UFPR
x = independently organized TED event

Theme: Ideias que nos movem

This event occurred on
December 12, 2020
Curitiba, Paraná
Brazil

A vida é uma sequência de ciclos - mesmo que muitas vezes tenhamos que refazer o percurso e remodelar o foco para conseguir alcançar os objetivos.

Para alcançar nossos objetivos, diariamente, nos engajamos em uma série de atividades. Estudamos, trabalhamos, nos divertimos, nos apaixonamos. Muitas vezes nos frustramos.. Mas seguimos em frente.

E o que será que existe por trás de tudo isso? De um jeito ou de outro, sem dúvidas é algo que, mesmo nas condições mais adversas, nos impele a continuar seguindo em frente.

Somos movidos por amor. Por sonhos. Pela sensação de paz que aquieta o nosso coração e acalma a nossa alma, orientando nossos pensamentos em busca do que o coração pede: realização.

Mudanças são difíceis, mas - geralmente - boas… Afinal, gostando ou não, também somos movidos por desafios: pelo novo, por escolhas, pela busca constante da sensação de FELICIDADE.

Por ideias e sentimentos diversos nos movimentam rumo ao que mais desejamos.

O TEDxUFPR deste ano surge para demonstrar que tudo isso que nos move, em diversos caminhos, surge a partir de ideias.

Ideias que às vezes podem até parecer desastrosas.. Mas que, muitas vezes, são capazes de levar à transformação de nossas sociedades em direções positivas, até então inimagináveis.

Ideias que podem nos tornar emocionalmente fortalecidos. Que são financeiramente inovadoras. Ambientalmente sustentáveis.

Ideias que realmente merecem ser compartilhadas.

TEDxUFPR 2020 - Ideias que nos movem

Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
Curitiba, Paraná, 80060-000
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­P­R events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Fernando Louzada

Neuroscientist
Fernando Mazzilli Louzada possui mestrado e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard Medical School. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). É autor do livro “O SONO NA SALA DE AULA” e de dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Gabrielle Mahamud

Architect and Entrepreneur
Urbanista de formação, MBA em Gestão de Negócios Sociais e diversas formações em cursos de saúde, psicologia e neurociência. Empreendedora social, amante de gastronomia, saúde e sustentabilidade, fundadora e CEO do GoodTruck Brasil - uma ONG que garante alimentação saudável para pessoas em situação de vulnerabilidade usando insumos que seriam desperdiçados e ensina seus voluntários e parceiros sobre consumo consciente e empatia. Autora de um blog de saúde e sustentabilidade - Flor de Sal - e do livro de receitas de mesmo nome, que foi best seller na Amazon em 2018. Curadora do Global Shapers Community Hub Curitiba (iniciativa do Fórum Econômico Mundial), parte do Young Climate Leaders, uma das 24 selecionadas no mundo para o Programa de Liderança e Sustentabilidade da United People Global em Hurricane Island - EUA, jornalista de gastronomia social da Gazeta do Povo e catalyst do Movimento de Gastronomia Social em Curitiba.

Izabella Camargo

Jornalist
Izabella Camargo - jornalista, apresentadora, palestrante e locutora. Autora do livro DÁ UM TEMPO! Como encontrar limite em um mundo sem limites - Principium - Globo Livros. Apresenta o jornal Primeira Hora, na Rádio Bandeirantes FM e youtube radiobandeirantesoficial Criou o programa de entrevistas UNHA TALKS - tempo para o autocuidado - no YouTube. Trabalhou como apresentadora e repórter na TV Globo, Band e SBT. Veja - Saúde https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/faca-uma-pausa-hoje-para-nao-pifar-amanha/ CNN Tonight https://youtu.be/Lcfhs_PnJhQ

James Marins

Entrepreneur
James Marins é idealizador do primeiro programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais do Brasil pela FAE – Business School e do MBAm(Master of Business Administration) sobre negócios de impacto, oferecido sob a modalidade digital (EAD) pela Universidade Positivo. Possui Pós-doutorado em Direito do Estado pela Universitat de Barcelona, na Espanha, é Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor Titular Licenciado no Mestrado e Doutorado da PUCPR nas áreas de Direito Econômico e Desenvolvimento e Direito Socioambiental e Sustentabilidade. Advogado, é autor de diversos livros e de mais de uma centena de artigos científicos. Em 2011 conheceu o Empreendedorismo Social e tornou-se mobilizador do ecossistema de impacto social. É co-fundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social (que é case do Projeto Erasmus da União Européia), investidor social, investidor anjo e mentor de diversas iniciativas de impacto.

Juliana Bley

Psychologist
Cuidadora de gente. Barqueira de travessias. Facilita e desenha espaços de diálogo e aprendizagem que inspirem as pessoas na prática do cuidado com a Vida, dentro e fora do trabalho. Apoia pessoas em caminhos de transformação interior e empresas que buscam desenvolver formas mais seguras e saudáveis de operar. Há 20 anos vive entre mergulhos profundos no mundo interno das pessoas no consultório e as rodas de conversa em plataformas de petróleo e linhas de produção, sempre na intenção de que seu trabalho ajude a ‘reconectar os humanos com sua própria humanidade’. Ama criar conexões entre antigas sabedorias, boa psicologia, descobertas científicas, práticas disruptivas e o poder da arte. Desta paixão nasceram projetos como o SafetyLAB e a Gestão da Travessia que são formas de acolher e fortalecer a autonomia das pessoas em um mundo em transformação. Psicóloga e Mestre em Psicologia.

Lama Padma Samten

Buddhist master
O mestre budista Lama Padma Samten há muito tempo tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Atualmente vivendo em Viamão (RS), dirige o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Através dessa instituição, ele orienta profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, que buscam aprofundar e qualificar suas teses, estudos e atuações profissionais, a partir de uma interface com a espiritualidade, de modo geral, e com o budismo, de modo específico. Ciência, psicologia, saúde, sociologia e educação são algumas das principais áreas em que este diálogo acontece. Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente.

Nahomi Helena

Student and Activist
Nahomi Helena de Santana é graduanda em Direito pela UFPR e pesquisadora do Centro de Estudos Constitucionais (CCONS-UFPR) na área de Direitos Humanos e Democracia. Possui estudos sobre liberdade de expressão, racialidade no direito, criminalização da homotransfobia e políticas públicas para mulheres. É integrante do Seminário de Direito Constitucional Avançado da Universidade de São Paulo (USP-2020) e do Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (NEDEL-UFPR). Atua na sociedade civil organizada como diretora social do Coletivo Cássia e voluntária do Grupo Dignidade, estando na gestão 2019/2021 do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Curitiba. Tem experiência com a defesa de direitos de mulheres, negritude e comunidade LGBTI+, atualmente estagiando na CAOP Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná.

Octávio Nassur

Dancer
Designer oportunidades e Consultor de experiências artísticas, atua na área da Indústria Criativa e da Cultura há 30 anos. É idealizador do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop, considerado entre os 5 maiores eventos do mundo no gênero. Coordenador Nacional do MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural – da Faculdade Inspirar. Autor do Livro Culinária Coreográfica – desmedidas de receitas para iniciantes na cozinha cênica. Co-Founder do Estilyngue, plataforma de financiamento coletivo. Diretor artístico e Coreógrafo premiado possui trabalhos apresentados em inúmeros teatros do mundo. Jurado do Dança dos Famosos desde 2013. Autor do record mundial de 27 aulas de Street Dance ministradas em 27h consecutivas. Preparador de palestrantes para alta performance atendendo artistas como Leo Chaves e Murilo Rosa. Consultor de Experiências Artísticas para empresas como Volvo, Renault, Grupo Aero, Boticário, Positivo e Influx. Produtor cultural, dirige a Dance & Concept Brasil desde 1998.

Rafize Santos

Philosopher
Rafize dos Santos é Mestra em Filosofia e atua como empreendedora da Badass Mentoria há três anos. Em sua trajetória profissional, criou e coordenou a primeira pós graduação de Inovação de Curitiba, experiência que a fez imergir no mundo do business para pensar soluções mais equânimes e inclusivas para todes. É também professora da FAE Business School e consultora na Hümans at Work. É anfitriã e facilitadora de conversas em grupo, formada pela metodologia Art of Hosting. Por meio dessas iniciativas já atendeu clientes como Grupo Positivo, GRPCOM, Votorantin, EBANX, Bcredi, Rede Slaviero de Hotéis, Volvo, Citibank, Grupo Boticário e Dog Hero. Seu principal objetivo atualmente é mostrar para o mundo quais são os caminhos de resposta aos desafios do século XXI pela ótica das intelectuais mulheres e da filosofia feminista.

Thiago Ayres

Entrepreneur
Ayres é consultor em gestão de negócios, estratégia e inovação; educador em MBAs nacionais/internacionais, investidor-anjo de 20+ startups no Brasil e Europa. conselheiro de empresas, mentor e palestrante global em governança, gestão, empreendedorismo, inovação e liderança, com experiência em mais de 20 países. Head na 2be Solutions, Partner na Consigliere, Diretor na CWB Angels, conselheiro, consultor, investidor e mentor de negócios. Com formações em 3 continentes, ajuda corporações, governos e startups em seus desafios estratégicos, em diferentes mercados, portes e segmentos. Um inconformado com a gestão tradicional, com a educação ortodoxa e com o status quo - um ativista transformacional. Um otimista que enxerga oportunidades para cada problema, apostando que as pessoas são a base de todo o sucesso e acreditando que a arte máxima da sofisticação é ser simples. Um aprendiz que estuda o passado para lançar olhares ao futuro. Pai, dindo e curioso.

Thiago Romariz

Communicator
Nordestino criado em Brasília, Thiago Romariz é jornalista, professor, criador de conteúdo e atualmente head global de conteúdo e PR do EBANX. Omelete, The Enemy, CCXP, RP1 Comunicação, Capitare, RedeTV, ESPN Brasil e Correio Braziliense são algumas das empresas no currículo. Entre suas criações estão o Choque de Cultura, programa de humor que surgiu na internet, e o Chippu, um aplicativo que mescla IA com curadoria humana para ajudar usuários a encontrar filmes e séries em serviços de streaming. Em 2019, foi eleito pelo LinkedIn como um dos profissionais de destaque no Brasil no prêmio Top Voice.

Organizing team

Matheus
Salles

Curitiba, Brazil
Organizer

Tales
Costa

Curitiba, Brazil
Co-organizer
  • Camila Sydol
    Marketing/Communications
  • Laísa Weber Prust
    Operations
  • Rafael Zilio
    Partnerships/Sponsorship
  • Sheila Menegari
    Operations
  • Yasmin T S Sousa
    Operations