UFCSPA
x = independently organized TED event

This event occurred on
October 23, 2021
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite
245
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90050-170
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­C­S­P­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Aretha Duarte

Montanhista, ativista ambiental e empreendedora social. É a primeira mulher negra latinoamericana a chegar no cume do Everest (8.848 metros). Além disso, já esteve no Pequeno Alpamayo (Bolívia), Campo Base do Everest (Nepal), Vulcões (Equador), Kilimanjaro (Tanzânia), Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela) e no topo do Aconcágua (Argentina) cinco vezes.

Clístenes Fernandes

Professor, grande conhecedor e estudioso da educação clássica. Clístenes estudou as Artes Liberais, lê e fala latim, inglês, francês, alemão, espanhol e lê em grego antigo.

Fernando Aguzzoli

Jornalista, palestrante e escritor, Fernando mudou a forma como muitos brasileiros enxergam a doença de Alzheimer. Tudo começou quando ele decidiu largar a faculdade de Filosofia para se dedicar aos cuidados de sua avó e melhor amiga. Juntos, Fernando e Vovó Nilva se aventuraram nas redes sociais para contar um pouco desse inesquecível capítulo de suas vidas com bom humor e informação. Com o objetivo de desestigmatizar as doenças demenciais como o Alzheimer, Fernando escreveu livros sobre o tema e atua como Atlantic Fellow for Equity in Brain Health pelo Global Brain Health Institute na Trinity College Dublin.

José de Jesus Peixoto Camargo

Cirurgião torácico, foi o pioneiro em transplante de pulmão no Brasil e da América Latina, sendo o primeiro a realizar esse procedimento com doadores vivos fora dos Estados Unidos em 1999. Foi o idealizador e dirigente do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, na qual é Diretor de Cirurgia Torácica. Também é professor de Cirurgia Torácica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É autor de quatro livros de sua especialidade, além dos livros “Não pensem por mim”, “A tristeza pode esperar” e “ Do que você precisa para ser feliz?”.

Liège Gautério

Educadora física e atleta. Depois de passar por um transplante de pulmão, conquistou uma medalha de ouro no atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Foi a primeira mulher brasileira em Mundiais além da primeira medalhista feminina em jogos para transplantados. Também é idealizadora do projeto Se mexe Tx, que tem como propósito o estímulo ao exercício físico para pessoas que transplantaram.

Viviane Ruskowski

Formada em Direito, hoje é empresária e proprietária de uma hamburgueria em Porto Alegre. Também é apoiadora da causa LGBT e fundou sua empresa com o intuito de criar um espaço mais seguro para essa comunidade.

Organizing team

Lucia
Pellanda

Organizer

Rafaela
Gon Tsuboi

Co-organizer
  • Bruna Barbosa Stello
    Marketing/Communications
  • Gabriel Ferrari Alves
    Operations
  • Joana Letícia Spadoa
    Production