Macedo
x = independently organized TED event

Theme: Ideias sobre Masculinidades

This event occurred on
September 11, 2021
Guarulhos - SP, São Paulo
Brazil

No espírito de espalhar ideias que merecem ser espalhadas, o TEDxMacedo promove sua primeira edição de 2021.
Nessa primeira edição do ano, vamos compartilhar Histórias e Ideias inspiradoras sobre Masculinidades.
Vamos compartilhar ideias que inspiram e constroem um mundo mais justo, mais humano e com mais equidade.
Será uma tarde emocionante, inspiradora e inesquecível!
Além de Ideias e Histórias teremos arte e música para tornar esse evento ainda mais especial.
Junte-se a nós!
Vamos juntos espalhar ideias que merecem ser espalhadas e que constroem um mundo melhor.
O evento será 100% Online, e o link de transmissão será enviado no e-mail de confirmação de compra e reenviado com antecedência no dia do evento.

TEDxMacedo
Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo
Guarulhos - SP, São Paulo, 07112-000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Macedo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bernardo Villas Bôas

Engenheiro e Ativista com foco em inclusão e diversidade
Mergulhando em projetos de inclusão e diversidade, especialmente através do esporte amador e terceiro setor, ele vem buscando fortalecer o debate sobre masculinidade tóxica, partindo de sua própria vivência com machismo e homofobia.

Caio Prado

Cantor e Compositor
É uma das vozes mais impactantes da cena contemporânea. Cria de Realengo, subúrbio carioca, Caio tem o objetivo de fazer parte da história da música popular brasileira, levando sua música por todos os cantos do país e pelo mundo afora. Se depender do timbre marcante, ideias frescas, atitude e luta, este caminho já está sendo muito bem pavimentado. O trabalho de Caio Prado dialoga também com muitos públicos.

Carlos Stênio

Biólogo e divulgador científico
Biólogo e divulgador científico. Ele usa as redes sociais para explicar biologia, com elementos da cultura pop, como filmes, jogos e séries. Escritor do primeiro livro infantil de biologia, sobre diversidade, intitulado Diário de um biólogo: Diversidade (2021). Além de dois e-books para professores e vestibulandos, sendo um deles o mais vendido na educação de janeiro/fevereiro de 2021. Manual da biologia aplicada (2020), Manual do biologia aplicada: Covid (2021). Tem experiência na área da educação, com ênfase em educação infantil.

Christian Ingo Lenz Dunker

Psicanalista, professor Titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP.
Pós-doutor pela Manchester Metropolitan University. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prêmio Jabuti, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, youtuber, coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de mais de 100 artigos científicos, professor convidado em mais de 15 países e 11 livros publicados, entre eles “Paixão da Ignorância” (Contracorrente, 2020), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017) e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015) e “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Zagodoni, 2012) e “Biografia da Depressão” (Paidós, 2021).

Claudio Serva

Fundador do Prazerele
É um apaixonado pelos processos de transformação humana e se especializou em sexualidade em 2018 quando fundou o Prazerele, uma iniciativa que tem a missão de apoiar homens na desconstrução do machismo através da sexualidade positiva, trazendo diferentes perspectivas, caminhos possíveis, acolhedores e prazerosos.

Douglas Dôdi

Dôdi é formado em Técnico em Processamento de Dados, Bacharel em Sistemas de Informação e Superior Técnico em Análise e desenvolvimento de Softwares
Músico, Cantor e Compositor, também era multi-instrumentista antes de perder os movimentos dos braços, mãos e pernas em uma queda em 2009, com 27 anos ficando tetraplégico. Já em 2010 virou palestrante motivacional, sua história repercutiu em mídias como SBT , TV Record, TV Bandeirantes , Rede TV , Jornal Estado de SP, revistas como Incluir, Veja entre outros. Em 2014 foi o primeiro tetraplégico brasileiro a lançar um trabalho autoral musical no Brasil. Hoje tem uma discografia vasta de 8 albuns e 4 singles. Trabalha atualmente na IBM/Kyndryl.

Dr. Luiz Perez

Médico Dermatologista
Médico e dermatologista pela Faculdade de Medicina da USP, com aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica pela Santa Casa de SP e Sexualidade Humana pela Psiquiatria da USP (ProSex). Palestrante internacional de tratamentos faciais com injetáveis, é também idealizador do Espaço Mira, clínica voltada para tratamentos íntimos femininos funcionais

Edson Castro

Jornalista e Apresentador
Formado pela PUC-SP. Começou a carreira na TV, produzindo e escrevendo roteiros. Passou pelo grupo RBS onde trabalhou como editor e business intelligence. Em 2012, criou o Manual do Homem Moderno, um dos maiores portais de conteúdo para o público masculino na internet brasileira. Desde então, trabalha criando conteúdos sobre masculinidade tentando fugir do lugar comum do machismo, homofobia e masculinidade tóxica.

Fabíola Sucasas Negrão Covas

Promotora de Justiça
Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo – Membra auxiliar da Comissão dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. Titular da Promotoria de Justiça de enfrentamento à violência contra a mulher da capital - Núcleo Central - São Paulo. Coordenadora do Projeto de Prevenção da Violência Doméstica e familiar contra as mulheres com a Estratégia de Saúde da Família – PVDESF, Menção Honrosa do XIII Prêmio Innovare e agraciado com o Selo de Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência contra Mulheres e meninas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Gustavo Silvestre

Designer, Artista, Artesão e Professor
Gustavo Silvestre, que é natural de Recife, é também designer, artista, artesão e professor pós-graduado em artes manuais para a educação. Conduz a técnica do crochê para o campo da experimentação dentro do pensamento da arte, moda e sustentabilidade. Por meio de uma iniciativa voluntária, leva arte, afeto e design para dentro da prisão, promovendo transformação social a partir do crochê. É com essa realidade que Gustavo Silvestre se depara semanalmente, desde que começou o Projeto Ponto Firme. Desde 2015, o artista oferece, voluntariamente, capacitação técnica em crochê para detentos da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo.

Hugo Katsuo

Cineasta e Pesquisador
Graduado em Cinema & Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e mestrando pelo PPGCine-UFF. Como pesquisador, pesquisa a representação amarela no audiovisual a partir das masculinidades racializadas. Ao lado de Caroline Meirelles, idealizou e apresenta o projeto Corpo preto, corpo amarelo, cujo objetivo é levar a colégios e a universidades a temática da representação dos corpos racializados no audiovisual. Produziu, dirigiu e roteirizou o longa-metragem documental O Perigo Amarelo Nos Dias Atuais (2018), o curta-metragem documental Batchan (2020), o curta-metragem experimental Imagem (2020) e o curta-metragem ficcional Nada Ficará (2021), além de contar com alguns pequenos filmes experimentais feitos durante a quarentena dos anos de 2020 e 2021.

Julian Santos

Músico, Artivista e Diretor de Arte
JULIAN é um homem trans artivista, Diretor em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, músico independente e poeta. É roteirista, diretor, compositor e interprete do seu primeiro EP Audiovisual “Transrevolução”, lançado em 2019, e do “Show-Manifesto” lançado em dezembro de 2020. Em sua arte ele aplica de uma forma bastante particular referências de estilos como pop, rap e rock, trazendo em suas composições temas inspirados nas suas vivências enquanto transmasculino, como: amor, diversidade de gênero e sexualidade, heterocisnormatividade e LGBTfobia. Desde 2017 vem ocupando espaços importantíssimos dentro e fora da cena LGBTQIA+, lugares como o Festival Gama (PB), Festival Casa Mó (PB), Bloco do Jacaré (PB), Festival Marsha Entra No CCSP (SP), Festival Lia de Itamaracá (PE), Parada LGBTQIA+ de João Pessoa (PB), Slam das Minas (RJ), Slam Cúir (RJ), entre outros.

Luciana Cattony

Cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas
Mestra em Design Estratégico (UNISINOS) e sua pesquisa investiga a maternidade sob a ótica das empresas e do design orientado ao dilema. É cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas, que há 5 anos atua com o propósito de apoiar as empresas a avançarem na temática da equidade de gênero e da valorização da parentalidade no universo corporativo. Também é professora do primeiro MBA de Diversidade do Brasil e mãe do Henrique. Luciana é idealizadora do projeto Real Maternidade, que reúne mais de 200 mil seguidores nas redes sociais. Formada em Publicidade e Propaganda, especialista em User Experience, consolidou sua carreira trabalhando a comunicação de grandes marcas.

Rico Ayade

Cantor, Compositor, Ator e Produtor
Dono de uma voz suave e um timbre marcante, Rico nos revela um trabalho completamente autoral cheio de identidade, com indiscutível originalidade. Suas letras são pequenos contos, crônicas de uma vida real, de encontros e desencontros de amores e amigos. Rico é um artista com todo o poder da palavra: cantor, compositor, poeta, ator e, antes de tudo, humano, muito humano.

Santo

Artista
Quando eu pinto, sinto e vejo a mágica que meu coração vive e é possível existir no mundo. Como você sente? Eu sinto em cores que dançam os contornos do coração. Quando eu pinto, cor em ação se faz verbo: coracionalização. A mágica que meu coração vive é fazer arte da nossa arte de sentir. Ativista do sentir.

Thiago Soares

Bailarino, Coreógrafo e Diretor
Único bailarino brasileiro a conquistar a medalha do ouro no maior concurso de dança clássica do mundo, ou do Ballet Internacional do Teatro Bolshoi em Moscou - Rússia, Thiago ocupa destaque como principal figura do ballet clássico nacional. Com 20 anos de carreira internacional, somos os melhores teatros do mundo, como, Royal Opera House em Londres, La Scalla di Milano em Milão e muitas passagens pelo Metropolitan Opera House, em Nova York, NBS Tokyo no, Japão, Teatro Real, em Madrid e muitos outros. Ele tem uma carreira sólida e um relacionamento de 18 anos como o Royal Ballet de Londres, já que dois patronos apoiaram a Família Real da Inglaterra.

Tulio Custódio

Sociólogo e Curador de conhecimento
Tulio Custodio é sociólogo, sócio e curador de conhecimento da Inesplorato. Pesquisa, escreve e palestra sobre trabalho, desigualdades, e também sobre masculinidades e intersecções. Possui alguns artigos publicados em livros sobre o tema, além da participação em documentários, palestras, programas e entrevistas.

Organizing team

Caetano
Tona

Guarulhos/SP, Brazil
Organizer