BalneárioBarraDoSul
x = independently organized TED event

This event occurred on
May 14, 2021
Balneário Barra do Sul, Santa Catarina
Brazil

Somos inconformistas por natureza.
Desde os primórdios da humanidade buscamos outras formas de nos comunicar, nos locomover, de aprender e ensinar.
A cada novo anseio, uma nova descoberta e um novo conhecimento.
Nosso inconformismo motivou transformações, impulsionou invenções e fez com que pessoas comuns se tornassem indivíduos memoráveis.
Pequenos atos podem se tornar grandes feitos.
Basta uma dose de inconformismo e outra de inspiração.
Somos capazes de criar e revolucionar. De sonhar e realizar.
Assim como Dumont conquistou os céus,
Assim como Armstrong chegou à lua,
Queremos conhecer os novos memoráveis, dar voz a quem observa sua rua, seu bairro, sua cidade e o mundo com olhos inconformistas e transformadores. Quem busca construir uma nova realidade com pequenos e poderosos atos.
O TEDxBalneárioBarraDoSul é sobre as pessoas. Sobre provocar mudanças, ocupar espaços, promover rupturas, sobre realizar.
O que faz de alguém memorável hoje?

TEDxBalneárioBarraDoSul
Avenida São Francisco do Sul, 860
Balneário Barra do Sul, Santa Catarina, 89247000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Balneário­Barra­Do­Sul events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Altamir Andrade

Jornalista e produtor cultural
Jornalista profissional, ambientalista e produtor cultural. Atualmente a sua atuação está focada na produção de documentários cinematográficos. É signatário e consultor do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ana Tonolli

Empresária e professora
Empresária do ramo da educação. Hoje ela gerencia a Areté Línguas, Cultura e Coworking, ministra aulas de inglês para executivos e é responsável pelos treinamentos dos professores e o time administrativo que colaboram na escola.

Ana Paula Câmara

Professora
Professora de língua portuguesa. Uma sagitariana fascinada pela vida, que gosta de estar em constante aprendizado, principalmente quando se trata de conhecer lugares, culturas e pessoas. Conversar, interagir e ser útil, segundo ela, é o verdadeiro significado da vida.

Andresa Cardoso

Professora e pesquisadora
Servidora pública da Receita Federal do Brasil (RFB). Atualmente exerce suas funções na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na área de educação corporativa e expertise em desenho de experiências de aprendizagem para servidores públicos. Ela também é professora de cursos de pós-graduação e autora do livro "Design de experiências de aprendizagem na prática: testando protótipos em cursos comportamentais".

Aristote de Souza

Pescador
Pescador aposentado. Ele tem 89 anos, é pai de sete filhos e está casado há 67 anos com Dona Genir, conhecida como Dona Nizinha. Começou a pescar muito cedo, aos 16 anos de idade, e diz que não sabe o que é ter medo do mar. Personagem da pesca da baleia, até que a atividade foi proibida por lei, pescou por muitos anos no litoral catarinense e paulista, e parte de sua trajetória profissional foi em uma embarcação artesanal, a remo ou a velas.

Beatriz Costa

Arqueóloga
Graduada em história, especialista em geologia do quaternário, mestre e doutora em arqueologia. Ela já foi arqueóloga concursada no Museu Arqueológico do Sambaqui de Joinville, Santa Catarina, e depois no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua pesquisa de doutorado é na área da Baía da Babitonga, com sítios anteriores aos sambaquis, que datam de 8 a 10 mil anos. São os sítios mais antigos da baixada costeira, e peças que faltavam no quebra-cabeça ainda incompleto do processo de povoamento da América do Sul.

Elaine Scalabrini

Pesquisadora
Pesquisadora na área de turismo. Ela é formada em turismo e hotelaria, atuou por alguns anos na área de hotelaria, mas o desejo de lecionar falou mais alto. Fez mestrado em desenvolvimento regional e começou a lecionar nos cursos superiores de turismo em Joinville, Santa Catarina. Fez doutorado em geografia na Universidade do Minho, Portugal, sempre focando as pesquisas no tema turismo, especificamente impactos e residentes.

Jean Oliskovicz

Empreendedor serial
Empreendedor serial especializado em educação corporativa. Ele é fundador do Instituto OLISCORP, focado em educação corporativa humanizada, que já treinou mais de 100 empresas de todos os ramos e tamanhos, e mais de 160.000 líderes, empreendedores e gestores. É Diretor de Customer Success da ADVB/SC e Diretor de Empreendedorismo do LIDE/SC.

Laine Valgas

Jornalista, especialista em neurociências e inteligência emocional
Jornalista e âncora da NSCTV, afiliada à Rede Globo em Santa Catarina. Além de especialista em comunicação, Laine é pós graduada em Neurociências, Psicologia Positiva e Inteligência Emocional, media trainer, trainer comportamental, neurocoach, neurolinguista, especialista em hipnose clínica e Thetahealer.

Lena Souza

Campeã mundial de oratória
Primeira e única brasileira campeã mundial de oratória. Ela é mentora, escritora, andragoga e palestrante corporativa há mais de 15 anos, levando seu recado de coragem e empoderamento por todo o Brasil. Tem formação Master em PNL, graduação em Recursos Humanos e é pós-graduanda em Metodologias Ativas - Educação 5.0.

Leonardo Adler

Engenheiro sanitarista
Engenheiro ambiental sanitarista, permacultor e mestre em tecnologia para o desenvolvimento social. Ele se dedica há 11 anos ao setor de saneamento com foco na promoção da saúde em favelas e comunidades isoladas por meio de projetos de saneamento ecológico. É sócio fundador da Taboa Engenharia, membro da diretoria do Instituto Ambiente em Movimento e pesquisador do Soltec (UFRJ), atuando com captação de recursos, mobilização de comunidades, desenvolvimento tecnológico, implementação de projetos e comunicação de resultados.

Maite Schneider

Consultora de empresas e atriz
Consultora de empresas e atriz. Ela trabalha com Direitos Humanos desde 1990. LinkedIn Top Voice. Finalista do Prêmio VIVA 2020. Finalista do Prêmio Claudia. Embaixadora da RME - maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil - com 750 mil mulheres. Cofundadora do projeto TRANSEMPREGOS (2013) - que já empregou milhares de pessoas trans no mercado de trabalho formal. Consultora e mentora sobre inclusão, diversidade e humanização. Cofundadora da Integra Diversidade, uma consultoria especializada em inclusão e diversidade, constituída somente por mulheres e que trabalha o tema de modo transversal. Faz parte do Comitê Consultivo do Programa Municipal de DST/Aids e da Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado de São Paulo.

Manú Oliveira

Empreendedora social
Empreendedora social no campo da educação e tecnologia, atuando com estratégias de gamificação, empreendedorismo, desenvolvimento social, econômico e tecnologia digital. Na adolescência foi apoiada pela Ashoka Brasil, organização norte-americana pioneira no empreendedorismo social no mundo, através do seu programa de incentivo ao empreendedorismo jovem.

Mariana Lima

Gestora comercial e mentora
Gestora comercial das rádios Nativa FM Joinville, Nativa FM Tubarão e Nativa FM Litoral. Ela também é mentora, trainer comportamental e palestrante. Seu propósito de vida é despertar pessoas que em algum momento precisam se reencontrar novamente e fazer de fato a vida valer a pena.

Maryana com Y

Humorologista
Humorologista, elevando a sensação de bem estar das pessoas. Ela é fundadora da HumorLab, consultoria especializada em levar bom humor e positividade para dentro das empresas. Ela facilita palestras e treinamentos que abordam as inteligências interna, relacional e imaginativa. Tem no currículo mais de 50.000 pessoas impactadas por suas palestras e é coautora do livro “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos”.

Omar Ghanem

Conselheiro executivo e mentor
Conselheiro executivo e superintendente de atendimento ao cliente para a região sul do país na Dasa. Ele também é palestrante e mentor. Fundou o Ghanem Laboratório Clínico, referência em atendimento ao cliente e inovação. Já compartilhou suas experiências em gestão de atendimento em mais de 1800 palestras, treinamentos e workshops. Faz parte do MOV 47, é Conselheiro da Escola Técnica da Tupy e faz parte do Conselho de Administração do Instituto Escola do Teatro Bolshoi.

Ricardo Corrêa

Engenheiro agrônomo
Engenheiro agrônomo, com mestrado em recursos hídricos, e servidor público federal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Desde 2010 ele trabalha com agricultura familiar e desde 2016 com saneamento básico rural. Sua atuação no Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF/UFVJM) tem como objetivos promover a agricultura ecológica, apoiar processos de auto sustentabilidade das populações rurais e oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas nas regiões do Vale do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Viviane de Araújo

Especialista em diversidade e inclusão
Especialista em diversidade e inclusão. Ela atua como consultora, palestrante, trainer, mentora e escritora, abordando o tema diversidade e inclusão nas perspectivas de responsabilidade corporativa e desenvolvimento humano. Realiza diagnósticos, elabora, implanta e avalia estratégias e projetos de inclusão de grupos indenitários. Realiza a sensibilização e capacitação de pessoas, mapeamento e revisão de processos e atua fortemente no desenvolvimento de lideranças inclusivas.

William Martins

Coach e palestrante
Coach e palestrante na área de vendas. Apaixonado pela vida, determinado e focado em seus sonhos, teve uma criação bem rígida pelos pais, o que, segundo ele, fortaleceu seu caráter e honestidade. Profissionalmente ele sempre se destacou por onde passou, mas foi na filantropia onde se encontrou e descobriu seu real propósito de vida, que é ajudar pessoas.

Organizing team

Bruno Diego
Barauna

Balneário Barra do Sul, Brazil
Organizer

Mayara Francine
da Silva

Joinville, Brazil
Co-organizer
  • Alisson Lucas Barauna
    Production
  • Amanda Ramos
    Curation
  • Dionata Fernandes
    Partnerships/Sponsorship
  • Evelyn Koetter
    Curation
  • Gabriela Cristina Souza
    Marketing/Communications