Aveiro
x = independently organized TED event

Theme: INTERMITENTE

This event occurred on
July 10, 2021
Aveiro, Aveiro
Portugal

O TEDxAveiro regressa a 10 de julho para uma edição especial na escadaria Escadaria do Edifício Atlas - Fernando Távora, em Aveiro. O evento terá um formato semelhante ao original, mas adaptado às restrições impostas pela pandemia, com lugares sentados. Com o mote "INTERMITENTE", a este palco ao ar livre, vão subir 2 performances e 6 oradores que partilharão as suas histórias, ideias, experiências num mundo, cada vez mais, intermitente.

Sentimos:
A vida intermitente.
As nossas vidas suspensas.
Em espera, em pausa, sem rumo, sem certezas!
Um turbilhão de frases batidas castigam-nos a mente, há meses a fio, dia após dia.
Vêm dos ecrãs, do papel, das conversas: nova realidade. Novos começos.
Recomeços. Novo normal. Telas em branco...
Anestesiados, sugamos seiva digital.
Isolados uns dos outros, contentamo-nos com zeros e uns.
São o novo toque. Não há pele, nem calor. Há vidro e píxeis.
Estamos todos fartos!
Confusos e angustiados por um fim que não se mostra.
O que vai emergir disto tudo? Ninguém sabe.
Adversidade? Oportunidades?
Tudo isto é novo ou apenas o mundo a girar?
Vivemos confusos, na vertigem:
Optimismo, frustração.
Vitalidade, cansaço.
Inconformismo, resignação.
Enquanto gravitamos num silêncio surreal.
Olhamos para os pássaros, para o mar e para as flores como se nunca lá tivessem estado.
Gostamos do mundo. Da natureza. E de repente tudo isto é um sinal. Um aviso.
Suspiramos por mudança enquanto choramos um futuro que não aconteceu.
Para uns será uma vazio no calendário das suas vidas, em que a palavra rotina revelou a sua verdade, e o destino marchou imparável.
Para outros foi a hora de voltar à raiz para definir um novo rumo.
De colocar a criatividade ao serviço do futuro.
Não do futuro que perdemos, mas de uma transformação há muito necessária.
Que respeite o planeta e abra novos horizontes mais humanos.
É tempo de olhar à nossa volta e de nos inspirarmos.
É tempo de sonhar, refletir e agir com sentido de urgência.
É tempo de e mudar e de colocarmos as nossas ideias e talentos ao serviço do futuro.
Este é o caminho a seguir.
O caminho que nos aproxima.
O caminho que nos une.

Escadaria Edificio Atlas
Praça da República
Aveiro, Aveiro, 3800
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandra Monteiro

Investigadora
Licenciada em Engenharia Química, MA em Poluição Atmosférica e PhD em Ciências Aplicadas ao Ambiente. Atualmente Investigadora Auxiliar no Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA. Integra desde 2000 o Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas. Nos últimos anos participou em múltiplos projetos de investigação nacionais e europeus, bem como em protocolos nacionais e redes de investigação internacionais, desenvolvendo trabalho nas áreas da estimativa das emissões atmosféricas, modelação da qualidade do ar e alterações climáticas. Entre 2008 e 2015, paralelamente à atividade de investigação como bolseira pós-doc, foi professora auxiliar convidada na UA, tendo leccionado no mestrado integrado em Engenharia do Ambiente e do Join European Master in Environmental Studies, disciplinas das áreas da poluição atmosférica e alterações climáticas, e ainda na área da energia e política energética no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

António Bagão Felix

Economista e professor universitário
António Bagão Félix, economista e professor universitário. Ministro e Secretário de Estado em vários governos nas áreas das Finanças, Segurança Social e Trabalho. Foi conselheiro de Estado, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nos seguros e na banca, presidente da Comissão Justiça e Paz. Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Estudou no Liceu Nacional de Aveiro, onde foi eleito "Aluno de Melhor Carácter", quando frequentava o sétimo ano.

Carmo Quintela

Estudante
Carmo Quintela complementou a sua formação trabalhando com vários maestros, destacando-se o maestro Cristiano Silva, o maestro David Maslanka e, mais recentemente, com o maestro Jean-Sébastien Béreauque que a dirigiu no Estágio Internacional de Orquestra de Leiria. No ano de 2018 passou a integrar a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra e a colaborar com a Orquestra Bomtempo. Em dezembro de 2019, prestou provas para a Orquestra da União Europeia (EUYO), tendo recebido uma nota de recomendação. Prestou provas para diversas universidades, nas quais teve o privilégio de ter sido aceite na Sibelius Academy, University of the Arts Helsinki.

Choro de Aveiro

Grupo
Formado por instrumentistas brasileiros ligados ao Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, o grupo Choro de Aveiro é especializado na música popular urbana do Brasil, com especial foco no choro. Gênero musical nascido no Rio de Janeiro em meados do século XIX, a partir de influências de danças de salão europeias – tais como a polca, o schottisch e a valsa – com rítmicas africanas, o choro se tornou um dos mais importantes gêneros musicais transmitidos pela indústria fonográfica e pela rádio por todo o Brasil a partir da década de 1930. O repertório do grupo é formado por clássicos do choro brasileiro e inclui autores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, entre muitos outros. Para além do choro, o grupo também interpreta outros gêneros populares urbanos como samba, samba-canção, frevo, forró e muitos outros.

Inês Barahona

Dramaturga
Inês Barahona, Mestre em Estética e Filosofia da Arte, desenvolve trabalho na área da dramaturgia e criação, concepção e realização de oficinas destinadas ao público escolar e familiar, a par de trabalho regular na State of Play, empresa de comunicação estratégica e produção de conteúdos. Interessa-se por projectos de arte comunitária, porque gosta de se aproximar das pessoas.

João Porfirio

editor de fotografia e foto-jornalista do Observador
26 anos, de Portimão, é editor de fotografia e fotojornalista do Observador, tendo já passado pela Lusa, Semanário SOL e o Jornal i. Já realizou reportagens em diversos países como Iraque, EUA, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Croácia, Sérvia, Turquia, Grécia, Hungria, Eslovénia e Marrocos. Acompanhou a crise dos refugiados durante 2015/16. Em Portugal cobre diariamente assuntos relacionados com política, sociedade e cultura. Foi convidado por Marcelo Rebelo de Sousa a participar no livro de comemoração do 2º ano de mandato. Venceu o Prémio Estação Imagem 2019 e 2021 na categoria de Notícias com as reportagens dos incêndios de Monchique e com as reportagens sobre as eleições Norte-Americanas. Em 2020 ganhou a menção honrosa na categoria de Notícias do Prémio Estação Imagem com uma reportagem nos incêndios de Mação e em 2021 conseguiu o segundo prémio do concurso de fotografia de Macau “Somos – Imagens da Lusofonia” com a fotografia “Primeiro Abraço” sobre a pandemia de Covid-19.

Luisa Pedroso de Lima

professora catedrática de Psicologia Social
Luisa Pedroso de Lima, professora catedrática de Psicologia Social no ISCTE, Honorary Professor na Universidade de Bath, Inglaterra, e autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais”. Foca a sua investigação na aplicação da Psicologia Social a questões de saúde e do ambiente.

Pedro Neto

Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal
Pedro A. Neto é Diretor Executivo da Amnistia Internacional – Portugal desde 2016. É luso-americano, nascido em Filadélfia, com raízes e coração em Aveiro, já calcorreou o mundo por várias missões de voluntariado, desde a África lusófona até à Amazónia, e sonha um dia poder surfar as ondas de todos os mares.

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Fernando
Santos

Aveiro, Portugal
Co-organizer