Savassi
x = independently organized TED event

Theme: Countdown to the future

This event occurred on
October 10, 2020
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

Countdown é uma iniciativa global para defender e acelerar soluções para a crise climática, transformando ideias em ações.
O objetivo: construir um futuro melhor cortando as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030 na corrida para um mundo com zero de carbono - um mundo mais seguro, limpo e justo para todos.

As contínuas crises econômicas e de saúde estão nos lembrando de um fato importante: somos todos parte do mesmo sistema frágil, dependente da natureza e uns dos outros. Ao olharmos para o futuro, devemos reconstruir melhor e emergir mais sustentáveis e resilientes do que antes.

Podemos mudar as mudanças climáticas - #JoinTheCountdown para um futuro mais seguro, limpo e justo. O Countdown convida a colaboração de todas as organizações, empresas, cidades e países e de cidadãos em todos os lugares.

É um movimento aberto a todos - e todos têm um papel vital a desempenhar.

WeWork
Rua Sergipe 1440
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30130-174
Brazil
Event type:
Countdown (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Savassi events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Caroline Dihl Prolo

Fundadora da LACLIMA
Advogada na área de direito ambiental e mudanças climáticas. Head do departamento de direito ambiental do Stocche Forbes Advogados em São Paulo. Consultora do think tank britânico International Institute for Environment and Development para projeto que dá suporte ao grupo dos países menos desenvolvidos nas negociações da Convenção de Clima da ONU (“UNFCCC”). Fundadora da LACLIMA – Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action -, a primeira rede de advogados de mudanças climáticas da América Latina. Colaboradora da rede de advogados internacionais Legal Response International. Líder climática do Climate Reality Leadership Corps. Mentora do projeto Youth Climate Leaders (YCL). Mentora no projeto Women in Law Mentoring (WLM). Colaboradora da RESAMA - Rede Sul Americana para as Migrações Ambientais. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mestrado L.LM em Environmental Law and Policy pela University College London.

Eveline Trevisan

Coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTRANS
Arquiteta, urbanista, mestre em ciências sociais, doutoranda em urbanismo. Trabalhou na Regional Centro-Sul, Prefeitura de Belo Horizonte, de 1993 a 2000. Desde 2001 trabalha na BHTRANS, Empresa de transportes e trânsito de Belo Horizonte, sendo atualmente Coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Coordena o Programa de Mobilidade por Bicicletas de Belo Horizonte, Pedala BH e o Observatório da Mobilidade Urbana. Em 2012, criou um grupo de trabalho aberto formado por poder público e sociedade civil para que a gestão do Programa Pedala BH pudesse ser feita de forma compartilhada. Em 2019, viabilizou, em parceria com institutos nacionais e internacionais, e população local, a implantação de três Zonas 30, áreas que propõe o redesenho das ruas com o objetivo de trazer mais segurança para pedestres e ciclistas. Em 2020, começou a produzir o Podcast Cidades Possíveis com o objetivo de provocar reflexões que inspirem mudanças possíveis em nossas cidades.

Henrique Pereira

CEO WayCarbon
Com uma formação multidisciplinar, Henrique Pereira é bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas, pós graduado em Tecnologia Ambiental pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE). Entre suas formações executivas destaca-se o Programa em Energia e Mudança do Clima na Harvard Kennedy School. Henrique é co-fundador e CEO da WayCarbon, uma Empresa B líder na promoção da competitividade e da transição para uma economia de baixo carbono nos setores público e privado, fornecendo serviços de consultoria, dados e softwares. Henrique possui experiência nos diversos setores da economia e ampla vivência internacional atuando em posições técnicas no Banco Mundial, FAO e UNDP.

Rodrigo Lopes Sauaia

CEO ABSOLAR
Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é cofundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil. É cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional.

Thayana Oliveira

Gerente de Políticas Alimentares na Humane Society International, Nutricionista e Mestre pela UFMG
Atua na promoção e implantação de políticas alimentares sustentáveis com objetivo de incentivar sistemas alimentares urbano-regionais resilientes, a agricultura familiar e a alimentação à base de vegetais como estratégia para redução dos impactos ambientais.

Organizing team

Natalia
Tsuyama Cócolo

Belo Horizonte, Brazil
Organizer

Laura
Morais

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer
  • Alice Régnier
    Operations
  • Amanda Rangel
    Operations
  • Ana Carolina Corrêa
    Operations
  • Caio César Pedrosa Gomes
    Post production
  • Clarice Lee
    Operations
  • Danilo Vassari
    Operations
  • Enrico Antonini
    Operations
  • Ester Lima
    Production
  • Felipe Vasconcelos
    Curation
  • Felipe Brito
    Curation
  • Filipe Mattos Gonçalves
    Operations
  • Larissa Vejarano Branco
    Curation
  • Luiza Abreu
    Marketing/Communications
  • Marlon Lemos
    Post production
  • Michele Neregato
    Operations
  • Michelle Mayrink
    Production
  • Paula Ferraz
    Curation
  • Rafael Ferreira
    Operations
  • Schennia Ottaviano
    Operations
  • Vinícius Guimarães
    Operations