MacedoWomen
x = independently organized TED event

Theme: Feminilidades

This event occurred on
November 18, 2020
Guarulhos, São Paulo
Brazil

Apaixonados por compartilhar ideias que merecem ser espalhadas, realizaremos mais uma edição do TEDxMacedo.

Macedo é o nome do bairro localizado na região central de Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado de São Paulo. Nessa próxima edição, a mulher será a grande protagonista e o nosso foco principal.

O TEDxMacedoWomen será no dia 18 de novembro, das 18h às 21h, em uma edição com temática global, proposta pelo TED, sobre o poder das mulheres e meninas de serem criadoras e transformadoras.

O evento acontecerá 100% online, e terá como tema: FEMINILIDADES.

Pessoas incríveis com histórias e ideias inspiradoras, ocuparão o palco do TEDxMacedoWomen.

TEDxMacedoWomen
734 Avenida Monteiro Lobato
Macedo
Guarulhos, São Paulo, 07112-000
Brazil
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Macedo­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bárbara Francesquine

Perfomer
É artista circense, dançarina e educadora. Viaja o mundo se apresentando e ministrando workshops de bambolê. Foi contemplada com os prêmios Funarte Carequinha 2014 e os editais Fomento ao Circo 2014 e 2018 com o espetáculo Meus Tons de Mulher, que utiliza bambolês adaptados com tinta para criar uma “tela viva em movimento” . Com os números Bambolês de Fogo (Edital Proac 2011) e Dínamo vem se apresentando nos mais diversos festivais e cabarés de circo, dentro e fora do Brasil. É co-fundadora do Projeto Triskle e do Coletivo A Penca e produtora do grupo Biolumini de pirofagia. Paralelamente busca ampliar ao público brasileiro o acesso às diferentes técnicas e profissionais do bambolê produzindo eventos internacionais com valor acessível . Em 2015 produziu o III Encontro Brasileiro de Bambolês (SP) e em 2020 concebeu e produziu 3 edições do Festival Internacional e Virtual de Bambolês, reunindo mais de 70 inscritos do mundo inteiro a cada edição.

Daniele Botaro

Header de D&I Oracle Latin America
Começou sua carreira como cientista e depois de entender que o mundo não dava as mesmas oportunidades a todos, resolveu mudar de carreira. A Doutora em Biofísica hoje é líder de Diversidade e Inclusão para Oracle na America Latina e tem como desafio criar um melhor ambiente para trabalhar para mulheres, pessoas com deficiencia, LGBTQ+, pessoas de diferentes raças e etnias e de diferentes gerações, em 8 países. É colunista do MIT Sloan Management Review Brasil onde escreve sobre diversidade e é também líder do Comitê de Mulheres LBTQs do Grupo Mulheres do Brasil. É uma das mães da Rafaella de 7 anos e quer transformar o mundo para que ele seja um lugar melhor para ela e todas as outras crianças.

Denise Castanho Antunes

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Gerantologia, Especialista em Saúde
Terapeuta ocupacional formada pela PUC Campinas, mestre em Gerontologia pela UNICAMP, especialista em saúde pública em envelhecimento pela FSPUSP, especialista em Desenvolvimento Integrativo do Ser: Danças Circulares e Jogos Cooperativos UNIPAZ, Campinas e Faculdade Campos Elíseos, especializanda no curso em preceptoria pelo SUS pelo programa do Hospital Sírio Libanês Instituto de Ensino e Pesquisas. Coordenadora de equipe do Tear há 8 anos e focalizadora de danças circulares. Mãe da Bia, amante da natureza, dançando a vida e suas nuances e ritmos. Acredito na potencialidade das pessoas reconhecendo a diversidade como maneiras significativas de estar no mundo.

Ekena .

Cantora e Compositora
Desde 2010 no cenário da música autoral, a cantora Ekena lança seu primeiro disco em 2017. Intitulado 'Nó', o álbum conta com 13 faixas autorais, que passeiam pelo folk e mpb. As canções intimistas e densas, trazem a tona os relacionamentos interpessoais e a luta incessante em ser mulher em meio a uma sociedade machista! Em 2020 Ekena se prepara para seu novo lançamento, e colocou no mundo o single Sinto Muito, que é um verdadeiro hino do empoderamento feminino.

Elisa Tawil

Mentora, Consultora de Negócios Produtora, Apresentadora e Colunista
Idealizadora e co-fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário. Eleita LinkedIn Top Voices, é a primeira certificada Shakti Leader em São Paulo e membro Tiara Resource Circle. Mentora e consultora estratégica de negócios, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Colunista da Revista HSM Management e do Imobi Report, atua pela equidade de gênero especialmente no setor imobiliário.

Flávia Cintra

Repórter e Palestrante
É jornalista, repórter do Fantástico na TV Globo. Foi consultora da novela "Viver a Vida" que teve a personagem Luciana (Alinne Moraes) baseada em sua história de vida. É co-autora do livro Maria de Rodas, que reúne relatos sobre a experiência da maternidade entre mulheres cadeirantes. Foi vice-presidente do Instituto Paradigma, organização que representou no comitê Ad Hoc criado pela ONU para elaboração do conteúdo da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. É palestrante frequente em eventos dedicados a temática dos direitos humanos e da inclusão social.

Gabriela Loran

Atriz, Modelo, Palestrante, Youtuber e Influenciadora Digital
Atriz, modelo, palestrante, Youtuber, influenciadora Digital, Futura Psicóloga e uma mulher trans inspiradora. Foi a primeira atriz trans a viver uma personagem trans na novela “Malhação” da emissora Globo, e teve a oportunidade de viver diversas personagens na TV e no Cinema. Já apresentou seu TEDx talks. Tem um canal no YouTube ontem fala sobre sua vida enquanto mulher trans. Lançou sua coleção na marca mais badalada do Rio de Janeiro “Farm” no mês do orgulho LGBT onde teve seus poemas estampados nas peças. Além disso apresentou seu Oráculo no Fórum de Igualdade Racial para o IDBR. Gabriela vem usando suas redes sociais para trazer mais humanidade a comunidade TRANS. Uma porta voz do momento de mulheres trans.

Gabriela Shapazian

Ativista e Empreendedora Social
É uma brasileira, ativista e voluntária na causa dos refugiados. No final de 2015, foi trabalhar no recebimento de milhares de refugiados que atravessam o mar Egeu para chegar à Europa. Desde então, ela tem se dedicado à causa do refúgio, atuando em projetos de solidariedade em diversos países. No Brasil, é co-fundadora do Projeto Flores para os refugiados, um ateliê com propósito fundado por sua mãe.

Kell Smith

Cantora e Compositora
Com 27 anos recém-completos, Kell traz consigo a inquietude e capacidade comunicativa de sua geração. Altamente engajada nas suas redes sociais, mantém uma relação extremamente próxima com aos fãs, para muito além das curtidas e comentários. A interação diária reflete diretamente nas composições da artista, que troca impressões, dialoga e chega a abrir enquetes para sugerirem o tema de suas composições.

Luciene Muller

Editora, Escritora e Empreendedora
Luciene Vignoli Müller nasceu São Paulo, em 1979. Após uma tragédia familiar - a morte precoce da mãe logo após o parto de seu irmão mais novo - a menina sofreu abandono afetivo e violência doméstica, fugiu para a rua e viveu negligenciada por longos anos. Cresceu em busca de colos e investiu a maior parte de seu tempo na leitura a fim de transformar-se como mulher. Foi por meio dos livros que Luciene descobriu que viver nas ruas e sem atenção não era normal e aquele cenário era muito perigoso. Editora e escritora, é empresária nos ramos da Comunicação, gráfico e editorial. Também empreende na área de bares e restaurantes.

Marc Tawil

Estrategista de comunicação, empreendedor, escritor e filantropo. É LinkedIn Top Voices, TEDxSpeaker, colunista e podcaster.
Estrategista de Comunicação, Nº 1 LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker. Comunicador com 26 anos de experiência, 17 deles em grandes grupos de mídia, Tawil é empreendedor, escritor, filantropo e palestrante nas áreas de Comunicação, Futuro do Trabalho, Tendências de Comportamento e Universo das Marcas. Assina a coluna semanal Futuro do Trabalho, em Época Negócios, apresenta o podcast Autoperformance pela Rádio Jovem Pan e atua como conselheiro editorial da Revista HSM Management. Tem forte presença no Terceiro Setor, especialmente nas causas das pessoas com deficiência e do refúgio.

Marina Pinto

Artista Visual, Curadora, Produtora e Ativista Cultural
Formada em artes visuais, aos quarenta e nove anos, a guarulhense Marina Pinto tem experiência em várias linguagens e técnicas artísticas, e se auto intitula artista multimeios, pois gosta de navegar em áreas diversas e mesclar as técnicas, explorar novas possibilidades estéticas e poéticas. Há mais de trinta anos na cena cultural de Guarulhos, não apenas como artista, mas também como, curadora, produtora, e ativista, tem em seu currículo, exposições, livros, oficinas, e filmes. Tem como paixões, a arte educação e a fotografia. Na arte educação, seu prazer está em compartilhar seu conhecimento, e estabelecer uma relação de troca com os oficineiros, e fazê-los se divertir com os processos. Já na fotografia, a relação é ainda mais profunda e afetiva, pois cresceu ouvindo o pai contar as histórias da família através dos álbuns de fotos dos eventos familiares, e hoje como profissional ela traz essa vivência, e diz não registrar imagens apenas, mas contar histórias através dos seus clicks.

Sabrina Fidalgo

Cineasta, Roteirista, Atriz e Produtora Brasileira
É uma multipremiada diretora e roteirista carioca. Foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Estudou cinema na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e na Universidade de Córdoba (Espanha). Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. O media-metragem “Rainha” (2016) ganhou mais de 20 prêmios e foi selecionado para a mostra Perspectives do Festival de Rotterdam. Seu último curta “Alfazema” (2019) foi duplamente premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e ganhou o troféu de Melhor filme do Júri Popular do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema.

Sônia Guajajara

Líder Indígena, Educadora, Enfermeira e Especialista em Educação Especial
é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no estado do Maranhão, Brasil. Nascida em 1974, Filha de pais analfabetos, deixou suas origens pela primeira vez aos 15 anos, quando recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão, onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial. Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde Sônia Guajajara foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam os povos indígenas e o meio ambiente. Em poucos anos, ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários.

Yasmin Olí

Cantora e Compositora
Desde criança, Yasmin já mostrava talento pra música no Karaokê das festas de família. Aos 10 anos começou a cantar na igreja e aos 12 entrou para as aulas de canto, violão e teatro. Além de solista, Yasmin Olí participou como backing vocal de trabalhos com a banda "As Baías" e o rapper "RAPadura". No teatro, é protagonista do musical infantil "Nerina, a Ovelha Negra" - Que recebeu o Prêmio Aplauso Brasil como Melhor Espetáculo para o Público Infantil e Jovem em 2018. Atualmente se apresenta como solista com repertório autoral onde conta e canta "Conselhos que Ninguém me Disse", um projeto que reúne vários conselhos em forma de canção. Olí também faz parte do duo ANTÔNIMA (junto com Nat Gonçalves) e da banda SOULS (Black Music Cristã).

Zezé Motta

Atriz e Cantora
Cantora, atriz, mãe de quatro filhos, ativista. Cinquenta e quatro anos de carreira. São 14 discos, 35 novelas e mais de 55 filmes. Impossível não se orgulhar. Não apenas pelos números. Mas também por sua história de luta contra o racismo. Esta é Zezé Motta. Figura respeitada da música, televisão e cinema, Zezé é incansável. No streaming ela pode ser vista na série 3% da NetFlix, - considerada uma das mais assistida nos EUA. Lançada em 25 de novembro de 2016, para mais de 190 países, o seriado, com quatro temporadas, é sucesso de público e crítica e, segundo os dados da plataforma, faz sucesso ao redor do mundo. Seja no cinema ou na TV, durante seus 54 anos de carreira, Zezé rompe barreiras e coloca no centro da cena artística nacional as múltiplas dimensões do protagonismo feminino e negro em tela. O seu imenso talento e carreira inspiram atuais e futuras gerações de mulheres que lutam por expressão, espaço e oportunidade.

Organizing team

Caetano
Tona

Guarulhos/SP, Brazil
Organizer