COTEMIG
x = independently organized TED event

Theme: As tecnologias que transformam o mundo

This event occurred on
November 14, 2020
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório COTEMIG
Rua Santa Cruz 546
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30431-228
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­C­O­T­E­M­I­G events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alessandra Alkmim

Co-fundadora da Escola de Palestrante
Vice-presidente da ACMinas, Presidente do CEME - Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas, Co-fundadora do programa Inovação em Pauta e do podcast “As Não Lineares”, Sensemaker, Estudante de Futuros, Storyteller, Impulsionadora de Conexões Autênticas e quase uma Mestre em Gestão em Educação Superior.

Alysson Lisboa

Diretor da ETC Digital
É jornalista, especialista em Produção em Mídias Digitais e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Trabalhou por 20 anos nos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia e Revista Encontro onde desempenhou as funções de editor de novas mídias e coordenador da equipe digital. É coordenador, professor e consultor em áreas do marketing, comunicação, gestão, entre outras.

Ana Bavon

Sócia fundadora da B4People
Advogada especialista em Direitos Civis e coordenadora da Comissão de Ética, Diversidade e Igualdade do IBDEE. Especialista em estratégias de Inclusão e Gestão das Diversidades nas Organizações. Certificada em Gender Based Analysis+ pelo Governo do Canadá. Certificada pela UN Women em Women’s Leadership and Decision Making. Habilitada em International Frameworks for Gender Equality pela UN Women. Ana atua como Colunista do Estadão onde aborda diversidade nas organizações no caderno sua carreira em economia e negócio e como Colunista da Forbes em uma coluna sobre inovação sob a perspectiva da Diversidade e Inclusão.

Ana Fontes

Fundadora da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME
Ana é Empreendedora social, fundadora da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino. Delegada líder do W20 grupo de engajamento do G20. Eleita uma das mulheres mais poderosas pela Forbes Brasil e uma das Top Voices do Linkedin. Conselheira do Instituto Avon e Professora do programa empreendedorismo em ação do INSPER.

Bruno Lacerda

Fundador da Chess
É Co-fundador da Tech RH e Mentor em programas de aceleração de startups e negócios de impacto. Professor em módulos de MBA. Diretor da Sucesu Minas na VP Startups e Empreendedorismo. É Colunista de Inovação e Empreendedorismo. Palestrante em grandes eventos pelo Brasil e Consultor em Marketing Digital, Inovação e Transformação Digital.

Camila Soares

Professora
Mestre em Direito pela FUMEC, especialista em advocacia cível pela ESA/OAB-MG e em Direito Tributário pela PUC Minas. Professora da Faculdade COTEMIG, da pós-graduação da ESA/OAB-MG, da PUC Minas, Portal IED (Instituto Elpídio Donizetti) e CEDIN, também das graduações na Faculdade Minas Gerais (FAMIG) e Alis. Membro da Comissão de Educação Jurídica.

Daniel Lopes

Professor e Coordenador
É Graduado em Ciência da Computação e especialista em Design de Interação, além de trabalhar na Unidade de Tecnologia da Informação do SEBRAE/MG como designer de interação. Artista inquieto devido a sua formação primeira como músico, sempre buscou formas inovadoras e criativas para ensinar e resolver problemas adequando a tecnologia às necessidades humanas.

Dreyson Queiroz

Grafiteiro, designer, programador e sócio da Clash
Grafiteiro, designer, programador e facilitador de grupos, trabalhou 15 anos em agências de comunicação com criatividade e soluções digitais. Formado em Design e pós-graduado em Antropologia com ênfase em educação, há 13 anos pesquisa sobre criatividade, educação e trabalhando com metodologias e processos criativos. Hoje é Sócio da Clash, empresa de design de interações entre pessoas.

Éder Melo

CEO na Wave
Especialista em E-commerce. Palestrante e Professor com ênfase em soluções digitais na Faculdade COTEMIG e na PUC Minas. Tem Graduação em Design Gráfico e Negócios pelo Fundação Dom Cabral.

Edson Matsuo

Diretor de Design na Grendene
Também conhecido pelo nome "Banzai", é descendente de japoneses resgatando as raízes dos seus ancestrais. É também um fã de TEDx, tendo iniciado como speaker em 2016, em Porto Alegre com a talk "Design e a Deriva da Vida", seguindo para São Paulo em 2018 com a talk "Qual a minha pergunta Silenciosa". Há 36 anos atua na Grendene, atualmente como Diretor de Design.

Fabiano Birchal

Fundador e Líder Executivo na Iconee
Fundador e Líder Executivo na Iconee, com experiência em projetos de Transformação Digital, Transformação Cultural, Empreendedorismo e Educação Corporativa. Professor de Pós-Graduação na FDC/Skema, Grupo ANIMA, PUC Minas e IGTI; Mentor em Programas de Startups. Mestre em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas. Gestor e Consultor com mais de 18 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Estratégia, Inovação e Educação. Desenvolveu projetos em organizações nacionais e internacionais, nos segmentos de Educação, Mineração, Saúde, Construção Civil, Transportes, Consultoria em Gestão, Indústria Automotiva, dentre outros. Certificações em Inovação, Design Thinking, Empreendedorismo, Educação e Transformação Digital pelo Google; MIT; San Diego University; Babson College; Kaos Pilot; University of Virginia.

Fernanda Granato

CEO da Concert
Publicitária, apaixonada por cultura, employer branding e gestão de negócios, CEO da CONCERT Cloud, mentora, empreendedora, mãe do Antônio e uma engajadora do compartilhamento de conhecimento e das boas conexões. Um dos seus propósitos é trazer para o debate a efetiva participação das mulheres no mercado de trabalho.

Hayala Curto

Professor e empresário
É Cientista da Computação, Mestre em Informática e Especialista em Gestão de Projetos. Por "ser de exatas”, sempre buscou aprofundar os conhecimentos técnicos para desenhar aplicações de uso no mercado e na academia. Atualmente, estuda os perigos deste rótulo e entende que o lado humano e comportamental merece cuidado na adoção de qualquer tecnologia.

Leonardo Tavares

Professor e Cientista de Dados
É formado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de Software, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Professor da Faculdade Cotemig e Cientista de Dados do Hospital Albert Einstein.

Maycon Andrade

CEO da Price Survey
Possui 24 anos de experiência em projetos de tecnologia em grandes empresas como ATP Technology for Banks e TOTVS. Nos últimos 5 anos teve a oportunidade de participar dos principais processos de aceleração da América Latina, além de uma imersão no ecossistema mais inovador do mundo, o Vale do silício. Possui larga experiência em planejamento e liderança de times de vendas, desenvolvimento e implantação de softwares na área de gestão e CRM, além de profundo saber em arquitetura de software.

Paulo Emediato

Managing Partner na DesignThinkers Group Brasil
Já desenvolveu inovação em projetos e estratégias para mais de 100 em organizações de diferentes portes e setores nacionais e multinacionais. Tem 15 anos de experiência corporativa na gestão de marketing, comunicação e inovação como executivo em empresas e instituições. Concluiu o Programa de Inovação Transdisciplinar (2019), da Hebrew University of Jerusalem, em Israel; tem formação executiva na Stanford School Of Business; é especialista em gestão na Fundação Dom Cabral e graduado em comunicação pela PUC Minas.

Rodrigo Resende

Diretor de Comunicação, Marketing e Novos Negócios da MRV
Engenheiro de Produção formado pela UFMG e tem MBA em Gestão e Marketing pelo IBMEC. Possui mais de 15 anos de experiência atuando nas áreas comercial e marketing liderando equipes de vendas e redes de varejo em todo o Brasil. É especialista na área de comércio eletrônico, marketing digital e redes sociais. Está à frente da diretoria de Comunicação, Marketing e Novos Negócios da MRV e da Luggo, startup do grupo MRV & CO, focada em uma nova experiência de locação residencial por meio de plataforma digital.

Silvana Braga

CEO da Fumsoft
É especialista em gerenciamento e execução de projetos de inovação em empresas pela USP e foi a responsável pela reestruturação do Programa SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development - considerado um dos melhores programas de aceleração de startups da América Latina. Atuou como coordenadora geral do SIMI - Sistema Mineiro de Inovação e nele articulou e entregou mais de 500 soluções tecnológica fazendo interações com mais de 700 instituições entre grandes empresas, universidades mineiras e startups. Atualmente é a CEO da Sociedade Mineira de Software – Fumsoft.

Organizing team

Danilo
Almeida

Belo Horizonte, Brazil
Organizer
  • Adriene Lino
    Team member
  • Deise Silva
    Team member
  • Gabriella Campos
    Team member
  • Guilherme Araújo
    Team member
  • Jhade Schreiber
    Team member
  • Leonardo Soriano de Souza
    Team member
  • Lucas Dumont
    Team member
  • Lucas Cunha
    Team member
  • Natalia Tsuyama Cócolo
    Team member
  • Rafaella Maia
    Team member
  • Rosalves Sudário
    Team member
  • Stephanie Megale Ferreira
    Team member
  • Thailine Martins
    Team member