Beira
x = independently organized TED event

This event occurred on
February 15, 2021
Beira, Sofala
Mozambique

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDxBeira
Beira city
Beira, Sofala, 588
Mozambique
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Beira events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Catarina Chidiamassamba

Master in Sociology and Development Management from the Faculty of Arts and Social Sciences, Degree in Biology from the Faculty of Biology, Bachelor in Chemistry and Biology from the Faculty of Education at Eduardo Mondlane University. He has 32 years of professional experience, 4 in the area of education and teaching, and the last 28 years in community management of natural resources, legislation on land, environment and other natural resources, communication, gender, participatory planning, studies and project implementation. community management of natural resources and rural development. Since 2015 to the present moment she has been working for community development and biodiversity conservation projects in Conservation Areas in Mozambique - National Fund for Community Development and National Administration of Conservation Areas

Chnjerai Jairoce

Artistas locais. ele toca o instrumento local chamado mbira. É um instrumento tradicional de ascendência africana. Ele está na indústria da arte há muito tempo e gosta de "falar abertamente" usando sua música e letras.

Cláudia Augusta Joaquim

Claudia é uma estudante universitária, a estudar Direito na Universidade Católica de Moçambique na Beira. Ela faz poesia por hobby.

Elton Nthinda

Elton Toni Nthinda Chief Creative Officer Divine Favor Group of Companies & KSCS Lda. Over 16 years of Supply Chain Cooperate Management and Commercial. Maritime, Procurement, Supply Chain logistics and transport management professional SADC Europe and Asia territories

Gilberto Correia

Moçambicano, Doutor em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane e Diplomado em Business administration pela universidade do Minho em Portugal. Exerce advocacia há 23 anos, como Advogado intervém principalmente, mas não só, nas áreas do Direito Civil, Direito Comercial, Direito Bancário, Direito Empresarial e Direito Laboral, quer na vertente da advocacia consultiva, quer na da advocacia contenciosa. Docente, tendo lecionado em varias universidades Moçambicanas ao nível de licenciatura assim como mestrado. Foi Assessor Jurídico do Governador da Província de Sofala, Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique; foi membro do Júri do 1 Concurso de Acesso à Carreira de Juiz-Conselheiro do Tribunal Supremo de Moçambique; foi Presidente do Comité Executivo da Associação dos Advogados de África Austral; foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil). É Administrador e Advogado-Sócio da Sociedade de Advogados Gilberto Correia - Advogados & Consultores, Lda, com Sede na Cidade da Beira e Delegações nas cidades de Tete, Nampula, Nacala e Pemba. É Formador da Ordem dos Advogados de Moçambique para as áreas de Processo Civil e de Ética e Deontologia Profissional. É Vice-presidente da União Pan-Africana de Advogados (Pan African Lawyers Union) para o pelouro do Sul de África. É Presidente do Conselho Universitário da Universidade Licungo. É membro do Conselho Consultivo do Programa de Protecção de Direitos Avançados de África Austral (ARISA). É autor das seguintes obras: “Pontos de Ordem”, “Direito de Retenção”, “Estatuto da Ordem dos Advogados e Lei das Sociedades de Advogados” - anotados, comentados e comparados”, “10 Conselhos Valiosos para Profissionais Principiantes” , “Da Responsabilidade Civil por Danos Não Patrimoniais no Ordenamento Jurídico Moçambicano”

Moises Viegas

São Tomense (Nasceu em São Tomé e Príncipe), formado em direito e relações internacionais pela universidade Lusíada de Angola, Graduado em ética e filosofia política pela universidade Integrada do Brasil, pós-graduado em Direito internacional privado de menores pela universidade de Coimbra. Palestrante motivacional, formador em Competências para Vida (programa jovem), orador do TEDxSão Tomé e Príncipe (2018), Assessor político internacional desde 2016 (destaque para angola), CEO da vjservices executive business center, Professor de Filosofia, Consultor em relações internacionais, Coordenador dos Projectos Falar de Nós e Mon Beto em São Tomé e Príncipe. Empreendedor, sendo o único representante de uma marca de artigos de luxo para homens em São Tomé. Mais, fruto da sua experiência pessoal passou igualmente a dedicar o seu tempo como palestrante motivacional, inspirando as pessoas a ultrapassar os obstáculos impostos na sua vida pessoal e profissional e a realizarem-se.

Paula Vuja

Maquinista de comboio na Linha Sena ha mais de 10 anos. Uma das pioneras mulheres Moçambicanas a seguir essa careira. Ela também é mãe e esposa. Ela esteve envolvida em vários eventos sociais relacionados à emancipação da mulher. Seu papel sempre foi defender a inclusão da mulher em todos os setores profissionais.

Takunda Glenda Dickie-Malidadi

Jovem de 18 anos de idade, terminou a escola secundaria em 2020. Candidata a estudante de licenciatura da universidade Americana BYU e aprendiz de missionaria voluntaria da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias. Gosta de escrever e declamar seus poemas nas redes sociais

Tania Tome

Empreendedora, economista, personalidade televisiva, escritora, ativista, embaixadora de marcas, Presidente da Ecokaya e coach internacional. Sua paixão é de emponderar pessoas, empreendedores e lideres trabalhando ativamente para a consolidação do ecossistema de empreendedorismo e liderança em vários países. Consagrada pelo Mipad New York 2018 uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, com descendência africana e com menos de 40 anos, reconhecido pelas Nações Unidas. Tomé foi Presidente da Cimeira das Mulheres Líderes em Moçambique - 2018 e é considerada pela revista FBI- Africa (Fashion, Business & Inspiration),"guru do networking", por conhecer pessoalmente mais de 10 presidentes mundiais e sua esfera de networking incluir, ícones e lideres mundiais em diversas áreas. Intitulada de "pioneira extraordinária" pelo projeto de empreendedorismo onde é mentora, do Tony Elumelu Foundation, Tomé têm trabalhado com projetos de liderança, empreendedorismo, como palestrante, coach e embaixadora em vários paises como EUA, Brasil, Portugal, Uganda, Cabo-verde, São Tomé e Príncipe, Angola entre outros. Com prêmios nacionais e internacionais em todas as áreas em que se envolve, é Jovem líder pela iniciativa do Presidente americano Barack Obama (Yali), tendo recebido igualmente o Prêmio acadêmico de mérito de Portugal-Africa pelo Antigo Presidente de Portugal, Mário Soares, e diploma de honra da Presidência de Moçambique. Tomé é Jovem executiva líder, pela Global Banking Awards UK, entre outros. Com mais de 20 anos de experiência profissional, 13 na banca e em projetos de investimento, 7 como cofundadora e Presidente da empresa Ecokaya. É licenciada em Economia e Pós-graduada em Auditoria e Controle de Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, certificada em Empreendedorismo e Projetos de Investimento pela Certform, em Portugal, certificada em Avaliação Financeira de Projetos de Mineração pela IETEC, Brasil, e certificada em Negócios e Empreendedorismo pela Universidade Notre Dame, Indiana, EUA.

Vasco Cumbe

Médico psiquiatrica e Investigador com mais de 10 anos de experiencia em assistencia clinica e pesquisa em saude mental com foco na psicose, depressao, ansiedade, epilepsia e toxicodependencia em Mocambique. Lidera uma equipa de profissionais de saúde mental no Hospital Central da Beira na gestão de pessoas com perturbações mentais, e pessoas vítimas de abuso sexual para apoio psicossocial. Desde 2012 coordena o Programa de Saúde Mental em 13 Distritos da Direcção de Saúde de Sofala. Desde 2013 Coordena o curso de tecnico de psiquiatria no Instituto de Ciencias de Saude da Beira e actualmente coordena a implementacao de mhGAP da OMS para epilepsia na provincial de Sofala. Seu interesse é contribuir na melhoria dos conhecimentos dos profissionais de saúde e da comunidade, atitudes em relação a todos os transtornos neuropsiquiátricos, a fim de reduzir o estigma contra esses transtornos e aumentar o acesso ao tratamento em todos os níveis.

Organizing team

Maria
Manaca

Organizer

Freeman
Dickie

Beira, Mozambique
Co-organizer