SaoPaulo
x = independently organized TED event

Theme: #ideiasnegrasimportam #blackideasmatter

This event occurred on
November 21, 2020
São Paulo, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDxSaoPaulo em casa
R Dona Elisa Pereira de Barros, 584
São Paulo, São Paulo, 01456000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Paula Paulino

entrepreneur
Bacharel em Relações Públicas pela UFMG, Empresária artística e produtora cultural, Ana Paula é sócia da Ubuntu Produções juntamente com sua irmã Isaura.

Catarina Xavier

Student
Catarina Xavier tem 12 anos e está cursando o 7 ano do ensino fundamenta. Ama matemática por isso criou o canal Catmat no YouTube com a intenção de aprender, ensinar e compartilhar a matéria de um jeito bem divertido e agradável.

Evandro Fioti

Artist and composer
Artista e empresário, abriu o Laboratório Fantasma junto do seu irmão, Emicida. Em 2016 lançou seu primeiro EP, "Gente Bonita" com o objetivo de resgatar a auto-estima do povo brasileiro.

Igor Chico

Poet and slammer
Igor Chico é poeta, escritor, arte-educador, mestre de cerimônias, historiador e sonhador. Faz parte da organização do Slam do Pico em São Paulo. Sua poesia se encontra em vídeos pela internet, em algumas antologias literárias e fanzines e no seu livro de poesias intitulado Dom Quixote Pixaim.

Jessica Campos

Poet, slammer and educator
Jéssica Campos, 21 anos, slammer, , faz faculdade de ciências Sociais, é uma das organizadoras do Sarau Do Capão, e Educadora do Cursinho Popular Carolina de Jesus. Publicou seu primeiro livro "Transcrevendo a Marginalidade" em fevereiro de 2020.

Juliana Andrade

Dancer
Juju ZL é técnica administrativa, atriz e modelista , mas acima de tudo uma artista e empreendedora gorda e preta que trabalha com dança e moda com base no conceito de corporiedade e consciência corporal, lutando pela autonomia e liberdade de todos os tipos de corpos através do autoconhecimento para ressignificar a beleza dita padrão.

Kamilla Albino

Engineer
Kamilla Albino, engenheira civil, gestora de obras e avaliadora de imóveis; idealizadora e fundadora do ENG Pretas - coletivo de engenheiras e engenheiros pretos - focado em contribuir para o processo de descolonização do conhecimento científico e tecnológico, trazendo novas narrativas e conectando profissionais pretos da área de exatas de todo pais.

Lili Almeida

Chef
Lili Almeida é uma Chef de cozinha-comunicadora baiana. Criou o projeto AFRIKANABAHIA onde usa como ponto de partida o Acarajé pra contar histórias sobre a mulher e a cultura culinária afro-brasileira. É chef da Casa dona Lili, restaurante onde serve seu cardápio autoral. Em 2019 foi convidada pela Globo de televisão para a primeira temporada do reality show Mestre do sabor.

Luiza Brasil

Journalist and influencer
Luiza Brasil é jornalista e comunicadora social formada pela PUC-Rio. É idealizadora do Mequetrefismos, plataforma digital que tem como objetivo impulsionar pessoas e trabalhos com foco no protagonismo negro.

Lys Ventura

DJ
Lys Ventura, DJ, nasceu na Zona Leste de SP e encontrou na música uma estratégia de sobrevivência não apenas para si, mas para pessoas se manterem saudáveis dentro do sistema. Sua movimentação resultou em conexões pelo Brasil e Europa, produções executivas, culturais e performances, tendo a música como ferramenta de realização.

Nina Da Hora

Computer Scientist
Nina nasceu em Duque de Caxias e é Cientista da Computação em formação pela PUC RJ com ênfase em pesquisa computacional. Sua experiência inclui em 2018 a Scholarship Apple WorldWide developers conference e em 2020 Research Scholarship Youth Program Internet – CGI. É Criadora do Ogunhe Podcast e Colunista do MIT TechReviewBrasil.

Roger Cipó

Photographer
Roger Cipó é formado em fotografia e trabalha pela construção de novos imaginários que valorizem as tradições religiosas negras no Brasil. Cipó foi membro da Leader's Quest Foundation, organização internacional que apoia líderes do empreendedorismo social. Seu projeto fotográfico Olhar de um Cipó foi reconhecido com o Prêmio Almerinda Farias Gama para comunicadores negros. AFÉTO, sua exposição fotográfica, foi destaque no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro em 2018

Spartakus Santiago

Influencer
Spartakus Santiago é youtuber, apresentador, colunista do GNT, top 20 criadores negros mais inovadores pela Forbes. É formado em Nova York pela Miami Ad School. Usa suas plataformas para falar sobre questões sociais através da cultura pop, analisando álbuns e clipes de artistas como Lady Gaga e Beyoncé.

Thamirys Borsan

Comedy artist
Thamirys Borsan é humorista e criadora de conteúdo.

Thiago Torres

Social Science student
Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, tem 20 anos, é cria da Brasilândia e estudante de Ciências Sociais na USP, além de militante em diversos movimentos sociais e youtuber.

Vitor Macedo

Musician and model
Vitor Macedo, conhecido como Vitor Maccla, transformou aquilo que poderia ser sua maior fraqueza em sua maior potência. Músico, Modelo e Educador leva a bandeira da conscientização e empoderamento do Vitiligo na sua vida e redes sociais. Para ele, o Vitiligo é a representação física das suas emoções, são as marcas das suas lutas. Por isso acredita na idéia do Vitiligo como Arte no Corpo, Arte na Pele.

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer