Ibituruna
x = independently organized TED event

Theme: O Poder do Agora

This event occurred on
September 5, 2020
Montes, Minas Gerais
Brazil

É muito difícil falar do presente, que se descortina e transborda à nossa frente. Então vivemos de história e passado, enquanto o instante passa despercebido. (Viviane Mosé)

As angústias da influência do passado, o que não foi.
E o futuro que gera ansiedade e preocupação para saber como será.
Existe uma saída para nutrir experiências de uma vida livre sem submissão e autoperseguição de tempo, tarefas e trabalho?
O que é ser livre?
É observar ou ter consciência de apreciar as pequenas coisas: o respirar, o abraçar, o sabor que tem um café sob a companhia de pessoas especiais.
Trazer essa serenidade de vivermos o presente, o aqui e o agora, torna-se um desafio frente às tecnologias e uma vida multitarefas.
A pressa para não perder a condução, pegar o filho na escola, a propaganda na televisão, o barulho do WhatsApp, a preocupação em querer conectar com quem está longe e em tirar a primeira self da sobremesa de chocolate para postagem, acabam nos desligando do presente.
O Agora é a coisa mais importante, é o espaço por onde se desenrola nossas vidas. Por isso, o autoconhecimento e a concentração para sentir o cheiro da chuva de inverno ou o queimar do sol sobre a pele ao andar por uma manhã ensolarada são sensações e percepções de pessoas que focam no detalhe, no movimento, na harmonia.
O cantor, a bailarina, o pintor, a mãe que observa durante a gravidez a criança se mexer em seu ventre, o jogador de basquete ou a professora de Yoga.
Sabe o que eles têm em comum?
Um conjunto de sentimentos de total envolvimento e sucesso no processo da atividade que eles executam que é chamado de Flow, fluidez, conceito proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.
Está presente agora, é conectar com suas experiências e vivências.
A felicidade está no presente, na caminhada, permitindo-se viver uma experiência com desafios, dificuldades, obstáculos, imprevistos e aprendizados.
É viver o PRESENTE, acreditar no poder do Carpe Diem que significa "colhe o dia", "desfruta o presente", "vive este dia", "aproveita o dia" ou "aproveita o momento". Horácio
É com essa reflexão e provocação que convidamos você a se conectar com a experiência do PODER DO AGORA no TEDXIbituruna, em Montes Claros.

TEDxIbituruna
Montes Claros - MG
Montes, Minas Gerais, 39400000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Ibituruna events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Garcia

Bruno Garcia é professor Universitário, coordenador de Curso de Administração e coordenador de Centro de Empreendedorismo e Inovação. Idealizou e coordenou o Baanko Challenge Montes Claros, evento para Startups que geram impacto social, atuou como Assessor do CODEMC – Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, coordenou a Universidade Corporativa da Saudalys Franchising

Délio Pinheiro

Délio Pinheiro é jornalista profissional com 25 anos de carreira na comunicação com passagens pelo rádio, televisão e assessoria de imprensa.

Felipe Fróes

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010), graduação em Direito - Faculdades Integradas Pitágoras (2011), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (2013) pela Faculdade IBS/FGV e MBA Executivo Internacional em Direito Tributário (2014) pelas Faculdades IBS/FGV em parceria com a Fordham Law School (NY-EUA). É Mestre (2015) e Doutor (2020) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nos campos da Administração Pública, Estratégia(s) e Estudos Organizacionais.

Fred Rocha

Especialista em Varejo
Empreendedor, inovador e apaixonado pelo varejo, Fred Rocha foi reconhecido 4 vezes Profissional de Marketing do Brasil em 2016 e agora em 2019. É o mais contratado especialista de varejo no Brasil. Com mais de 26 anos de experiência acumula 15 negócios de diversos segmentos em seu currículo, Fred foi um dos pioneiros no e-commerce no Brasil, possuindo vasto conhecimento sobre marketing e vendas em múltiplos canais de negócios. Autor do livro “ManUAU do Novo Varejista”, Fred Rocha percorre o mundo conhecendo negócios, o que possibilita com que compartilhe conteúdos que só ele, com suas aventuras e expedições, é capaz de gerar!

Haieska Fagundes

Possui graduação em Direito - Faculdades Unidas do Norte de Minas (2017). Tem experiência na área de Direito, cursou administração, atuou como supervisora de vendas, palestrante e professora na área de desenvolvimento pessoal.

Jonatas Braga

Jonatas Braga é graduado em História, mestrando em História Social. Professor da rede privada de ensino de Montes Claros. Especialista em Enem. YouTuber de Educação e Produtor de conteúdo.

Léo Ribeiro

Léo Ribeiro é ator desde 1999. A presença de Safroa, personagem interpretado pelo artista Léo Ribeiro é garantia de sucesso onde quer que ele se apresente. A maquiagem é exagerada, roupas muito coloridas, microfone na mão e muito, muito improviso na hora de se comunicar com o público.

Rogério Mendes

Empreendedor, Psicólogo, Palestrante, Master Practitioner em PNL(Programação Neurolinguística) Licenciado, com Certificação Internacional pela The Society of NLP™ - USA e Richard Bandler® e Hipnotista com Base Ericksoniana. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e cursou Gestão Empresarial também pela FGV. É Coach Ericksoniano com formação internacional. Master Coach, Executive, Positive Psychology, Career, Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. É Headhunter e atua com Recrutamento e Seleção de Profissionais, Educação Corporativa treinando e desenvolvendo pessoas e equipes. Fundador & Líder da ConviveRH Consultoria e Recursos Humanos.

Soraia Joislane

Médica Ginecologista
Sempre muito ousada em seus sonhos, tornou se uma especialista de elevado profissionalismo, credibilidade, respeitada e requisitada em suas opções profissionais. Descobriu seu DOM de palestrante e de ajudar pessoas através de Cursos para Gestantes nas modalidades presenciais e on-line (de forma prática, simples e eficiente). Têm o propósito neste de trazer conhecimento para as pessoas uma vez que acredita na frase: "CONHECIMENTO É PODER!"

Thiago França

Thiago França é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte). Atua como repórter e apresentador-adjunto na InterTV, afiliada Rede Globo. Tem experiência nas áreas de Telejornalismo, Comunicação Digital e Assessoria de Comunicação.

Organizing team

Liz
Maria Jorge

Montes Claros, Brazil
Organizer

Gil
Pará

Montes Claros, Brazil
Co-organizer
  • Angelo Goncalves
    Marketing/Communications
  • Ariane Queiroz
    Marketing/Communications
  • Guilherme Vasconcelos
    Partnerships/Sponsorship
  • Ian Vitor Andrade
    Operations
  • Ingrid Victória
    Operations
  • Jessica Santana
    Curation
  • Jéssika Ramos
    Curation
  • Luana TEDx
    Operations
  • Maria Fernanda Cardoso de Araujo
    Operations
  • Nubia Goncalves
    Operations
  • Silvia Hiolanda
    Operations
  • Stephanie Muniz
    Operations