destaque a gravação das músicas: '' Depois da paixão “ (Tulio Mourão) com o guitarrista Pat Metheny e "A Primeira Estrela” (Tulio Mourão/Milton Nascimento) pelo saxofonista americano Bob Berg, numa produção assinada por Chic Corea e participação de músicos notáveis como Steve Gad, Victor Bailey, e Gil Goldstein.

Organizing team

Tales
Menezes

Divinópolis, Brazil
Organizer

João Vitor
Aquino

Divinópolis, Brazil
Co-organizer