UniversidadedeCoimbra
x = independently organized TED event

This event occurred on
April 23, 2021
Coimbra, Coimbra
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDxUniversidadedeCoimbra - Facebook and Website
Azinhaga de Santa Comba
Coimbra, Coimbra, 3000
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais é doutorado em Física e Professor Catedrático na Universidade de Coimbra. É um dos cientistas portugueses de maior relevância no panorama da ciência nacional, tendo publicado mais de 50 livros e mais de 150 artigos científicos, entre eles o mais citado de autoria portuguesa.

Catarina Ferreira

Catarina Ferreira é licenciada em Biologia pela Universidade do Porto, a sua cidade natal, e, atualmente, estuda Medicina na Universidade de Coimbra. As suas maiores paixões são a fotografia de retrato, as viagens e o canto lírico, em que também tem formação. Recentemente, foi diagnosticada com surdez neurossensorial bilateral moderada, o que a fez adotar a questão da acessibilidade como uma de suas bandeiras. Partindo da própria experiência, Catarina Carneiro Ferreira pretende sensibilizar e consciencializar o maior número de pessoas que puder para aquilo que pode ser feito por uma maior inclusão da comunidade surda portuguesa.

Emellin de Oliveira

Emellin de Oliveira é cofundadora e Coordenadora Executiva da NOVA Refugee Clinic, a clínica jurídica da NOVA School of Law, onde também é doutoranda em Direito e cuja investigação visa analisar juridicamente a relação entre Migração e Segurança na União Europeia. Cocoordenadora dos cursos breves da JURISNOVA/NOVA School of Law sobre “Direito dos estrangeiros: o direito de imigração, asilo e nacionalidade” e “Os sistemas de proteção de direitos humanos em perspetiva: os sistemas europeu, africano e interamericano”. É também investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) e, em 2019, foi investigadora visitante na Universidade de Pisa e desenvolveu um período de investigação de campo na Caritas – Agrigento (Sicília). Foi Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É Mestre em Migrações Internacionais pelo ISCTE-IUL (2015), Pós-graduada em Relações Internacionais – Estudos da Paz e da Segurança pela Universidade de Coimbra (2011) e Licenciada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2008). Exerceu advocacia no Brasil e em Portugal, colaborando com diversas associações e entidades civis, quer em formações, quer na assessoria jurídica em matéria de imigração, asilo e nacionalidade. Na sua talk, vai abordar temas como a migração e segurança dos migrantes na União Europeia, que envolvem a inquietação e as vidas de milhares de pessoas por todo o mundo.

Francisca Canais

Engenheira biomédica Francisca Canais, especialista em Processamento de Sinal e Imagem Médica, cofundou com Rita Maçorano a NEVARO, uma iniciativa que parte do âmbito universitário e que chega ao mercado num momento em que tantas pessoas precisam dos seus serviços. Francisca e Rita são líderes da spin-off desenvolvida na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que trabalha em soluções em saúde digital, baseadas na evidência e ‘gamificação’, para gestão e terapia da saúde mental. A jovem empresa liderada pelas nossas oradoras integra vários projetos de inovação internacional ao nível da transformação digital. Coautoras de diversas investigações científicas já publicadas, as jovens cientistas estão a trilhar um caminho de sucesso. Caminho este que passa pela área de reconhecimento emocional através do estudo de padrões fisiológicos e comportamentais, bem como de abordagens terapêuticas para perturbações de ansiedade. Ao longo do seu percurso, as engenheiras têm trabalhado na comunicação de ciência para a desmistificação e desconstrução do estigma e do tabu associados à saúde mental.

João Azevedo

João Azevedo, natural da cidade de Coimbra, iniciou-se na fotografia de estúdio em 2008. De formação autodidata, procura manter-se em constante aprendizagem, destacando-se pelas sessões fotográficas de retrato profissional. É associado da Headshot Crew desde 2017, onde ganhou vários prémios. Paralelamente, tem outros projectos fotográficos pessoais a decorrer, dos quais se destacam o Coimbra Out Loud e o Be My Friend, criado para ajudar Associações e Canis na adopção dos animais. Realizou três exposições individuais, Manu de La Roche - Do Fetiche ao Burlesco, Relatos e Retratos (inserido no Dia Mundial da Saúde Mental) e Be My Friend. “Nada na fotografia me dá mais prazer do que conseguir obter as melhores expressões nas pessoas que fotografo”.

João Ramalho

Como alguém que promove e instiga a inquietação académica, João Ramalho-Santos é o orador ideal para mostrar o papel primordial do espírito crítico dentro da academia. Doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático e Coordenador de um Programa Doutoral, João Ramalho-Santos é um grande questionador da tradicional política de ensino que ainda hoje é adotada por muitas universidades. Atualmente, desenvolve a sua atividade de investigação no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC). É membro do corpo editorial de 5 revistas científicas e membro de comissões em várias sociedades, avaliador para 15 agências científicas de outros tantos países e para mais de 40 revistas internacionais. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor de vários trabalhos de divulgação científica e de ficções de temática científica publicadas na revista “Nature” e no site LabLit.com. O espírito crítico que promove a evolução quer da ciência, quer do ensino, é fruto da inquietação que João Ramalho-Santos traz para o TEDx Universidade de Coimbra.

Luís Reis

Do meio das artes circenses, chega-nos o artista Luís Reis! Luís estudou Artes do Circo no Instituto Nacional de Artes do Circo. Especializado em malabarismo de contacto e diabolismo, já foi artista de rua pela Europa fora. Partindo de Lisboa para o mundo, chegou mesmo a trabalhar como variety performer na Disneyland de Hong Kong. Em 2015, o seu talento e dedicação levaram ainda Luís a impressionar no Got Talent Portugal! Hoje é um artista multidisciplinar sediado na Ilha de São Miguel, nos Açores, onde é formador e colaborador da companhia 9’circos, trabalhando na criação de projetos artísticos relacionados com o desenvolvimento social.

Mônica Muelbert

Mônica Muelbert é doutorada em Oceanografia Biológica pela Dalhousie University e foi a primeira brasileira a atuar como autora principal do Relatório Especial do IPCC para mudanças Climáticas no Oceanos e Atmosfera. Atualmente, é professora de Ecologia Marinha no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo. Parte da sua atenção, e luta, é ainda dirigida ao papel das mulheres na ciência, assim como à igualdade, diversidade e educação de género nas ciências polares e na oceanografia. Na sua talk, Mônica mostrará a inquietação de quem vê, através de expedições, as alterações climáticas ganharem cada vez mais força. É ela quem nos fará questionar sobre a relevância que existe na preservação ambiental - é necessário entender que, mesmo onde muitos consideram ser o meio do nada, reside tanto do que é importante para nós enquanto humanidade.

Tea For Two Duo

O duo “Tea for Two” é um grupo musical composto pela cantora Rute Ferreira e pela pianista Leticia Cruz. O duo nasceu em 2018 e desde então tem vindo a percorrer o seu caminho entre vários estilos musicais, desde o pop ao tradicional fado. Ambas são naturais de Coimbra, conheceram-se enquanto frequentavam a mesma escola de música, e descobriram que, para além de partilharem o mesmo gosto musical, tinham também o mesmo sonho de divulgar os seus originais e reinterpretações.

Organizing team

Carolina
Correia

Organizer

Rodrigo
Morgado

Co-organizer